O eSocial (Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é uma base de dados do governo federal que reunirá as informações trabalhistas, previdenciárias, tributarias e fiscais da utilização de mão de obra onerosa em todo território nacional. As informações armazenadas no eSocial deverão atender as necessidades dos órgãos governamentais usuários do sistema no limite de suas respectivas competências, formando uma base única de dados.
Tem-se abaixo os órgãos envolvidos:
- Receita Federal do Brasil;
- Ministério do trabalho e Emprego;
- Ministério da Previdência Social;
- Instituto Nacional do Seguro Social;
- Justiça do Trabalho;
- Caixa Econômica Federal.
O San eSocial é o programa que executará a extração destas informações na empresa. Bem como, a assinatura em lote e o envio dos arquivos.
Funcionalidades do San eSocial |
Passos iniciais |
Executável de Instalação para Windows |
Descompactação dos Arquivos no Diretório de Destino |
Botões no topo da tela |
Envio das Informações |
Passos iniciais
A utilização deste programa dependerá dos seguintes procedimentos:
Realizar a baixa do arquivo no site Sankhya na parte de downloads, de acordo com seu respectivo sistema operacional;
Verifica-se na imagem 3 (três) tipos de arquivos, vejamos abaixo a funcionalidade de cada um deles:
1.Executável de Instalação para Windows;
2.Arquivos descompactáveis para Windows;
3.Arquivos descompactáveis para Linux.
Instalar o programa San eSocial no servidor ou máquina local.
Importante: para clientes que são Cloud a instalação deve ocorrer no servidor do banco de dados (não é local). Além disso, para instalar o programa deve-se solicitar o DBA.
Essa instalação é realizada de duas maneiras, nos tópicos seguintes tem-se a descrição e procedimentos de cada uma delas.
Executável de Instalação para Windows
Através deste método, o programa é configurado para iniciar automaticamente ao ligar a máquina.
Ao executar o processo de instalação atráves de um duplo clique sobre o arquivo, é apresentado o "Assistente de Instalação do SanEsocial" com seu passo a passo:
Ao clicar em "Avançar" indica-se a pasta onde será armazenado o San eSocial:
Neste passo é apontada a pasta do menu onde serão criados os atalhos do programa:
Em seguida, é solicitada a seleção dos detalhes a respeito da forma pela qual os serviços precisam ser instalados:
A opção "Instalar o serviço "sanesocial-service"" quando marcada, indicará que o San eSocial será implantado ao final da instalação.
Acionando-se a marcação "Iniciar arranque", aponta-se que o programa iniciará automaticamente ao ligar a máquina.
Ao final, a instalação é concluída com sucesso e requisita-se o fechamento do programa de instalação:
Descompactação dos Arquivos no Diretório de Destino (Windows ou Linux)
Utilizando-se desta forma de instalação, será preciso configurar o serviço para que a inicialização seja automática.
Conforme imagem acima, são dispostos dois arquivos para descompactação. Sendo que, o de numeração 1 (um) é para os sistemas operacionais Windows e o número 2 (dois) para sistemas operacionais Linux.
Após descompactar os arquivos, através de um duplo clique sobre o arquivo executa-se o "sanesocial-service" para dar início ao serviço.
Configurando o Console
Realizada a inicialização do serviço por uma das formas apresentadas acima, o próximo passo é acessar o console para configurar o certificado e o banco de dados. Através do endereço http://localhost:8778/index.html, tem-se o acesso a página inicial do San eSocial onde informa-se o usuário "admin" e a senha "admin" para executar o login no sistema.
O usuário e a senha "admin" são padrões do sistema. Deste modo, não podem ser alterados.
Ao executar o login, são apresentadas na tela as abas responsáveis pelas configurações pertinentes ao sistema. Sendo elas:
Aba Certificados | Aba Configurações |
Aba Cfg. BD | Aba Fila |
Aba Processos | Aba Registro de Execuções |
Aba Histórico de Scripts |
Esta aba possibilita a configuração dos certificados digitais da Empresa, que serão empregados na assinatura dos lotes de arquivos contendo as informações da empresa.
Localizado no lado esquerdo da tela, o painel "CNPJ/CPF" exibe os certificados já cadastrados no sistema.
Por meio do botão "+ Certificado" executa-se a inserção de novos certificados no sistema. Uma vez que, para configurar um certificado os campos abaixo deverão ser preenchidos:
Arquivo: Utilizando o botão "Selecionar arquivo" indica-se o arquivo original do certificado digital tipo A1 (extensão "pfx").
Importante: o arquivo do certificado digital não pode ser exportado via Sannfe, somente o arquivo original com extensão "pfx" é permitido.
CNPJ/CPF: informa-se o CNPJ ou CPF da empresa detentora do certificado em questão.
Senha: neste campo é indicada a palavra-chave do certificado.
Após realizar o preenchimento dos campos, aciona-se o botão "Salvar" e as informações a cerca do certificado digital serão carregadas na seção "Informações do Certificado".
Nota: quando a empresa possuir filiais, não será necessário que sejam inseridos os certificados digitais dos CNPJs de cada filial. O certificado digital da Matriz deve assinar todos os lotes gerados, inclusive os lotes das filiais.
Aba Configurações
Nesta aba são realizadas as configurações de URLs para envio e consulta de processamento dos lotes de arquivos.
O campo "Versão do Schema" deve ser configurado somente com a última versão vigente do eSocial.
Aba Cfg. BD
Aqui são realizadas as configurações para conexão com o banco de dados utilizado pela empresa.
Através da opção "Banco", seleciona-se o tipo de banco de dados utilizado pela empresa, sendo apresentadas as opções "Oracle" e "SQL".
Informa-se no campo "Nome do banco de dados" a descrição do banco.
Indica-se por meio do campo "Usuário" o utilizador com permissão de acesso ao banco de dados.
No campo "Senha" é apontada a palavra-chave de acesso ao banco de dados.
O endereço de IP onde está localizado o banco de dados será descrito no campo "Host".
O campo "Sid" é alimentado de acordo com a opção apontada na opção "Banco". Deste modo, informa-se aqui orcl para Oracle e sql para SQL.
Ao finalizar o preenchimento dos dados, aciona-se o botão "Salvar" para que o sistema execute a validação do acesso ao banco de dados. Caso seja verificado que alguma informação está incorreta, será exibida a seguinte mensagem de erro:
"Não foi possível conectar ao banco de dados, verificar os dados informados."
Ocorrendo a validação das informações, o acesso ao banco de dados será realizado com êxito e a mensagem abaixo será apresentada:
"Salvo com sucesso."
Uma vez realizadas todas essas configurações, o sistema transmitirá todos os arquivos que já estiverem preparados para envio pelo MGE. Recomenda-se que a tela Central do Esocial no MGE seja acessada somente após a execução das refeidas configurações.
Aba Fila
Através desta aba, tem-se a visualização dos eventos que estão pendentes, finalizados e os tipos de erros que ocorreram nos envios realizados dentro de determinada referência e determinada sequência. Ao preencher os campos de acordo com os dados pertinentes a empresa, aciona-se o botão "Pesquisar" para que as informações sejam apresentadas.
Notando-se a presença de eventos Pendentes, é possível que existam eventos Não Finalizados de um grupo inferior; sendo assim necessário cancelar o envio dos eventos pendentes e gerá-los novamente.
Aba Processos
Esta aba é de uso exclusivo da Sankhya.
Aba Registro de Execuções
Esta aba exibirá o endereço e o nome do computador que está executando o San eSocial, bem como os dados do computador que esteve executando-o anteriormente. Sendo que, o San eSocial só funciona quando há somente um computador com ele configurado.
Aba Histórico de Scripts
Nesta aba pode-se visualizar a data da última atualização de script, a quantidade de erros e quais os objetos que não foram executados devido à qualquer tipo de erro.
Botões no topo da tela
A seguir estão os botões que executam funções essenciais para o San eSocial:
Atualizar Script: este botão tem como funcionalidade atualizar as informações do eSocial no banco de dados que está sendo utilizado para enviar os dados para o governo. Deste modo, é de suma importância manter os scripts atualizados.
Baixar Log e Log: através destes botões, efetua-se a baixa do arquivo de log do sistema (exibe todos os processamentos realizados na máquina, sendo essencial para manutenções) e visualização das últimas 1000 linhas do log em tempo real.
Pausar: este botão quando acionado, tem-se uma pausa temporária no serviço do San eSocial, ou seja, o processamento dos eventos já iniciados e a busca dos novos eventos da fila serão suspensos.
Reiniciar: tem como finalidade recomeçar o serviço quando o mesmo estiver pausado, retomando assim o processamento das informações geradas pelo MGE e as informações que já tiveram seu processamento iniciado. Além disso, este botão pode ser aplicado quando o serviço não estiver pausado, nestes casos tem-se a reinicialização dos serviços que recuperam informações perdidas durante panes no sistema do governo e durante problemas de envio.
Cancelar Envio: por meio deste botão, realiza-se o cancelamento de todos os eventos pendentes da fila.
Gerar Dados Envio: este botão ao ser acionado, efetiva a geração dos dados para envio ao eSocial.
Versões: realiza a verificação da existência de novas versões do San eSocial. Quando encontradas, pode-se efetuar a atualização do sistema para a versão mais atual.
Recuperar Arquivos de Retorno: aciona-se este botão nos casos em que é necessário recuperar mensagens de retorno dos eventos S-5001 e afins (os eventos que são retornados pelo governo informando os valores declarados para cada folha enviada). Sendo assim, este botão irá recuperar os eventos que foram perdidos devido a instabilidades.
Envio das Informações
O despacho das informações será realizado somente quando o serviço "sanesocialservice" se encontrar "Em execução".
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