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Carta de Cobrança trata-se de uma carta endereçada ao devedor pelo seu credor, para solicitar junto ao cliente o pagamento de títulos que se encontram em atraso. A carta de cobrança poderá ser impressa e encaminhada ao cliente por meio do serviço dos Correios ou via fax.
Você pode cadastrar nesta tela os modelos de Carta de Cobrança a serem utilizados.
Criando uma Carta de Cobrança Aba Arquivo de Relatório
Aba Carta de cobrança Botões da tela
No lado esquerdo da tela, é disponibilizado o "Assistente de filtro", que poderá ser utilizado para apresentação das Cartas de Cobrança desejadas em específico; do mesmo modo, são disponibilizados alguns campos para filtragem das Cartas de Cobrança já configuradas, são eles:
Busque as cartas por meio do "Código" de cada uma delas.
Caso você não tenha o conhecimento do nome completo da Carta de Cobrança a ser localizada, por meio do campo "Nome contendo" informe um trecho de sua descrição visando rapidamente identificá-la.
Da mesma forma que no campo anterior, informe no campo "Nome do arquivo contendo" um trecho do nome do Arquivo utilizado pela Carta de Cobrança a ser localizada. Esse campo refere-se aos arquivos vinculados à Carta de Cobrança na aba "Arquivos".
Pode-se também selecionar as Cartas de Cobrança por meio de sua "Categoria", marcando ou desmarcando as que deseja-se que sejam apresentadas ou não.
Formulados os filtros desejados, clique em "Aplicar" para que os registros que se enquadram nestes filtros sejam apresentados.
Criando uma Carta de Cobrança
Na realização da criação de uma nova Carta de Cobrança, efetue as seguintes configurações:
O campo "Código" refere-se ao número do registro que está sendo cadastrado, e é preenchido automaticamente pelo sistema.
No campo "Descrição" informe o nome da Carta de Cobrança, como por exemplo, uma Notificação judicial.
A "Categoria" refere-se a uma espécie de agrupamento que pode ser feito das Cartas de Cobrança que forem sendo cadastradas.
Os campos "Data/Hora alteração" e "Cód. Usuário" serão preenchidos automaticamente pelo sistema, e registram a data/hora da inclusão/alteração e o usuário responsável por esta inclusão/alteração, respectivamente.
O campo "IDTELA" é utilizado para relacionar o atual relatório formatado com sua respectiva tela, onde será utilizado para impressão. A informação "Id" é obtida através das "Opções de Contexto > Configurar tela" (mesmo local onde se realiza o logout do sistema).
Caso haja necessidade de vincular outro modelo de Relatório Formatado, deve-se informar este no campo "Nro relatório dependente". É utilizado, por exemplo, para que no envio de Notas Fiscais por e-mail, seja enviado também o boleto, ou qualquer outro relatório relacionado ao faturamento.
Aba Arquivo de Relatório
Na aba Arquivo de Relatório realize a adição de modelos de Carta de Cobrança.
Por meio do botão "Adicionar Arquivo...", vincule um modelo à Carta de Cobrança que está sendo cadastrada. Este modelo deve ter sido previamente criado no iReport e possuir a extensão ".jrxml", por exemplo, "Notificação judicial.jrxml".
No botão "Download", você pode realizar o download do modelo a ser adicionado nesta aba.
Aba Carta de cobrança
No campo "Tipo de carta" informe o número da carta. Assim como no exemplo a seguir:
Supondo que a empresa envie após o vencimento de um título duas notificações de vencimento, uma após 5 dias e outra após 10 dias de vencimento; no 15º dia após o vencimento será enviada uma notificação extrajudicial.
Ao cadastrar o modelo de Carta de Cobrança da primeira notificação, informe no campo Tipo de carta o número "1". Ao cadastrar o modelo da segunda notificação, será informado neste campo, o número "2". E ao cadastrar o modelo da notificação extrajudicial informe o número "3".
Por meio deste campo, você pode identificar qual foi o último tipo de carta de cobrança enviado para o título do financeiro. Ao realizar uma consulta, se o campo "Carta" retornar o tipo 2, no exemplo acima, você saberá que já foi enviada a segunda notificação e que a próxima carta de cobrança a ser enviada será a notificação extrajudicial.
Importante: este não é um campo histórico, ou seja, só ficará gravado no banco de dados o último número registrado.
Como mencionado acima, a carta de cobrança deve ser criada no iReport, por meio de uma query (consulta) que satisfaça a necessidade da empresa.
Observação: no comando select montado no relatório, o campo NUFIN deverá sempre ser utilizado para que o financeiro do título seja atualizado. Exemplo de uma consulta:
SELECT DISTINCT PAR.NOMEPARC AS Nome do Parceiro, PAR.NUMEND AS Núm. End. Parc,
ENDER.NOMEEND AS Endereço do Parceiro, FIN.NUFIN, ENDR.TIPO AS Tipo End.
Temos que o NUFIN está presente na consulta. Ele deve sempre ser utilizado para que nas consultas futuras seja possível verificar qual cliente já recebeu a carta.
Botões da tela
Nesta tela, temos os seguintes botões:
Visualizar Relatório Agendar Relatórios
Você pode visualizar o relatório por meio do botão "Visualizar Relatório" . Caso sejam estabelecidos parâmetros para geração do relatório, clique no botão mencionado, será aberta uma janela onde estes parâmetros deverão ser informados para visualização do documento.
Feito o preenchimento dos parâmetros exigidos, o relatório será apresentado.
Por meio do botão "Agendar Relatórios" , você pode criar agendamentos para o envio de Cartas de Cobrança para o e-mail de parceiros definidos. Ao acionar o botão, o sistema abrirá a tela "Agendamento de Relatórios" contendo todos os agendamentos, onde será possível visualizar o horário local e o horário do servidor, além de incluir, duplicar e excluir agendamentos, por exemplo:
Pode-se criar um relatório de vendas diárias e configurar o agendador para o envio deste para o e-mail do parceiro desejado.
Nota: é importante que possuam acesso a esta tela as pessoas com alçada para modificações nos relatórios.
Para mais detalhes sobre a configuração de um Agendamento, acesse o link Relatórios Formatados.
O botão Outras Opções... apresenta para utilização as opções "Adicionar lançador" e "Localizar lançador".
Ao acionar a opção Adicionar lançador, será aberta uma tela, onde você deverá informar a descrição e a pasta de destino:
A descrição é a identificação literal para o lançador. Já a pasta de destino, refere-se ao diretório do menu ao qual abrigará o lançador de um determinado item; a operação estará concluída após a confirmação, pressionando o botão "Concluir", e poderá também ser abortada, acionando o botão "Cancelar".
A opção Localizar lançador apresenta a listagem de todos os lançadores que apontam para o item que corresponde ao item atual de navegação. Por exemplo:
Se você estiver navegando entre relatórios personalizados, ao acionar esta opção, será aberta uma lista de todos os lançadores que correspondem ao item "Relatório" atual de navegação. Nesta tela, além de visualizar os lançadores para um item, pode-se excluir um lançador do item e/ou alterar sua descrição.
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