Com os limites de crédito aprovados, o processo de vendas utilizando a condição de pagamento Venda Mais pode ser iniciado.
A primeira etapa desse processo é garantir a autorização de crédito. Para as empresas que operam com a emissão de pedidos de venda, é necessário garantir que os Tipos de Operação (TOP) e Tipos de Negociação estejam configurados para uso no Venda Mais. Assim, ao confirmar o pedido, será solicitada a autorização de crédito ao parceiro responsável. Caso seja aprovada, a reserva do valor solicitado será garantida até a conclusão do processo de faturamento.
Requisitos para um pedido usar o Venda Mais
Para que um pedido use o crédito do Venda Mais, é necessário configurar:
O Tipo de Negociação como Exclusivo Venda Mais (aba Características).
A TOP (Tipo de Operação) para Utilizar o Sankhya Venda Mais.
Confirmação do pedido e autorização de crédito
Ao confirmar o pedido, o sistema verifica se o cliente tem limite suficiente para a compra.
Com limite suficiente
Se o cliente tiver limite suficiente para a autorização, ao confirmar o pedido, o sistema solicita a autorização ao parceiro de crédito somente para a garantia desse crédito. Se aprovado, será apresentado no rodapé da Central de Vendas o aviso: Crédito Venda Mais autorizado com sucesso.
Caso não haja limite suficiente
Se o cliente não tiver limite suficiente, o que acontece depende da configuração do parâmetro Usar liberação de limites por alçada? - USALIBLIM:
- Se a liberação de limites por alçada estiver ativada:
- será solicitada a liberação do evento 3 - limite de crédito;
- a solicitação de liberação do evento chegará ao usuário responsável, que ao tentar liberar o evento será notificado sobre a ausência de limite junto ao parceiro de crédito;
- ao clicar para Solicitar análise de crédito poderá informar ao parceiro de crédito o limite desejado para essa venda, aguardando o retorno sobre essa solicitação;
- se o crédito for aprovado, basta liberar a venda e confirmar o pedido;
- se o crédito for negado, é necessário escolher outra forma de pagamento, ajustar o Tipo de Negociação para não ser Exclusivo Venda Mais e seguir com a confirmação do pedido.
- Se a liberação de limites por alçada estiver desativada:
- o sistema informa que o cliente não tem crédito suficiente;
- um usuário responsável pela análise de crédito precisa acessar o cadastro do cliente e solicitar um novo limite por meio da aba Venda Mais;
- se o crédito for aprovado, o pedido pode ser confirmado normalmente;
- se o crédito for rejeitado, é necessário escolher outra forma de pagamento, ajustar o Tipo de Negociação para não ser Exclusivo Venda Mais e seguir com a confirmação do pedido.
Conferência da reserva de limite e autorização do pedido
Depois da confirmação, a reserva do limite é atualizada no cadastro do cliente, na aba Venda Mais.
No Portal de Vendas, a autorização pode ser conferida das colunas:
- código de autorização Venda Mais (ID da autorização no parceiro de crédito);
- status da autorização Venda Mais.
Cancelamento da autorização de crédito
Se a autorização de crédito foi concedida, mas ainda não foi utilizada, é possível solicitar o seu cancelamento junto ao parceiro de crédito. Para isso, acesse o Portal de Vendas, botão Outras Opções > Venda Mais > Cancelar autorização de crédito. Assim, o limite de crédito do cliente será liberado novamente.
Expiração da autorização de crédito
O parceiro de crédito determinará em contrato o prazo para expiração da autorização de crédito, quando essa não for utilizada. Esse prazo deverá ser configurado na tela Configurações Venda Mais > Processos > Configurar rotinas > Pedidos de Venda > Prazo para expiração da pré-autorização conforme contrato.
Após essa configuração, ao selecionar um Pedido de Venda (Venda Mais), o campo Dt. Validade Crédito será preenchido no Portal de Vendas. Quando a data de validade do crédito for atingida, caso a autorização não tenha sido Utilizada ou Cancelada, o campo Status Autorização Venda Mais será atualizado para Expirado.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.