Módulo: Configurações > Cadastros > Produtos
O Cadastro de Unidades visa padronizar as unidades de medida utilizadas para os produtos. É permitida a utilização de várias unidades de medida para o cadastro de um mesmo produto ou serviço; estas poderão ser empregadas nos lançamentos de todos os tipos de movimento, desde a compra até a venda.
Tem-se inicialmente dois campos de preenchimento obrigatório. São eles:
Sigla da Unidade: Deve-se preencher este campo com a abreviação da Unidade que está sendo cadastrada; tem-se aqui um máximo de dois caracteres.
Descrição: Este campo refere-se à descrição da Unidade de medida; o nome que irá identificá-la nas diversas rotinas do sistema.
Caso a Unidade em questão utilize registro de volumes, deve-se realizar a marcação "Utiliza no Registro de Volumes WMS". Esta marcação ficará disponível se, nas Preferências da Empresa, a marcação "Utiliza registro de volumes no faturamento" presente na Aba WMS, estiver realizada.
Informa-se em "Decimais para quantidade", a quantia de casas a serem consideradas nas sugestões de compra no uso da Matriz de Análise de Giro; caso esta rotina esteja configurada para utilizar Unidade de Compra (configuração da Matriz de Análise de Giro, aba Outras configurações), de acordo com a quantidade de decimais informados neste campo, tem-se um arredondamento para cima ou para baixo da Sugestão de Compra.
Informa-se no campo "Unidade para FCI" a descrição da unidade correspondente ao Registro 5020 da Ficha de Conteúdo de Importação - FCI.
Aba Unidade Fiscal por Parceiro
Nesta aba são cadastradas unidades fiscais específicas para um Parceiro; será possível cadastrar a unidade "UN" para um Parceiro X e a unidade "UNI" para um Parceiro Y, por exemplo. Com estas configurações, na geração do XML da nota, o sistema imprime o valor cadastrado para o parceiro na tag <uCom> da nota.
Esta aba será apresentada, executando-se os seguintes procedimentos:
- O parâmetro "Usa Unidade Comercial por Parceiro - USACODVOLPARC" deve estar ativado;
- O banco de dados da TGFVOL deve ser reiniciado, esse procedimento é realizado na tela Dicionário de Dados, botão "Outras Opções", por meio da opção "Reiniciar esta unidade de dados".
Observações:
Se houver nesta aba um Parceiro "0 SEM PARCEIRO" e também o Parceiro informado na Venda, no XML será priorizada a informação preenchida para o 0 SEM PARCEIRO.
Se além da configuração anterior, também for adicionada uma Unidade Alternativa na tela Cadastro de Produtos, esta que será priorizada no XML, ou seja, independente se possuir uma Unidade Fiscal por Parceiro preenchida, a Unidade Alternativa cadastrada que será carregada.
Não havendo nenhuma informação na aba Unidade Fiscal por Parceiro e nem na aba Unidades Alternativas do Cadastro de Produtos, será levada a informação de "Unidade padrão" (aba Geral do Cadastro de Produtos).
Registro de volumes e impressão de etiquetas pelo "Coletor"
Pelo Sankhya-Om, deve-se marcar quais as unidades utilizarão registro de volumes; este procedimento deve ser feito na aba Geral através campo "Utiliza no Registro de Volumes WMS". Esta marcação ficará disponível se, nas Preferências da Empresa, a marcação "Utiliza registro de volumes no faturamento" presente na Aba WMS, estiver realizada. É importante atentar-se para as configurações realizadas na rotina Etiquetas de Volume.
O conferente pode, ao final da conferência e através do coletor, registrar a quantidade e o tipo de volume, por unidade e após registro realizar a impressão das etiquetas, como é feito pelo MGE WMS nesta rotina. Pelo MGE WMS, deve-se configurar através desta rotina, o usuário que realizará a tarefa 25 - Registro de Volume, que será apresentada se a empresa estiver configurada para Utiliza registro de volumes no faturamento.
Na tabela TGFVOR (Resumo de Volume) a coluna "DHIMPRESSAO" apresentará a data e a hora de cada impressão. No coletor, será encontrada a tarefa "Registro de Volumes", que só será apresentada no sistema se a empresa estiver configurada para utilizar registro de volumes no faturamento. Ao final da conferência ou na recontagem o sistema apresentará, automaticamente, a tarefa de Registro de Volume.
Na tarefa de Registro de Volume, será apresentado o campo "Quantidade" e uma lista de unidades, que tiverem a marcação Utiliza no registro de volumes no WMS. Para corrigir a quantidade, o usuário deverá excluir a quantidade pelo botão. Através do menu Relatórios > Etiquetas Registro de Volume, será possível imprimir as etiquetas de registro de volume, esta tela só ficará habilitada se existir alguma empresa configurada para utilizar registro de volumes no faturamento.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.