No processo de venda usando a linha de crédito Venda Mais, deve-se emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) normalmente. O parceiro de crédito contratado será o responsável por emitir os boletos para pagamento.
Importante:
- somente serão aceitas Notas Fiscais Eletrônicas no modelo 55;
- notas de contingência não são aceitas no Venda Mais.
Requisitos para que uma NF-e entre no fluxo do Venda Mais
- A marcação Exclusivo Venda Mais deve estar ativada na aba Características da tela Tipos de Negociação.
- Na tela Tipo de Operação (TOP), aba Geral, a marcação Utilizar no Sankhya Venda Mais deve estar habilitada e, na aba NF-e/NFC-e/CF-e o Modelo do Documento deve ser 55 (Nota Fiscal Eletrônica).
Confirmação da NF-e e aprovação do crédito
A aprovação da operação de crédito pode ocorrer em dois cenários:
Faturamento vinculado a um pedido já autorizado pelo Venda Mais
Se a NF-e for gerada a partir de um pedido de venda que já tenha um Código de Autorização, após a aprovação da NF-e na SEFAZ (Status NF-e = Aprovada), a operação será automaticamente enviada ao parceiro de crédito para confirmação.
Neste cenário, o valor da NF-e não pode ser maior que o valor autorizado no pedido.
Nota de venda avulsa ou não faturada através de um pedido autorizado pelo Venda Mais
Se a NF-e emitida atender aos requisitos do Venda Mais, mas não estiver vinculada a um pedido previamente autorizado (Código de autorização Venda Mais recebido), a autorização será solicitada no momento da confirmação da nota.
Se existir limite disponível, a NF-e será confirmada e, após a aprovação junto à SEFAZ (Status NF-e = Aprovada), será solicitado ao parceiro de crédito a aprovação desta operação no Venda Mais.
Caso não haja limite disponível, a confirmação será bloqueada e uma mensagem de alerta será exibida. Nesse caso, o usuário responsável pela análise de crédito deve acessar o cadastro do cliente e solicitar um novo limite de crédito informando o limite desejado para essa venda.
Ainda assim, se o retorno do parceiro de crédito for negativo, é necessário escolher outra forma de pagamento, ajustar o Tipo de Negociação para não ser Exclusivo Venda Mais e seguir com a confirmação da nota.
Operação de venda aprovada pelo parceiro de crédito
Após a aprovação da NF-e junto à SEFAZ, os dados serão enviados ao parceiro de crédito para aprovação da operação. Se aprovada, será exibida a seguinte mensagem:
"Operações aprovadas
Foi aprovada 1 nota junto ao parceiro de crédito. O boleto já está disponível na rotina de impressão de boleto."
A operação pode ser conferida em:
- aba Venda Mais do cadastro do cliente: onde o Limite utilizado estará atualizado;
- no Portal de Vendas, a coluna Status Venda Mais exibirá a opção Crédito Aprovado.
Falhas na aprovação
Se houver erro na aprovação do crédito, uma mensagem de erro será exibida.
Para entender o motivo do erro, selecione a NF-e no Portal de Vendas > botão Outras Opções > Ver acompanhamento.
Detectado o erro, este precisa ser tratado imediatamente:
- se for uma falha que possa ser corrigida, faça os ajustes necessários e utilize a opção Solicitar aprovação de crédito Venda Mais para que uma nova tentativa de aprovação da operação de crédito seja realizada;
- caso o erro não possa ser corrigido, a NF-e deve ser cancelada e refaturada utilizando outro Tipo de Negociação que seja compatível com essa venda.
Solicitar aprovação de crédito manualmente
Se houver instabilidade ou falhas no envio automático da NF-e para confirmação da operação Venda Mais, é possível solicitar a aprovação manualmente pelo Portal de Vendas > botão Outras Opções > Venda Mais > Solicitar aprovação de crédito Venda Mais.
Essa opção só estará disponível se:
- a NF-e estiver aprovada na SEFAZ;
- o Código de Autorização estiver preenchido;
- o Status Venda Mais não for Crédito Aprovado.
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