Módulo: Financeiro> Rotinas
O CMC7 é um padrão de identificação automática de cheques criado e amplamente utilizado na Europa e também adotado por outros países, incluindo o Brasil. CMC7 é sigla de Caracteres Magnéticos Codificados em Sete Barras. Além do CMC7, existem outros padrões de identificação automática de cheques, como o E13B (utilizado nos Estados Unidos) e o OCR. O CMC7 cheque representa números de 0 a 9 e letras de A a Z, além de alguns caracteres especiais como ">" (maior), "<" (menor) e ":" (dois pontos).
O Banco Central do Brasil é a entidade responsável por estabelecer o layout do cheque. A chamada banda magnética do CMC7 contêm as seguintes informações:
- Número da câmara de compensação;
- Número do banco;
- Número da agência;
- Número da conta corrente;
- Número do cheque.
Através desta tela, informe os dados do cheque manualmente ou através de um leitor. A consulta feita através do CMC7, quer seja através de digitação, quer através de micro terminais com leitura óptica, possibilita o recebimento de cheques com maior segurança, evitando a recepção de cheques clonados, adulterados, fraudados etc.
Nos campos Comp, Banco, Agência, Conta e Cheque só é permitida a digitação de números.
O campo "Prefixo do cheque" é preenchido automaticamente de acordo com o Banco inicialmente informado.
Tipos de Cheques: Neste campo, pode-se trabalhar com os seguintes tipos de cheque:
- Normal: Cheque utilizado normalmente por titulares de conta corrente em instituições bancárias;
- Bancário: Cheque avulso emitido por instituição bancária na impossibilidade do correntista fazê-lo (pelos mais diversos motivos);
- Salário: Cheque que a empresa emite exclusivamente para pagamento de salários aos seus funcionários;
- Administrativo: Cheque que qualquer pessoa compra em um banco. O solicitante paga o serviço da emissão do cheque e os fundos necessários para sua liquidação. O banco emite o cheque nominalmente a algum beneficiário e garante os fundos;
- CPMF: Também conhecido como TB (Transferência Bancária). É emitido pelo titular da conta que é utilizada apenas para transferência de fundos entre contas de mesma titularidade sem incidência do CPMF.
Para utilização de um leitor, você deverá posicionar o cursor do mouse abaixo do botão "Gerar Banda". Ao passar o cheque na leitora, a Banda será preenchida.
Ao clicar em Gerar Banda manualmente, serão utilizados dados básicos como "banco", "agência", "conta" e "número do cheque" para preencher as três seções dos campos.
Pode-se também digitar os números da banda da tarja do cheque no campo "Banda CMC7", caso a leitora não consiga ler a tarja do cheque. A tarja possui 34 (trinta e quatro) caracteres. Vejamos um exemplo:
O formato da tarja é: <40909387<0013008805<400010347938:
Deve-se digitar apenas os números; os caracteres "<" e ":" não devem ser incluídos.
Em seguida, clique no botão "Validar Banda"; nesse momento o sistema irá verificar se a banda é válida e preencherá os campos Comp, Banco, Agência, Conta e Cheque posicionados logo abaixo.
Ao clicar no botão "Filtrar", o sistema irá identificar os títulos que possuem o número do cheque ou o CMC7 inicialmente informados, ou que possuam a banda do cheque salva no campo Código de Barras do título, e apresentá-los na grade inferior da tela. Sendo encontrado algum título que tenha o mesmo número de cheque e não contenha o código de barras preenchido, pode se associar o cheque cadastrado ao título selecionado por meio do botão "Associar".
Previamente, pode-se proceder com a associação do cheque ao emitente, incluindo-se o número do cheque no campo "Nosso número" presente na aba "Outras informações" na tela Movimentação Financeira. Caso o cheque esteja associado a algum emitente, os campos "Nome emitente" e "CPF/CNPJ do emitente" serão preenchidos com a nomenclatura e CPF/CNPJ do emitente.
Caso os campos Nome emitente e CPF/CNPJ do emitente estejam vazios, sendo que você poderá informá-los manualmente; o sistema irá validar a numeração incluída no campo "CPF/CNPJ do emitente".
Ao clicar no botão "Associar", o título posicionado na grade que estiver com a coluna "Código de Barras" vazia, receberá a associação, ou seja, será preenchido com o número da banda.
Se o título já possuir o CMC7, não será possível realizar uma nova associação; será exibida a seguinte mensagem:
"Associação não pode ser feita porque o título já possui CMC7."
Importante: No caso de contas do Banco do Brasil, o dígito verificador "X" (campo C2), será substituído pelo "0" (zero); no caso das informações do cheque serem inseridas manualmente, o dígito "X" não deverá ser digitado no campo "Conta".
O parâmetro "Data sugerida na validação CMC7 - CMC7DTCHEQUE", possui duas opções, Data da baixa e Data do vencimento. Na utilização do CMC7, o campo Data do cheque será preenchido com a data definida neste parâmetro.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.