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Neste relatório, são apresentados os lançamentos de receitas e/ou despesas e saldo líquido apurado, resumindo as informações de recebimento e gastos por natureza. São apresentadas três colunas com Análises Verticais, que simplificam a pesquisa do desempenho de uma natureza em comparação com o resultado total da empresa. Vejamos abaixo o detalhamento de cada uma delas:
A coluna "%T.Nat" é uma análise da composição de um determinado grupo de Naturezas, ou seja, aqui se pode verificar o quanto uma natureza contribuiu na composição do resultado total apurado na "Natureza Pai" (de Nível imediatamente superior na Hierarquia). Se observar uma natureza de primeiro Nível, portanto, esta coluna apresentará a contribuição deste conjunto de naturezas na composição do Resultado Geral do Período.
A coluna "%T.Rec" demonstra a comparação do resultado da Natureza com as Receitas Totais do Período. Como as naturezas recebem, essencialmente, lançamentos de Receita ou de Despesa, podem-se extrair a partir desta informação duas análises:
Se tratando de uma natureza de receitas, você visualiza sua contribuição com as receitas totais;
No caso de uma natureza de despesas, você pode analisar o comprometimento das receitas provocado por esta natureza.
A coluna "%T.Desp", por sua vez, compara o resultado da Natureza com as Despesas Totais do Período, servindo como indicador da composição dos gastos.
Botão Visualizar em PDF Parâmetros que influenciam esta rotina
Aba Geral
Do lado esquerdo desta aba, você pode configurar filtros por "Natureza", "Centro de Resultado" e "Projeto".
Através do botão "Adicionar", você pode pesquisar um item a ser acrescentado na lista. Ao acioná-lo, será aberta a tela de pesquisa. Ao clicar sobre um item nesta tela, o sistema irá inserir o item na lista. Marcando o item escolhido com o localizado antes de seu código/descrição, o mesmo será utilizado para filtragem.
O botão "Remover" irá retirar os itens selecionados da lista. Para selecionar um item na lista basta clicar sobre ele. O item selecionado ficará na cor verde. Para selecionar mais de um item, pressione a tecla "Ctrl" do teclado e clique sobre os itens desejados.
Observação: itens selecionados para remoção são aqueles que estão com a cor verde e não os que têm a caixa de seleção marcada.
O botão "Limpar" removerá todos os itens da lista.
Você também pode configurar outros filtros através do botão "Filtros", localizado acima dos campos desta aba.
Importante: a criação dos filtros de Natureza, Centro de Resultado e Projeto através do botão Filtros para notas que possuem rateio, deverá ser realizada da seguinte forma:
Ao clicar no botão e optar pela opção "Cadastrar Filtro [F8]", informe manualmente somente as expressões conforme os exemplos abaixo:
Para a natureza 3020100 - Aluguel/IPTU e 3020200 - Limpeza e conservação, a expressão será:
/*intervalo NATUREZA 3020100:3020200 intervalo*/
Para o Centro de Resultado 10200 - Recursos Humanos e 100300 - Contábil, tem-se a expressão:
/*intervalo CR 10200:100300 intervalo*/
Para o Projeto 1010000 - Imobiliário e 1020000 - Administrativo, a expressão:
/*intervalo PROJETO 1010000:1020000 intervalo*/
Ressaltando que as expressões deverão seguir este padrão, tendo como modificação apenas os números de cadastro da Natureza, Centro de Resultado e Projeto. Após inserir a expressão, aponte um nome para o filtro criado.
Ao criar um campo adicional na TGFFIN, é necessário configurá-lo na view VGFFIN para que as telas e funcionalidades que utilizam a tabela Financeiro visualizem o referido campo.
Para que o sistema apresente o relatório, devem ser definidos os períodos de análise.
Os intervalos de "Data de Negociação no Período" e "Data de Movimento no Período" podem ser utilizados para restringir a consulta, para uma análise por competência.
Informe no campo Data de Negociação no Período o período de Negociação dos títulos que deseja-se visualizar. Nos lançamentos, a Data da Negociação é a data da emissão do documento.
No campo Data de Movimento no Período informe o período da Movimentação Financeira, ou seja, o período em que os títulos foram registrados no sistema.
Nota: quando o parâmetro "Usa data de entradas e saídas nos relatórios gerenciais? - DTENTSAIRELGER" estiver habilitado, todos os textos que referenciam à data de movimento serão trocados por data de Entrada e Saída. Os filtros e as consultas que utilizam DHMOV passam a utilizar DTENTSAI (visível no monitor de consultas).
Sob a ótica financeira, a análise pode ser realizada considerando os títulos pendentes, baixados ou ambos. Para restringir a consulta, neste sentido, selecione "Pendentes", "Baixados" ou ambos, conforme a necessidade e informe o "Período de análise" para as opções escolhidas.
A partir deste momento, defina algumas especificidades a serem apresentadas no relatório:
Determine entre os títulos de "Receita", "Despesa" ou ambos e, além disto, se serão considerados os títulos "Reais" ou os "Provisionados".
Efetuando a marcação "Imprime faixa nos detalhes", o sistema irá colorir as linhas do relatório em seus detalhes.
Através da marcação "Requisições", serão incluídos os lançamentos gerados pelas TOP's de Requisição.
Caso a marcação "Produção" esteja realizada, também serão visualizadas as notas de Produção.
Observação: juntamente às marcações Requisições e Produção, consta um filtro no qual você pode especificar as notas de Requisição ou Produção.
Quando a marcação "Tratar Devol.de Compra como Desp.Negativa e Devol.de Venda como Rec.Negativa" for efetuada, fará com que as devoluções de venda e de compra sejam deduzidas das receitas e despesas, respectivamente.
Importante: vale salientar que as requisições são tratadas no relatório de modo que seus valores serão "Negativos" e as devoluções de requisição com valores "Positivos", de modo a obter, no fim, a diferença entre estes valores. Abaixo, temos um simples exemplo:
Requisição = R$100,00
Devolução de Requisição = R$50,00
Saldo = R$50,00
Seção Apresentar resultado por
Nesta seção, indique a forma de apresentação do resultado, sendo possível, três marcações distintas:
- Natureza;
- Natureza/C.Resultado;
- Natureza/Projeto.
Caso seja feita a escolha do agrupamento por "Natureza", indique apenas o "Grau" de detalhamento. Sendo a opção de agrupamento por "Natureza/C.Resultado" ou "Natureza/Projeto", além do "Grau", você deve indicar também um "Grau Interno".
O Grau e o Grau Interno se referem ao nível hierárquico do cadastro da "Natureza", "Centro de Resultado" ou "Projeto".
Aba Avançado
Caso a marcação "Apenas Contas Ativas" esteja efetuada, o sistema avaliará apenas as operações realizadas com as contas "Ativas".
Quando a marcação "Imprime Saldos" estiver realizada, serão impressos os saldos das contas no final do relatório.
O sistema trará o saldo apurado na data informada no campo "Saldos Referentes à data".
Os botões "Marcar Todas" e "Desmarcar Todas" auxiliam na seleção de contas da grade.
No campo "Moeda" determine a moeda que será considerada nas análises, quando houver transações financeiras em moedas estrangeiras.
Na grade "Data para converter a moeda" defina a data a ser considerada para conversão da moeda. Você pode escolher dentre as seguintes opções:
- Negociação: Converte pela Data de Negociação do Título. Usado quando o valor de conversão for fixado na data de negociação;
- Vencimento: Converte pela Data de Vencimento do Título. Usado quando a conversão ocorrer na data de vencimento;
- Baixa: Converte pela Data da Baixa. Usado quando o valor for convertido na data da baixa do Título;
- Fixa: Converte conforme um valor fixo informado no cadastro de moedas. Normalmente, usado em negociações contratuais que estipulam um valor fixo de conversão durante a vigência do contrato.
Selecionando a marcação "Considerar Renegociações", o sistema buscará os títulos renegociados no período.
A marcação "Considerar Naturezas Especiais" busca os dados cadastrados em Naturezas Especiais.
Por meio da marcação "Imprime Valor Líquido" serão analisados os valores marcados em Componentes do valor líquido.
Habilitando a marcação "Imprime Filtros" serão impressos os filtros selecionados. Caso você selecione esta marcação, os filtros realizados: "Data de Negociação no Período", "Data do Movimento no Período", "Vencendo no Período", e "Baixados no Período", serão apresentados na impressão do relatório.
Observação: os relatórios "Analítico por Natureza", "Sintético por Natureza" e "Sintético por Natureza - Mensal", consideram a natureza informada nas requisições.
Botão Visualizar em PDF
No alto da tela, temos o botão "Visualizar em PDF". Através dele você escolhe como deseja visualizar o relatório gerencial, se "em PDF" ou "em Planilha".
Observação: Caso seja feita a exportação em planilha, será levada apenas a exportação do dados de forma bruta da consulta realizada a partir dos filtros, não sendo considerados os dados da aba Avançado e não será demonstrado cabeçalho e totalizadores.
Parâmetros que influenciam esta rotina
O parâmetro "Usa data de entradas e saídas nos relatórios gerenciais? - DTENTSAIRELGER", quando ativado, além do comportamento normal que altera todos os textos e consultas que referenciam a data de movimento pela "Data de Entrada" e "Data de Saída", deixa de exibir a data de movimento na coluna "Emissão" e passa a exibir a "Data de entrada e saída". O título da coluna Emissão não sofre alteração, independente de o parâmetro estar ou não ligado.
Para conhecer mais sobre os Relatórios Formatados, acesse o artigo Relatórios Formatados.
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