Em alguns navegadores de internet, vem se tornando complicado o uso de plugins (um plugin ou módulo de extensão, é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica). Plugins do tipo "jre" estão com sua utilização comprometida; o Google Chrome por exemplo, paralisou definitivamente a utilização do jre.
Com base nestas modificações, para realização de impressões no sistema, foram buscadas algumas alternativas para suprir a necessidade da utilização de plugins, onde a mais viável foi a criação de uma aplicação Java que será executada na máquina do usuário do sistema, e será responsável por efetuar as impressões. Esta aplicação tem o nome de "Sankhya Web Connection".
Sankhya Web Connection - Configurações
Identificação de computadores no Web Connection
Problemas na comunicação do sistema com o Web Conneciton
Cubo - Variáveis de Filtros e Seleção de Campos
Passos iniciais
Para utilização desta funcionalidade, é necessário primeiramente, realizar a instalação da aplicação por meio da Central de downloads Sankhya.
Importante: a versão 1.0 do Web Connection é compatível com a versão 3.12 do Sankhya Om e/ou versões inferiores; já a versão 2.0, trabalha em compatibilidade com o Sankhya Om, desde que este se encontre a partir da versão 3.13 e/ou superiores.
Observação: caso o Sankhya Web Connection tenha sido instalado em uma pasta que não seja a do usuário da máquina, a aplicação deverá ser executada como Administrador (botão direito do mouse, opção "Executar como administrador").
Depois realize no sistema, na tela Preferências a configuração de dois parâmetros, sendo eles:
- Utilizar aplicação externa para impressão? - USAAPPIMPRESSAO: Ao ativá-lo, o sistema entende que a aplicação externa de impressão será utilizada; caso o parâmetro esteja desativado, o sistema irá tentar utilizar o plugin de impressão normalmente. Para que uma modificação na configuração do parâmetro tenha efeito, a tela de impressão deve ser fechada e aberta novamente; a ativação deste parâmetro implica que o Sankhya Web Connection seja instalado em todas as máquinas em que as opções de impressão no sistema serão utilizadas;
- Porta onde irá rodar a aplicação de impressão - PORTAPPPRINT: Este parâmetro se refere a porta na qual o Sankhya Om tentará encontrar a aplicação externa de impressão para se comunicar (padrão: 9096). Assim como o parâmetro anteriormente citado, para que uma alteração neste parâmetro tenha efeito, a tela de impressão deve ser fechada e aberta novamente.
Importante: o parâmetro Porta onde irá rodar a aplicação de impressão - PORTAPPPRINT e a porta onde está "rodando" a aplicação devem possuir a mesma informação; caso a porta onde a aplicação funciona seja alterada, você deverá informá-la corretamente na configuração do parâmetro mencionado.
Por meio do Sankhya Web Conection, temos também a possibilidade de utilizar a função de "visualização de cubos". A configuração de uso desta funcionalidade, depende da ativação do parâmetro "Utilizar aplicação externa para visualizar cubo? - USAAPPCUBO". Você poderá visualizar o exemplo de um cubo, através da tela Análise Financeira. A ativação deste parâmetro determina que o Sankhya Web Connection seja instalado em todas as máquinas em que as opções de visualização de cubo no sistema serão utilizadas.
Sankhya Web Connection - Configurações
Acesse os links abaixo para verificar as configurações das abas:
Aba Integração balança Aba Impressão
Aba Geral
Temos no campo "Porta de comunicação" a porta onde irá "rodar" a aplicação, sendo que a porta informada no parâmetro Porta onde irá rodar a aplicação de impressão - PORTAPPPRINT e a inserida neste campo, devem ser a mesma; por padrão é a porta 9096.
Os campos "Chave SSL" e "Arquivo certificado" são de uso interno do sistema, e aconselhamos que não sejam modificados.
Configure em "Memória utilizada" a memória RAM determinada pelo Web Connection; em casos de visualização de uma grande quantidade de registros, sugerimos aumentar a informação neste campo.
A configuração em "Tipo de cubo" geralmente não sofre modificações; marcando "Banco de dados", poderão ser visualizados cubos mais robustos, porém apresentam uma perda de performance pela aplicação; com a opção "Memória", tem-se o uso da memória RAM da máquina na visualização dos cubos.
Quando a marcação "Usa SPED ECF" estiver assinalada, o usuário da máquina em questão irá realizar o envio ou não do arquivo compactado com as tabelas dinâmicas para o Repositório de Arquivos do Sankhya Om. Além disso, a aba SPED ECF será habilitada e o usuário poderá realizar as devidas configurações para esta ação. Esta marcação está relacionada ao uso da tela Plano de Contas Referencial.
Informe no campo "Url do Sistema" qual a URL que o Sankhya Om está rodando, para que o Web Connection consiga fazer o envio do arquivo compactado para o Repositório de Arquivos.
Ao realizar a marcação "Múltiplas Balanças", o layout da aba Integração balança será alterado de forma que permita a inclusão de uma ou mais balanças para a captura dos pesos.
Nota: para utilizar esse recurso, as telas que fazem o uso da funcionalidade de pesagem devem estar devidamente preparadas para isso.
Aba SPED ECF
Busque no campo "Diretório" o caminho padrão para onde o aplicativo da Receita efetua a importação das tabelas dinâmicas. O Web Connection buscará os arquivos por meio deste diretório; ou você pode realizar a busca do diretório por meio do botão "Pesquisa" localizado à frente do campo. O diretório possui um valor padrão e caso não seja informado nenhum valor, o que será salvo no arquivo de configuração do Web Connection será:
C:/Arquivos de Programas RFB/Programas SPED/ECF/recursos/tabelas
Por meio do campo "Tipo Execução" defina a forma de execução do Web Connection, de acordo com as seguintes opções:
- Ao iniciar web connection: Na inicialização do Web Connection ela fará a verificação da existência de tabelas a serem atualizadas e existindo, fazer o envio. Se esta opção estiver selecionada, ele fará essa verificação/envio apenas em sua inicialização. Somente se o Web Connection for reiniciado será feita outra verificação/envio;
- Todos os dias: Na inicialização do Web Connection, será feita a verificação da existência de tabelas a serem atualizadas e existindo, fazer o envio. Se esta opção estiver indicada, ele criará uma "Thread" que ficará executando durante todo o tempo que o Web Connection estiver em execução, e a cada 24 horas ela verificará se há novas tabelas para envio; se houver o envio será feito (esta opção é interessante para quem não desliga sua máquina).
Selecione no campo "Informe o Ano" o ano para o qual se deseja importar as tabelas ECF.
Nota: serão informadas as referências anteriores em um período de 6 anos, atualizando sempre de 6 em 6 anos. Como por exemplo, inicia-se no ano de 2014 a primeira tabela de layout ECF e vai até o ano de 2019. No próximo ano será de 2015 até 2020.
Temos ainda nesta os seguintes botões:
Testar: O Web Connection fará um teste de conexão através da URL informada e irá verificar se o diretório informado é realmente um diretório e se existem arquivos dentro dele. Ao final do teste uma mensagem de sucesso ou erro, será apresentada.
Enviar Agora: O Web Connection irá compactar todos os arquivos existentes no diretório informado e enviá-los independente do histórico de tabelas já enviadas anteriormente.
Observação: sempre que o Web Connection enviar arquivos para o Repositório de Arquivos do Sankhya Om, ele irá salvar em uma lista de histórico os nomes desses arquivos enviados. Na próxima vez que for executada, se o arquivo estiver nesta lista ele não será enviado, a menos que o usuário tenha clicado no botão Enviar Agora, pois dessa forma o Web Connection enviará todos os arquivos independente do histórico.
Aba Integração balança
Inicialmente, com a marcação Múltiplas Balanças da aba Geral desabilitada, tem-se a opção "Não usa" que será selecionada quando não se utilizar a integração com balanças.
Por meio da opção "Digitron", tem-se a integração com balanças deste tipo.
Na "Porta de comunicação" deve ser configurada exatamente a porta a qual a balança está instalada, pois caso seja informada outra porta, a comunicação não será realizada, impossibilitando a busca do preço retornado pela mesma.
A balança e o software que realiza a leitura devem estar na mesma "Frequência de transmissão", pois ambos precisam se comunicar corretamente. Se um estiver com uma frequência mais alta que o outro, pode-se ter erros de leitura do peso. O padrão é "9600" que é o valor geralmente utilizado pelas balanças.
No campo "Tempo de espera de estabilização" é definido o tempo de timeout, ou seja, um tempo que o sistema deverá aguardar para que a balança retorne o peso estabilizado de acordo com o esperado. Caso seja ultrapassado este tempo, será apresentada uma mensagem informando que não foi possível estabilizar a balança a tempo. Este tempo é fornecido em segundos.
Por meio da opção "Filizola (IDM)", tem-se a integração com balanças deste tipo.
Além dos campos Porta de comunicação, Frequência de transmissão e Tempo de espera de estabilização descritos na opção anterior, será necessário verificar no manual da balança as informações pertinentes aos campos "Databits", "Stopbits" e "Paridade".
O botão "Testar (obter peso)" serve para verificar se a leitura da balança está sendo efetuada corretamente; de acordo com as configurações efetuadas.
Ao selecionar a opção "Toledo (P3)", ocorrerá a integração com balanças deste tipo. Os campos apresentados aqui são os mesmos elencados na opção Filizola (IDM).
A opção "Outra - Serial" possibilita a integração com qualquer balança do tipo Serial.
Por meio da opção "TCP/IP", será possível configurar a integração de balanças com esse tipo de conexão.
Para tanto, será necessário informar o IP da Balança e a Porta de Comunicação, além de configurar os campos "Início da string de leitura", "Fim da string de leitura" e a "Casa decimal".
Além disso, com a opção TCP/IP selecionada, o campo "Expressão para captura de Peso" exibirá a expressão regular "\b(\s+)\b[0-9]+" , que é utilizada para captura correta de peso e será usada quando a marcação "Utiliza expressão para capturar peso?" for acionada.
Utilize a marcação "Ativar log?" para gerar registros de leitura da balança em um arquivo de log. Estes registros são utilizados para auxiliar na configuração da balança.
Além disso, com a habilitação da marcação "Múltiplas Balanças" realizada, o Web Connection exibirá diferentes opções nessa aba para que você possa realizar as configurações de balança. Dessa forma, pode-se cadastrar uma ou mais balanças, conforme os tipos explicados acima, para a integração e captura de peso nas telas do Sankhya Om que estejam preparadas para tal ação.
Aba Impressão
Nesta aba tem-se a listagem das impressoras disponíveis. Além disso, você pode imprimir páginas de teste para verificar o funcionamento de cada impressora.
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Visualizar/Exportar
Além da possibilidade de visualização, é possível exportar grades geradas pelos Dashboards e pelas telas no novo formato (HTML5) para o Web Connection por meio da opção "Exportar para cubo". Ambas as opções de visualizar e exportar para cubo, estão localizadas no lado superior direito das telas:
Importante: mantendo os dois parâmetros "Utilizar aplicação externa para impressão?-USAAPPIMPRESSAO" e "Utilizar aplicação externa para visualizar cubo?-USAAPPCUBO" desligados, o comportamento do sistema se mantém inalterado.
Identificação de computadores no Web Connection
O Web Connection conta com um recurso que permite por meio dele, a identificação de computadores. Para que isso ocorra, é necessário realizar a configuração do parâmetro "Utilizar aplicação ext. para identificar computador? - USAAPPIDENT"; a ativação deste parâmetro permite que o Sankhya Web Connection seja instalado em todas as máquinas em que o Sankhya Om será acessado; além disso teremos o seguinte comportamento:
- Na tela Usuários, aba Segurança, realize para os usuários que irão acessar a aplicação, a marcação "Acessar apenas por computadores liberados?".
- Deste modo, ao acessar a aplicação, será exibida uma mensagem de que o computador em questão não possui acesso ao sistema, sendo necessário preencher o campo "Observação" e clicar no botão "Solicitar liberação".
- A partir disso, acesse o Sankhya Om com o usuário liberador, depois localize a tela Liberação de Computadores, identifique o usuário que realizou a solicitação de liberação e altere o campo "Status Solicitação" para "Liberado".
Feito isso, com o Web Connection instalado, atualizado e em execução, ao realizar o login, este será executado com sucesso.
Problemas na comunicação do sistema com o Web Connection
Ao utilizar o Web Connection, pode ocorrer uma falha na comunicação do sistema com o mesmo. Para que isso não ocorra, é necessário se atentar aos pontos abaixo:
Execução da Aplicação:
Na primeira etapa verifique a execução do Web Connection, ou seja, você deve analisar se o mesmo está habilitado corretamente.
Verificação da configuração da porta:
Nesta etapa, confirme no sistema a porta HTTPS está configurada. Por padrão a configuração da mesma é 9096.
Para alterar um servidor de aplicação para usar HTTPS, deve-se gerar ou adquirir um certificado SSL/TLS e configurar o servidor para usá-lo. Aqui estão os passos gerais para fazer isso:
1. Obtenha um Certificado SSL/TLS:
- pode-se obter um certificado SSL/TLS de uma Autoridade de Certificação (CA) confiável ou gerar um certificado autoassinado para fins de desenvolvimento (não recomendado para produção).
- Muitas CAs oferecem certificados gratuitos, como o Let's Encrypt.
2. Configure o Certificado no Servidor:
- Instale o certificado no servidor de aplicação. O processo exato pode variar dependendo do servidor usado.
- Por exemplo, no Apache, deve-se configurar as diretivas SSLCertificateFile e SSLCertificateKeyFile no arquivo de configuração. No Nginx, deve-se usar as diretivas ssl_certificate e ssl_certificate_key.
3. Configure Redirecionamento (opcional):
- Pode-se configurar o servidor para redirecionar automaticamente as solicitações HTTP para HTTPS. Isso é comum para garantir que todos os acessos sejam feitos de forma segura.
4. Libere a Porta HTTPS no Firewall:
- Certifique-se de que a porta usada para HTTPS (por padrão, a porta 443) está aberta no firewall do servidor.
5. Reinicie o Servidor:
- Após configurar o certificado e fazer as alterações necessárias, reinicie o servidor para aplicar as configurações.
Aqui está um exemplo genérico para configurar SSL em um servidor Apache:
<VirtualHost *:443>
ServerName seu_domínio.com
DocumentRoot /caminho/para/os/arquivos
SSLEngine on
SSLCertificateFile /caminho/para/o/certificado.crt
SSLCertificateKeyFile /caminho/para/a/chave_privada.key
</VirtualHost>
Lembre-se de que a configuração exata pode variar dependendo do servidor de aplicação que estará sendo utilizado. Certifique-se de consultar a documentação específica do seu servidor para obter instruções detalhadas.
Ao migrar para HTTPS será melhorada a segurança das comunicações entre o cliente e o servidor, protegendo os dados transmitidos estrá sendo melhorada. Certifique-se de testar o seu site ou aplicação após a configuração para garantir que tudo esteja funcionando conforme o esperado.
Configuração do navegador:
Caso o Web connection esteja em execução e sua porta configurada corretamente e ainda assim não seja possível realizar as tarefas, é necessário adicionar o Web connection como exceção do navegador utilizado.
Finalização do procedimento:
Executando os passos anteriores, será informado que o Web connection foi configurado com sucesso. Deste modo, o mesmo estará pronto para utilização.
Cubo - Variáveis de Filtros e Seleção de Campos
A partir deste trecho, teremos orientações aos usuários da ferramenta de construção de Cubos, onde estes poderão utilizar os novos recursos de seleção personalizada de campos e as novas variáveis para configuração de filtros.
Criação de parâmetros com as novas variáveis:
A nova interface de criação de parâmetros permite a configuração de duas novas opções, sendo elas, campo requerido e uma tabela que podem ser utilizadas para mostrar na tela uma pesquisa de registros.
Caso o campo seja configurado como não requerido, seu preenchimento se torna opcional na visualização do cubo. Se for escolhida uma tabela do sistema para o campo, ele é exibido na tela como uma busca de registros, permitindo ao usuário selecionar o valor desejado de acordo com algum dos campos da tabela, no caso de Parceiro, Nome, Cidade, E-mail, por exemplo.
O novo filtro é criado com a seguinte sintaxe:
/*{entity=<Nome do cadastro>;req=<s ou n>}*/
Sendo que para req, "s" é para campo requerido e "n" para campo opcional. O campo abaixo é exibido como uma pesquisa na tabela de Parceiro e é um campo obrigatório.
No exemplo da imagem acima, tem-se a seguinte "Expressão de filtro":
Selecionando com o cursor do mouse o parâmetro "?" que se deseja editar, fará com que o botão de editar filtro apareça na tela. Ao clicar no botão "Editar variáveis de filtro" é aberto o pop-up de edição de variáveis. Além disso, é possível editar o status de obrigatoriedade (todo campo é criado por padrão como obrigatório), ou ainda selecionando outra tabela do sistema para o filtro.
Ao clicar na lupa, será aberta a busca no cadastro de tabelas disponíveis para a criação do parâmetro. O filtro abaixo foi criado à partir da sintaxe citada anteriormente. Este filtro permite a digitação direta do código desejado no campo de texto, além da busca dos registros da tabela salvos no sistema.
Após a configuração do novo parâmetro para o cubo, clicando na lupa, o filtro criado permite a busca no cadastro para o preenchimento do filtro; neste exemplo, uma pesquisa de parceiro pelo Nome do Parceiro:
A imagem seguinte exibe o filtro de parceiro com um registro selecionado para filtrar; caso o usuário queira, é possível clicar em "Executar" para visualizar o cubo com todos os campos selecionados, com os registros filtrados por este parceiro.
Para visualizar o cubo, todos os campos obrigatórios de filtros devem ser preenchidos, sendo que estes serão destacados com um "*" (asterisco) na cor vermelha.
Na aba "Seleção de campos", você pode selecionar, dentre os campos disponíveis para este cubo, os campos que deseja visualizar. Além disso, é possível agrupar os campos de data por dia, semana, mês, trimestre e ano. Tanto a seleção de campos para visualização, quanto o agrupamento por data, são estratégias para melhorar o desempenho do cubo, diminuindo o tráfego de dados com o servidor e permitindo uma melhor navegação nos dados.
Pode-se salvar a seleção para visualizar posteriormente. Sendo que ela ficará disponível, quando o usuário estiver com a opção "[Padrão]" selecionada para criar uma nova seleção, ou quando posicionado em uma seleção criada anteriormente para salvar possíveis alterações feitas. Você deve fornecer um nome para identificar a seleção criada.
O botão "Excluir" será habilitado sempre que estiver escolhida uma seleção criada pelo usuário, ou seja, não é possível excluir a seleção padrão.
O campo "Agrupar por" permite que seja efetuado o agrupamento de data, para que ele se torne visível, é necessário selecionar um campo de data na lista de "Campos de dimensão".
Para selecionar um campo como "Campo de valor", este deve ser do tipo numérico, tal como valor do desdobramento de um financeiro, por exemplo.
Observações Importantes
Como já informado, a porta de comunicação deve ser a mesma do parâmetro "Porta onde irá rodar a aplicação de impressão - PORTAPPPRINT" do Sankhya Om.
A memória RAM deve ser configurada de acordo com a necessidade para o caso de visualização de cubos (aba Geral, "Memória utilizada").
O tipo de carregamento de cubo Banco de dados, pode ser usado para possibilitar a visualização de cubos com grande quantidade de dados e baixa disponibilidade de memória.
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