SITUAÇÃO:
Como fazer o lançamento de movimento para cálculo de um autônomo ?
SOLUÇÃO:
Criação do Evento e Lançamento no Movimento
O evento de movimento precisa ser criado e ter a configuração de Identificação do evento igual a 200 - Outros Descontos Suplementares.
Acesse o Pessoal+ » Rotinas Folha » Lançamento de Movimento e filtre a referência e o autônomo na aba "Funcionários".
Depois na aba "Lançamento", clique em "Adicionar movimento".
No campo "Tipo de Movimento" coloque "Mensal", preencha o "Código do evento", "Valor, confirme no botão V para salvar e depois clique no botão "Lançar Movimentos”.
Na aba "Visualização" é possível ver os eventos que foram lançados.
Realizado Cálculo RPA
Acesse Pessoal+ » Rotinas Folha » Cálculos » Autônomo » Individual » Card RPA
Preencha os dados do cálculo (referência, data de pagamento, empresa e código do funcionário, sequência). Se o evento de honorário não tiver sido registrado na tela de lançamento de movimento, é possível inseri-lo usando o botão "Honorários". No entanto, se já foi lançado no movimento, não é necessário inserir novamente, pois isso pode causar duplicidade.
Ao clicar no botão de Honorários, pode-se visualizar os lançamentos já existentes. Lembre-se de que esse botão deve ser usado apenas para lançar eventos de honorários que ainda não tenham sido registrados no movimento.
Agora, clique em Próximo e depois em Calcular. Se desejar registrar o processo, marque a opção Log completo. Após o cálculo, valide os resultados e confirme.
Realizado Cálculo Mensal
Quando não houver mais RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) a calcular para o autônomo dentro da referência, finalize o processo de cálculo da folha mensal para consolidar os tributos.
Acesse Pessoal+ » Rotinas Folha » Cálculos » Autônomo » Individual » Card Mensal
Preencha os dados do cálculo (referência, data de pagamento, empresa e código do funcionário). É importante destacar que a data de pagamento deve estar dentro da referência em que os RPAs foram pagos, pois o eSocial realiza a leitura baseada na data do RPA.
Agora, clique em Próximo e depois em Calcular. Se desejar registrar o processo, marque a opção Log completo. Após o cálculo, valide os resultados e confirme.
Observe que neste cálculo há o evento 516 - Líquido Autônomos, que corresponde ao valor já pago ao autônomo. Isso garante que, no resumo e na integração financeira, não ocorra duplicidade de valores.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.