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Este relatório apresenta um Fechamento Financeiro da Empresa ao informar o Saldo Inicial das contas e a movimentações de Receitas e Despesas, gerando o Saldo Final do período analisado.
Aba Geral
Do lado esquerdo dessa aba, configura-se filtros por "Natureza", "Centro de Resultado" e "Projeto". Cada uma destas sub-abas, contém os botões:
Por meio do botão "Adicionar", você poderá pesquisar um item a ser acrescentado na lista. Ao acioná-lo, será aberta a tela de pesquisa, em que ao clicar sobre um item nesta tela, o sistema irá inseri-lo o item na lista. Marcando-se o item escolhido com o "v" localizado antes de seu código/descrição, o mesmo será utilizado para filtragem.
O botão "Remover" é responsável por retirar os itens selecionados da lista. Para selecionar um item na lista basta clicar sobre ele. O item selecionado ficará na cor verde. Para selecionar mais de um item, pressione a tecla "Ctrl" do teclado, e clique nos itens desejados.
Observação: itens selecionados para remoção são aqueles que estão com a cor verde e não os que têm a caixa de seleção marcada.
Ao adicionar o botão "Limpar", serão removidos todos os itens da lista.
Você também poderá configurar outros filtros através do assistente de filtros, localizado acima dos campos desta aba por meio do botão "Filtros".
O filtro é feito pelo período da baixa onde é possível criar novos filtros para geração do relatório. O campo "Baixados no Período" é de preenchimento obrigatório.
Pode-se também filtrar por duas empresas, esta poderá ser realizado na seção "Empresa" ou ainda deixá-lo em branco, para visualizar todas as empresas.
A partir deste momento, defina algumas especificidades a serem apresentadas no relatório:
Determine entre os títulos de "Receita", "Despesa" ou "ambos". Além disso, se serão considerados os títulos em "Real" ou "Provisão".
Ao marcar a opção "Imprime faixa nos detalhes", o sistema colore as linhas do relatório em seus detalhes.
Por meio de "Requisições", serão incluídos os lançamentos gerados pelas TOP's de Requisição.
Juntamente a opção Requisições, consta um filtro no qual pode-se especificar as notas de Requisição a serem apresentadas.
Seção Apresentar resultado por
Nesta opção deve-se indicar a forma de apresentação do relatório, ou seja, a forma que ele será quebrado, sendo possível três marcações distintas:
- Natureza;
- Natureza/C.Resultado;
- Natureza/Projeto.
Caso seja feita a escolha do agrupamento por Natureza, deve-se indicar apenas o "Grau" de detalhamento. Sendo a opção de agrupamento por Natureza/C.Resultado ou Natureza/Projeto, além do Grau, deve-se indicar também um "Grau Interno".
O Grau e o Grau Interno se referem ao nível hierárquico do cadastro da Natureza, Centro de Resultado ou Projeto.
Aba Avançado
Caso a marcação "Apenas contas Ativas" for marcada, filtrará as contas bancárias que estão ativas em seu cadastro e somente estas aparecerão na Grade.
Se a opção "Imprime Saldos" for marcada, trará os saldos das contas bancárias selecionadas na grade.
Só será possível marcar a opção "Imprime somente Totais" se a opção Imprime Saldos estiver marcada. Quando selecionada, trará somente os totais dos Saldos das Contas Bancárias. Se desmarcada trará os detalhes dos saldos das contas no período informado e os totais dos saldos.
Referente à "Marcar Todas", esta marcará todas as contas visualizadas na Grade.
A opção "Desmarcar Todas", desmarcará todas as contas visualizadas na Grade.
O campo "Moeda", deve informar a moeda que deverá ser considerada na visualização do relatório. Se não informada nenhum virá o código de Moeda zero, ou seja, a moeda corrente.
Em "Data para converter a moeda", se informada uma moeda diferente da moeda corrente, o sistema levará em consideração a data selecionada para fazer a conversão. Esta data pode ser "Negociação", "Vencimento", "Baixa" ou "Fixa". Se marcada "Fixa" aparecerá um campo data para informá-la.
Quando selecionada a marcação "Considerar Renegociações", o sistema buscará os títulos renegociados no período. Esta opção fica marcada como padrão.
Caso a opção "Considerar Naturezas Especiais" vier marcada, serão visualizadas no relatório as naturezas e seus respectivos valores em conformidade o que foi previamente configurado em Financeiro > Avançado > Naturezas Especiais. Considerando isto, destacamos o exemplo:
Se configurado uma Natureza Especial para Juros, ao visualizar o relatório e houver um título que possua valor de juros trará o valor para esta natureza configurada.
Tem-se a marcação "Imprime valor líquido" que, caso selecionado, virá como valor do título na visualização do relatório o valor líquido do título que é composto em conformidade ao que foi configurado em Financeiro > Preferências > Componentes do Valor Líquido.
Por meio da marcação "Imprime Filtros", serão impressos os filtros realizados na sessão "Baixados no Período", bom como as "Naturezas", "Centros de Resultado" e "Projetos" escolhidos através do botão "Adicionar" presente na aba Geral.
Botão Visualizar Relatório
Para visualização do relatório, clique no botão "Visualizar em PDF". Este relatório é dividido em três partes na sua apresentação:
A primeira parte, traz o saldo bancário anterior ao 1º dia do relatório. Saldo de contas até data inicial informada no período.
A segunda, apresenta os lançamentos de receitas e despesas sintetizando-os de acordo com a configuração realizada na seção "Apresentar resultado por".
A terceira, exibe o total de movimentação do Financeiro e das Movimentações Bancárias como no fechamento e apresenta novamente os saldos, desta vez usando a data final informada no período.
Para consultar o artigo referente aos Relatórios Formatados, acesse o artigo Relatórios Formatados.
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