Módulo: Configurações > Controle de Acesso
Usuários são todas as pessoas que irão executar qualquer rotina no sistema, seja administrativa, financeira, comercial, etc. Devemos cadastrar todos os usuários com suas respectivas senhas e opções que estarão disponíveis para o seu acesso ao sistema. O sistema possui um usuário inicial, o "SUP", sem senha. Como medida de segurança, devemos alterar este cadastro inserindo uma senha, visto que este usuário possui acesso total e irrestrito ao sistema).
É importante observar alguns pontos que se referem à segurança do sistema. Tome cuidado com a concessão de acessos ao Cadastro de Usuários. Estes somente devem ser concedidos à pessoas de extrema confiança, pois o acesso à alteração permite que uma determinada pessoa modifique todos os acessos, como grupo de usuários, acessos às gerências, baixas, limites para liberação por alçada, etc.
O campo "Usuário" corresponde ao código único de cada usuário.
Insira no campo "Nome" o primeiro nome ou apelido que identifique o usuário utilizado para acessar o sistema, sendo que este campo é de preenchimento obrigatório. É necessário ressaltar que este campo não poderá conter informações iguais a de outro usuário, ou seja, não pode haver dois usuários com o mesmo nome.
Sabendo disso, pode-se conferir mais sobre essa tela nos links abaixo:
Aba Geral
Ao efetuar a marcação "Acompanha alteração de custo (WMS)", será enviado para o endereço de e-mail configurado deste usuário, um e-mail com informações de alteração de custo de produto.
Durante a confirmação automática de uma Nota de Entrada do WMS, após o processo de Conferência do Recebimento, se o parâmetro "Apresentar variação de preço na NF de compra? - APRVARPNFCOMPRA" estiver ligado e a TOP atualizar preço/custo de venda, o sistema verificará a variação de preço dos produtos envolvidos e, caso hajam alterações, enviará um e-mail com a informação dos produtos alterados, para todos os usuários ativos que possuem a marcação "Acompanha alteração de custo (WMS)" habilitada em seu cadastro.
Nessas condições, o e-mail sempre será enviado se houver um aumento no preço. Para que o envio também ocorra, se houver diminuição no preço de venda, o parâmetro "Atualizar preço se menor que o em vigor? - DIMINUIPRECO" deve estar ligado.
Quando for realizada a marcação "Seleciona Centro de Trabalho em Apontamento de Produção", fará com que o usuário em questão possa especificar o Centro de Trabalho em uso ao acessar a rotina de Apontamento de Produção.
Seção Sankhya Checkout
Por meio do campo "Token de Identificação do Checkout", você poderá criar um token de permissão para autorizar operações que determinados usuários não podem executar no Sankhya Checkout. É importante atentar-se à criação deste, pois o token possui algumas regras. Observe:
- O token cadastrado não pode possuir três ou mais números repetidos em sequência, ou seja, números como 777, ou 8888 não podem ser inseridos no campo;
- A sequência de números deve possuir exatamente treze caracteres;
- Você poderá registrar apenas números.
Sabendo disso, após a criação do token, no Sankhya Checkout ligue o parâmetro "Habilitar liberação por token" na aba Venda das Preferências do Sankhya Checkout. Dessa forma, no momento da venda, o sistema abrirá o pop-up "Autorização para canelar venda", onde você informará o token cadastrado no campo Token de Identificação do Checkout.
Aba Domínio
Para cada pessoa/usuário cadastrado no sistema, é necessário que exista um usuário correspondente na rede. Assim, esta aba permite relacionar o usuário do Sankhya OM com o usuário de rede.
Através do campo "Usuário de Rede", será indicado o nome do usuário no servidor LDAP. Sendo que é necessário verificar os seguintes pontos:
- Quando o nome de usuário cadastrado no sistema Sankhya OM for o mesmo nome de usuário da rede, não será necessário configurar este campo;
- Caso contrário, deverá ser configurado aqui o mesmo nome de usuário da rede.
O campo "Grupo de Rede" será preenchido quando o domínio do usuário for diferente do domínio configurado nas configurações gerais de integração com LDAP.
Ao acionar a marcação "Ignorar login via LDAP", a pessoa/usuário em questão não realizará o login através da integração via LDAP e sim através do padrão já existente. O usuário SUP sempre irá ignorar o acionamento desta marcação, ou seja, sempre logará usando SUP/senha do sistema.
Aba Identificação
No campo "Data limite de acesso" você informará a data limite que cada usuário terá para acessar o sistema. Por exemplo, se neste campo, a data de 31/12/2015 for inserida, esta será a data máxima que o usuário poderá acessar o sistema. Se o campo não for preenchido, o usuário possuirá acesso por tempo indeterminado ao sistema.
Veja no final deste documento no tópico "Outras Opções/Transferir Ordens de Serviço" como funciona a transferência de ordens de serviço definindo uma "Data limite de acesso" para o usuário.
Tratando-se do acesso ao sistema, temos as seguintes regras:
1. O usuário, por exemplo, terá 3 (três) tentativas para efetuar o login a cada 1 minuto, ou seja em um intervalo de 1 (um) minuto o usuário pode errar o login apenas 3 vezes.
1.1. Caso o usuário digite a senha errada por duas vezes o sistema irá alertá-lo do possível bloqueio de acesso.
Mensagem apresentada:
"Atenção: Você tem apenas mais uma tentativa para logar no sistema, na próxima seu usuário será bloqueado".
1.2. Caso o usuário digite a senha errada por três vezes o sistema irá bloquear o usuário.
Mensagem apresentada:
"Número máximo de tentativas excedido, seu usuário foi bloqueado".
1.2.1. Se o parâmetro "Tempo (minutos) p/contagem tentativas de Acesso - LOGTEMP" for menor ou igual a zero, o número de tentativas independe de tempo, ou seja três tentativas falhas de login, irão acarretar no bloqueio do usuário independente do intervalo entre as falhas.
1.2.2. Caso o parâmetro "Email para Aviso de Restrição de Acesso - LOGEMAIL" esteja configurado, o sistema irá encaminhar um e-mail para o destinatário definido.
1.3. Não será permitido o acesso ao sistema após o bloqueio do usuário.
1.3.1. Caso o usuário tente efetuar o login o sistema não permitirá o acesso, exibindo a seguinte mensagem:
"Usuário está bloqueado desde 18/02/2016 14:55. Favor solicitar o desbloqueio ao administrador do sistema ou aguarde o desbloqueio automático programado para 19/02/2016 14:55".
1.4. O desbloqueio automático existirá apenas se o parâmetro "Dias de Bloqueio para Acesso - LOGBLOQ" for maior que zero.
1.4.1. Caso o parâmetro LOGBLOQ seja maior que zero, o sistema irá desbloquear o usuário após o tempo de bloqueio definido.
1.4.2. Se o parâmetro LOGBLOQ não foi configurado, o acesso será liberado apenas por um usuário que tenha acesso à rotina de Cadastro de Usuários, no botão "Outras opções...", opção "Remover Bloqueios de Acesso".
No campo "Senha" você inserirá uma combinação de números ou letras secretas que são utilizadas para autenticar o acesso do usuário ao sistema.
Importante: caso seja feita a tentativa de alteração de senha do usuário "SUP" por algum usuário que não seja o próprio usuário SUP, será apresentada a mensagem abaixo:
"Por questões de sigilo e segurança das informações, a senha do usuário SUP só pode ser alterada pelo próprio usuário SUP."
Observação: não há a possibilidade de que um usuário B2B altere a sua senha no momento do login. A opção "Alterar Senha" entenderá que o usuário logado é um B2B e que é a senha dele (Contato) que deve ser alterada. Em uma situação assim, a seguinte mensagem será apresentada:
"Usuário inválido. Verifique o usuário informado e contacte a empresa caso seja um usuário B2B."
A senha do Usuário B2B poderá ser alterada através do botão "Opções de Contexto" (localizado na parte superior direita da tela), opção "Alterar Senha".
Preencha o campo "Grupo" com o Grupo de acesso ao qual o usuário pertence. Todos os acessos definidos para ele estarão disponíveis para o usuário cadastrado.
Insira no campo "Email" o endereço eletrônico do usuário para ser utilizado em algumas rotinas do sistema. Por exemplo, para envio de cópia de pedidos de compra ou venda. Este campo deve ser informado com o endereço de e-mail completo. Exemplo: usuário@empresa.com.br;
Com o parâmetro "Responder e-mail p/ usuário logado - RESPUSALOG" ligado, o sistema insere "Responder a" utilizando o e-mail configurado no cadastro do usuário logado; quando o mesmo estiver desligado (default), o sistema não informa pra quem responder e, ao responder o e-mail, o mesmo será respondido ao remetente.
O campo "Empresa" ligará a pessoa/usuário à uma determinada empresa.
O campo "Funcionário" ligará o usuário ao módulo de "Folha de Pagamento".
O centro de resultado informado no campo "Cód. Centro Resultado Padrão" será sugerido no financeiro das centrais, caso o centro de resultado do tipo de negociação não tenha sido preenchido.
No campo "Cód. Parceiro" informe o código do parceiro, se o usuário for um parceiro da empresa, por exemplo, um vendedor. Neste exemplo, o sistema utilizará esta informação para pagamento de comissão ao mesmo.
O campo "Nome da fila p/ num. de boleto" é utilizado para informar o nome da fila para impressão de boletos, cadastrada na tela Fila p/ Numeração de Boleto(s), caso o usuário use a impressão de boletos por fila.
Quando informar a TOP no campo "Tipo Operação Baixa Receita", ao fazer uma baixa de receita pela tela de Movimentação Financeira, o campo TOP da tela de baixa será iniciado com a TOP definida aqui.
Se informada a TOP no campo "Tipo Operação Baixa Despesa", ao fazer uma baixa de despesa pela tela de Movimentação Financeira, o campo TOP da tela de baixa, será iniciado com a TOP definida aqui.
O campo "Dias tol. juros reneg." especifica uma quantidade de dias toleráveis para renegociação de juros.
Por meio do campo "Notificar solicitante de liberações", é possível definir como as notificações do processo de liberação de limites serão enviadas ao usuário solicitante, ou seja, ao solicitar uma liberação e esta for aprovada, liberada parcialmente, negada ou ainda removida, você será notificado. Assim, temos as seguintes opções:
- Por e-mail: Uma mensagem via e-mail será enviada para o endereço informado no campo E-mail p/ solicitação de liberação dessa aba e, na ausência deste, para o endereço especificado no campo E-mail, também localizado nessa aba;
- Por notificação no SankhyaOm: Você receberá uma mensagem por meio do serviço de notificações no SankhyaOm.
- Ambos: Você também pode optar por receber duas notificações ao selecionar essa opção.
Importante: para o envio de e-mails, você poderá criar um modelo personalizado na tela Modelos de E-mail, visto que, este deve ser inserido no campo "Modelo de E-mail p/ Liberação e Limites" da aba Propriedades das Preferências da Empresa. Dessa forma, se um modelo não for definido, um modelo padrão de e-mail que será enviado; além de que, é necessário que haja uma "Conta SMTP" no Modelos de E-mail para a definição do remetente da mensagem. Sendo assim, o sistema observará a seguinte hierarquia para o envio do e-mail de notificação:
- Primeiramente, será verificado se o Modelo de E-mail possui configuração no campo "Conta SMTP";
- Caso não haja, a Conta SMTP vinculada às Preferências da Empresa do usuário liberador que conferida;
- Se a Conta SMTP não for encontrada no Modelo de E-mail ou Preferências da Empresa, o sistema buscará as configurações na tela Servidor SMTP;
- Caso a conta remetente não tenha sido identificada, a notificação não será enviada para a fila de mensagens.
Configure no campo "Email p/ solicitação liberação" o endereço de e-mail do Usuário Liberador, para o qual o sistema enviará um e-mail com todos os dados da solicitação de liberação, para que este faça a análise e a aprovação da solicitação, caso esteja de acordo. Para tal, é necessário que a marcação "Enviar email" localizada no botão Outras Opções, opção "Limites para Liberação" (no cadastro do usuário liberador) esteja acionada e, na tela "Liberações Solicitadas" (esta tela é apresentada no momento da confirmação de uma nota ou pedido), exista algum impedimento para estes.
Nota: caso este campo não possua um e-mail válido, o sistema buscará os destinatários informados na rotina Destinatários. Ressaltamos a necessidade de realizar a devida configuração SMTP, tanto no cadastro de usuário quanto através da tela Servidor SMTP.
Importante: além disso, o parâmetro "Endereço para acesso externo ao WGE - ENDACESSEXTWGE" define a URL que será aberta quando você clicar no link enviado por e-mail. Soma-se à estas configurações, as marcações de envio do e-mail, que devem ser checadas nos seguintes locais:
- Cadastro de Usuários, botão Outras Opções, opção "Limites para Liberação";
- Cadastro dos Tipos de Operação - TOP, aba Liberação em Cascata, "Painel Liberadores", opção "Enviar Notificação";
- Opção "Notificação", na tela "Liberações Solicitadas";
Insira o "Nome Completo", "Data Nascimento" e "CPF" do usuário que está sendo cadastrado.
Observação: no momento da inserção do nº do CPF no campo, este se apresenta sem a máscara até que seja informada a quantidade exata de dígitos de CPF. Em caso de edição, a máscara é retirada e somente apresentada outra vez quando o foco do campo for retirado e existir uma quantidade de dígitos válida para CPF.
Informe também, o "RG" do usuário que está sendo cadastrado e o "Vendedor" que o usuário está vinculado.
Se a marcação "Caixa" estiver efetuada, aquele usuário será definido como sendo do tipo Caixa, para utilização no Controle de Caixa.
Nota: esta marcação somente estará disponível caso você possua o opcional "CONTROLE DE CAIXA/W" ou o módulo "Fast Service".
Efetue a marcação "Tem ECF" se o usuário utilizar Emissor de Cupom Fiscal.
Selecione no campo "Notifica Fila SLA" a opção "Todos" ou "Responsável".
Informe o "Cód. Parceiro Perfil" e o "Contato Perfil" relacionado ao usuário.
Preencha também, o "Idioma" utilizado pelo usuário.
Com o intuito de aumentar a segurança das integrações com o sistema Sankhya Om, temos o campo "Tipo do usuário". Nele, você pode classificar os usuários em:
- Interface: esta opção é indicada para usuários que irão utilizar as rotinas do Sankhya Om a partir das telas do sistema. Nesse caso, o usuário poderá realizar o login no Sankhya Om, somente por meio da tela de login.
- Integração: esta opção é destinada para usuários que irão realizar a integração do Sankhya Om com outra aplicação através das API’s de serviços disponíveis. Desse modo, o usuário poderá efetuar o login no Sankhya Om, apenas por meio da API.
Para que a configuração do campo Tipo do usuário seja efetiva, ative a Camada de autorização para API e o parâmetro "Habilita validação para tipo de usuário - HABVALTIPOUSU". Dessa forma, a classificação para autenticação na plataforma em ambientes será habilitada.
Seção Integrar EConect
Esta marcação quando realizada, definirá que a pessoa/usuário em questão poderá trabalhar com o EConect.
Informe no campo "Senha" a senha de acesso ao EConect, que deve ser composta apenas por números.
O campo "Cód. Ident." deve ser preenchido com o Código Identificador (formado apenas por números) do usuário em questão no EConect.
Insira no campo "Cód. Perfil" o código referente ao perfil do usuário; você pode inserir mais de um código neste campo, desde que estes sejam separados por vírgula e sejam diferentes de "0" (zero).
O campo "Empresa", também presente na aba "Identificação", se tornará de preenchimento obrigatório caso o campo "Integrar com EConect" esteja marcado para identificar quais lojas o usuário poderá efetuar movimentações.
Aba SMTP
A sigla SMTP em inglês Simple Mail Transfer Protocol corresponde ao protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet. É um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados (e, na maioria dos casos, validados) sendo, depois, a mensagem transferida.
O SMTP é um protocolo de envio apenas, o que significa que ele não permite que um usuário descarregue as mensagens de um servidor. Para isso, é necessário um cliente de e-mail com suporte ao protocolo POP3 ou IMAP, que é o caso da maioria dos clientes atuais.
Algumas rotinas do sistema utilizam o serviço de e-mail para transmitir determinadas informações. A transmissão de e-mail pelo sistema depende dos parâmetros configurados nesta aba. As informações necessárias para a configuração podem ser fornecidas pelo "Provedor" ou "Gerenciador" deste serviço de e-mail.
Observação: estas configurações necessitam de auxílio do provedor de e-mail e um analista de TI.
A aplicação destas configurações pode ser observada na tela de Ordem de Serviço. Nesta tela, existe a opção "E-Mail", onde se especifica um endereço de correio eletrônico para se enviar um e-mail contendo as informações da OS. Para isso, é necessário ativar o parâmetro "Utilizar o BI Móvel para enviar OS por e-mail? - OSEMAILBIMOVEL".
Informe no campo "Senha SMTP" a senha do e-mail que é utilizada para autenticar a transmissão das mensagens.
No campo "Usuário SMTP" informe o nome do usuário no servidor de e-mail. Também utilizado para autenticação.
Insira no campo "Servidor de SMTP" o servidor de e-mail (SMTP). Informação fornecida pelo Provedor ou Gerenciador de e-mail. Exemplo: smtp.sankhya.com.br.
Selecione no campo "Tipo de SMTP" o tipo de autorização requerida no servidor de e-mail. As seguintes opções estão disponíveis:
- Não Requer Autorização;
- Autorização Digest MD5;
- Autorização Simples;
- Meu Servidor Requer Autorização.
Porta SMTP: Esse protocolo roda sobre a porta 25 numa rede TCP.
Selecione no campo "Conexão Segura?" o tipo de segurança do protocolo SMTP conforme o provedor dentre as seguintes opções:
- Não;
- TSL;
- TLS, se disponível;
- SSL.
Aba Acesso ao Sistema
Nesta aba, encontram-se apenas dois campos: "Carga horária para acesso" e "Tolerância acesso fora horário". Neste primeiro campo, informe a Carga Horária devidamente cadastrada e configurada previamente.
No segundo campo, informe a quantidade de minutos que o sistema irá aguardar antes de realizar o bloqueio do acesso do usuário. Caso este campo não seja preenchido, será considerado o valor zero. Por outro lado, caso o campo Carga horária para acesso não seja preenchido, o sistema não irá realizar a validação de tempo de uso do sistema para aquele usuário.
Uma vez configurada e associada a Carga Horária ao usuário, a validação de tempo de uso do Sankhya Om será ativada. Dessa forma, caso o usuário solicitar acesso ao sistema fora do horário definido, seu login não será validado e o sistema apresentara a mensagem 'Fora do horário de acesso previsto para esse usuário'. Essa validação ocorre tanto para acesso com horário anterior ao início da CH, quando para horários posteriores ao fim da mesma.
Aba Parc. Máx. em Renegociação
Nesta aba, você poderá especificar uma quantidade limite para os portais parcelarem um acordo.
Informe a "Empresa" relacionada ao usuário.
Insira no campo "Quantidade Parcelas", o limite de parcelas que o usuário poderá conceder em um acordo.
Aba Roteamento de impressão
Nesta aba, informe no campo "Nome de entrada" o nome da impressora que foi cadastrada na tela Nomes de Impressoras. No campo "Nome de saída", preencha uma máscara ou apelido para essa impressora.
Esta configuração está envolvida no roteamento de impressão realizado no Sankhya Print Service - SPS; pode-se visualizar maiores detalhes acessando o link SPS - Tipos de Roteamento.
Aba Validações
Nesta aba deve-se associar as regras já pré-estabelecidas, à medida em que cada uma delas é validada.
Nota: o opcional "Central de Certificação" precisa ser liberado para que essa rotina seja habilitada.
Esta aba está diretamente relacionada à Central de Certificações.
Informe no campo "Regra" o código da regra.
Efetue a marcação "Ativo" para ativar a regra.
Insira no campo "Sequência" o número para sequência da regra.
A marcação "Não Visualizar" permite que se determine uma regra por empresa para edição de dados. Se ativada, o usuário não poderá incluir ou editar dados e nem mesmo visualizá-los.
Observação: quando a marcação Não Visualizar estiver habilitada, o usuário só poderá acessar as informações permitidas pela Central de Certificações. Contudo, quando desativada, o usuário terá acesso completo a todas as informações, mas só poderá utilizar aquelas que estão disponíveis na Central de Certificações já cadastradas.
Quando a instância estiver dupla, por exemplo, "Empresa" e "Centro de Resultado", o sistema filtrará os registros nas grades das telas Portal de Vendas/Compras/Movimentações Internas, Movimentação Financeira e Faturamento de Pedidos/OS, além de outras telas que utilizam a Central de Certificações, com base na marcação Não Visualizar.
Observação: as regras que se encontrarem ativas para o usuário irão influenciar na visualização das análises do Gerente On-Line.
Aba Suplentes
Nesta aba é possível cadastrar um "Suplente" para substituir o usuário em questão, por um determinado período (Data Início e Data Fim). O suplente aqui cadastrado, substituirá o usuário quando este estiver ausente por qualquer motivo (férias, almoço, afastamento médico etc.), tendo inclusive permissão para Liberar Limites por Alçada de quem esteja substituindo. Deve-se observar que o Suplente não está permitido a Limite Bonificado e não habilita nenhum menu.
- O usuário Suplente é apresentado na tela de liberadores;
- O sistema permite selecioná-lo e defini-lo como liberador;
- Na tela de "Liberações", este mesmo usuário poderá ser usado para liberar os eventos solicitados durante a confirmação da nota, ou seja, só pelo usuário estar configurado como Suplente de alguém, ele já "herda" estes acessos.
Observação: um suplente não libera o evento de limite bonificado enquanto não possuir limite de bonificação cadastrado na tela Limites de Bonificação e, nesse caso, o suplente não pode usar o limite do outro usuário apenas o seu limite, caso exista.
Informe no campo "Cód. Usuário" o código do usuário que será o suplente do atual cadastrado.
Insira no campo "Data de Início" a data do início das atividades do suplente.
Informe no campo "Data Final" a data para o final das atividades do suplente.
Nota: o usuário que for configurado como "Suplente" não possuirá os mesmos acessos que o usuário que está sendo substituído possui; será necessário liberar os acessos para o usuário Suplente, antes que este comece suas atividades no sistema.
Aba Contas p/ Baixa
Esta aba é utilizada para cadastrar conta para baixa por empresa. Para cada empresa, na tela de baixa, o sistema trará a conta informada. Caso não exista uma conta informada nesta aba, o sistema buscará as informações no parâmetro "Número da conta padrão na baixa - CONTAPADRAO".
Insira no campo "Cód. Empresa" o código da empresa que será utilizada para realizar baixas.
Informe no campo "Cód. Conta" a conta da empresa.
Aba DataSource por Gadget
Através da configuração desta aba, cada usuário poderá ver um dashboard contendo vários gadgets com datasources diferentes.
Através dos campos "Componente de BI" e "Fonte de dados", realize o vínculo entre Componentes de BI e a Fonte de Dados, onde por usuário, define-se qual Componente de BI estará ligado a qual Fonte de Dados, respectivamente.
Aba Segurança
Esta é uma das principais abas de personalizações do sistema e é também uma das formas de controlar o acesso de usuários, restringindo várias opções ao mesmo tempo. A maioria das opções é autoexplicativa.
Por questão de segurança, a senha do usuário tem uma quantidade de dias para expirar, ou seja, após esta quantidade de dias utilizando o sistema, o usuário deve alterar a senha atualmente utilizada. Com a marcação "A senha nunca expira" efetuada, a senha do usuário nunca expirará, ficando a critério deste, alterar sua senha, ou não, com a frequência que desejar.
Para que o sistema considere a quantidade de dias para expiração da senha informada no parâmetro "Dias para que a senha expire - DIASEXPSENHA", é importante que o campo em questão esteja desmarcado.
Caso este parâmetro seja configurado com um valor igual a zero, o mesmo será desabilitado, permitindo assim que o acesso ao sistema ocorra normalmente sem a solicitação de alteração de senha.
Se o valor informado seja maior que zero, o sistema levará em consideração a quantidade de dias informados e passará a solicitar a troca da senha, conforme consta na imagem abaixo.
O usuário deve alterar a senha no próximo logon: Quando o cadastro do usuário é criado, normalmente o administrador cria uma senha qualquer para que este possa acessar o sistema. Com essa marcação efetuada, assim que o usuário fizer seu primeiro acesso ao sistema, será solicitado que ele cadastre uma nova senha, diferente daquela fornecida pelo administrador.
Acessar apenas de computadores liberados?: Essa marcação significa dizer que o usuário deverá ter o computador liberado para acessar o sistema. Acesse maiores detalhes no link Liberação de Computadores.
Observação: a validação de computadores é feita da seguinte forma: MAC* + Username + Sistema Operação + Versão do sistema Operacional
As informação de IP's e Host Name são utilizadas para o que o administrador saiba de qual máquina/IP o usuário está acessando o sistema.
Assim, depois que o computador é liberado, podemos usar IP's dinâmicos, bem como conectar o computador em redes diferentes; o acesso irá continuar liberado. Porém, caso seja feita mudança da Placa de Rede ou do Sistema Operacional, será solicitada uma nova liberação.
*O endereço MAC (Media Access Control) é o endereço físico da placa de rede de um computador ou qualquer outra estação com interface de rede.
A validação não é feita para outros dispositivos, como por exemplo os celulares.
Pode alterar conta no faturamento: Se esta marcação estiver realizada, quando uma pessoa for faturar um pedido, o sistema solicitará uma conta bancária para alterar a conta do financeiro da nota. A conta informada será gravada no financeiro da nota.
Pode alterar conta na emissão de boleto: Se estiver marcada, ao usar a opção "Imprimir boleto/duplicata" na tela de seleção de notas, o sistema abrirá a janela para escolha da conta que será usada na impressão. A conta escolhida ficará gravada no financeiro da nota.
Pode alterar ordem de carga fechada: Caso esteja marcada, mesmo com uma "Ordem de Carga" com a situação "Fechada", o usuário terá permissões para fazer alterações, como por exemplo, mudar a rota.
Exibir valores na Análise de Rentabilidade: Se estiver marcada, permite a visualização do gráfico em barras de Rentabilidade. Normalmente encontrado no Gerente On-line, e Gerência de Produtos.
Pode Imprimir/Reimprimir Notas nas Centrais: Se essa marcação estiver efetuada, permitirá a impressão ou reimpressão das notas dos portais.
O campo "Tempo de Aplicativo inativo para finalizar" serve para informar a quantidade de minutos que o sistema poderá ficar aberto sem ser utilizado. Assim que essa quantidade de minutos for ultrapassada, será necessário acessar novamente o sistema. Isso é uma questão de segurança e também tem como finalidade liberar licenças do sistema dos usuários que abrem o sistema mas, não estão utilizando o mesmo. Ao ser finalizada uma sessão, a licença é devolvida para o SAS, o que permite que outro usuário tenha acesso ao módulo.
Quando 0 ou o campo estiver em branco, será considerado o parâmetro "Tempo máximo sessão inativa (em minutos) - SESSIONTIMEOUT". O valor informado no Cadastro de Usuário tem prioridade quanto ao parâmetro global, caso o parâmetro global não esteja configurado, o sistema vai considerar o padrão de instalação do servidor de aplicações (jboss), que é de 60 minutos (1 hora).
Nota: destaca-se ainda que, há uma margem de erro de até 1 minuto para o tempo configurado.
Para maiores informações sobre o funcionamento do parâmetro de chave SESSIONTIMEOUT, acesse o link Time out.
No campo "Aprovar cotação" configura-se a permissão ao usuário para aprovar cotações. Temos como tipos de permissões o "Melhor Resultado", "Não Aprova" e "Qualquer Resultado".
No campo "Ver Pedidos/Notas (WEB)" existem quatro opões que controlam o acesso à Notas e Pedidos:
- De todos: Esta opção permite acessar qualquer notas e pedido, independente do vendedor, gerente, centro de resultado, empresa, parceiro, etc.
- Desse vendedor: Esta opção limita o acesso apenas às notas e pedidos do vendedor vinculado a ele.
- Desse vendedor e subordinados: Esta opção permite o acesso às notas e pedidos dos vendedores subordinados ao gerente de seu cadastro.
- Do mesmo C.R. do vendedor: Esta opção limita o acesso apenas às notas e pedidos relacionados ao Centro de Resultado do vendedor de seu cadastro.
Nota: por default este campo virá configurado com a opção "De todos".
Quando a marcação "Restringir carteira" for acionada, impedirá que um vendedor efetue lançamentos para os parceiros que se encontrem fora da sua carteira. Além disso, na Ficha de Parceiros o sistema permitirá que o vendedor logado e o gerente deste consulte apenas os parceiros pertinentes a sua carteira.
Observação: com a marcação Restringir carteira habilitada, na Central de Vendas o sistema filtrará tanto os parceiros do vendedor, quanto os parceiros que não tem vendedor definido (this.CODVEND IN (1) OR this.CODVEND = 0 OR this.CODVEND IS NULL).
A marcação "Permite exportar relatórios?" configura no sistema o acesso para exportação para PDF, para Excel e exportar para Excel através do cubo de decisão.
Caso esta marcação esteja efetuada, ao tentar exportar para PDF, o sistema abrirá o visualizador de PDF e, ao tentar exportar em Excel, será exportada a planilha em xls ou xlsx.
Se a marcação não estiver habilitada, não será possível exportar para Excel, sendo apresentada a mensagem:
"Usuário não possui permissão para exportar dados."
A marcação "Permite imprimir relatórios?" só estará disponível para edição quando a marcação Permite exportar relatórios? não estiver acionada.
Se a marcação acima não estiver ligada, ao tentar executar esta ação, será apresentada uma página onde não será possível fazer o download do relatório, porém será possível realizar a impressão.
Observação: as marcações Permite exportar relatórios? e Permite imprimir relatórios? não se aplicam à rotina de Consulta de Produtos.
Caso não haja uma impressora configurada para a impressão do relatório, o sistema mostrará o texto "Não foi encontrada impressora configurada", no lugar da lista de impressoras.
A marcação "Permite alterar valor de moeda na baixa?", quando habilitada, permite que você edite os campos "Data Cotação" e "Vlr. Moeda Atual" do botão "Acertar" da tela Compensação Financeira. Por outro lado, se ela estiver desmarcada, esses campos ficarão desativados para edição e pesquisa.
Ao realizar a marcação "Permite instalar pacote Sankhya Place?", o sistema exibirá na Loja de Soluções do Sankhya Place ao inserir um novo registro nas telas Construtor de Dashboards e Relatórios Formatados, e ao selecionar a marcação "Buscar soluções do Place" no botão na barra de pesquisa do Sankhya Om.
Seção Controle
As opções que constam no quadro Controle são algumas formas de controlar o acesso de usuários, restringindo várias opções ao mesmo tempo:
A marcação "Gerente dos Portais" permite realizar a exclusão de notas que tenham gerado movimentações de caixa, além da impressão de notas adicionais.
Se a marcação "Inibe acesso às vendas" estiver efetuada, não será possível consultar vendas na ficha de parceiros.
Através da marcação "Inibe acesso às compras", não será permitido consultar a área de compras da ficha de parceiros.
Efetuando a marcação "Inibe acesso a cancelam./inutiliz. de nota", uma vez posicionado no Portal de Vendas, o botão Cancelar e a opção Inutilização de Numeração (botão NF-e) não serão habilitados para uso do usuário em questão.
Se a marcação "Altera registros confirmados" estiver realizada, mesmo que a TOP não permita alterar nota depois de confirmada, será possível realizar a alteração. Se a TOP permitir alteração, o sistema não usa esta marcação do cadastro de usuários e permite que todos os usuários alterem notas confirmadas.
Esta marcação interfere também no comportamento definido pelo parâmetro "Alterar notas com NUREM - ALTERANUREM"; quando este parâmetro estiver ativado e esta marcação efetuada, será possível realizar alterações em Notas/Pedidos confirmados que estejam associados por Remessa.
Observação: o Tipo de Operação utilizado deve estar com a marcação "Permitir Alteração após confirmar" efetuada.
Nota: a marcação Altera registros confirmados não é aplicável para a opção Informações de Controle Adicional localizada na grade de Itens, botão Outras Opções das Centrais.
Inibe acesso a matéria prima: A tela "Matéria Prima por produção" ainda não existe no Sankhya Om e não temos previsão para implementação.
A marcação "Efetua recálculo de fretes", quando efetuada, permite realizar o recálculo de fretes conforme diferentes variáveis (peso, valor).
A marcação "Gerente de caixa" faz parte das parametrizações necessárias dos cadastros da aplicação para iniciar as operações com vendas no Fast Service (opcional de frente de caixa). Ao efetuar essa marcação, será possível autorizar cancelamento de itens ou cupons, utilizando sua senha.
Efetue a marcação "Configura liberação em cascata na TOP" apenas para o usuário que for o responsável pela configuração da "Liberação em Cascata" na TOP pois, se esta marcação não estiver selecionada para o usuário em questão, este não visualizará a aba Liberação em Cascata, no cadastro de TOP.
Quando você habilitar a marcação "Gerente do financeiro" para um usuário, será possível que ele libere limite de crédito e atraso pela tela de Liberação, quando o parâmetro "Usar liberação de limites por alçada? - USALIBLIM" estiver desligado.
A marcação "Inibe acesso às receitas" oculta todas as receitas do usuário, para consultas, alterações e exclusões. Por exemplo, ao consultar a Ficha de Parceiros ele não visualizará as receitas.
Da mesma forma que foi explicado para as receitas, você pode limitar o acesso às despesas através da marcação "Inibe acesso às despesas".
Se você habilitar a marcação "Inibe acesso a estorno", fará com que o usuário seja impedido de estornar lançamentos baixados.
Gerente telemarketing: No MGE, o acesso às pendências de todos os usuários da tela de telemarketing é realizado através do campo Gerente de Telemarketing = Sim, da aba Segurança do controle de acessos do usuário.
No Sankhya Om, o que irá permitir ou bloquear o acesso, será o acesso especial criado no controle de acessos. Neste caso, independe se o usuário é gerente do telemarketing.
Para permitir o acesso, é necessário que na tela Controle de acessos (Módulos > Comercial > Rotinas > Telemarketing) a marcação "Pendência de todos os usuários" esteja acionada com a opção "Permitido".
A marcação "Inibe Cancelar na tela solic. lib. limit." desabilita o botão cancelar na tela de solicitação de liberação de limites e só estará visível quando o parâmetro "Usa liberação por alçada" estiver ligado.
Gerente armazéns gerais: Ainda não existe a tela de "Pesagem" no Sankhya OM e não temos previsão para implementação.
Gerente do WMS: A tela "WMS" ainda não existe no Sankhya OM e não temos previsão para implementação.
Cobrador: A tela "Distribuição de Títulos para Cobrança" ainda não existe no Sankhya OM e não temos previsão para implementação.
Aceita clientes novos distribuição p/ cobrança: A tela Distribuição de Títulos para Cobrança ainda não existe no Sankhya Om e não temos previsão para implementação.
Pode usar pesagem manual: A tela de Pesagem manual ainda não existe no Sankhya Om e não temos previsão para implementação.
Se a marcação "Permite editar data de validade na aba estoque" estiver efetuada, permitira alterar a data de validade do produto na aba "Estoque" da tela de Cadastro de Produtos.
Nota: a marcação Permite editar data de validade na aba estoque não se aplica as Centrais.
Permite transferir etapas de produção: A tela de "Produção" ainda não existe no Sankhya Om e não temos previsão para implementação.
Se a marcação "Inibe 'Marcar como Não Pendente' nos portais" estiver selecionada, a opção "Marcar como não pendente" localizada no botão "Outras Opções..." dos Portais, ficará indisponível.
Para maiores detalhes sobre a opção Marcar como Não Pendente do botão Outras Opções dos Portais, acesse o link Marcar como não pendente.
Observação: a marcação não surte efeito sobre o usuário SUP.
Quando efetuar a marcação "Inibe consulta de séries", representará que o usuário não terá acesso à aba "Série" na tela de "Consulta de Preços e Estoque". Além disso, a "Pesquisa de Séries" da tela de "Lançamento de Séries" nos itens da Nota, na inserção de um produto com controle adicional por série, não estará disponível.
Nota: o campo "Controle: Número de Série" não é apresentado na Central - Compras | Vendas | Mov. Internas quando o parâmetro "Usa Número de Série Global? - USACBGLOBAL" está habilitado e a marcação Inibe consulta de séries acionada.
Uma pessoa/usuário Gerente de Manufatura é aquele capaz de visualizar todas as atividades independente de ser "dono" da mesma. A marcação "Gerente de Manufatura" quando realizada, identifica que o usuário em questão corresponde a um Gerente de Manufatura.
A marcação "Permite alterar notas ligadas pelo número de remessa" permite realizar a edição em notas ligadas por remessa. Caso seja necessário realizar alguma correção e/ou atualização de impostos em notas de compra, a utilização desta marcação se faz necessária para conclusão do fechamento do mês.
Observação: para que esta marcação seja apresentada na tela para utilização, é necessário que o parâmetro "Alterar notas com NUREM - ALTERANUREM" esteja ativado. Além disso, para sucesso na edição de uma nota, é necessário que a TOP utilizada no lançamento da mesma, tenha na aba Geral, a marcação "Permitir alteração após confirmar" efetuada; por fim, a própria nota deve possuir o campo "Nro Remessa" preenchido com um valor diferente de "0" (zero).
Caso a marcação "Não permite gerar saídas a partir de NF de Depósito" esteja desabilitada, ao clicar para gerar uma saída na tela de Pesagem, as marcações "Selecionar notas para devolução" e "Selecionar pedidos para devolução" estarão disponíveis para uso e, se nenhuma dessas marcações for realizada, a NF de Saída será feita observando o FIFO das NFs de Depósitos Pendentes.
Observação: com a marcação Não permite gerar saídas a partir de NF de Depósito efetuada, a marcação Selecionar notas para devolução estará desabilitada para utilização e a marcação Selecionar pedidos para devolução estará realizada, listando os pedidos pendentes para faturamento. Ainda com a marcação Não permite gerar saídas a partir de NF de Depósito realizada, quando você clicar para gerar uma saída no Portal Armazéns a partir de uma NF de Depósito (Tipo de Movimento: 1 - NF Depósito), ao concluir o faturamento, o sistema irá exibir uma mensagem informando que você não tem permissão para devolver uma armazenagem a partir de uma NF de Depósito.
Seção Controles do gerente on-line
Vendas por tipo: Com esta marcação, podem ser analisadas todas as vendas separadas por Tipo de Negociação num determinado período.
Vendas por vendedor: Através desta marcação, podem ser analisadas todas as vendas separadas por vendedor num determinado período.
Vendas por parceiros: Por meio desta marcação, podem ser verificadas todas as vendas separadas por Parceiro num determinado período.
Vendas por grupo: Apresenta as funcionalidades dos outros tipos de análises de vendas citados acima, porém com foco faturamento por Grupo de Produtos.
Vendas por produto: Exibe as funcionalidades dos outros tipos de análises de vendas citados acima, porém com foco faturamento por Produtos.
Inventário: Nesta marcação, o gerente pode acompanhar o inventário do estoque de produtos on-line, através de um cubo de decisão, por produtos e/ou grupo de produtos.
Margem de contribuição: Essa marcação define a parcela que cada Parceiro contribuiu no período para cobrir os custos fixos e para o lucro da empresa.
Impostos: O cálculo dos valores de PIS e COFINS é realizado em cada nota seja de compra ou venda, o cálculo é realizado de acordo com o valor da alíquota configurada item a item e gravado.
Painel gráfico: Esta marcação contém 23 gráficos para diversas análises.
Preferências: Através desta marcação, você define quais os gráficos serão apresentados na marcação Painel gráfico.
Seção Acesso a Parceiros
Útil para as empresas que querem separar por usuário a visualização de parceiros: apresentar somente clientes ou somente fornecedores.
Se uma determinada pessoa/usuário estiver marcada como "Inibe Cliente", esta não terá acesso aos parceiros clientes nas telas Cadastro de Parceiros e Ficha de Parceiros, se estiver marcado como "Inibe Fornecedor" não terá acesso aos fornecedores nas telas citadas.
A marcação "Inibe aba fiscal", quando acionada, não permite acessar a aba Fiscal no Cadastro de Parceiros.
Seção Acesso a Baixas de:
Nosso sistema permite baixar ou estornar a baixa de títulos, de acordo com a marcação "Receitas e Despesas".
Aba Serviço/Produto p/ WEB
Esta aba é habilitada pelo parâmetro "Possui interface WEB Java? - SERVINTWEB" e tem como finalidade vincular os produtos e serviços que o usuário poderá executar para lançamento de ordens de serviços.
O Sankhya OM somente permite lançar uma ordem de serviço para um executante em determinado serviço, se houver um relacionamento entre produto e serviço registrado aqui.
Produto: especificar o produto.
Serviço: especificar o serviço.
Aba Programação da TV Corporativa
As informações pertinentes ao funcionamento desta aba podem ser acessadas através do link TV Corporativa.
Aba Exceções para Proteção de Dados
Alguns campos de todo o sistema serão afetados pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e anonimizados, e outros não serão exibidos, sendo possível que sejam configuradas exceções por Usuários e/ou Grupo de Usuários. Aqui no Cadastro de Usuários, na aba em questão, você define se o Usuário poderá ver a informação ou se a mesma será anonimizada.
Observação: as regras de anonimização serão divergentes entre pessoas físicas e jurídicas, uma vez que as leis de Proteção de Dados trata-se apenas de dados pessoais de pessoas físicas.
Na aba Exceções para Proteção de Dados, temos duas sub-abas disponíveis e algumas regras para definir a tratativa dos dados:
Sub-aba Classificações | Sub-aba Campos | |
Regras para definir a tratativa para os dados |
- Não configurado;
- Pessoal;
- Sensível;
- Especial (Bancário e Proventos).
Se houver "Classificação" do campo preenchida, somente os Campos de tal Classificação poderão ser selecionados.
Caso seja selecionada alguma Classificação, somente será possível selecionar Campos daquela Classificação e, caso selecionado algum Campo (antes da Classificação), será apresentada a Classificação que o Campo pertence.
Regras para definir a tratativa para os dados
- Caso haja configuração realizada no Cadastro de Usuários, esta será utilizada no tratamento do campo (se irá anonimizar ou exibir os campos).
- Se houver configuração específica para os Campos, então esta que será utilizada; se não, será utilizada a configuração para as Classificações.
- Não havendo as configurações acima, serão utilizadas as configurações dos Grupos de Usuários. Primeiramente, serão verificadas as configurações do usuário, campo "Grupo" (grupo de usuário principal) e grupos "Opcionais"; serão verificadas as configurações de acesso de todos os grupos, somando os acessos, por exemplo: caso algum grupo tenha configurado que o campo "CPF" será exibido e, em outro, que o campo "NOMEPARC" será exibido, então o usuário terá os 2 acessos.
- Será utilizada a mesma lógica para as configurações do Usuário (configuração de Campos sobrepor a configuração de Classificações), sendo a tratativa diferente apenas quando houver mais de um Grupo de Usuários.
- Configurações de Campos: Se houver conflito de regras, será respeitada a seguinte hierarquia: Anonimizar e Mostrar; assim, caso em algum grupo o campo esteja configurado para Anonimizar e outro grupo configurado para Mostrar, então o campo será anonimizado.
- Configurações de Classificações: Caso haja conflito de regras, será respeitada a seguinte hierarquia: Anonimizar e Mostrar; desta forma, se tiver algum grupo em que a Classificação esteja configurada para Anonimizar e outro grupo configurado para Mostrar, então os campos dessa Classificação serão anonimizados.
- Se não houver nenhuma configuração no Cadastro de Usuários e no Grupo de Usuários, será utilizada a configuração definida para o campo no Dicionário de Dados e Construtor de Telas.
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Localizado na parte superior direita da tela, o botão "Outras Opções" comporta as seguintes opções:
Configurações do Usuário
Parceiro para F2: Trata-se do parceiro que o usuário poderá alterar na Central de Vendas, usualmente empregado para venda direta ao consumidor. Vejamos melhor no esboço abaixo:
Cadastre um parceiro com o nome de clientes diversos ou outro nome como desejar. No Cadastro de Usuários, insira o código deste parceiro no campo Parceiro para F2. O parceiro informado neste campo é um curinga que o usuário utilizará informando o seu código manualmente. Se for necessário alterar algum dado deste parceiro, acione a tecla F2 e o sistema abrirá o cadastro para alteração.
Ligando o parâmetro "Incluir parceiro rápido com crédito bloqueado? - BLOQUEAR", o crédito deste parceiro virá bloqueado para vendas a prazo, permitindo somente vendas à vista ou cartão para o mesmo.
Local padrão para Pedidos e Notas: Quando a empresa trabalha com controle adicional de estoque por local, poderá definir um local que será sugerido para o produto no momento do lançamento do pedido ou nota fiscal de venda. Este campo apresenta um botão de "Pesquisa" facilitando a inserção dos dados.
O sistema também irá considerar a informação deste campo nas vendas por Cupom Fiscal, que são realizadas a partir do Fast Service. No Fast Service, ao realizar um lançamento na tela de Pré-Venda, por exemplo, o sistema apresentará no campo "Local" o conteúdo informado aqui. Se o usuário logado não possuir um "Local Padrão para Pedidos e Notas" definido em seu cadastro e se o produto utilizar controle de estoque por Local, na confirmação da Pré-Venda o sistema apresentará a tela de "Informações Pendentes" para que ele informe o local e controle do mesmo. A tela de Informações Pendentes só aparecerá se o produto for lançado pelo código (Código do Produto). Se o produto for inserido pelo Código de Barras e este for encontrado na tabela de estoque o sistema preencherá automaticamente os campos "Local" e "Controle", de acordo com as informações obtidas no estoque do produto.
O campo "Dias para lançamentos futuros" é utilizado para informar o número máximo de dias em que será permitido ao usuário lançar baixas futuras. Exemplo: baixando um título no dia 01/06, e no campo "Data da baixa" informando 23/06, se a quantidade de dias informada neste campo for menor que 24, o sistema não permitirá a confirmação da baixa.
Utilize o campo "Dias para retroação da baixa" para informar o número máximo de dias em que será permitido lançar baixa com data retroativa. Exemplo: baixando um título no dia 23/06/2004, e no campo Data da baixa informando 01/06/04. Se os dias para retroação forem menores que 24, o sistema não permitirá a confirmação da baixa.
O campo "Número da conta padrão na baixa" corresponde ao número da conta cadastrada no parâmetro "Número da conta padrão - CONTAPADRAO".
O campo "Conta para Sangria/Suprimento" é de uso exclusivo da Integração com a EConect-SOCIN, sua finalidade é apontar a conta que será utilizada para realização do procedimento de Sangria/Suprimento.
Cópia Permissões/Conf. de um usuário para outro(s)
Inicialmente, acione a opção "Cópia Permissões/Conf. de um usuário para outro(s)" onde será aberto um pop-up para que você informe no campo "Usuário Origem", o usuário que terá suas configurações e permissões copiadas para os demais integrantes.
Observações:
Para o preenchimento do campo Usuário Origem, existem as seguintes possibilidades:
- Ao clicar em um usuário e em seguida selecionar a opção Cópia Permissões/Conf. de um usuário para outro(s) o campo Usuário Origem ficará preenchido com o usuário indicado inicialmente, porém, você poderá alterá-lo.
- Ao abrir a tela e em seguida acionar a opção Cópia Permissões/Conf. de um usuário para outro(s), ou seja, sem carregar os registros na tela e selecionar um deles, o campo Usuário Origem será apresentado vazio, para que você possa preenchê-lo manualmente.
Depois, no lado esquerdo desta tela será apresentada uma lista com todos os usuários disponíveis e que poderão receber as configurações. Assim, selecione um ou mais usuários e clique em . Dessa forma, eles serão transferidos para a lista localizada ao lado direito, referente aos usuários indicados.
O sistema não permitirá que você selecione o seu próprio usuário para receber essas configurações.
Na próxima etapa, é necessário informar o que deseja copiar deste usuário. É possível copiar somente "Personalizações (telas, grades, filtros, etc.)", ou seja, qualquer tela que possibilite a cópia de Configurações, somente Acessos (permissões de acessos nas telas) ou Ambos (todos os acessos e configurações).
O sistema copiará apenas o filtro principal da tela, os que são informados nos painéis não serão copiados. De modo geral, as telas de Cadastros têm este filtro principal e, em alguns casos, telas de Movimentações como por exemplo, a Movimentação Financeira.
O utilitário de cópia de configuração não é capaz de identificar todos os filtros de todas as telas, portanto, isto configura-se uma limitação técnica.
Quando escolhida a opção Ambos, a caixa de marcação "Incluir configurações de segurança?" (aba Segurança) ficará disponível. Esta marcação possibilita que as configurações pertinentes à aba Segurança também sejam incluídas.
Efetuando a marcação "Incluir configurações da TOP?", o sistema habilita as opções "Copiar Restrições da TOP" e "Copiar Exceções da TOP". Se o usuário informar que deseja incluir configurações da TOP não será possível avançar sem marcar ao menos uma das duas opções desta seção. Ao marcar estas opções o sistema verificará quais TOP's o usuário do cadastro possui como restrição e exceção e copiará estas informações para os usuários selecionados, conforme marcação, mantendo ou removendo configurações pré-existentes da TOP, de acordo com a necessidade do usuário.
Para restaurar as configurações, basta acessar a opção "Restaurar configurações", disponível também neste botão. O processo de restauração deverá ser realizado pelo usuário SUP.
Será aberta uma tela com todas as configurações salvas. Para identificar se houve alteração em TOP, procure na coluna "Configurações de TOP" o valor Sim. Ao clicar em restaurar, a ação será finalizada.
Observação: não é possível copiar acessos do usuário SUP, sendo somente permitido a cópia das personalizações. Dentre as referidas personalizações temos alguns exemplos de tela, grades, filtros, entre outras abrangidas pelo sistema.
Além destas opções, é possível manter ou remover configurações pré-existentes:
Manter configurações Pré-existentes: Copia as configurações que o usuário origem possui para os usuários destinos, mantendo as configurações que os usuários destinos possuem caso a mesma configuração já exista.
Nota: ao utilizar esta opção, caso já exista algum filtro na tela do usuário destino, será mantido e não será copiado os filtros existentes do usuário origem.
Remover configurações pré-existentes: Remove as configurações existentes dos usuários destinos e copia todas as configurações do usuário origem.
Copia e substitui as configurações preexistentes: Copia as configurações que o usuário origem possui para os usuários destino, substituindo as configurações que os usuários destino possuem, caso a mesma configuração já exista.
As personalizações da tela também poderão ser copiadas, para isso, acione a opção "Selecionar telas individualmente". Deste modo, o "Próximo" passo será escolher a tela pela qual se deseja copiar as personalizações.
Nota: além dos Portais de Compras, Vendas e Movimentações Internas, será apresentado nesta etapa também o Portal de Caixa, para que o processo de configuração de um novo usuário seja feito com agilidade e assertividade.
Com as configurações acima efetuadas, as permissões do usuário destino serão unificadas com as do usuário origem. Sendo que, o sistema irá avaliar individualmente cada item dos acessos do usuário origem, como por exemplo "Incluir", "Alterar", "Excluir", entre outras, e estes só serão concedidos se uma das condições abaixo for valida:
- O usuário logado seja o SUP;
- O usuário origem possui permissão de repasse no item;
- O usuário origem possui as permissões do grupo e o grupo permite repasse.
Para melhor compreensão, considere que o usuário destino já possua permissão de consulta na tela X e o usuário origem tenha permissão de inserção nessa mesma tela, depois que você efetuar as devidas configurações através da opção "Cópia Permissões/Conf. de um usuário para outro(s)", o usuário destino terá permissão de consulta e inserção nesta tela, desde que o usuário origem tenha autorização de repasse no item inserção.
Além disso, quando a marcação Remover configurações Pré-Existentes estiver habilitada e a marcação Selecionar telas individualmente desmarcada, o usuário destino perderá todos os acessos que possui. Mas, se ambas as marcações se encontrarem habilitadas, ele perderá somente os acessos que possuía nas telas selecionadas.
Caso seja necessário restaurar as configurações anteriores do usuário, ou seja, retirar todas as cópias de acessos, personalizações e/ou configurações realizadas, o mesmo será possível porque ao final do procedimento de cópia, mas antes da efetiva cópia, é criado um backup com todas as configurações dos usuários e um histórico com as opções selecionadas.
Importante: as configurações do usuário destino somente serão mantidas se os usuários origem e destino tiverem configurações diferentes, por exemplo: um tem configuração de tela e o outro, de filtro. Se os dois usuários tiverem filtro configurado, o usuário destino terá seus filtros substituídos pelos filtros do usuário origem e, assim, será para as demais opções de configurações.
Limites para Liberações
Nesta janela, o administrador especifica em quais casos que este novo usuário cadastrado terá autonomia para fazer uma liberação, e até qual valor, ou porcentagem.
Informe no campo "Evento" qual será o evento que o usuário poderá fazer a liberação.
Observação: a cópia do limite para liberação entre usuários só será realizada se o Evento não estiver cadastrado para o usuário a ser copiado.
Exemplo 1 - Usuário Pâmela possui o Evento 8 com limite de R$100 e o usuário Silvio não possui o Evento 8, dessa forma, tanto o Evento quanto o limite de Pâmela serão copiados para Silvio.
Exemplo 2 - Usuário Pâmela possui o Evento 8 com limite de R$100 e o usuário Silvio possui o Evento 8 com limite de R$50, ao efetuar a cópia o limite não será alterado, pois já existe o registro do Evento.
Nota: só é permitido o ajuste, a inserção ou a exclusão das informações referentes ao evento 23 - Bonificação, por meio da tela Limites de Bonificação.
Selecione no campo "Tipo Evento" se o limite será concedido por "Valor" ou "Porcentagem".
Através do campo "Tipo Limite", indique se o limite será concedido a cada "Evento" ou "Mensal".
Indique através do campo "Valor Limite" o valor ou a porcentagem limite.
Acionando a marcação "Enviar E-mail", o administrador recebe via e-mail uma notificação da liberação que está sendo feita.
Através da marcação "Enviar SMS", o administrador recebe via SMS no celular uma notificação da liberação que está sendo efetuada. Além disso, é necessário configurar a rotina de Destinatários.
Remover Bloqueio de Acesso
Acionando esta opção, é exibido um pop-up informando que todos os registros de bloqueio de acesso para o usuário em questão foram removidos.
Transferir Ordens de Serviço
Se desejar, você poderá "Transferir Ordens de Serviço" através do botão "Outras Opções" do Cadastro de Usuários, ou definindo uma "Data limite de acesso".
Para isso devem-se possuir no mínimo dois executantes corretamente cadastrados no sistema, podendo ser filas ou não. Deve possuir ainda, as configurações de Ordem de Serviço corretamente definidas (Serviços por Executante, etc.) e, no mínimo, um item de Ordem de Serviço aberta para o usuário a ser substituído.
Ao selecionar esta opção ou definir uma Data limite de acesso para o usuário (neste caso será apresentada uma mensagem de confirmação para a execução da rotina) será apresentada uma janela onde o usuário irá informar o executante que receberá as pendências que serão enviadas.
Serão transferidas todas as "Sub-OS" pendentes para o usuário em questão, incluindo OS's de FAP.
Caso o usuário que receberá as sub-os's não tenha permissão para execução de determinado Serviço X Produto esta permissão será incluída automaticamente.
Caso seja uma FAP e o usuário não estiver incluído no Projeto ou Etapa, este será incluído automaticamente.
Todas as validações de alteração de sub-os serão realizadas normalmente, assim como se o item estivesse sendo enviado pela tela de Ordem de Serviço.
Em casos de erro durante a transferência, será gravado um log dos mesmos, que será exibido no final do processamento através de um painel de aviso.
Existe uma transação separada para cada transferência de Sub-OS. Ou seja, se existirem 100 OS's, mas durante a transferência ocorreu erro ao transferir 10 OS's, as 90 OS's em que não ocorreram erros e foram transferidas normalmente, restando apenas as 10 OS's com erro para serem corrigidas e re-transferidas.
A gravação do histórico de envio da OS será dada através de parâmetros, sendo a regra para escrita do histórico de envio a seguinte:
O parâmetro "Manter Sub-OS original ao reencaminhar - SERVHISTSUBOS" deve estar ligado e o executante não ser uma fila, ou ser uma fila e estar definida no parâmetro "Filas que devem ter histórico gravado Chave - SERVHISTFILAS".
Caso o parâmetro de chave SERVHISTSUBOS esteja desligado, o sistema modifica o executante da Sub-OS; caso o mesmo esteja ligado, o item do executante anterior é fechado e um novo item para o novo executante é aberto.
Nota: caso o usuário se encontre inativo, ou seja, com a Data Limite de Acesso anterior à data atual; o sistema não aceitará a inserção do usuário e impossibilitará a transferência da Ordem de Serviço para o mesmo.
Restaurar Configurações
Recurso útil para manter históricos de cópias realizadas e/ou restaurar as configurações dos usuários para uma determinada data. Para confirmar se a restauração foi efetuada, basta acessar o sistema com o usuário que teve os seus acessos originais retornados e conferir os acessos.
Aba Grupos Adicionais
A considerar que cada usuário pode ter um, nenhum ou vários grupos associados a ele, nessa aba, você fará a associação desses grupos ao referido usuário. Sendo que, esses grupos serão criados, excluídos ou editados na tela Grupo de Usuários.
Observação: os grupos adicionais não poderão ser utilizados para criar uma restrição na TOP (botão Outras Opções, tela Tipos de Operação - TOP), pois estes possuem apenas a funcionalidade de acesso às telas.
Aba Gestão Imobiliária
Nessa aba, você definirá os acessos especiais exclusivos do imobiliário, indicando se o usuário em questão é um corretor.
Ao realizar a marcação "Visualizar todas as FACs", você permitirá que o usuário visualize todas FAC's de todos os usuários.
Em "Patch Scanner", você pode informar o Patch Scanner da impressora padrão para que assim, o scanner de documentos possa ser utilizado nas rotinas imobiliárias.
Quando você acionar a marcação "Permitir Baixar Word", o sistema permitirá que, além do formato em PDF padrão, os relatórios formatados também possam ser baixados em word.
Aba PDV Web
Nesta aba temos as seguintes seções:
Seção Configurações
O campo "Equipamento Fiscal" quando configurado com o cadastro do tipo de equipamento SAT ou MFE, permitirá o uso das funções do botão "CF-e", localizado na grade Resultado da seleção, da tela Portal de Vendas.
Seção Permissões Gerenciais
Para que seja feita a liberação de gerência de "Cancelamento de itens", "Sangria", "Suprimentos" e "Sangria para despesas" da tela Central de Vendas | PDV Web, é necessário que as marcações dessa aba estejam assinaladas. Por exemplo: Se o usuário "Gerente" possui a marcação Cancelamento de itens efetuada, significa que, caso um outro usuário caixa, sem acesso, tente cancelar algum item, será apresentada uma tela de liberação onde o Gerente pode ser informado para realizar a liberação.
Quando a marcação "Cancelamento de itens" for ligada, após solicitar o cancelamento, o sistema realizará a validação de segurança se no cadastro do usuário em questão, esta marcação estiver desativada.
Em relação às marcações "Sangria", "Suprimento" e "Sangria para despesas", a validação destas ações no PDV Web ocorrerá somente na confirmação das referidas operações.
Então, caso se encontrem desmarcadas, será apresentado um pop-up solicitando a autorização de um usuário que possua liberação para efetuar essas rotinas.
Aqueles usuários que possuírem a marcação "Desconto no Total" serão autorizados a aplicar descontos no total da nota nas vendas realizadas por este. Caso essa marcação esteja desligada, ao utilizar o atalho de aplicação desse desconto, o PDV Web irá solicitar a permissão do gerente para efetivar a venda.
O botão Edição Múltipla permite a edição simultânea de vários registros a partir do modo grade. Ou seja, ao selecionar um conjunto de registros e clicar no botão, será possível editar os campos correspondentes de todos os registros de uma só vez.
Por exemplo, com os usuários em modo grade na tela Usuários selecione-os e em seguida clique no botão Edição Múltipla, assim os campos poderão ser editados simultaneamente para todos os selecionados.
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