Módulo: Financeiro > Relatórios
Os Relatórios Financeiros corretamente configurados e atualizados são responsáveis por apresentar as informações de entrada e saída de finanças da empresa, oferecendo projeções sobre as receitas futuras e gastos para que o gestor consiga realizar um planejamento e estipular metas que precisam ser atingidas, possibilitando assim o crescimento da empresa no mercado.
Caso haja alguma intercorrência com seu relatório, procure a sua unidade responsável.
Para dar início a criação de um relatório, acione o botão "Modo Edição". Os passos seguintes são descritos detalhadamente na documentação acessada pelo link Relatórios Formatados.
O campo "Código ou Nome contendo" localizado na parte superior da tela, está destinado a busca rápida de algum relatório que deseje visualizar ou reconfigurar. Você poderá informar o código, um trecho do nome do relatório, ou ainda clicar no ícone representado pela "lupa" localizado à frente do campo.
Depois de feita a criação de um relatório, o título definido para o mesmo será exibido na parte inferior da tela, onde os demais botões apresentados serão habilitados para utilização. São eles:
Visualizar Relatório: através deste botão, realize a visualização dos dados gerados que serão posteriormente impressos.
Modo Edição: além de ser o botão a ser acionado para início da criação de um relatório, este botão também deve ser acionado caso se possua o relatório já formatado, e deseja-se realizar no mesmo algum ajuste.
Visualizar Grade: acionando este botão, as informações geradas serão apresentadas em modo grade na tela.
Contas: clicando neste botão, será aberto o pop-up "Configurador de Contas" onde selecionam-se contas para cálculo do saldo quando a função denominada Saldo utilizada nos formatadores de relatórios financeiros e bancários possuir o campo CodConta igual a "0".
Segurança: ao acionar este botão, será aberta a tela "Título de segurança", onde configura-se os acessos ao relatório. Será permitido aqui, ajustar o nível de acesso de cada grupo de usuários, ao relatório selecionado. Os usuários são anexados aos grupos de forma conveniente, não importando a qual grupo ele esteja vinculado no cadastro de usuários. Sendo este vínculo exclusivo por relatório, pode-se ter um usuário vinculado ao grupo "A" no relatório "X" e ao grupo "B" no relatório "Y". O acesso pode ser dado a todo o grupo ou a um usuário específico.
Baixar JRXML: através deste botão, é feita a baixa do relatório no formato "jrxml", onde este pode ser utilizado no "IReport".
Outras Opções...: este botão possui duas alternativas de uso. A saber:
- Ao acionar a opção "Adicionar lançador", será aberta uma tela, onde deve-se informar a descrição e a pasta de destino; a descrição é a identificação literal para o lançador; a pasta de destino, refere-se ao diretório do menu ao qual abrigará o lançador de um determinado item; a operação estará concluída após a confirmação, pressionando o botão "Concluir", e poderá também ser abortada, acionando o botão "Cancelar".
- A opção "Localizar lançador", apresenta a listagem de todos os lançadores que apontam para o item que corresponde ao item atual de navegação. Por exemplo, se determinado usuário estiver navegando entre relatórios personalizados, ao acionar esta opção, será aberta uma lista de todos os lançadores que correspondem ao item "Relatório" atual de navegação. Nesta tela, além de visualizar os lançadores para um item, pode-se excluir um lançador do item e/ou alterar sua descrição.
Descartar Cache: marcando esta opção, ao realizar a geração dos relatórios, os caches de impressão serão limpos.
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