A contabilização da recuperação de devedores duvidosos ocorre quando uma empresa consegue recuperar total ou parcialmente um valor que havia sido anteriormente classificado como incobrável ou de difícil recebimento.
Para essa contabilização é necessário que o título anteriormente já tenha sido marcado como PDD, e já tenha sido contabilizado como PDD.
1° Passo
Tela "Recuperação de Devedores Duvidosos": Contabilização » Arquivos » Recuperação de Devedores Duvidosos
- Execute um filtro pelos os seguintes dados: Empresa, Número do Lote e contas de Débito e Crédito.
2° Passo
Após Filtrar, trabalhe os botões "Remover Selecionados" e "Remover NÃO selecionados" para determinar as linhas que serão contabilizadas e recuperadas.
- Ao clicar em recuperar acontecerá a contabilização recuperando o título marcado como PDD. Tanto que na movimentação financeira a marcação PDD é desfeita automaticamente.
Importante: o parâmetro "Apresentar tít. de PDD assumindo o Vlr. de Lanç - TITPDDVLRLANC" tem a função de definir qual valor será utilizado ao apresentar os títulos contabilizados como Devedores Duvidosos (PDD) na tela de Recuperação de Devedores Duvidosos. Quando este parâmetro está ativado, o sistema exibe os títulos com base no valor do lançamento contábil, em vez de usar o valor do desdobramento do título financeiro.
Comportamento do Parâmetro:
Parâmetro ativado:
Se os títulos já foram contabilizados como Devedores Duvidosos (seja pela rotina de Contabilização de Devedores Duvidosos ou via Agendamento), ao executar a rotina de Recuperação de Devedores Duvidosos o sistema irá mostrar o valor contabilizado originalmente como PDD, mantendo o valor do lançamento contábil.
Parâmetro desativado:
O sistema seguirá o comportamento padrão, ou seja, ao invés de exibir o valor do lançamento contábil, apresentará o valor do desdobramento do título conforme registrado no financeiro.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.