O objetivo desta integração é possibilitar no sistema a associação com o parceiro "NDD Digital" para automatização de integrações junto as Prefeituras para as demandas de Nota fiscal de Serviço Eletrônica. Desta forma, foi feita uma parceria com um especialista nesta solução, a NDD, que ficará responsável pela parte de envio, aprovação e retorno das informações necessárias para as NFS-e's, sendo que este hoje já possui uma grande gama de cidades atendidas com a solução de NFS-e.
O NFS-e Web Service da NDD é um serviço WEB, responsável pela comunicação entre o ERP e o sistema de processamento de Nota Fiscal de Serviço eletrônica, desenvolvido pela NDDigital. Através do NFS-e Web Service, é possível enviar RPS, cancelar NFS-e, consultar RPS e NFS-e.
Na prática, o SankhyaOm irá tratar a NDD como uma Prefeitura, enviando via XML/Webservices os dados para o Servidor NDD, onde será processada a informação, e a partir da NDD o envio para a Prefeitura especifica; deste modo, estes irão receber o retorno da Prefeitura, e nos transmitir estas informações retornadas da Prefeitura, sendo que em caso de erros, o mesmo irá ocorrer.
O sistema de integração também permite a utilização dos ambientes de Homologação e Produção, porém no caso do ambiente de homologação, existe a dependência da disponibilidade da prefeitura, que em alguns casos não existe.
Vejamos o fluxo funcional da integração NDD / NFS-e:
Premissas para utilização
1) Entrar em contato com a área Comercial Sankhya, e verificar a disponibilidade da NFS-e para a cidade onde a empresa está localizada.
2) Preencher o formulário de cadastro encaminhado pelo Departamento Comercial Sankhya.
3) Realizar a abertura de uma OS com a solicitação de integração, anexando nesta o formulário.
4) Anexar o arquivo do Certificado Digital no modelo A1 e sua correspondente senha, através do formulário mencionado no item 2.
5) Solicitar/confirmar o credenciamento junto a Prefeitura da cidade da empresa, em que será utilizada a NFS-e. Importante: Se a empresa não for liberada para utilizar via Webeservices, esta não irá conseguir utilizar a emissão de NFS-e por esta modalidade.
6) Solicitar os acessos (usuário/senha) do portal da Prefeitura para utilização da NFS-e; na Ordem de Serviço que é aberta no item 3, deve-se mencionar os dados de acesso ao portal da Prefeitura.
7) Feito o cadastramento e tendo-se a liberação pela Sankhya e NDD, será liberado o Job ID (NDD), que deverá ser informado na tela "Comercial > Preferências > Empresa" (detalharemos esta configuração mais adiante).
8) Deve-se adquirir a licença para o produto "30658- NDDigital - Nota fiscal de serviço eletrônica/W". Para Jiva, adquira a licença "20487 - JIVA-NFS-e NDDIGITAL /W".
Importante: os dados da empresa informados no item 2, devem ser relacionados à empresa situada na cidade a ser integrada. Caso esta possua filiais que também serão integradas, deve-se preencher um formulário para cada cidade, e da mesma forma, abrir-se uma OS para cada filial.
9) Estar com as versões adequadas e necessárias para utilização da integração, que são:
- SankhyaOm - Versão 3.8 ou superior.
- JivaOm - Versão 3.8 ou superior.
- SanNFe - Versão 2.18b9 ou superior.
10) Baixar o manual de orientação da Prefeitura e efetuar a leitura do mesmo, pois os dados de cada Município são distintos, assim como alíquota, código de tributação no município, Natureza do ISS, Regime especial de Tributação (que geralmente variam). Deve-se atentar para estes detalhes/dados que são configuráveis.
Para utilização desta integração, são necessárias algumas configurações no sistema. São elas:
Comercial > Arquivo > Cadastros > Tipos de Operação - TOP
Nesta tela, na aba Livro Fiscal, quando a empresa utilizar a integração com a NDD, se faz necessária a configuração do campo "Cód. Natureza Oper. ISS (NFS-e)".
Para o campo mencionado, tem-se a seguinte lista de opções:
1 - Tributação no Município; 2 – Tributação fora do Município; 3 – Isenção; 4 – Imune; 5 – Exigibilidade suspensa por decisão judicial; 6 – Exigibilidade suspensa por procedimento administrativo; 7 – Sem dedução; 8 – Com dedução / Materiais; 9 – Imune / Isenta de ISSQN; 10 – Devolução / Simples remessa; 11 – Intermediação; 12 – Prestação de serviço; 13 – Simples remessa; 14 – Anulada; 15 – Vencida; 16 – Tributada integralmente; 17 – Tributada integralmente com ISSRF; 18 – Tributada integralmente e sujeita a substituição tributária; |
19 – Tributada com redução da base de cálculo; 20 – Tributada com redução da base de cálculo com ISSRF; 21 – Tributada com redução de cálculo e sujeita a substituição tributária; 22 – Não tributada – ISS regime fixo; 23 – Não tributada – ISS regime estimativa; 24 – Não tributada – ISS construção civil recolhido antecipadamente; 25 – Não tributada – Ato cooperado;26 – Tributada no prestador; 27 – Tributada no tomador; 28 – Tributado Fixo; 29 – Isenta/Imune; 30 – Outro município; A - Sem Dedução; B - Com Dedução/Materiais; C - Imune/Isenta de ISSQN; D - Devolução/Simples Remessa; J - Intemediação. |
As opções acima que se encontram sublinhadas, são opções inerentes ao sistema, e também são válidas para a NDD. Caso não se possua a integração com NDD, as opções apresentadas no campo "Cód. Natureza Oper. ISS (NFS-e)" serão apenas as alternativas sublinhadas.
A informação a ser definida neste campo, deve ser verificada no manual disponibilizado pela Prefeitura e confirmada juntamente ao setor fiscal da Empresa, para se chegar a opção correta a ser utilizada.
Comercial > Preferências > Empresa
Na aba "NFS-e", deve-se atentar para a configuração de alguns campos, que irão influenciar diretamente no sucesso ou fracasso da emissão na NFS-e via integração com a NDD. Primeiramente, tem-se o campo "Regime esp. tributação ISS (NFS-e)":
Este campo deve ser configurado, caso a Prefeitura possua esta informação a ser prestada na NFS-e. Vejamos abaixo as opções nativas disponíveis para definição neste campo, e suas opções equivalentes quando se utiliza a integração com NDD:
Nativo do Sistema |
Com a NDD |
1 - Microempresa municipal 2 - Estimativa 3 - Sociedade de profissionais 4 - Cooperativa 5 - MEI (Simples Nacional) 6 - ME EPP (Simples Nacional) C - senta de ISS E - Não Incidência no Município F - Imune G - Tributável Fixo H - Tributável S.N. K - Exigibilidd Susp.Dec.J/Proc.A N - ão Tributável T – Tributável |
1 - Microempresa Municipal; 2 – Estimativa; 3 – Sociedade de profissionais; 4 – Cooperativa; 5 – MEI – Simples Nacional; 6 – ME EPP – Simples Nacional; 7 – Isenta de ISS; 8 – Não incidência no município; 9 – Imune; 10 – Exigibilidade Susp.Dec J/Proc.A; 11 – Não tributável; 12 – Tributável; 13 – Tributável fixo; 14 – Tributável S.N; |
Foram criados os campos "JobKey NDDigital" e "Conector NFS-e".
No campo "JobKey NDDigital" informa-se o código da empresa no servidor na NDD, identificando seu acesso.
Já no campo "Conector NFS-e" tem-se duas opções de escolha, a saber:
- ND Digital: Por esta opção, indica-se que a NFS-e será utilizada pela Integração da NDD.
- Nativo do sistema: Esta alternativa, define que a NFS-e será enviada diretamente pelo sistema Sankhya-Om, apenas no caso de existir a integração nativa desenvolvida pela Sankhya.
Para que seja possível enviar notas utilizando a integração NDD, a empresa deverá ter um JobKey cadastrado na NDDigital; para isso, é necessário preencher um formulário com os dados da Empresa e a ND Digital irá disponibilizar um código "JobKey", onde serão trafegadas as requisições. Para cada empresa que irá utilizar a integração, deve-se possuir um JobKey.
Observação: é necessário verificar qual o código que a Prefeitura local utiliza, e se o utiliza, pois as faixas indicadas com os números (1 a 6), são para um determinado padrão de Prefeitura e as faixas compostas por letras, são para utilização de outro padrão.
Importante: caso a empresa tenha passado (e solucionado) por alguma questão comercial e contratual juntamente a NDD, os dois campos mencionados acima, devem ser modificados para "em branco" (sem nenhuma informação) e "Nativo do Sistema", respectivamente.
Configurar o SankhyaOm / SanNFe - Conexão
Para utilização da integração com a NDD, é necessário incluir o certificado digital da empresa no SanNFe, através da tela "Comercial > Configuração > Console NF-e" no SankhyaOm.
Como já relatado inicialmente nas premissas para utilização, é necessário que o SankhyaOm esteja na versão 3.8 ou superior, e o SanNFe na versão 2.18b9 ou superior.
Uma outra característica de suma importância, é premissa de funcionamento, a existência de conexão com a internet para comunicação junto a Prefeitura; além disso, o endereço do IP referente ao servidor local de acessos da internet, deve ser informado no parâmetro "IP do Servidor de Nota Fiscal Eletrônica - IPSERVNFE" acessado através da tela "Configurações > Avançado > Preferências".
Cadastros envolvidos para emissão de Notas de Serviço
Comercial > Preferências > Empresa
- Aba NFS-e
Ambiente NFS-e: Homologação / Produção (definir o ambiente);
Incentivador cultural: desmarcado;
Reg.Esp.Tributação ISS: Microempresa Municipal (de acordo com cada Empresa; informação vinda da contabilidade).
- Aba CNAE Empresa
Se a Empresa possuir mais de um CNAE, deve-se informar na aba CNAE os CNAE’s existentes.
Configurações > Cadastros > Parceiros
Deve-se preencher os dados cadastrais corretamente, bem como dados de endereço, CEP, CPF/CNPJ, Inscrição Municipal; são dados necessários de acordo com o cadastro na Prefeitura, e são validados no envio da nota fiscal.
Configurações > Cadastros > Produtos > Serviço
Define-se na aba Impostos, o campo "Tem ISS" com "Tributado", preenche-se o "Cód. de Trib. Município NFS-e" (listagem adquirida junto a Prefeitura) e o "CNAE" da empresa.
Além disso, informa-se no campo "Tipo de serviço", o código da atividade/Lista de serviços (lista LCP 116), referente ao serviço cadastrado.
Exemplo: "Tipo de Serviço": 1701 – "Assessoria ou consultoria de qualquer natureza..."
Exemplo: "Cód. de Trib. Município NFS-e": 639920000
Configurações > Cadastros > Endereços > Cidades
Informa-se no campo "Mun. domicílio fiscal"; código este fornecido pelo IBGE.
Comercial > Arquivo > Cadastros > Alíquotas > Alíquotas ISS
Configura-se a alíquota de ISS com o percentual informado pela Prefeitura e de acordo com a Lista de serviços.
Comercial > Arquivo > Cadastros > Tipos de Operação - TOP
Deve-se criar uma TOP específica para a emissão de NFS-e, e configurar nesta, os seguintes campos:
- Aba Livro fiscal
Cód. Natureza Oper. ISS (NFS-e): Exemplo: Tributado no município (verifica-se esta informação junto a contabilidade); se existirem operações onde possam ocorrer as tributações no município e outra Tributação fora do município (no caso de cidades distintas) é necessário que existam TOP's diferentes, visto que na TOP só se pode utilizar uma Natureza de operação.
Modelo do documento: 01 – Nota fiscal
- Aba Impressão
NFS-e: Normal
Mod. Imp. NFS-e: Se existir.
Mod. Imp. RPS: Se existir.
NFS-e por Natureza: Marca-se apenas se for necessário.
Modelo do Documento: 01 - Nota Fiscal
Configurar numeração das notas (se já foram realizadas emissões por outro sistema ou direto no site da Prefeitura, deve-se verificar o último número gerado, para que se mantenha a sequencia correta).
Configurações > Cadastros > Impostos
Os impostos federais retidos (PIS,COFINS,IR,CSLL) devem ser configurados nesta tela, seguindo as configurações de retenção já existentes no sistema.
Portal de Vendas - Central de Vendas
- Utiliza-se a Central de Vendas - Portal de Vendas para emissão das Notas fiscais de prestação de serviços e envio das notas para a Prefeitura posteriormente.
- Informa-se os dados necessários, Empresa, TOP, Parceiro, Tipo de Negociação, Serviço prestado (configurações citadas acima), valores etc.
- Utiliza-se a aba Serviços disponível na grade de itens, para informar os códigos dos respectivos serviços prestados.
- Depois de informados os dados desejados corretamente, valores, impostos, confirma-se a nota.
- No Portal de Vendas, nos Resultados de Seleção, pode ser enviada uma nota ou várias mantendo-se pressionado o botão "Ctrl" no teclado, selecionando-se as notas desejadas e escolhendo-se no botão "NFS-e" a opção desejada.
- Em relação a cidade de execução do serviço, caso seja necessário informar esta diferente da cidade do parceiro, na Central de Vendas na aba Impostos da nota, consta um campo para informar o código da cidade onde ocorreu a execução do Serviço. O padrão é que este campo fique vazio, considerando a cidade do parceiro como local da execução.
- Após aprovação das notas, pode-se acessar o site de homologação da Prefeitura e efetuar a consulta das notas, e a conferência se esta consta corretamente conforme estava no Sankhya-Om, bem como a emissão/impressão da NFS-e pelo site da Prefeitura.
Monitor NDD
Para verificar a situação de uma nota fiscal enviada, pode-se acessar o site/monitor disponibilizado pela NDD; com este acesso, será possível consultar a situação, status ou ocorrência das notas em processamento ou já processadas. O usuário e senha, são os fornecidos pela NDD, na etapa de cadastro.
Abaixo tem-se o link para o NFS-e Monitor de "Homologação":
http://nfsehl.e-datacenter.nddigital.com.br/NFSeMonitor/Default.aspx
Além deste, tem-se o link para o NFS-e Monitor de "Produção":
http://nfse.e-datacenter.nddigital.com.br/NFSeMonitor/logon.aspx?sys=NFS&msgKey=
Vejamos a tela de acesso NFS-e Monitor da NDD:
Vejamos na imagem abaixo, a tela onde são realizadas as consultas do NFS-e Monitor, onde tem-se na lateral esquerda da tela os filtros para realização das consultas, e na parte superior, as notas retornadas pela consulta realizada.
É de suma relevância efetuar o backup da base, e realiza-se as simulações em uma base de testes direcionada para o ambiente de Homologação antes de utilizar-se em Produção. Nunca se deve utilizar a base de Produção direcionada para o ambiente de Homologação da prefeitura e a base de testes direcionada para Produção.
Consulta de erros no NFS-e Monitor
Caso tenham ocorrido erros na emissão da NFS-e, pode-se também consultá-los através do NFS-e Monitor.
Erros informados na coluna Status como "Erro de negócio" indicam que existe algum problema nos dados informados, por exemplo:
Erro do código de tributação:
Código de tributação no município inexistente > E35 - Código de tributação inexistente
CNAE Inexistente > NDD: E33 - Código CNAE inexistente
Solução: Deve-se verificar se foi informado no Cadastro de Serviços, o código de tributação referente a cidade de utilização.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.