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Após a emissão, é possível prorrogar o vencimento do boleto, enviando os dados da nova data de vencimento ao parceiro de crédito.
Configurações da prorrogação
Para garantir que a prorrogação ocorra corretamente, é necessário que na tela Configurações Venda Mais > aba Processos > Configurar rotinas > Financeiro - despesas, preencha os campos correspondentes à geração de eventuais taxas adicionais, que serão inseridos no título de despesa:
- Centro de Resultado: deve-se utilizar um cadastro Ativo e Analítico;
- Tipo de Título: determina a classificação do título de despesa relacionado à prorrogação;
- Conta Bancária: define a conta bancária para o registro da despesa;
- Natureza: deve ser do tipo Despesa, com cadastro Ativo e Analítico;
- Projeto: identifica o projeto vinculado ao título de despesa, é necessário estar Ativo.
Importante: mesmo que nem todas as prorrogações gerem despesas, é essencial configurar essas opções para casos em que sejam necessárias.
Realizando a prorrogação
O sistema poderá prorrogar o vencimento do boleto tanto através do título renegociado (título em nome do parceiro de crédito), quanto através do título original (parceiro original da venda/boleto). Em ambos serão lidos os dados do título original, visto que é nele que contém os dados do vencimento do boleto ao qual se deseja executar a prorrogação.
1. Acesse a tela Movimentação Financeira e selecione o título a ser prorrogado.
2. No botão Outras opções, escolha a opção Venda Mais > Prorrogar Vencimento.
3. Informe a nova data de vencimento. O parceiro de crédito Trademaster exige um prazo mínimo de dois dias a partir da data original.
4. Confirme o processo. O sistema irá validar e enviar a solicitação ao parceiro de crédito. Aqui, é apresentado o retorno de Sucesso ou Falha;
5. Se aprovado, a nova data de vencimento será registrada na seção Prorrogação de vencimento presente na aba Venda Mais dentro da Movimentação Financeira.
Observação: a nova data não será atualizada no título original, pois ele já foi renegociado. A data atualizada pode ser consultada na aba Venda Mais.
Falhas na prorrogação
Caso a prorrogação não seja realizada, o sistema apresentará uma mensagem indicando o motivo. As principais restrições são:
Mensagens de validação conforme regras do parceiro de crédito Trademaster:
"A prorrogação não é permitida para títulos vencidos a mais de 60 dias. Para mais informações, entre em contato com o parceiro de crédito."
"Não é possível prorrogar o mesmo título mais de uma vez ao dia. Para mais informações, entre em contato com o parceiro de crédito."
Nos casos acima, a prorrogação não pode ser realizada. Caso haja dúvidas nesta validação, o parceiro de crédito Trademaster deverá ser acionado.
Ao selecionar o título a ser prorrogado e, no momento dessa prorrogação houver indisponibilidade nos serviços do parceiro de crédito ou serviços Sankhya, será apresentada uma das seguintes mensagens:
"Não foi possível realizar a prorrogação! Sistema do parceiro de crédito indisponível no momento. Reenvie a solicitação de prorrogação de vencimento novamente em alguns minutos."
"Não foi possível realizar a prorrogação! Sistema Venda Mais Indisponível no momento. Reenvie a solicitação de prorrogação de vencimento novamente em alguns minutos."
Nesses casos, aguarde alguns minutos, e tente novamente, ou seja, feche o pop-up de prorrogação e acesse-o novamente, inserindo os dados e repetindo o processo.
Ao escolher vários títulos para prorrogação simultaneamente:
"Selecione apenas um título para visualizar essa opção. Não é possível prorrogar o vencimento de múltiplos títulos simultaneamente."
Selecione apenas um título por vez para realizar o processo de prorrogação.
Mensagem enviada pelo parceiro de crédito Trademaster através do retorno: Billet not found
"Não foi possível realizar a prorrogação! Boleto não encontrado ou já liquidado. Para mais informações, acione o parceiro de crédito."
Caso haja dúvidas nesta validação, o parceiro de crédito Trademaster deverá ser acionado.
Mensagem é enviada pelo parceiro de crédito Trademaster através do retorno: sale not eligible for this operation
"Não foi possível realizar a prorrogação! Venda não elegível para esta operação. Para mais informações, acione o parceiro de crédito."
Em caso de dúvidas nesta validação, o parceiro de crédito Trademaster deverá ser acionado.
Acerto financeiro na prorrogação
Dependendo do contrato, pode ser necessário gerar uma despesa para cobrir custos adicionais.
Contratos com antecipação
Um título de despesa em aberto será criado para ajustar os valores adicionais referentes à prorrogação.
Contratos sem antecipação
- sem taxa adicional: nenhuma despesa é gerada;
- com repasse realizado: a despesa é criada para ajuste financeiro, pois, neste caso, quando o título de receita original da prorrogação já tiver sido baixado, entende-se que o repasse já foi realizado, e a negociação com o parceiro de crédito sobre os dias adicionais acontecerá por meio de uma despesa;
- com repasse não realizado: a taxa adicional é somada à taxa Venda Mais da receita original, visto que, se o título da receita original não tiver sido baixado, entende-se que o repasse não foi realizado.
Geração do título de despesa
Se uma despesa for necessária, ela será criada após a confirmação da prorrogação:
- O sistema exibirá a opção de gerar o título de despesa.
- Se bem-sucedido, a mensagem de confirmação exibirá o Nro Único da despesa.
- O título pode ser consultado na Movimentação Financeira pelo Nro Único ou pelo Nro da Nota que originou essa prorrogação.
Cálculo do valor da despesa
- Com antecipação:
Valor desdobramento = [(Dias Operacionais * (Taxa/30)) * Valor do Título] / 100]
Onde:
Dias Operacionais = Nova data de vencimento - Dt. Vencimento (do título original)
Taxa = Taxa de Antecipação da aba Dados Contratuais, tela Configurações Venda Mais do produto Venda Mais com antecipação
- Sem antecipação:
Valor desdobramento = [(Dias Prorrogados * (Taxa Variável/30)) * Valor do Documento] / 100
Onde:
Dias Operacionais Prorrogados = Nova data de vencimento - Dt. Vencimento (do título original)
Taxa Variável = Taxa Variável da aba Dados Contratuais, tela Configurações Venda Mais do produto Venda Mais sem antecipação
Importante: se houver falha na geração da despesa, o título ainda assim será prorrogado.
Nesse caso, corrija os dados e tente novamente, acessando a opção Gerar Título de Despesa da prorrogação na Movimentação Financeira.
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