Tomaremos conhecimento neste tópico, das configurações necessárias acerca das Preferências da Empresa de Contabilidade e do Plano de Contas, de modo que ao realizá-las, seja possível efetuar a geração dos arquivos "ECD - Escrituração Contábil Digital" e "ECF - Escrituração Contábil Fiscal".
Destacaremos abaixo as abas e campos que caso não sejam devidamente configurados, interferem diretamente na geração dos referidos arquivos:
Contabilidade > Preferências > Empresa
Aba Plano de Contas
Instituição Resp. Man. Plano Contas Referencial: Define-se neste campo, qual a empresa responsável pela manutenção de seu plano de contas referencial. Tem-se as seguintes possibilidades de escolha:
- Nenhuma;
- 1 - PJ em Geral;
- 2 - PJ em Geral - Lucro Presumido;
- 3 - Financeiras;
- 4 - Seguradoras ou Entidades Abertas de Previdência Complementar;
- 5 - Imunes e Isentas em Geral;
- 6 - Imunes e Isentas - Financeiras;
- 7 - Imunes e Isentas - Seguradoras;
- 8 - Entidades Fechadas de Previdência Complementar;
- 9 - Partidos Políticos.
Aba ECD - Escrituração Contábil Digital
Situação Especial: Define-se aqui a situação especial na qual a empresa se enquadra. São disponíveis as seguintes opções:
- Extinção;
- Fusão;
- Incorporação/Incorporada;
- Incorporação/Incorporadora;
- Cisão Total;
- Cisão Parcial;
- Transformação;
- Desenquadramento de Imune/Isenta;
- Inclusão no Simples Nacional;
- Transferência de Sede.
As situações especiais "Transformação" e "Transferência de Sede" não são mais aplicadas a partir de 2017. No processo de cadastramento de uma destas ocorrências com data superior a 01/01/2017, ao tentar confirma-lo será exibido um pop-up com a seguinte mensagem:
"As situações especiais "Transformação" e "Transferência de Sede" não são mais utilizadas a partir de 2017."
Aba Relacionamento com Participantes - ECD
Cód. Relacionamento: Define-se neste campo o código referente ao relacionamento da empresa com o parceiro. Podem ser escolhidas dentre as seguintes opções:
- Matriz no exterior;
- Filial, inclusive agência ou dependência, no exterior;
- Coligada, inclusive equiparada;
- Controladora;
- Controlada (exceto subsidiária integral);
- Subsidiária integral;
- Controlada em conjunto;
- Entidade de Propósito Específico (conforme definição da CVM);
- Participante do conglomerado;
- Vinculadas (Art. 23 da Lei 9.430/96);
- Localizada em país com tributação favorecida.
Aba Signatários
Aba SCP - Sociedade em Cota de Participação
Tipo de Empresa: Define-se neste campo como é a integração da empresa em relação à sociedade em cota de participação. Tem-se três opções para escolha:
- 0 – Empresa não participante de SCP como sócio ostensivo;
- 1 – Empresa participante de SCP como sócio ostensivo;
- 2 – SCP.
CNPJ da SCP: Informa-se neste campo, o CNPJ da Sociedade em Cota de Participação; pode-de digitar ou mesmo pesquisar os dados do Cadastro de Empresas.
Nome da SCP: De acordo com o preenchimento realizado no campo anterior, tem-se aqui o nome da Sociedade em Cota de Participação.
Observação: será permitido cadastrar um registro nos dois últimos campos citados, apenas se o campo "Tipo de Empresa" for definido com a opção "1 - Empresa participante de SCP como sócio ostensivo".
Aba Auditores Independentes
Registro na CVM: Este campo é de preenchimento obrigatório, e nele informa-se o registro na Comissão de Valores Mobiliários.
Nome do Auditor: Preenche-se aqui o nome do auditor correspondente ao registro inserido no campo anterior.
Aba ECF - Escrituração Contábil Fiscal
O detalhamento da composição das abas "Blocos", "Parâmetros de Tributação" e "Parâmetros Complementares" é apresentado na documentação da tela "Contabilidade > Preferências > Empresa".
Contabilidade > Conexão > ECF > Configurações P/ ECF > Plano de Contas Referencial
Através desta tela, realiza-se a importação/atualização das tabelas dinâmicas. Esta atualização ocorre com o intermédio da aplicação "Sankhya Web Connection".
Primeiramente, define-se o tipo de tabela a ser importado. Tem-se as seguintes opções:
- 1 - PJ em Geral ( L100_A + L300_A )
- 2 - PJ em Geral - Lucro Presumido ( P100 + P150 )
- 3 - Financeiras ( L100_B + L300_B )
- 4 - Seguradoras ou Entidades Abertas de Previdência Complementar ( L100_C + L300_C )
- 5 - Imunes e Isentas em Geral ( U100_A + U150_A )
- 6 - Financeiras - Imunes e Isentas ( U100_B + U150_B )
- 7 - Seguradoras - Imunes e Isentas ( U100_C + U150_C )
- 8 - Entidades Fechadas de Previdência Complementar ( U100_D + U150_D )
- 9 - Partidos Políticos ( U100_E + U150_E )
Uma vez definido o tipo de tabela a ser importado/atualizado, clica-se no botão "Atualizações Sped ECF".
Contabilidade > Conexão > ECF > Configurações P/ ECF > Configurador de Blocos e Registros
Por meio desta tela, realiza-se a conformação dos blocos e registros acerca da Escrituração Contábil Fiscal.
Inicialmente na aba Geral, determina-se qual o "Bloco" a ser configurado; tem-se as seguintes alternativas:
- N
- P
- T
- U
- X
- Y
Registro: Informa-se aqui o registro a ser configurado relacionado ao bloco anteriormente definido; pode-se inserir o numeral entre "2" e "899".
Código: Campo de preenchimento obrigatório; nele será feita a concatenação do Bloco e do Registro e nas Tabelas Dinâmicas o sistema busca o valor correspondente a esta tabela.
Aba Geral
Tipo de Dados: Define-se qual o tipo de dados relacionado ao Bloco/Registro em questão. Tem-se as seguintes opções:
- P - Plano de Contas;
- V - Valor;
- S - Comando SQL;
- A - Arquivo Texto.
Ativo: Esta marcação irá definir se o registro está ativo ou não.
Permite gerar registro com valor zerado: O registro que possuir esta marcação efetuada, poderá ser gerado com valor zerado.
Arquivo: Por meio deste campo, pode-se fazer o upload de um arquivo ".txt" e o mesmo será salvo no Repositório de Arquivos do Sistema com o seguinte caminho: "Contabilidade / ECF / Arquivos", enquanto que apenas o nome do arquivo será salvo neste campo. Esta marcação estará ativa, apenas se o campo "Tipo de Dados" for definido como "A – Arquivo Texto".
SQL: Neste espaço, pode-se construir uma query e posteriormente validá-la. Estará ativo para uso, apenas se o campo "Tipo de Dados" for definido como "S – Comando SQL".
Valor: Este é um campo para valores monetários. Ele estará ativo apenas se o campo "Tipo de Dados" for definido como "V – Valor".
Aba Contas p/ Configurador de Blocos e Registros
Esta aba estará habilitada apenas se o campo "Tipo de Dados" presente na aba Geral for definido como "P – Plano de Contas".
Cód. Reduzida: Neste campo, informa-se a conta reduzida relacionada ao Bloco/Registro que estão sendo configurados.
Cód. Conta: Este campo será alimentado automaticamente com o código da conta de acordo com a informação inserida no campo anterior.
Contabilidade > Cadastros > Plano de Contas
Também contribuindo para a geração dos arquivos "ECD - Escrituração Contábil Digital" e "ECF - Escrituração Contábil Fiscal", tem-se as configurações feitas na tela de cadastro de "Plano de Contas" as quais podem ser acessadas clicando-se no link Plano de Contas.
Contabilidade > Arquivos > Lançamentos Contábeis
Também contribuindo para a geração dos arquivos "ECD - Escrituração Contábil Digital" e "ECF - Escrituração Contábil Fiscal", tem-se as configurações feitas na tela de cadastro de "Lançamentos Contábeis" as quais podem ser acessadas clicando-se no link Lançamentos Contábeis.
Atualização das Tabelas Dinâmicas
O processo de atualização das Tabelas Dinâmicas funciona com o auxílio da aplicação Web Connection, aplicação esta que irá rodar localmente na máquina do usuário. Vejamos o caminho da Atualização:
Parte 1 – A atualização das Tabelas Dinâmicas ocorre através do aplicativo da Receita Federal, o Sped ECF; pode-se obter o referido aplicativo por meio do seguinte link:
http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/sped-sistema-publico-de-escrituracao-digital/escrituracao-contabil-fiscal-ecf/programa-sped-contabil-fiscal-para-windows
Parte 2 – O Web Connection irá compactar estes arquivos e enviar para o Repositório de Arquivos do Sankhya-Om; para tal deve-se atentar para as seguintes marcações:
Aba Geral
Usa SPED ECF: Esta opção quando assinalada, define se o usuário da máquina em questão irá realizar o envio ou não do arquivo compactado com as tabelas dinâmicas para o Repositório de Arquivos do Sankhya-W. Se marcada, a aba "SPED ECF" será habilitada e o usuário poderá realizar as devidas configurações para esta ação.
Aba SPED ECF
Url do Sistema: Deve-se informar neste campo qual a URL o Sankhya-W está rodando, para que o Web Connection consiga fazer o envio do arquivo compactado para o Repositório de Arquivos.
Diretório: Informa-se neste campo o caminho padrão para onde o aplicativo da Receita efetua a importação das tabelas dinâmicas. O Web Connection irá buscar os arquivos através deste diretório; pode-se buscar o diretório através do botão de Pesquisa localizado à frente do campo. O diretório possui um valor padrão e caso não seja informado nenhum valor, o que será salvo no arquivo de configuração do Web Connection será:
C:/Arquivos de Programas RFB/Programas SPED/ECF/recursos/tabelas
Tipo Execução: Por este campo, define-se como será a forma de execução do Web Connection. Tem-se duas opções:
- Ao iniciar web connection: Na inicialização do Web Connection ela fará a verificação se existem tabelas a serem atualizadas e existindo, fazer o envio. Se esta opção estiver selecionada, ele fará essa verificação/envio apenas em sua inicialização. Somente se o Web Connection for reiniciado será feita outra verificação/envio;
- Todos os dias: Na inicialização do Web Connection, será feita a verificação se existem tabelas a serem atualizadas e existindo, fazer o envio. Se esta opção estiver marcada, ele criará uma "Thread" que ficará executando durante todo o tempo que o Web Connection estiver em execução, e a cada 24 horas ela irá verificar se há novas tabelas para envio; se houver o envio será feito (opção interessante para quem não desliga sua máquina).
Nesta aba tem-se dois botões que possuem o seguinte comportamento:
Testar: O Web Connection fará um teste de conexão através da URL informada e irá verificar se o diretório informado é realmente um diretório e se existem arquivos dentro dele. Ao final do teste uma mensagem de sucesso ou erro, será apresentada.
Enviar Agora: O Web Connection irá compactar todos os arquivos existentes no diretório informado e enviá-los independente do histórico de tabelas já enviadas anteriormente.
Observação: sempre que o Web Connection enviar arquivos para o Repositório de Arquivos do Sankhya-Om, ele irá salvar em uma lista de histórico quais foram os nomes desses arquivos enviados. Na próxima vez que for executada, se o arquivo estiver nesta lista ele não será enviado, a menos que o usuário tenha clicado no botão "Enviar Agora", pois dessa forma o Web Connection enviará todos os arquivos independente do histórico.
O nome do arquivo dentro do WebConnection que contém o nome desses arquivos é lista.tabelas.ecf.conf. Porém, quando fala-se em todos os arquivos, não será de fato todos os arquivos. Vejamos um exemplo:
Suponhamos que no diretório tenhamos os arquivos:
SPEDECF_DINAMICO_2014$SPEDECF_DINAMICA_M300_A$7$448
SPEDECF_DINAMICO_2015$SPEDECF_DINAMICA_M300_A$1$622
Ambos arquivos correspondem a mesma tabela que será importada para o Sankhya-W, M300_A. Contudo, uma está mais atualizada que outra. A primeira é do ano ade 2014 e a segunda do ano de 2015, logo somente a de 2015 será enviada para o Repositório de Arquivos no Sankhya-Om.
Para o envio dos arquivos o Web Connection sempre levará em consideração a versão dos arquivos. Somente as versões mais recentes serão enviadas, seja pelo processo normal do Web Connection buscando o histórico salvo das tabelas já enviadas, quanto pelo processo em que o usuário clica no botão "Enviar Agora".
Os arquivos compactados serão salvos no endereço "Contabilidade / ECF / TabelasDinamicas" no Repositório de Arquivos.
Parte 3 – O Sankhya-Om irá descompactar o arquivo localizado no Repósitório de Arquivos e proceder com a atualização das Tabelas Dinâmicas. A atualização das tabelas dinâmicas dentro do Sankhya-Om pode ser realizada através de 3 telas:
- Contabilidade > Cadastros > Plano de Contas;
- Contabilidade > Conexão > ECF > Configuração P/ ECF > Configurador de Blocos e Registros;
- Contabilidade > Conexão > ECF > Configuração P/ ECF > Plano de Contas Referencial.
Todas as telas possuem o botão "Atualizações Sped ECF". Ao clicar nesse botão, um pop-up será aberto contendo as informações da atualização das tabelas.
Última atualização: Este campo tratá a data da última atualização das tabelas da ECF.
Status: Tem-se aqui o status da atualização; podendo ser "Em execução" ou "Parado".
Última execução: Apresenta a data da última execução.
Tempo decorrido: Visualiza-se o tempo gasto na execução.
Tipo da execução: Tem-se aqui a que se refere a execução; este campo pode assumir três valores:
- Apenas verificação;
- Atualizou tabelas;
- Falhou.
Observações: serão apresentadas aqui as observações do processo. Para cada tipo de execução será exibida uma mensagem diferente:
- Apenas verificação: A verificação da atualização das tabelas dinâmicas foi concluída, mas não houve atualização a ser realizada.
- Atualizou tabelas: As tabelas dinâmicas foram atualizadas.
- Falhou: Trará o erro ocorrido durante o processo.
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