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Através desta rotina realiza-se a configuração do layout a ser utilizado na execução da baixa dos arquivos de retorno pertinentes às transações com cartão de crédito e/ou débito.
O campo "Número Único" representa a numeração identificadora do arquivo.
O nome do arquivo de retorno que está sendo criado é indicado por meio do campo "Descrição".
No campo "Tipo Arquivo" serão apresentadas as seguintes opções:
- Delimitado por caractere: Nesse tipo de layout os campos são separados por caracteres especiais, como, por exemplo "|";
- Largura fixa: Geralmente são layouts cujos campos tem posição específica (posição inicial e final).
Quando o arquivo é do tipo "Delimitado por caractere", o campo "Separador campos" é habilitado para definição do caractere separador das informações (campos).
Através do campo "Tipo terminador reg." determine o tipo de terminador do registro. São disponibilizadas as opções "Windows", "Unix" e "Específico".
O campo "Terminador registro" estará disponível para os tipos de terminador configurados como "Específico", possibilitando assim a sua indicação.
Nota: o processamento do arquivo de retorno da Conciliação de Cartão será realizado, a considerar que as informações em cada linha do arquivo são referentes a títulos distintos.
Botões no topo da tela Filtro Personalizado
Filtros rápidos Criando o arquivo de retorno...
Botões no topo da tela
Os botões localizados no topo da tela desempenham uma função primordial na execução desta rotina. Vejamos abaixo o comportamento de cada um deles:
Ir para a Página inicial: este botão apresenta a "Tela inicial" do Layout de Processamento de Arquivo.
Mostrar/esconder painel de filtros: este botão proporciona a exibição do painel ou ocultação do mesmo.
Modo formulário [F6]: através deste botão, alterna-se a visualização da tela entre modo grade e modo formulário; além disso, configura-se a grade da maneira desejada, ou seja, pode-se selecionar, ordenar ou ocultar as colunas da melhor maneira que atender à você.
Cadastrar Arquivo retorno cartão: por meio deste botão, é efetuado o cadastro de um novo arquivo de retorno.
Anterior e Próximo: teremos aqui os botões de navegação entre os registros já cadastrados.
Excluir: acionando-se este botão, realiza-se a eliminação do registro selecionado na tela.
Duplicar: ao clicar neste botão, duplica-se o registro selecionado criando um novo com as configurações correspondentes àquele selecionado anteriormente.
Atualizar: este botão quando acionado, recarrega toda a tela.
Pesquisar Registros: utiliza-se este para realizar uma busca específica ao número único do registro informado.
Abrir query de exportação: acionando-se este botão, tem-se a exibição do pop-up "Editor de Consulta" que permite indicar a fonte de dados e informar a query de exportação. Além disso, é possível realizar o teste da query, executando-a e, deste modo, visualizando o seu resultado.
Exportar grade para PDF: neste botão são exibidas opções de exportação e visualização das informações da tela. Pode-se "Exportar para PDF", "Exportar para planilha" ou "Exportar para cubo".
Anexo: através deste botão, pode-se adicionar algum documento relevante para a rotina.
Outras Opções: é apresentada neste botão a opção "Criar arquivo a partir de um modelo", sua funcionalidade é a geração de um novo arquivo de processamento.
Configuração da Tela: este campo propicia as seguintes funcionalidades:
- Localizar o(s) campo(s) desejado(s) através de sua parcial/total descrição;
- Determinar como será a numeração dos arquivos de retorno que forem criados; de forma automática ou manual como também a numeração inicial dos mesmos;
- Iniciar um tour para conhecer o novo layout de telas do sistema.
Filtro Personalizado
O botão "Cadastrar Filtro" quando acionado, apresenta os campos para a criação do filtro. São disponibilizados os seguintes recursos:
- Criar um novo filtro;
- Editar;
- Deletar;
- Habilitar/Desabilitar.
Por meio do botão "Aplicar" efetua-se a execução de todos os filtros criados (personalizados ou não) e o carregamento dos dados na tela.
A seção "Filtro personalizado" destina-se a habilitar/desligar os filtros já cadastrados.
Filtros rápidos
O quadrante "Filtros rápidos" permite uma busca focada e ágil do(s) arquivo(s) de retorno desejado(s). Abaixo temos a descrição dos campos que auxiliam nessa pesquisa:
A localização de um arquivo de retorno específico pode ser efetuada através do campo "Nro. Único", essa numeração é gerada internamente e é única para cada registro.
É possível filtrar os arquivos por aquele que efetuou o seu cadastrado, essa funcionalidade está disponível por meio do campo "Usuário".
Tem-se ainda o recurso de limpeza destes dados, ao acionar o botão "Filtros", todos os filtros rápidos serão apagados.
Criando o arquivo de retorno conforme layout AUTTAR
Inicialmente, deve-se acionar o botão Outras Opções localizado no lado superior direito da tela e em seguida clicar na opção "Criar arquivo a partir de um modelo":
Será aberto um pop-up de mesma nomenclatura, comportando o modelo da AUTTAR pré-configurado pelo sistema. Deve-se selecionar o referido modelo e executar o carregamento do arquivo por meio do botão "Criar":
A correta formação do arquivo será representada por um pop-up informando que o arquivo foi inserido com sucesso.
Por fim, será carregado na tela o arquivo de retorno com seus respectivos dados.
Importante: ao realizar esta inclusão através do modelo acima citado, não é necessário proceder com nenhuma alteração, tendo em vista que todas as parametrizações já estão validadas junto à AUTTAR.
Variáveis de identificação do Arquivo de Retorno
É possível realizar a configuração para processamento do arquivo de retorno de outras "Administradoras", desde que as transações estejam registradas na tabela TEF (TGFTEF) e estejam nos padrões adequados. As variáveis disponíveis atualmente para identificação/processamento do arquivo de retorno são:
- NSU_ADQUIRENTE - NSU (Número Serial Único) gerado pela Autorizadora;
- QTD_PARCELAS - Quantidade de parcelas da venda, quando a venda for parcelada;
- NRO_PARCELA - Número da parcela que está sendo paga;
- DT_MOVTO - Data do pagamento no formato DD/MM/AAAA;
- VLR_TRANSACAO - Valor total da transação em R$ no formato 9999999999999.99;
- VLR_PARCELA ou VLR_PARCELA_LIQ - Valor total pago da transação;
- VLR_TAXA_AUTORIZACAO - Taxa(R$) cobrada do cliente pela Autorizadora.
Nota: a configuração da posição das variáveis descritas acima, irá respeitar a ordem em que forem inseridas no layout, ou seja, o campo com a sequência 1 corresponde a posição 1 do arquivo de retorno, o campo 2 à posição 2 e assim sucessivamente. Deste modo, ao realizar esta configuração é necessário verificar-se atentamente as posições de cada um dos campos a serem processados.
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