BI Móvel > Variáveis
No BI Móvel, todas as informações necessárias para a criação de fórmulas e mensagens são geradas a partir de variáveis. A definição destas variáveis é realizada através desta tela.
Nela são inseridos, inicialmente, o "Código" e o "Nome de Exibição" da variável que está sendo cadastrada.
A marcação "A variável permite valor padrão" quando realizada, fará com que a variável assuma um valor padrão, caso não seja possível o cálculo de seu valor.
Aba Propriedades Aba Expressão
Aba Referência Aba Campos Associados
Na tabela abaixo tem-se o valor padrão para cada tipo de saída, bem como uma correspondência entre os tipos de definição e os tipos de saída das variáveis:
Aba Propriedades
Ao criar uma variável, defina as seguintes Propriedades:
- Código: Código único da variável. É atribuído automaticamente.
- Descrição: Breve descrição sobre o que a variável representa.
- Nome de Exibição: Nome que será exibido nas mensagens ao fazerem referência à variável.
- Nome da Variável: Nome que será utilizado ao fazer referência à uma variável em uma condição ou mensagem. O nome da variável, obrigatoriamente, deve ser iniciado pelo caractere $.
- Autor: Pessoa que criou a variável. É preenchido automaticamente.
- Grupo: Grupo ou categoria à qual a variável pertence. Os grupos devem ser previamente cadastrados e possuem a função de organização somente.
- Período: Define os momentos em que o valor da variável será atualizado. Ao clicar em "Configurar", o seguinte pop-up é aberto:
Pelo exemplo acima, a variável foi configurada "Semanalmente" para ter seu valor atualizado toda segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira às 12 e 23 horas. Se a frequência "Diário" estivesse selecionada, poderíamos informar apenas as horas do dia para atualização. Já se "Mensal" fosse escolhida, as opções de configuração seriam dias do mês e horas.
8. Ordem: Define a prioridade de resolução das variáveis. As variáveis de maior prioridade possuem Ordem = 1. Quando uma variável utiliza em sua fórmula outras variáveis, sua ordem deve ser maior que a maior ordem encontrada nas varáveis de que depende.
9. Tipo: Tipo de construção da variável. Ele pode ser:
- Valor: Valor constante. Ex.: 10, 1000, 125.69, textos.
- Calculado: Valor calculado através de uma expressão matemática ou trecho de código de programação. Uma variável pode ser composta de operações com outras variáveis previamente definidas. Ex.: 2*10, $x + $y onde $x e $y possuem o tipo "Valor". Para exemplos de utilização do tipo Calculado para tratar informações que não são constantes, verificar as demonstrações da linguagem de script do BI Móvel.
- SQL: Valor calculado através de um consulta no banco de dados utilizando-se a linguagem SQL. Esse tipo de variável admite saídas multidimensionais. Exemplo: SELECT CAMPO1, CAMPO2 FROM TABELA.
Tipo de Saída: Refere-se ao tipo de retorno da variável. Deve estar de acordo com o tipo da variável. Eles podem ser:
- Inteiro: Valores inteiros. Ex.: -25, 0, 25, 593.
- Decimal: Valores contendo casas decimais. Ex.: -5.89, 89.0, 1478, 236.
- Texto: Cadeia de caracteres. Ex.: ativo, saldo, compras.
- Data-Hora: Expressão contendo o um valor de data e hora. Ex.: 04/05/2017 08:52:05
- Data: Expressão contendo somente um valor de data. Ex.: 04/05/2017
- Hora: Expressão contendo um valor de hora. Ex.: 08:52:05
- Tabela: Conjunto de valores bidimensionais arranjados em linhas e colunas.
Exemplo: A imagem abaixo apresenta uma tabela contendo uma lista de e-mails:
Observação: Área reservada para alguma observação opcional sobre a variável.
Aba Expressão
Valor constante, expressão matemática, trecho de código Java, ou consulta SQL que retorna o valor que será assumido pela variável.
Como exemplo, temos a fórmula para a variável $vendmes (Vendas Mensais) do tipo SQL ilustrada na figura do cadastro de variáveis:
SELECT VEN.APELIDO AS VENDEDOR,
SUM (CAB.VLRNOTA * CASE WHEN CAB.TIPMOV = 'D' THEN -1
ELSE 1 END) AS TOTAL_VENDA,
COUNT (DISTINCT CAB.CODPARC) AS QTD_PARC,
TO_CHAR(SYSDATE,'MONTH') AS MES
FROM TGFCAB CAB, TGFVEN VEN
WHERE VEN.CODVEND = CAB.CODVEND
AND CAB.DTNEG >= TRUNC (SYSDATE, 'month')
AND STATUSNOTA = 'L'
AND CAB.TIPMOV IN ('V', 'D')
GROUP BY VEN.APELIDO
A variável resultante possui saída do tipo tabela, com os campos:
CODVEND: Informa o código do vendedor;
TOTAL_VENDA: Contém o total de vendas do vendedor para o mês corrente;
QTD_PARC: O número parceiros envolvidos nas negociações do vendedor.
MES: O mês das negociações.
Árvore de variáveis: Exibe todas as variáveis cadastradas através de sua descrição separadas por seu grupo. Podemos também clicar com o botão esquerdo do mouse sobre as variáveis e arrastá-las, soltando o botão do mouse na área de edição. Fazendo isso, o nome da variável é escrito no editor.
Visualizador de propriedades: Exibe as principais propriedades da variável selecionada na árvore de variáveis.
Execução de variável/mensagem para testes: Podemos executar as variáveis através do botão indicado na figura abaixo e ver o resultado em uma tabela que é aberta na parte inferior do editor. Para fechar a tabela, basta clicar novamente no botão de "Executar".
A Árvore de variáveis, o Visualizador de propriedades e o botão Executar, são destacados na imagem abaixo:
Editor Avançado
Clicando no botão Assistente de Query, temos alguns recursos que visam facilitar a edição do código, tais como:
Colorização da sintaxe: As variáveis e as palavras reservadas das linguagens de script, SQL e Java ficam destacadas por cores de acordo com sua categoria, facilitando a visualização do código fonte.
Execução de SQL sem parâmetros: O ícone executa a query em SQL selecionada no editor, exibindo o resultado na aba "Resultado".
Aba Referência
Nesta aba, temos a expressão que define a data de referência para a composição do histórico de valores da variável. Por exemplo, se uma variável tem a data de referência com variação mensal e o período de atualização é diário, a cada atualização que ocorre durante o mês o valor da variável sofrerá uma modificação. Quando o mês muda, uma nova entrada na tabela de variáveis resolvidas é criada no banco e o último valor do mês anterior, é mantido para fins de histórico, como data de referência para aquele mês. Esse campo deve ser preenchido com uma das funções de data e tempo abaixo, finalizando com ponto e vírgula:
- anual();
- mensal();
- quinzenal();
- semanal();
- diaria();
- porHora();
- porMinuto();
- todoMes(mês); Exemplo: todoMes(5);
- todoDia(dia); Exemplo: todoDia(20);
- todoDiaSemana(diaSemana) Exemplo: todoDiaSemana("SEG"); os dias da semana devem ser informados da seguinte maneira: "DOM", "SEG", "TER", "QUA", "QUI", "SEX" e "SAB".
Aba Campos Associados
Trabalhando com uma variável que possua saída do tipo tabela, informe os campos para cada coluna que será gerada. O cadastro de campos é feito previamente através da tela Campos.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.