O relatório de Produtos tem a finalidade de apresentar as mais variadas informações ligadas aos produtos, bem como seus custos, estoque, preço de tabela, entre outros dados.
Caso haja alguma intercorrência com seu relatório, procure a sua unidade responsável.
Para dar início a criação de um relatório, aciona-se o botão "Modo Edição". Os passos seguintes são descritos detalhadamente na documentação acessada pelo link Relatórios Formatados.
O campo "Código ou Nome contendo" localizado na parte superior da tela, está destinado a busca rápida de algum relatório que deseja-se visualizar ou reconfigurar. Pode-se informar o código, um trecho do nome do relatório, ou ainda clicar no ícone representado pela "lupa" localizado à frente do campo.
Depois de feita a criação de um relatório, o título definido para o mesmo será exibido na parte inferior da tela, onde os demais botões apresentados serão habilitados para utilização. São eles:
Através deste botão, realiza-se a visualização dos dados gerados que serão posteriormente impressos.
Além de ser o botão a ser acionado para início da criação de um relatório, este botão também deve ser acionado caso se possua o relatório já formatado, e deseja-se realizar no mesmo algum ajuste.
Acionando-se este botão, as informações geradas serão apresentadas em modo grade na tela.
Observação: o valor de alguns campos do relatório é obtido através de funções específicas do mecanismo de relatórios, não sendo possível sua visualização na grade. Deste modo, campos cuja máscara determina uma chamada de função pelo caractere "@" não serão exibidos no modo grade.
Ao acionar-se este botão, será aberta a tela "Título de segurança", onde configura-se os acessos ao relatório. Será permitido aqui, ajustar o nível de acesso de cada grupo de usuários, ao relatório selecionado. Os usuários são anexados aos grupos de forma conveniente, não importando a qual grupo ele esteja vinculado no cadastro de usuários. Sendo este vínculo exclusivo por relatório, pode-se ter um usuário vinculado ao grupo "A" no relatório "X" e ao grupo "B" no relatório "Y". O acesso pode ser dado a todo o grupo ou a um usuário específico.
Através deste botão, é feita a baixa do relatório no formato "jrxml", onde este pode ser utilizado no "IReport".
Este botão possui duas alternativas de uso. A saber:
- Ao acionar a opção "Adicionar lançador", será aberta uma tela, onde deve-se informar a descrição e a pasta de destino; a descrição é a identificação literal para o lançador; a pasta de destino, refere-se ao diretório do menu ao qual abrigará o lançador de um determinado item; a operação estará concluída após a confirmação, pressionando o botão "Concluir", e poderá também ser abortada, acionando o botão "Cancelar".
- A opção "Localizar lançador", apresenta a listagem de todos os lançadores que apontam para o item que corresponde ao item atual de navegação. Por exemplo, se determinado usuário estiver navegando entre relatórios personalizados, ao acionar esta opção, será aberta uma lista de todos os lançadores que correspondem ao item "Relatório" atual de navegação. Nesta tela, além de visualizar os lançadores para um item, pode-se excluir um lançador do item e/ou alterar sua descrição.
Descartar Cache: Marcando-se esta opção, ao realizar a geração dos relatórios, os caches de impressão serão limpos.
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