Módulo: Configurações > Avançado
A tela Fluxo de Processos permite ao usuário criar fluxos demonstrativos de processos usados no Sankhya-Om.
Ao criar um fluxo, você adicionará as telas que serão usadas nele e interligará as mesmas para demonstrar o processo.
Ao finalizar o processo o usuário poderá adicionar o mesmo como uma tela no sistema, utilizando para isto a tela de "Menu do Sistema".
A tela de configuração de fluxo de processo é acessada pelo menu "Configurações> Avançado> Fluxo de Processos".
Assim, o sistema apresentará nesta tela uma grade com todos os fluxos já configurados, para consultá-los, você poderá apenas dar um duplo clique sobre estes.
Para criar um novo fluxo, clique no botão "Novo", nomear o Fluxo pelo campo "Descrição" e adicione as telas e os processos externos envolvidos neste fluxo através dos elementos "Inserir tela" e "Inserir Processo Externo".
Assim que o botão Inserir tela for acionado, o sistema abrirá a janela "Selecione uma tela" apresentando todas as telas disponíveis ao usuário logado, para que este possa selecionar aquelas que irão compor o novo fluxo.
Você poderá navegar na árvore ou digitar no campo pesquisa desta janela o nome específico da tela que desejar adicionar ao fluxo.
Ao selecionar a tela, dê um duplo clique sobre ela ou pressionar o botão "OK" da janela, pra que a mesma seja inserida ao layout do fluxo.
Depois de inserida nesta rotina a tela poderá ser arrastada através do mouse e posicionada de acordo com a vontade do usuário.
A inserção do processo "Inserir Processo Externo", teremos uma imagem com texto que representa um processo externo para o qual não há uma tela no sistema para suprir, ao clicar no botão de adição de processo externo aparecerá uma janela requisitando que seja digitada uma descrição para o elemento, a descrição é obrigatória e o elemento tem ligações livres com qualquer elemento, tanto para recebimento quanto para saída.
Definidas as telas que farão parte do fluxo você irá definir o fluxo propriamente dito. Para isso dispomos dos seguintes elementos:
: O ícone "Adicionar início" representa o início do fluxo, só pode haver um por diagrama e nenhum outro elemento pode se ligar a ele, enquanto ele pode se ligar a múltiplos elementos.
: O ícone "Adicionar Fim" exibido representa o fim do fluxo, assim como o elemento de início só pode haver um por fluxo, contudo o fim do fluxo pode receber múltiplas ligações, mas não pode se ligar a nada.
: Trata-se de uma caixa de texto. O texto é especificado ao clicar no botão no menu para adicionar um comentário e é de dígito obrigatório, um comentário só pode ter uma ligação partindo dele para um elemento e não pode receber ligações, é possível editar um comentário dando dois cliques rápidos com o mouse, também é possível redimensionar os comentários nas bordas inferior e lateral direita.
: O ícone exibido aqui representará a opção "Inserir Bifurcação", sendo que este é o elemento que divide o fluxo de acordo com uma condição que pode ser expressa por meio de um comentário, podendo receber múltiplas ligações, mais apenas duas saídas serão permitidas, uma para o caso verdadeiro (S) e outra para o caso falso (N). Para criar uma ligação saindo de S ou N dê um clique sobre a letra.
: O ícone tido como "Adicionar junção" será o elemento de junção de processos, pode receber múltiplas ligações, mais só há uma ligação de saída.
: Por meio do "Zoom" será possível aumentar ou diminuir o fluxo movendo o cursor para a direita e a esquerda, respectivamente.
Ao passar o cursor do mouse por cima de uma tela ou processo externo adicionado ao fluxo, aparecerá um menu que permitirá que você remova por meio do botão "Remover" ou "Criar ligação" desta tela a outras telas e elementos do fluxo, através de uma seta de ligação.
Para criar estas ligações basta clicar sobre a opção Criar ligação de um elemento e levar a seta de ligação até o outro elemento desejado, dando um clique sobre este elemento para que a ligação seja formada.
Nota: a seta de ligação fará uma ligação entre um elemento e outro, por isto se houver no layout apenas um elemento e você acionar a seta de ligação por engano, bastará clicar na tecla "Esc" para que a seta desapareça, liberando o cursor do mouse, para que então o usuário possa adicionar outro elemento e definir o fluxo.
Ao clicar sobre a seta de ligação , aparecerá outro menu que permitirá o usuário: "Remover", "Editar nome" ou "Bidirecionar" a ligação.
Pode-se utilizar os elementos de Junção e Bifurcação para deixarmos o fluxo mais completo.
Ao finalizar o processo, você poderá adicionar o mesmo como uma tela do sistema, para isto deverá acessar a tela do menu "Configurações> Avançado> Menu do Sistema", onde será criado um "Lançador" para o processo que foi definido na tela de Fluxo de Processo.
Na tela Menu do Sistema, selecione a pasta do módulo ao qual deseja vincular o fluxo, e em seguida clique no botão "Criar Novo Item".
Neste momento o sistema abrirá a janela "Criando novo item em: "xxxx"", onde o usuário:
- Definirá no campo "Descrição" o nome do item de menu;
- Informará no campo "Tipo" que se trata de um "Lançador";
- E no campo "Tipo de Lançador" informará que se trata de um "Fluxo de processo".
Ao clicar no botão "Próximo" o sistema exibirá os fluxos criados na tela de "Fluxo de Processo" e bastará que o usuário selecione o fluxo que deseja lançar naquele item.
Clicando em "Concluir" o usuário estará finalizando a criação do lançador.
Para visualizar a nova tela, bastará pesquisar pelo nome utilizando o campo de pesquisa de telas do Sankhya-Om, a tela já estará disponível.
É possível encontrar a tela também na árvore ou lista de telas do módulo no qual a tela foi criada, bastará clicar no ícone do módulo que está localizado no Desktop do Sankhya-Om.
Após abrir a tela, veremos o fluxo da mesma forma que definimos na tela ‘Fluxo de Processo’, porém aqui não teremos o painel de controle, e o usuário poderá alterar o layout do fluxo apenas temporariamente.
Ao passar o cursor do mouse sobre os elementos Tela e Processo Externo, o sistema apresentará a mensagem "Clique para abrir a tela" ou "Alterar Processo", desta forma, pode-se dar um clique sobre a tela para acessá-la ou dar um clique sobre o processo externo para marcá-lo como "executado".
Para iniciar o fluxo o usuário posicionará o cursor do mouse sobre o elemento que está sendo ligado pelo elemento de Início e, se for uma ‘tela’, com um clique abrirá a mesma para executar a tarefa, se for um ‘processo externo’ deverá realizá-lo e depois clicar para marcar como executado.
Feito isto, o sistema considerará que a primeira tela ou processo foi executado e irá marcá-lo com um sinal verde em forma de "V".
O usuário dará sequência ao processo abrindo a próxima tela e realizando sua tarefa ou realizando o próximo processo externo do fluxo, e assim por diante até finalizar todo o processo.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.