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Este relatório conduz os lançamentos de receitas e/ou despesas e saldo líquido apurado, concentrando as informações de recebimento e custas por Projeto.
Botão Visualizar em PDF Parâmetros que influenciam esta rotina
São demonstradas três colunas com Análises Verticais, que facilitam a análise do desempenho de um Projeto em comparação com o resultado total da empresa. Vejamos o conceito de cada uma delas:
- A coluna %T.Proj é uma análise da estruturação de um determinado grupo de Projetos, ou seja, nesta coluna visualiza-se o quanto um projeto contribuiu na composição do resultado total apurado no "Projeto Pai" (de Nível imediatamente superior na Hierarquia).
- A coluna %T.Rec exibe a comparação do Resultado do Projeto com as Receitas Totais do Período, sendo um apontador de Contribuição ou Comprometimento.
- A coluna %T.Desp, por sua vez, confronta o resultado do Projeto com as Despesas Totais do Período, servindo como indicador da composição das despesas.
Aba Geral
Do lado esquerdo desta aba, pode-se configurar filtros por "Natureza", "Centro de Resultado" e "Projeto".
Por meio do botão "Adicionar", pode-se pesquisar um item a ser acrescentado na lista. Ao acioná-lo, será aberta a tela de pesquisa. Ao clicar sobre um item nesta tela, o sistema irá inseri-lo o item na lista. Marcando-se o item escolhido com o "v" localizado antes de seu código/descrição, o mesmo será utilizado para filtragem.
O botão "Remover" irá retirar os itens selecionados da lista. Para selecionar um item na lista basta clicar sobre ele. O item selecionado ficará na cor verde. Para selecionar mais de um item, pressione a tecla "Ctrl" do teclado, e clique sobre os itens desejados.
Observação: itens selecionados para remoção são aqueles que estão com a cor verde e não os que têm a caixa de seleção marcada.
O botão "Limpar" irá remover todos os itens da lista.
Pode-se também configurar outros filtros através do botão "Filtros", localizado acima dos campos desta aba.
Importante: a criação dos filtros de "Natureza", "Centro de Resultado" e "Projeto" através do "Assistente de filtro" para notas que possuem rateio, deverá ser realizada da seguinte forma:
Ao clicar no Assistente de filtro e optar pela opção "Criar um novo filtro", deve-se informar manualmente somente as expressões conforme os exemplos abaixo:
Para a natureza 3020100 - Aluguel/IPTU e 3020200 - Limpeza e conservação, a expressão será:
/*intervalo NATUREZA 3020100:3020200 intervalo*/
Para o Centro de Resultado 10200 - Recursos Humanos e 100300 - Contábil, tem-se a expressão:
/*intervalo CR 10200:100300 intervalo*/
Para o Projeto 1010000 - Imobiliário e 1020000 - Administrativo, a expressão:
/*intervalo PROJETO 1010000:1020000 intervalo*/
Ressaltando que as expressões devem seguir este padrão, tendo como modificação apenas os números de cadastro da Natureza, Centro de Resultado e Projeto. Após inserir a expressão, aponta-se um nome para o filtro criado e caso deseje que o mesmo seja aplicado de imediato basta acionar a opção "Aplica filtro ao concluir".
Ao criar um campo adicional na TGFFIN, é necessário configurá-lo na view VGFFIN para que as telas e funcionalidades que utilizam a tabela Financeiro visualizem o referido campo.
Para que o sistema apresente o relatório, devem ser definidos os períodos de análise.
Os intervalos de "Data de Negociação no Período" e "Data do Movimento no Período" podem ser utilizados para restringir a consulta, para uma análise por competência.
Informe na Data de Negociação no Período, o intervalo de tempo dos títulos que deseja visualizar. Nos lançamentos, a Data da Negociação é a data da emissão do documento.
Na seção Data de Movimento no Período, informe o período da movimentação financeira, ou seja, o período em que os títulos foram registrados no sistema.
Nota: quando o parâmetro "Usa data de entradas e saídas nos relatórios gerenciais? - DTENTSAIRELGER" estiver ativado, todos os textos que referenciam a data de movimento serão trocados por data de Entrada e Saída. Os filtros e as consultas que utilizam DHMOV passam a utilizar DTENTSAI (visível no monitor de consultas).
Sob a ótica financeira, a análise pode ser realizada considerando títulos pendentes, baixados ou ambos. Para restringir a consulta neste sentido, selecione "Pendentes", "Baixados" ou ambos conforme a necessidade, e informe o "Período de análise" para as opções escolhidas.
A partir deste momento, defina algumas especificidades a serem apresentadas no relatório:
Determine entre os títulos de "Receita", "Despesa" ou "ambos". Além disso, se serão considerados os títulos "Reais" ou os "Provisionados".
Ao marcar a opção "Imprime faixa nos detalhes", o sistema colore as linhas do relatório em seus detalhes.
Por meio da marcação "Requisições", incluem-se os lançamentos gerados pelas TOP's de Requisição.
Ao marcar a opção "Produção", serão também visualizadas as notas de Produção.
Juntamente as opções Requisições e Produção, consta um filtro no qual pode-se especificar as notas de Requisição ou Produção.
Quando a opção "Tratar Devol.de Compra como Desp.Negativa e Devol.de Venda como Rec.Negativa" for marcada, as devoluções de venda e de compra serão deduzidas das receitas e despesas, respectivamente.
Importante: vale salientar que as requisições são tratadas no relatório de modo que seus valores serão "negativos" e as devoluções de requisição com valores "positivos", de modo a se obter no fim a diferença entre estes valores. Vejamos um simples exemplo:
Requisição = R$100,00
Devolução de Requisição = R$50,00
Saldo = R$50,00
Apresentar resultado por:
Nesta opção deve-se indicar a forma de apresentação do resultado, sendo possível, três marcações distintas:
- Projeto;
- Projeto/Natureza;
- Projeto/C.Resultado.
Caso seja feita a escolha do agrupamento por "Projeto", deve-se indicar apenas o "Grau" de detalhamento. Sendo a opção de agrupamento por "Projeto/Natureza" ou "Projeto/C.Resultado", além do "Grau" indica-se também um "Grau Interno".
O "Grau" e o "Grau Interno" se referem ao nível hierárquico do cadastro da "Natureza", "Centro de Resultado" ou "Projeto".
Aba Avançado
Seleção das Contas:
Se marcada, a opção "Apenas Contas Ativas", o sistema irá avaliar apenas as operações realizadas com as contas "Ativas".
Referente à "Imprime Saldos", serão impressos os saldos das contas no final do relatório.
Ao preencher o campo "Saldos Referentes à data", o sistema trará o(s) saldo(s) apurado(s) na data informada nesse campos.
Os botões "Marcar Todas" e "Desmarcar Todas" auxiliam na seleção de contas da grade.
Determine a "Moeda" que será considerada nas análises, quando houver transações financeiras em moedas estrangeiras.
Data para converter a moeda:
Defina a data a ser considerada para conversão da moeda. Pode-se escolher dentre as seguintes opções:
- Negociação: Converte pela data de negociação do Título. Usado quando o valor de conversão for fixado na data de negociação;
- Vencimento: Converte pela data de vencimento do Título. Usado quando a conversão ocorrer na data de vencimento;
- Baixa: Converte pela data da baixa. Usado quando o valor for convertido na data da baixa do Título;
- Fixa: Converte conforme um valor fixo informado no cadastro de moedas. Normalmente usado em negociações contratuais que estipulam um valor fixo de conversão durante a vigência do contrato
A opção "Considerar Renegociações", quando selecionada, o sistema irá buscar os títulos renegociados no período.
Referente à opção "Considerar Naturezas Especiais", esta buscará os dados cadastrados em Naturezas especiais localizado em "Financeiro > Avançado > Naturezas especiais".
Por meio da opção "Imprime Valor Líquido", o sistema analisa os valores marcados em "Financeiro > Preferências > Componentes do valor líquido".
Imprima os filtro selecionados por meio da opção "Imprime Filtros". Caso selecione esta opção, os filtros Data de Negociação no Período, Data do Movimento no Período, Vencendo no Período e Baixados no Período serão apresentados na impressão do relatório.
Botão Visualizar em PDF
No alto da tela, temos o botão "Visualizar em PDF". Através dele você escolhe como deseja visualizar o relatório gerencial, se "em PDF" ou "em Planilha".
Observação: caso seja feita a exportação em planilha, será levada apenas a exportação do dados de forma bruta da consulta realizada a partir dos filtros, não sendo considerados os dados da aba Avançado e não será demonstrado cabeçalho e totalizadores.
Parâmetros que influenciam neste relatório
O parâmetro "Usa data de entradas e saídas nos relatórios gerenciais? - DTENTSAIRELGER", quando ativado, além do comportamento normal, que altera todos os textos e consultas que referenciam a data de movimento pela "Data de Entrada" e "Data de Saída", deixa de exibir a data de movimento na coluna "Emissão" e passa a exibir a "Data de entrada e saída". O título da coluna "Emissão" não sofre alteração, independente de o parâmetro estar ou não ligado.
Para consultar o artigo referente aos Relatórios Formatados, acesse o link Relatórios Formatados.
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