Módulo: Configurações > Avançado > Impressão
Para configurar o componente Sankhya Print Service/Jiva Print Service você deve utilizar a tela de servidores de impressão. Esta rotina permite que você cadastre um servidor de impressão e suas impressoras. Ao acionar esta tela, teremos a lista de servidores cadastrados.
Aba Geral | Aba Controle de Acesso | |
Aba Impressoras | Cadastrando um Servidor de Impressão |
Aba Geral
O campo "Código" é preenchido automaticamente ao ser criado o servidor.
Os campos "Nome ou IP" e "Porta" são preenchidos pelo sistema com os dados que foram informados na criação do servidor.
Informe um nome para o servidor de impressão no campo "Descrição".
Através da marcação "Ativo" você define se o servidor de impressão está disponível ou não.
O campo "Usuário" exibe o código de usuário do responsável pela inclusão do servidor.
No campo "Dt. Alteração" é apresentada a data e horário de criação do servidor ou de sua última alteração.
Aba Controle de Acesso
Através desta aba, configure o acesso de um grupo ou usuário ao servidor de impressão selecionado. Configurando por meio do campo "Tipo" um grupo, qualquer pessoa do grupo poderá imprimir em qualquer impressora do servidor. Quando configurado apenas um usuário, apenas ele terá permissão para imprimir em qualquer impressora do servidor.
Aba Impressoras
O primeiro passo para efetuar o cadastro de uma nova impressora é através dessa aba. Quando você acionar o botão "Cadastrar Impressoras", será aberto o pop-up "Cadastrando de um servidor de impressão", exibindo a lista de impressoras disponíveis. Selecionando a(s) impressora(s) desejada(s), clique no botão "Concluir" para finalizar o procedimento.
O campo "Código" é preenchido automaticamente ao ser cadastrada a impressora.
Através do campo "Endereço" você visualiza o IP da máquina, a porta do servidor de impressão e o nome da impressora cadastrada; clicando sobre o campo, é exibido o pop-up "Editando campo Endereço", que possibilita a edição desses dados.
O botão "Imprimir teste" permite a impressão de uma página de teste para verificação do funcionamento da impressora selecionada.
Sub-aba Geral
Nessa sub-aba são exibidas as informações pertinentes à cada impressora configurada, como por exemplo, seu nome, status ou a data e hora de seu cadastro e sua última modificação.
Sub-aba Controle de Acesso
Nessa aba você configura o acesso de uma pessoa específica ou de um grupo à impressora indicada. A configuração de acesso ocorre da seguinte forma:
- Quando configurado apenas um usuário, apenas ele terá permissão para imprimir nessa impressora;
- Configurando um grupo, qualquer pessoa desse grupo poderá imprimir na referida impressora.
O campo "Tipo" define entre as alternativas "Usuário" ou "Grupo", o acesso à impressora. Após sua definição, o campo abaixo irá segui-lo, tendo sua nomenclatura apresentada como "Usuário" ou "Grupo".
Verificando o status da impressora
Ao cadastrar uma impressora, a localização dessa impressora é armazenada no banco de dados do Sankhya Om. O processo de atualização automática de status visa manter o status dessa localização de impressora, sincronizado com o status da impressora no servidor SPS apropriado.
Essa atualização ocorre a cada 1 minuto e pode ser visualizada na sub-aba "Geral", através do campo "Status". Essa rotina não é atualizada automaticamente. O Sankhya Om atualiza o status da impressora na tabela e você precisa atualizar a tela para ver o novo status.
Uma impressora pode ter os seguintes estados:
- Pronta: Indica que a impressora está pronta para receber novas impressões, sem espera;
- Processando: Aponta que a impressora está processando um documento e que novos trabalhos serão colocados na fila. A atualização para esse estado depende de que a impressora notifique o sistema operacional de seu status e de que esse notifique a JPS. Em muitos casos, uma impressora que está imprimindo um documento pode aparecer como Pronta. Este estado foi incluído para manter a compatibilidade com a JPS.
- Parada: Assinala que a impressora está parada por algum motivo e uma intervenção direta na impressora é requisitada. A atualização para esse estado depende de que a impressora notifique o sistema operacional de seu status e de que esse notifique a JPS. Em muitos casos, uma impressora que está parada pode aparecer como Pronta. Este estado foi incluído para manter a compatibilidade com a JPS.
- Desconhecido: Mostra que o componente SPS não foi capaz de determinar o estado da impressora.
O processo de atualização de impressoras pode ser executado manualmente, clicando no botão "Atualizar status". Esse processo, contudo, atualiza as impressoras de todos os servidores de impressão cadastrados no sistema.
Cadastrando um Servidor de Impressão
Para cadastrar um novo servidor de impressão, clique no botão "Cadastrar Servidores de Impressão". Ao acioná-lo, será aberto o pop-up "Cadastrando um servidor de impressão", para que você configure os dados iniciais do servidor.
No primeiro passo, é necessário informar o nome ou IP e a porta do servidor de impressão. O preenchimento do campo "Descrição" é opcional. O botão "Próximo" será habilitado após os campos obrigatórios estarem devidamente preenchidos. Com as informações preenchidas, será solicitado ao servidor informado a sua lista de impressoras.
Observação: se algum problema ocorrer durante a busca por informações, será exibido um pop-up com uma mensagem informando o problema específico. Se o servidor informado for encontrado e a lista for retornada com sucesso, ela será exibida na tela de escolha de impressoras.
Feita a escolha, o servidor de impressão e as impressoras escolhidas são salvos. Após esses passos, o botão "Concluir" é habilitado e, ao acioná-lo, o procedimento de cadastro é finalizado.
Conheça o Sankhya Print Service acessando o link.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.