Módulo: configurações > Avançado
Esta tela é uma ferramenta de auxílio na manutenção do "Banco de Dados" do sistema, onde serão permitidas apenas a realização de "Consultas". É uma opção do sistema destinada à área de Suporte, aos Programadores, DBA's ou ainda, a Implantadores que possuam conhecimentos em comandos SQL.
Abaixo, temos as funcionalidades do DBExplorer:
No alto do lado esquerdo da tela, temos um espaço para consulta de Tabelas, onde pesquisa-se por seu nome ,e abaixo deste, são listadas as tabelas do banco. Ao informar a descrição de alguma tabela, são apresentados apenas os registros que possuem totalmente o nome digitado.
Clicando sobre o nome da tabela, o sistema abre uma nova aba no painel de consulta, com as informações da tabela (seus campos, tipo, tamanho, PK, se é um campo nulo, se possui valor default). Estes dados são complementares ao dicionário de dados e podem servir de subsídios para facilitar uma consulta. Além disso, temos os "Índices" de cada tabela para identificação de algum problema no banco de dados. No exemplo retratado na imagem abaixo, clicamos na tabela TGFITE:
Você também poderá pesquisar as triggers existentes no banco de dados, pelo seu nome completo ou parte dele. Assim, ao clicar em uma das triggers listadas, será apresentado seu código fonte:
Ao acionar o botão "+ Consulta", digita-se a estrutura da consulta (query) e, através do botão "Executar", também localizado no alto da tela, o sistema aplica o campo informado e busca os dados solicitados. O resultado obtido pela query construída, é apresentado em uma grade inferior:
Um comando SQL possui a seguinte sintaxe:
- SELECT <Nome do campo>
- FROM <Nome da Tabela>
- WHERE <Condição>
Observação: ao final desta documentação, traremos alguns exemplos de consulta ao Banco de Dados.
Para cada aba de pesquisa que é aberta através do botão "Consulta", ao executá-la, é apresentada uma nova grade contendo os resultados da query:
Importante: assim como são listadas as Tabelas do banco de dados, o DBExplorer apresenta também as "Functions", "Views" e "Procedures" presentes no banco para que possam realizadas consultas. Essa funcionalidade é bastante utilizada para implantação e análise de diversos comportamentos do sistema pelo Service Desk.
Podem ocorrer casos em que foram elaboradas consultas mais complexas e que precisarão ser reaproveitadas. Para esta situação, temos o botão "Salvar" que, ao ser acionado, será aberto um pop-up para que seja informado um "Título" para a query concluído seu salvamento por meio do botão "Aplicar".
Para se obter as consultas salvas, acione o botão "Carregar", onde estas serão listadas e poderão ser executadas novamente.
Importante: as consultas são salvas por usuário, ou seja, cada usuário conseguirá visualizar apenas as consultas salvas por ele.
O acesso ao DBExplorer está liberado apenas para o usuário SUP; para liberar para os demais usuários, é necessária a devida configuração na tela Acessos. É de extrema importância a configuração de acessos ao DBExplorer, por possibilitar consultas direto ao banco de dados. Leve em consideração a sensibilidade e a segurança das informações.
A opção de exportar grade para PDF, Excel e Cubo também é liberada conforme configuração no Controle de Acessos.
Abaixo temos alguns exemplos de Consultas:
SELECT * FROM TGFTOP WHERE CODTIPOPER = 2
(Selecionar tudo da tabela de TOP's onde o código do tipo de operação seja igual a 2)
SELECT * FROM TGFSBC WHERE CODCTABCOINT = 5
(Selecionar tudo da tabela de Saldos Bancários onde o código interno da conta seja igual a 5)
SELECT * FROM TGFMBC WHERE CODCTABCOINT = 3
(Selecionar tudo da tabela de Movimento Bancário onde o código interno da conta seja igual a 3)
SELECT MAX (CODUNI) FROM TSIRHI
(Seleciona o maior código único da tabela de campos de Relatório)
SELECT * FROM TGFFIN WHERE NUMDUPL = 101
(Seleciona tudo da tabela do Financeiro onde o número da duplicata seja igual a 101)
SELECT * FROM TGFFIN WHERE NUNOTA = 2586
(Selecionar tudo da tabela do Financeiro onde o número único da nota seja igual a 2586)
Comentários
1 comentário
Observação:
Conforme citado acima, o DBExplorer é uma ferramenta de apoio a consultas simples. E não substitui o uso de uma IDE ou um relatório. Portanto existe uma trava no sistema para que o resultado da tela não ultrapasse um valor limite de 5.000 linhas.
Por favor, entre para comentar.