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Este relatório apresenta um Fechamento Financeiro da Empresa ao informar o Saldo Inicial das contas e a movimentações de Receitas e Despesas, gerando o Saldo Final do período analisado.
Aba Geral
Do lado esquerdo dessa aba, configura-se filtros por "Natureza", "Centro de Resultado" e "Projeto". Cada uma destas sub-abas, contém os botões:
Por meio do botão "Adicionar", você poderá pesquisar um item a ser acrescentado na lista. Ao acioná-lo, será aberta a tela de pesquisa, em que ao clicar sobre um item nesta tela, o sistema irá inseri-lo o item na lista. Marcando-se o item escolhido com o "v" localizado antes de seu código/descrição, o mesmo será utilizado para filtragem.
O botão "Remover" é responsável por retirar os itens selecionados da lista. Para selecionar um item na lista basta clicar sobre ele. O item selecionado ficará na cor verde. Para selecionar mais de um item, pressione a tecla "Ctrl" do teclado, e clique nos itens desejados.
Observação: Itens selecionados para remoção são aqueles que estão com a cor verde e não os que têm a caixa de seleção marcada.
Ao adicionar o botão "Limpar", serão removidos todos os itens da lista.
Você também poderá configurar outros filtros através do assistente de filtros, localizado acima dos campos desta aba por meio do ícone .
O filtro é feito pelo período da baixa onde é possível criar novos filtros para geração do relatório. O campo "Baixados no Período" é de preenchimento obrigatório.
Pode-se também filtrar por duas empresas, esta poderá ser realizado na seção "Empresa:" ou ainda deixá-lo em branco, para visualizar todas as empresas.
A partir deste momento, defina algumas especificidades a serem apresentadas no relatório:
Determine entre os títulos de "Receita", "Despesa" ou "ambos". Além disso, se serão considerados os títulos "Reais" ou os "Provisionados".
Ao marcar a opção "Imprime faixa nos detalhes", o sistema colore as linhas do relatório em seus detalhes.
Por meio de "Requisições", serão incluídos os lançamentos gerados pelas TOP's de Requisição.
Juntamente a opção Requisições, consta um filtro no qual pode-se especificar as notas de Requisição a serem apresentadas.
Seção Apresentar resultado por:
Nesta opção deve-se indicar a forma de apresentação do relatório, ou seja, a forma que ele será quebrado, sendo possível três marcações distintas:
- Natureza;
- Natureza/C.Resultado;
- Natureza/Projeto.
Caso seja feita a escolha do agrupamento por Natureza, deve-se indicar apenas o "Grau" de detalhamento. Sendo a opção de agrupamento por Natureza/C.Resultado ou Natureza/Projeto, além do Grau deve-se indicar também um "Grau Interno".
O Grau e o Grau Interno se referem ao nível hierárquico do cadastro da Natureza, Centro de Resultado ou Projeto.
Aba Avançado
Caso a marcação "Apenas contas Ativas" for marcada, filtrará as contas bancárias que estão ativas em seu cadastro e somente estas aparecerão na Grade.
Se a opção "Imprime Saldos" for marcada, trará os saldos das contas bancárias selecionadas na grade.
Só será possível marcar a opção "Imprime somente Totais" se a opção Imprime Saldos estiver marcada. Quando selecionada, trará somente os totais dos Saldos das Contas Bancárias. Se desmarcada trará os detalhes dos saldos das contas no período informado e os totais dos saldos.
Referente à "Marcar Todas", esta marcará todas as contas visualizadas na Grade.
A opção "Desmarcar Todas", desmarcará todas as contas visualizadas na Grade.
O campo "Moeda", deve informar a moeda que deverá ser considerada na visualização do relatório. Se não informada nenhum virá o código de Moeda zero, ou seja, a moeda corrente.
Em "Data para converter a moeda", se informada uma moeda diferente da moeda corrente, o sistema levará em consideração a data selecionada para fazer a conversão. Esta data pode ser "Negociação", "Vencimento", "Baixa" ou "Fixa". Se marcada "Fixa" aparecerá um campo data para informá-la.
Quando selecionada a marcação "Considerar Renegociações", o sistema buscará os títulos renegociados no período. Esta opção fica desabilitada e marcada como padrão.
Caso a opção "Considerar Naturezas Especiais" vier marcada, serão visualizadas no relatório as naturezas e seus respectivos valores em conformidade o que foi previamente configurado em Financeiro > Avançado > Naturezas Especiais. Considerando isto, destacamos o exemplo:
Se configurado uma Natureza Especial para Juros, ao visualizar o relatório e houver um título que possua valor de juros trará o valor para esta natureza configurada.
Tem-se a marcação "Imprime valor líquido" que, caso selecionado, virá como valor do título na visualização do relatório o valor líquido do título que é composto em conformidade ao que foi configurado em Financeiro > Preferências > Componentes do Valor Líquido.
Por meio da marcação "Imprime Filtros", serão impressos os filtros realizados na sessão "Baixados no Período", bom como as "Naturezas", "Centros de Resultado" e "Projetos" escolhidos através do botão "Adicionar" presente na aba Geral.
Botão Visualizar Relatório
Para visualização do relatório, clique no botão . Este relatório é dividido em três partes na sua apresentação:
1) A primeira, traz o saldo bancário anterior ao 1º dia do relatório. Saldo de contas até data inicial informada no período.
2) A segunda, apresenta os lançamentos de receitas e despesas sintetizando-os de acordo com a configuração realizada na seção "Apresentar resultado por":
3) A terceira, exibe o total de movimentação do Financeiro e das Movimentações Bancárias como no fechamento e apresenta novamente os saldos, desta vez usando a data final informada no período.
Para consultar o artigo referente aos Relatórios Formatados, acione o link Relatórios Formatados.
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