Configurações ›› Conectividade
Você encontra neste artigo:
O que é e para que serve
O Sankhya Web Connection é uma aplicação instalada na máquina do usuário que permite ao Sankhya Om se comunicar com dispositivos físicos externos, como impressoras, balanças e coletores de depósito. Sem ele, o sistema não consegue enviar comandos de impressão, capturar pesos de balança nem identificar o computador para controle de acesso.
Navegadores como Chrome e Edge não permitem, de forma nativa, que sites se comuniquem diretamente com programas ou dispositivos locais por questões de segurança. O Web Connection resolve essa limitação atuando como intermediário entre o Sankhya Om e os dispositivos da máquina.
ℹ️ Nota
Até maio de 2025, o Web Connection vinha integrado ao navegador Sankhya. Com a descontinuação do navegador Sankhya, ele passou a ser instalado separadamente em cada máquina que utiliza impressoras, balanças, coletores ou controle de acesso por computadores liberados. Se você usava o navegador Sankhya e está migrando para Chrome ou Edge, este artigo guia você em todo o processo.
Antes de começar
Compatibilidade de versões
A versão do Web Connection deve ser compatível com a versão do Sankhya Om instalada no ambiente:
| Versão do Web Connection | Compatível com Sankhya Om |
|---|---|
| Versão 1.0 | Até versão 3.12 |
| Versão 2.0 | A partir da versão 3.13 |
⚠️ Atenção
Instalar a versão errada do Web Connection impede a comunicação com o sistema. Verifique a versão do Sankhya Om antes de fazer o download. Consulte: Atualização do sistema Sankhya Om via WPM.
Quais máquinas precisam do Web Connection
O Web Connection precisa estar instalado e em execução em toda máquina que realiza ao menos uma das seguintes ações:
Impressão de documentos (notas fiscais, cupons, relatórios)
Integração com balanças ou coletores de depósito
Login com configuração de acesso apenas por computadores liberados
Visualização de cubos analíticos
Uso do PDV Web — o Web Connection fornece o identificador único da máquina, necessário para a abertura de caixa
ℹ️ Nota
A instalação é por máquina, não por usuário. Cada computador que realiza essas operações precisa do Web Connection instalado, independentemente de quantos usuários o utilizam.
Parâmetros do sistema
Alguns recursos do Web Connection dependem de parâmetros que precisam estar ativos no Sankhya Om. Esses parâmetros são configurados no menu Preferências (Configurações ›› Avançado). Consulte também: Preferências e Outros parâmetros importantes de se conhecer.
| Parâmetro | Função | Padrão |
|---|---|---|
| USAAPPIMPRESSAO | Ativa o uso do Web Connection para impressão. Deve estar ligado em toda máquina que imprime pelo sistema. | Desligado |
| PORTAPPPRINT | Porta de comunicação entre o Sankhya Om e o Web Connection. Deve ser a mesma configurada na aplicação. | 9096 |
| USAAPPIDENT | Necessário para identificação de computadores e controle de acesso por máquina. | Desligado |
| USAAPPCUBO | Necessário para visualização de cubos analíticos via Web Connection. | Desligado |
ℹ️ Nota
Alterações nos parâmetros USAAPPIMPRESSAO e PORTAPPPRINT só têm efeito após fechar e reabrir a tela de impressão.
1. Download e instalação
Fazendo o download
Acesse o site de downloads do Web Connection. Se preferir navegar manualmente, o Web Connection fica em Navegadores ›› Web Connection.
Na lista de versões, escolha a compatível com o Sankhya Om do seu ambiente (consulte a tabela Compatibilidade de versões em Antes de começar) e clique em Baixar (.exe) na linha correspondente à arquitetura da máquina (32 ou 64 bits).
Instalando
Clique no arquivo baixado para iniciar a instalação.
Uma tela azul de segurança do Windows (Windows Smart Screen) será exibida. Clique em Mais informações.
Clique em Executar mesmo assim.
Anote o caminho de instalação exibido no pop-up — você vai precisar dele para iniciar a aplicação manualmente, se necessário.
ℹ️ Permissão de administrador
Em alguns casos, se o Web Connection foi instalado em uma pasta diferente da pasta do usuário do computador, execute a aplicação como administrador (você precisa ter essa permissão. Entenda com sua equipe de TI:
Clique com o botão direito no arquivo web_connection.exe.
Selecione Executar como administrador.Verificando se está em execução
Após a instalação, o Web Connection já deve estar em execução. Para confirmar:
Clique na seta para cima na barra de tarefas (Mostrar ícones ocultos) ou busque na barra de tarefas do sistema operacional do computador.
Verifique se o ícone do Web Connection aparece na bandeja do sistema.
Iniciando manualmente (se o ícone não aparecer)
O Web Connection não inicia automaticamente com o Windows por padrão. Se o ícone não aparecer na bandeja após reiniciar o computador, inicie a aplicação manualmente seguindo os passos abaixo.
Abra o Explorador de Arquivos e navegue até o caminho anotado durante a instalação (geralmente:
C:\Usuários\NOME_USUÁRIO\Sankhya web). Acesse a pasta Sankhya web ›› Sankhya_web_connectionx64 ›› executar.Clique duas vezes em web_connection.exe.
⚠️ Atenção — Erro "Porta configurada para WebConnection em uso"
Se o navegador Sankhya estiver aberto: feche-o e execute o Web Connection novamente — o navegador Sankhya usa a mesma porta por ter o Web Connection embutido.
Se não for o navegador Sankhya: outro aplicativo está ocupando a porta. Acione o TI da empresa para identificar e encerrar o processo ou configurar uma porta alternativa.
2. Configuração do navegador
Com o Web Connection instalado e em execução, configure a comunicação entre ele e o navegador. O processo é iniciado pela própria tentativa de impressão — o sistema detecta que a configuração ainda não foi feita e exibe um assistente automático.
⚠️ Atenção — HTTPS obrigatório
Para que o Web Connection funcione em navegadores comerciais (Chrome e Edge), a URL de acesso ao Sankhya Om precisa estar configurada com certificado de segurança válido (HTTPS). Em ambientes com HTTP simples, o navegador bloqueia a comunicação com o servidor local antes mesmo de ela acontecer. Consulte o datacenter ou a equipe de TI sobre a migração para HTTPS. Para mais contexto: Fim do Ciclo de Vida — Navegador Sankhya: Comunicado Oficial.
ℹ️ Use o usuário SUP ou outro usuário sem restrição de acesso por computadores liberados para realizar a configuração inicial. Após concluir, deslogue e teste com o usuário que possui a restrição.
Chrome
Acesse o Sankhya Om no Chrome e abra Portal de Vendas (Comercial ›› Consulta ›› Portal de Vendas). Tente imprimir uma nota.
No pop-up que aparecer, clique em Configurar automaticamente.
No próximo pop-up, clique em Avançadas.
Clique em Ir para localhost (não seguro).
Quando a mensagem de sucesso aparecer, confirme a configuração.
O Chrome exibirá um aviso de permissão de acesso à rede local — clique em Permitir.
Teste a impressão novamente para confirmar que as impressoras aparecem.
Edge
O processo de configuração no Edge é equivalente ao do Chrome. Siga os mesmos passos da seção anterior.
💡 Dica
Usuários que encontraram dificuldades com o Chrome relataram que o Edge apresenta melhor desempenho e menos fricção no processo de configuração inicial com o Web Connection.
3. Configurações do Web Connection
Acesse as configurações pelo menu da janela do Web Connection: clique na barra de título (topo da janela) e selecione Configurações.
Aba Geral
Porta de comunicação — porta onde a aplicação vai rodar. Deve ser a mesma configurada no parâmetro PORTAPPPRINT em Preferências. Padrão: 9096.
Chave SSL e Arquivo certificado — uso interno do sistema. Não modifique esses campos.
Memória utilizada — memória RAM reservada para o Web Connection. Aumente em ambientes com grande volume de dados em cubos.
Tipo de cubo — define como os cubos são carregados: Banco de dados suporta cubos maiores com menor performance; Memória usa a RAM da máquina, mais rápido para volumes menores.
Usa SPED ECF — marque quando a máquina realiza envio de tabelas dinâmicas para o Repositório de Arquivos do Sankhya Om. Habilita a aba SPED ECF.
URL do Sistema — informe a URL do Sankhya Om para que o Web Connection consiga enviar arquivos para o repositório.
Múltiplas Balanças — marque quando a máquina opera com mais de uma balança. Altera o layout da aba Integração balança.
Aba Impressão
Lista as impressoras disponíveis na máquina. Use os botões desta aba para imprimir páginas de teste e verificar o funcionamento de cada impressora antes de usar o sistema.
Aba Integração balança
Configure aqui a integração com balanças conectadas à máquina. O tipo de integração depende do modelo da balança. Entenda para que serve e como usar cada opção de seleção:
Não usa
Selecione quando a máquina não opera com balanças.
Digitron
Configure:
Porta de comunicação — porta física da balança. Deve ser exatamente a porta em que a balança está instalada.
Frequência de transmissão — a balança e o software precisam estar na mesma frequência para se comunicar corretamente. Padrão: 9600.
Tempo de espera captura de peso — tempo de timeout em segundos. Se ultrapassado, a conexão é encerrada e o sistema exibe uma mensagem de erro.
Filizola (IDM)
Além de Porta de comunicação, Frequência de transmissão e Tempo de espera, verifique no manual da balança as informações para os campos Databits, Stopbits e Paridade. Use o botão Testar (obter peso) para verificar se a leitura está sendo feita corretamente.
Toledo (P3)
Ao selecionar a opção "Toledo (P3)", ocorrerá a integração com balanças deste tipo. Os campos apresentados aqui são os mesmos elencados na opção Filizola (IDM).
Outra - Serial
Para qualquer balança serial não listada. Consulte o manual da balança para os campos Databits, Stopbits e Paridade.
Tempo de espera captura de peso — define o tempo de encerramento da conexão (timeout).
Tempo de espera de estabilização — exclusivo para esta opção. Faz o sistema aguardar o tempo definido (em segundos) para que a balança estabilize fisicamente o peso antes de realizar a pesagem.
TCP/IP
Para balanças com conexão de rede. Configure:
IP da balança e Porta da balança
Início da string de leitura e Fim da string de leitura — delimitadores do pacote de dados enviado pela balança
Casa decimal — posição da casa decimal no valor lido
Expressão para captura de Peso — expressão regular usada quando "Utiliza expressão para capturar peso?" está ativa. Padrão:
\b(\s+)\b[0-9]+-
Ativar log? — gera arquivo de log das leituras. Útil para diagnóstico quando a integração não está retornando o peso corretamente
ℹ️ Nota
O campo Porta de comunicação nas integrações seriais se refere à porta física da balança — não confundir com a porta de comunicação do Web Connection na aba Geral.
Com a marcação Múltiplas Balanças habilitada na aba Geral, o Web Connection exibe opções adicionais para cadastrar e configurar mais de uma balança:
Aba SPED ECF
Disponível apenas quando Usa SPED ECF está marcado na aba Geral. Configure o envio de tabelas dinâmicas para o Repositório de Arquivos do Sankhya Om.
Diretório de tabelas — caminho dos arquivos de tabelas ECF. Padrão:
C:/Arquivos de Programas RFB/Programas SPED/ECF/recursos/tabelas-
Tipo de execução — define quando o envio ocorre:
Ao iniciar o Web Connection — envia automaticamente toda vez que a aplicação é aberta
Todos os dias — envia uma vez por dia automaticamente
Ano de referência — selecione o ano das tabelas a enviar. A lista exibe os 6 anos anteriores ao atual.
Botão Testar — verifica a conexão com o Sankhya Om pela URL informada e confirma se o diretório existe e contém arquivos.
Botão Enviar Agora — compacta e envia todos os arquivos do diretório imediatamente. Nas próximas execuções automáticas, o Web Connection envia apenas os arquivos novos com base no histórico de envios anteriores.
4. Identificação de computadores
O Web Connection permite identificar a máquina no momento do login, viabilizando o controle de acesso por computadores liberados. Para ativar esse recurso, configure o parâmetro USAAPPIDENT em Preferências (Configurações ›› Avançado).
Com o parâmetro ativo, o fluxo de liberação funciona assim:
Em Cadastro de Usuários, aba Segurança, ative a marcação Acessar apenas por computadores liberados? para os usuários com essa restrição.
Ao tentar fazer login em uma máquina não liberada, o sistema exibe uma mensagem de bloqueio. O usuário preenche Observação e clica em Solicitar liberação.
O administrador acessa Liberação de Computadores, localiza a solicitação e altera o Status Solicitação para Liberado.
Com o Web Connection instalado e em execução nessa máquina, o login passa a funcionar normalmente.
5. Visualizar/Exportar para cubo
Além da possibilidade de visualização, é possível exportar grades geradas pelos Dashboards e pelas telas no formato HTML5 para o Web Connection por meio da opção Exportar para cubo. Ambas as opções estão localizadas no lado superior direito das telas:
⚠️ Atenção
Mantendo os dois parâmetros USAAPPIMPRESSAO e USAAPPCUBO desligados, o comportamento do sistema se mantém inalterado.
6. Cubo — Variáveis de filtros e seleção de campos
Com o parâmetro USAAPPCUBO ativo e o Web Connection em execução, você pode visualizar cubos analíticos diretamente pelo Sankhya Om — e ir além da visualização padrão, usando filtros personalizados e seleção de campos para refinar e melhorar o desempenho da análise.
Variáveis de filtros
Ao criar ou editar um cubo, você pode configurar parâmetros de filtro com duas opções: definir se o campo é obrigatório e vincular o campo a uma tabela do sistema, para que ele se comporte como uma busca de registros — em vez de um campo de digitação livre.
Se o campo for configurado como não requerido, seu preenchimento se torna opcional na hora de visualizar o cubo. Se uma tabela for vinculada, o campo exibe uma lupa que abre a pesquisa de registros dessa tabela — por exemplo, buscar um Parceiro por Nome, Cidade ou E-mail.
Sintaxe do filtro
O filtro é criado na Expressão de filtro com a seguinte sintaxe:
/*{entity=<Nome do cadastro>;req=<s ou n>}*/Para req, use "s" para campo obrigatório e "n" para campo opcional. No exemplo abaixo, o filtro está vinculado à tabela Parceiro e é obrigatório:
Editando variáveis de filtro existentes
Para editar um filtro já criado, selecione com o cursor o parâmetro "?" correspondente — o botão Editar variáveis de filtro aparece na tela. Ao clicar nele, abre-se o pop-up de edição, onde você pode alterar a obrigatoriedade do campo ou trocar a tabela vinculada. Todo campo é criado por padrão como obrigatório.
Visualizando o cubo com filtros
Ao clicar em Visualizar Cubo, o Web Connection abre o pop-up de parâmetros. Campos obrigatórios são destacados com * (asterisco vermelho) e precisam ser preenchidos antes de executar:
Clique na lupa ao lado do campo para abrir a busca na tabela vinculada. Você pode digitar diretamente o código ou pesquisar pelo nome:
Com todos os campos obrigatórios preenchidos, clique em Executar para visualizar o cubo com os registros filtrados.
Seleção de campos
Na aba Seleção de campos do pop-up de visualização, você escolhe quais campos do cubo quer ver — sem precisar carregar todos os dados disponíveis. Isso reduz o tráfego com o servidor e melhora o desempenho, especialmente em cubos com grande volume de registros.
Campos de data podem ser agrupados por dia, semana, mês, trimestre ou ano — use o campo Agrupar por após selecionar um campo de data na lista de Campos de dimensão. Para selecionar um campo como Campo de valor, ele precisa ser do tipo numérico (como o valor de um desdobramento financeiro).
Você pode salvar a seleção para reutilizar depois:
- Com [Padrão] selecionado, clique em Salvar seleção e dê um nome — isso cria uma nova seleção.
- Com uma seleção já criada ativa, Salvar seleção atualiza a existente.
- O botão Excluir só fica habilitado para seleções criadas por você — a seleção padrão não pode ser excluída.
ℹ️ Nota
O tipo de carregamento do cubo afeta o desempenho: Banco de dados suporta cubos com grande volume de dados e baixa disponibilidade de memória; Memória é mais rápido para volumes menores. Configure essa opção na aba Geral do Web Connection (campo Tipo de cubo).
⚠️ Pontos de atenção
- A instalação é por máquina, não centralizada. Cada computador que imprime, usa balança, coletor, PDV Web ou tem login com restrição precisa do Web Connection instalado e em execução.
- O Web Connection não inicia automaticamente com o Windows. Se o ícone não aparecer na bandeja após ligar o computador, inicie manualmente (consulte a seção Iniciando manualmente, acima).
- O navegador Sankhya e o Web Connection externo não podem usar a mesma porta ao mesmo tempo. Se o navegador Sankhya estiver aberto, feche-o antes de executar o Web Connection separado.
- HTTPS é obrigatório para uso com Chrome e Edge. Sem ele, o navegador bloqueia a comunicação com o servidor local. Consulte o TI sobre a migração para HTTPS.
- A porta de comunicação do Web Connection e o parâmetro PORTAPPPRINT devem ser iguais. Se a porta for alterada na aplicação, atualize o parâmetro em Preferências.
- A memória RAM deve ser configurada de acordo com a necessidade para visualização de cubos (aba Geral, campo Memória utilizada).
💡 Dica
Erro "Web Connection não encontrado"? Consulte o artigo Web Connection não encontrado — Erro em impressões ou no login de usuário com acesso apenas por computadores liberados para o diagnóstico passo a passo.
Comentários
0 comentário
Escreva seu comentário aqui
Por favor, entre para comentar.