Módulo: Configurações > Cadastros
Esta rotina permite que você crie moedas alternativas, pois existe a opção de comprar, vender e lançar receitas e despesas no sistema usando moedas diferentes. Também é permitida a criação de indexadores, que poderão auxiliar nas análises financeiras. A cada mudança na cotação, você deverá cadastrá-la informando a data do movimento.
Preencha o campo "Nome" com o nome da moeda que está sendo cadastrada, como por exemplo, Dólar, Euro, Libra, Peso Argentino. Em seguida, preencha a opção "Tipo", que possui duas opções:
- Índice;
- Valor.
No campo "Código tabela internacional" empregue os códigos disponibilizados no site http://www.bcb.gov.br/htms/Leiaute1010.asp.
As informações pertinentes aos campos "Código tabela BCB" e "Tipo de Taxa" estão descritas na tela Configuração para Importação PTAX.
No campo Tipo de Taxa, indique qual o tipo de dados será importado, podendo ser a taxa de "Compra" ou "Venda".
Aba Cotação de Moeda
Após cadastrar a moeda, efetue nesta aba registros de cotações. Assim, preencha o campo "Data do Movimento" com o dia em que a cotação foi feita e indique também, no campo "Cotação", quantos Reais (R$) vale a moeda ou o índice (%) da mesma, conforme definição do campo "Tipo".
Os campos "Índice 2" e "Índice Desconto" permitem cálculos com dois índices distintos e só poderão ser diferente de zero se o campo Tipo for preenchido com o valor Índice.
Acesse informações sobre Contabilização de Financeiros com Ajuste ao Valor Presente clicando no link.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.