Esta tela tem por finalidade apoiar em diversas análises que subsidiam decisões como a Precificação de Produtos, a Negociação de Compras, o Planejamento Orçamentário, entre outras. Ao acessá-la pela primeira vez, é exibido o pop-up "Configurando empresa(s)" contendo as empresas disponíveis para inclusão nas análises. Deste modo, é necessário escolher somente as empresas que serão utilizadas na tela.
Importante: uma vez que as empresas forem selecionadas, não será possível alterar nenhuma delas. Caso seja necessário realizar alguma modificação, entre em contato com a área comercial da Sankhya.
Assim que as empresas forem selecionadas, a tela será exibida posicionada no registro da primeira empresa da lista. É possível alternar entre as empresas por meio do botão; ao acioná-lo serão apresentadas as instituições disponíveis:
A tela é dividida pelas abas "Evolução de Preço" e "Índice de Confiança" que são responsáveis por alimentar o "Gráfico de Evolução" de acordo com as informações contidas em cada uma delas:
A aba Evolução de Preço comporta cards que exibem os Top 10 - Produtos mais comprados pela empresa. Cada card será composto pelas seguintes informações:
- Último Preço de Compra: Refere-se ao último preço pago na compra do produto;
- Data da Última Compra: Será a data do último pedido de compras do produto registrado no sistema;
- Variação FGV do Custo: É a variação do custo do produto monitorado pela FGV por meio de pesquisas de mercado.
Ao clicar nos cards, a tela exibirá no gráfico o preço médio de compra do produto e a variação de custo da FGV. Esta variação de custo é um dado de mercado monitorado pela FGV. No gráfico este dado é comparado com a média histórica de preço do produto pago pela empresa, sendo possível saber se o preço que foi pago está acima ou abaixo da variação de mercado. Assim, a empresa obtém argumentos que contribuem nas negociações de compras, precificação de produtos e planejamentos diversos.
Observação: para que seja possível analisar mais de 10 produtos, será necessário adquirir novos pacotes de análises.
Na aba Índice de Confiança os cards irão apresentar a confiança extraída nas pesquisas da FGV para cada setor. Os índices de confiança são qualitativos e medidos por meio de entrevistas com os setores do mercado. Abaixo temos os dados que cada card irá conter:
- Setor: Diz respeito ao setor pesquisado no mercado;
- Pontos: Indica a somatória dos pontos resultantes da pesquisa de mercado realizada;
- Variação FGV: É a variação da pontuação desde a última pesquisa efetuada.
Temos abaixo um exemplo de pesquisa realizada com o objetivo de medir a confiança do consumidor:
- Situação econômica local atual: Com base em seu cotidiano, você percebe que a situação atual da economia em sua cidade é boa, normal ou ruim?
- Situação econômica local futura: Nos próximos seis meses ela estará melhor, igual ou pior?
- Situação financeira atual da família: A situação financeira da sua família neste momento está boa, normal ou ruim?
No total são 12 perguntas e baseado nas respostas será construído o índice de confiança. Além disso, existem outros índices disponíveis para análise que poderão ser adicionados por meio do botão "Adicionar Índices". Abaixo temos cada um deles:
- Índice de Confiança do Comércio;
- Índice de Confiança da Indústria;
- Índice de Confiança dos Serviços;
- Índice de Confiança da Construção Civil;
- Índice de Confiança Empresarial (Baseado nos 4 acima);
- Índice de Confiança do Consumidor.
Basicamente, os índices medem prováveis tendências econômicas futuras. Um índice de confiança elevado pode indicar um maior consumo e investimento em um determinado setor ou segmento. O índice de confiança da FGV parte do pressuposto que para haver otimismo com o futuro é necessário um certo grau de satisfação com o presente. Deste modo, o índice de confiança é também um indicador da situação atual dos segmentos.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.