O eSocial (Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é uma base de dados do governo federal que reunirá as informações trabalhistas, previdenciárias, tributarias e fiscais da utilização de mão de obra onerosa em todo território nacional. As informações armazenadas no e-Social deverão atender as necessidades dos órgãos governamentais usuários do sistema no limite de suas respectivas competências, formando uma base única de dados.
Tem-se abaixo os Órgãos envolvidos:
- Receita Federal do Brasil;
- Ministério do trabalho e Emprego;
- Ministério da Previdência Social;
- Instituto Nacional do Seguro Social;
- Justiça do Trabalho;
- Caixa Econômica Federal.
Para maiores informações a respeito do eSocial acesse http://portal.esocial.gov.br/.
O San eSocial é o programa que executará a extração destas informações na empresa. Bem como, a assinatura em lote e o envio dos arquivos.
Executável de Instalação para Windows |
Passos iniciais
A utilização deste programa dependerá dos seguintes procedimentos:
•Realizar a baixa do arquivo no site Sankhya na parte de downloads, de acordo com seu respectivo sistema operacional;
Verifica-se na imagem 3 (três) tipos de arquivos, vejamos abaixo a funcionalidade de cada um deles:
1.Executável de Instalação para Windows;
2.Arquivos descompactáveis para Windows;
3.Arquivos descompactáveis para Linux.
•Instalar o programa San eSocial no servidor ou máquina local.
Importante: para clientes que são Cloud a instalação deve ocorrer no servidor do banco de dados (não é local). Além disso, para instalar o programa deve-se solicitar o DBA.
Essa instalação é realizada de duas maneiras, nos tópicos seguintes tem-se a descrição e procedimentos de cada uma delas.
Executável de Instalação para Windows
Através deste método, o programa é configurado para iniciar automaticamente ao ligar a máquina.
Ao executar o processo de instalação atráves de um duplo clique sobre o arquivo, é apresentado o "Assistente de Instalação do SanEsocial" com seu passo a passo:
Ao clicar em "Avançar" indica-se a pasta onde será armazenado o San eSocial:
Neste passo é apontada a pasta do menu onde serão criados os atalhos do programa:
Em seguida, é solicitada a seleção dos detalhes a respeito da forma pela qual os serviços precisam ser instalados:
A opção "Instalar o serviço "sanesocial-service"" quando marcada, indicará que o San eSocial será implantado ao final da instalação.
Acionando-se a marcação "Iniciar arranque", aponta-se que o programa iniciará automaticamente ao ligar a máquina.
Ao final, a instalação é concluída com sucesso e requisita-se o fechamento do programa de instalação:
Descompactação dos Arquivos no Diretório de Destino (Windows ou Linux)
Utilizando-se desta forma de instalação, será preciso configurar o serviço para que a inicialização seja automática.
Conforme imagem acima, são dispostos dois arquivos para descompactação. Sendo que, o de numeração 1 (um) é para os sistemas operacionais Windows e o número 2 (dois) para sistemas operacionais Linux.
Após descompactar os arquivos, através de um duplo clique sobre o arquivo executa-se o "sanesocial-service" para dar início ao serviço.
Configurando o Console
Realizada a inicialização do serviço por uma das formas apresentadas acima, o próximo passo é acessar o console para configurar o certificado e o banco de dados. Através do endereço http://localhost:8778/index.html, tem-se o acesso a página inicial do San eSocial onde informa-se o usuário "admin" e a senha "admin" para executar o login no sistema.
O usuário e a senha "admin" são padrões do sistema. Deste modo, não podem ser alterados.
Ao executar o login, são apresentadas na tela as abas responsáveis pelas configurações pertinentes ao sistema. Vejamos sobre cada uma delas:
Esta aba possibilita a configuração dos certificados digitais da Empresa, que serão empregados na assinatura dos lotes de arquivos contendo as informações da empresa.
Localizado no lado esquerdo da tela, o painel "CNPJ/CPF" exibe os certificados já cadastrados no sistema.
Por meio do botão "+ Certificado" executa-se a inserção de novos certificados no sistema. Uma vez que, para configurar um certificado os campos abaixo deverão ser preenchidos:
Arquivo: Utilizando o botão "Selecionar arquivo" indica-se o arquivo original do certificado digital tipo A1 (extensão "pfx").
Importante: o arquivo do certificado digital não pode ser exportado via Sannfe, somente o arquivo original com extensão "pfx" é permitido.
CNPJ/CPF: Informa-se o CNPJ ou CPF da empresa detentora do certificado em questão.
Senha: Neste campo é indicada a palavra-chave do certificado.
Após realizar o preenchimento dos campos, aciona-se o botão "Salvar" e as informações a cerca do certificado digital serão carregadas na seção "Informações do Certificado".
Nota: quando a empresa possuir filiais, não será necessário que sejam inseridos os certificados digitais dos CNPJs de cada filial. O certificado digital da Matriz deve assinar todos os lotes gerados, inclusive os lotes das filiais.
Nesta aba são realizadas as configurações de URLs para envio e consulta de processamento dos lotes de arquivos.
O campo "Versão do Schema" deve ser configurado somente com a última versão vigente do eSocial.
Aqui são realizadas as configurações para conexão com o banco de dados utilizado pela empresa.
Através da opção "Banco", seleciona-se o tipo de banco de dados utilizado pela empresa, sendo apresentadas as opções "Oracle" e "SQL".
Informa-se no campo "Nome do banco de dados" a descrição do banco.
Indica-se por meio do campo "Usuário" o utilizador com permissão de acesso ao banco de dados.
No campo "Senha" é apontada a palavra-chave de acesso ao banco de dados.
O endereço de IP onde está localizado o banco de dados será descrito no campo "Host".
O campo "Sid" é alimentado de acordo com a opção apontada na opção "Banco". Deste modo, informa-se aqui orcl para Oracle e sql para SQL.
Ao finalizar o preenchimento dos dados, aciona-se o botão "Salvar" para que o sistema execute a validação do acesso ao banco de dados. Caso seja verificado que alguma informação está incorreta, será exibida a seguinte mensagem de erro:
"Não foi possível conectar ao banco de dados, verificar os dados informados."
Ocorrendo a validação das informações, o acesso ao banco de dados será realizado com êxito e a mensagem abaixo será apresentada:
"Salvo com sucesso."
Uma vez realizadas todas essas configurações, o sistema transmitirá todos os arquivos que já estiverem preparados para envio pelo MGE. Recomenda-se que a tela "Central do Esocial" no MGE seja acessada somente após a execução das refeidas configurações.
Através desta aba, tem-se a visualização dos eventos que estão pendentes, finalizados e os tipos de erros que ocorreram nos envios realizados dentro de determinada referência e determinada sequência. Ao preencher os campos de acordo com os dados pertinentes a empresa, aciona-se o botão "Pesquisar" para que as informações sejam apresentadas.
Notando-se a presença de eventos Pendentes, é possível que existam eventos Não Finalizados de um grupo inferior; sendo assim necessário cancelar o envio dos eventos pendentes e gera-los novamente.
Esta aba é de uso exclusivo da Sankhya.
Esta aba exibirá o endereço e o nome do computador que está executando o San eSocial, bem como os dados do computador que esteve executando-o anteriormente. Sendo que, o San eSocial só funciona quando há somente um computador com ele configurado.
Nesta aba pode-se visualizar a data da última atualização de script, a quantidade de erros e quais os objetos que não foram executados devido à qualquer tipo de erro.
Botões no topo da tela
Abordaremos agora os botões que executam funções essenciais para o San eSocial. Vejamos sobre eles:
Atualizar Script: Este botão tem como funcionalidade atualizar as informações do E-Social no banco de dados que está sendo utilizado para enviar os dados para o governo. Deste modo, é de suma importância manter os scripts atualizados.
Baixar Log e Log: Através destes botões, efetua-se a baixa do arquivo de log do sistema (exibe todos os processamentos realizados na máquina, sendo essencial para manutenções) e visualização das últimas 1000 linhas do log em tempo real.
Pausar: Este botão quando acionado, tem-se uma pausa temporária no serviço do San eSocial, ou seja, o processamento dos eventos já iniciados e a busca dos novos eventos da fila serão suspensos.
Reiniciar: Tem como finalidade recomeçar o serviço quando o mesmo estiver pausado, retomando assim o processamento das informações geradas pelo MGE e as informações que já tiveram seu processamento iniciado. Além disso, este botão pode ser aplicado quando o serviço não estiver pausado, nestes casos tem-se a reinicialização dos serviços que recuperam informações perdidas durante panes no sistema do governo e durante problemas de envio.
Cancelar Envio: Por meio deste botão, realiza-se o cancelamento de todos os eventos pendentes da fila.
Gerar Dados Envio: Este botão ao ser acionado, efetiva a geração dos dados para envio ao E-Social.
Versões: Realiza a verificação da existência de novas versões do San eSocial. Quando encontradas, pode-se efetuar a atualização do sistema para a versão mais atual.
Recuperar Arquivos de Retorno: Aciona-se este botão nos casos em que é necessário recuperar mensagens de retorno dos eventos S-5001 e afins (os eventos que são retornados pelo governo informando os valores declarados para cada folha enviada). Sendo assim, este botão irá recuperar os eventos que foram perdidos devido a instabilidades.
Envio das Informações
O despacho das informações será realizado somente quando o serviço "sanesocialservice" se encontrar "Em execução".
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