No múltiplos vínculos o empregado tem associação empregatícia com mais de uma empresa, ou seja, ele trabalha em dois ou mais CNPJ's ao mesmo tempo, podendo o vínculo de trabalho ter a mesma categoria ou categorias distintas, como a 101 (empregado geral) e a 701 (autônomo), por exemplo.
Para isso é necessário o cadastro correto desses vínculos, visto que na soma dos salários não poderá ocorrer o recolhimento de INSS acima do teto.
No Pessoal +, acesse a tela de "Configuração de Funcionários", aba "Admissão" e preencha os campos abaixo:
Devem conter as informações de CNPJ da empresa em que possui o outro vínculo e categoria. Essa aba também possui o campo de "Data de Desligamento", caso esse vínculo se encerre.
Após o cadastro, faça o lançamento dos eventos "505 - BASE INSS OUTRAS FONTES" e "506 - INSS RETIDO OUTRAS FONTES", na tela de "Lançamento de Movimento".
Conforme imagem abaixo, ao incluirmos o evento 505 no movimento Mensal é lançado um pop-up com a informação do CNPJ cadastrado na tela de "Configuração de funcionários", é preciso confirmar:
Depois, insira também o valor do evento e confirme:
Veja o mesmo lançamento com o evento 506, mas dessa vez incluindo o valor descontado de INSS por outra fonte:
Lembrando que esses eventos também poderão ser lançados de forma fixa, caso esses valores não alterem nos próximos meses. Ou, conforme feito acima, lançando no movimento mensal, caso seja variável.
Esses são os dados básicos para cadastramento da Remuneração outras empresas, os quais têm impacto direto na apuração dos impostos na folha de pagamento e no envio dos eventos ao eSocial.
Portanto, ao seguir este passo a passo de forma correta, as etapas subsequentes serão realizadas com sucesso, garantindo a conformidade e a precisão nos cálculos de tributos e encargos sociais.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.