As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da empresa que sejam úteis aos usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. As demonstrações contábeis também visam apresentar os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades no gerenciamento.
O sistema irá exibir as demonstrações contábeis de acordo com os Pronunciamentos, Orientações e Interpretações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) que estão descritas no CPC 26 (R1) (Apresentação das Demonstrações Contábeis) e conforme a orientação do CPC, esse padrão de apresentação deve ser aplicado em todas as demonstrações contábeis elaboradas. Para mais informações acesse o link Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
Nessa documentação você verá sobre:
Quais empresas estão obrigadas a gerar? Conceitos Contábeis
Quais empresas estão obrigadas a gerar?
A legislação societária exige que as sociedades anônimas de capital aberto publiquem suas demonstrações em jornais de grande circulação; já as sociedades constituídas sob outros tipos societários necessitam apenas manter as demonstrações publicadas no Livro Diário e, quando solicitado, enviar cópias a bancos, fornecedores, outros parceiros comerciais e investidores. Além disso, as demonstrações contábeis são um grande instrumento de apoio à decisão empresarial, juntamente com as Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis; também te auxilia nas estimativas dos resultados futuros e dos fluxos financeiros futuros da entidade.
Todas as organizações definidas de microempresas à empresas de capital aberto (S.A.) são obrigadas por lei a efetuar a elaboração das seguintes demonstrações:
- Balanço Patrimonial (BP);
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
- Demonstração do Resultado Abrangente (DRA);
- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
- Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA);
Conforme legislação a DLPA poderá ser incluída na DMPL.
- Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
- Demonstração do Valor Adicionado (DVA);
- Elaboração obrigatória somente pelas companhias abertas;
Notas Explicativas (NE's) e outros quadros analíticos necessários para esclarecimento da situação patrimonial e do resultado do exercício.
Abaixo temos a tabela contendo as Demonstrações Financeiras obrigatórias por tipo societário:
Conceitos Contábeis
Acesse os links abaixo para verificar sobre cada um dos conceitos contábeis:
Balanço Patrimonial
Esse importante demonstrativo deve apresentar a relação de seus ativos, passivos e patrimônio líquido, de modo que será possível saber a posição patrimonial e financeira da entidade em uma determinada data.
Os grupos de contas contábeis que integram o Balanço Patrimonial são definidos da seguinte maneira:
- Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que benefícios econômicos futuros fluam para a entidade;
- Passivo é uma obrigação atual da entidade como resultado de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos econômicos;
- Patrimônio Líquido (PL) é o valor residual dos ativos da entidade após a dedução de todos os seus passivos.
DRE
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas que afetam as contas de resultado (Receitas/Despesas) pela empresa em um determinado período.
Esse demonstrativo pretende apresentar de forma vertical e resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.
Os grupos de contas contábeis que compõem a DRE são definidos da seguinte maneira:
- As receitas e os rendimentos conquistados no período, independentemente de sua realização em moeda;
- Os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.
DRA
Demonstração do Resultado Abrangente (DRA) é uma importante ferramenta de análise gerencial, pois atualiza o capital próprio dos sócios, através do registro no patrimônio líquido (e não no resultado) das receitas e despesas incorridas.
Na prática, o resultado abrangente visa apresentar os ajustes efetuados no Patrimônio Líquido como se fossem um lucro da empresa. Conforme definição do Conselho Federal de Contabilidade, o lucro abrangente deve ser calculado a partir do lucro líquido apurado na DRE, que também é apurado normalmente em um período de doze meses.
Os grupos de contas contábeis que compõem a DRA são definidos da seguinte maneira:
- Resultado líquido do período;
- Cada item dos outros resultados abrangentes classificados conforme sua natureza;
- Resultado abrangente do período.
DMPL
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) trata-se de uma demonstração que apresenta lucro ou prejuízo do período, itens de receita e despesa reconhecidos diretamente no patrimônio líquido do período, os efeitos das alterações na política contábil e correções de erros reconhecidos no período, além das quantias das transações com sócios em sua condição de sócios durante o período. A demonstração normalmente é apurada em um período de doze meses.
Os grupos de contas contábeis que integram a DMPL são definidos da seguinte maneira:
- O resultado e os outros resultados abrangentes do período;
- Para cada componente do patrimônio líquido, os efeitos da aplicação retrospectiva ou correção retrospectiva reconhecida de acordo com as Políticas Contábeis;
- Para cada componente do patrimônio líquido, a conciliação entre o saldo no início e no final do período, evidenciando separadamente as alterações decorrentes.
DPLA
A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) trata-se de uma demonstração que exibe o resultado da entidade e as alterações nos lucros ou prejuízos acumulados para o período de divulgação. A demonstração normalmente é gerada em um período de doze meses.
As PME's optantes pela resolução CFC 1.255/09 podem, a seu critério, adotar a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados no lugar da demonstração do resultado abrangente e das mutações do patrimônio líquido.
Os grupos de contas contábeis que compõem a DMPL são definidos da seguinte forma:
- Lucros ou prejuízos acumulados no início do período contábil;
- Dividendos ou outras formas de lucros declarados e pagos ou a pagar durante o período;
- Ajustes nos lucros ou prejuízos acumulados em razão de correção de erros de períodos anteriores; etc.
DFC
A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) fornece informações referentes às alterações no caixa e equivalentes de caixa da entidade para um período contábil, evidenciando separadamente as mudanças nas atividades operacionais, das atividades de investimento e das atividades de financiamento.
As informações sobre o fluxo de caixa de uma entidade são úteis para proporcionar aos que utilizam as demonstrações contábeis, uma base para avaliar a capacidade da empresa gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como, as necessidades da entidade na utilização desses fluxos.
A entidade deve apresentar a Demonstração dos Fluxos de Caixa dividida em três grupos: Atividades Operacionais, Atividades de Investimento e Atividades de Financiamento. Também é apurado normalmente em um período de doze meses.
Os grupos de contas contábeis que integram a DFC são definidos da seguinte forma:
- Atividades Operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento;
- Atividades de Investimento são as referentes à aquisição e a venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa;
- Atividades de Financiamento são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade.
Notas Explicativas
As Notas Explicativas fornecem informações adicionais àquelas apresentadas no Balanço Patrimonial, na Demonstração do Resultado, na Demonstração do Resultado Abrangente, na Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (se apresentada), na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e na Demonstração dos Fluxos de Caixa.
As notas explicativas fornecem descrições narrativas e detalhes de itens apresentados nessas demonstrações e informações, acerca de itens que não se qualificam para reconhecimento nessas demonstrações.
As notas explicativas devem:
- Apresentar informações acerca das bases de elaboração das demonstrações contábeis e das práticas contábeis específicas utilizadas;
- Divulgar as informações relevantes que não tenham sido apresentadas em outras partes das demonstrações contábeis;
- Prover informações que não tenham sido apresentadas em outras partes das demonstrações contábeis, mas que sejam relevantes para compreendê-las.
A entidade deve indicar em cada item das demonstrações contábeis, a referência com a respectiva informação nas notas explicativas.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.