Módulo: Livros Fiscais > Conexão
O Sintegra consiste em um conjunto de procedimentos administrativos e sistemas computacionais de apoio, que visam facilitar o fornecimento de informações dos contribuintes aos fiscos estaduais e de aprimorar o fluxo de dados nas Administrações Tributárias e entre as mesmas.
A respeito dos contribuintes, tem o propósito de simplificar e homogeneizar as obrigações de fornecimento de informações relativas às operações de compra, venda e prestação de serviços interestaduais.
Já do lado dos fiscos estaduais, o objetivo é proporcionar maior agilidade e confiabilidade ao tratamento das informações recebidas dos contribuintes e a troca de dados entre as diversas Unidades Federativas.
Preenchimentos Iniciais | Aba Parâmetros | |
Aba Filtros Adicionais | Aba Outras opções | |
Botões do topo da tela |
Preenchimentos Iniciais
Inicialmente, para geração do arquivo Sintegra, efetue o preenchimento de algumas informações. São elas:
Determine a "Empresa" da qual serão coletados os dados das notas no sistema para composição do arquivo. Ao manter esse campo em branco, teremos a possibilidade de, previamente à coleta dos dados, selecionar várias ou todas as empresas configuradas para gerar o Sintegra.
Defina a "UF" que servirá de base para busca das notas que irão compor o arquivo.
Informe no campo "Período" o intervalo de datas limite para busca das notas que irão alimentar o arquivo.
Aba Parâmetros
Nessa aba, são definidas as parametrizações necessárias para geração do arquivo Sintegra. Abaixo, trouxemos os dados a serem configurados:
Filtros para notas: Efetue a marcação das operações a serem consideradas para construção do arquivo de acordo com as seguintes opções:
- Gerar Entradas;
- Gerar Saídas;
- Gerar Substit. Tributária;
- Gerar Cupom Fiscal.
Finalidade da apresentação: Nesse campo, determine o objetivo da geração do arquivo, conforme as opções que descrevemos abaixo.
- Normal - Essa opção se refere ao arquivo habitualmente gerado.
- Retificação total de arquivo - Substituição total de informações prestadas pelo contribuinte referentes ao período informado inicialmente.
- Retificação aditiva de arquivo - Por essa opção, teremos o acréscimo de informações não incluídas em arquivos já apresentados.
- Desfazimento - Teremos aqui, o arquivo de informação referente à operações/prestações não efetivadas.
Identificação da natureza: Determine nesse campo, a natureza do arquivo a ser gerado, dentre as seguintes opções:
- Interestaduais somente operações sujeitas ao regime de Substituição Tributária;
- Interestaduais - operações com ou sem Substituição Tributária;
- Totalidade das operações do informante.
Índice de custo do inventário: Defina nesse campo, o índice de custo que será considerado na geração do inventário, de acordo com as seguintes opções:
- Médio com ICMS
- Médio sem ICMS
- Gerencial Atual
- Reposição Atual
- Gerencial Histórico
- Reposição Histórico
Responsável: Nesse campo, informe quem é o responsável da geração do arquivo Sintegra.
Aba Filtros Adicionais
Nesta aba você efetua as marcações dos filtros responsáveis pela geração dos registros opcionais 51, 55, 61, 71, 74, 85, 86 e 88.
Informações adicionais:
Na geração do Sintegra, os valores dos registros 88 - ST IT NF e 88 - ST ES contemplarão além daqueles escriturados na nota fiscal, os valores referentes às diferenças recolhidas. Em uma nota fiscal de entrada que possui diferença no cálculo de ST, temos o recolhimento dessa diferença e os valores são lançados nos livros fiscais nos registros C195/C197 vinculados à nota que foi inserida no livro.
- Para o registro 88 - ST ES (campo 7 - valor do ICMS ST), temremos adicionado ao seu valor, a soma dos valores de ICMS da tabela referente ao registro C197.
- Já para o registro 88 - ST IT NF (campo 16 - base de cálculo do ICMS ST), será acrescentado ao seu valor, a soma das bases de cálculo de ICMS da tabela correspondente ao registro C197.
Aba Outras opções
Nessa aba, são apresentadas outras opções de marcação para geração do arquivo Sintegra, que deverão ser realizados de acordo com a atividade e enquadramento fiscal de cada organização. O correto preenchimento desta aba, assim como da aba "Filtros Adicionais", demanda a consulta direta ao contador da empresa.
Botões do topo da tela
No alto da tela, temos alguns botões. Abaixo, descreveremos sobre cada um deles
Gerar Arquivo: Feitas as devidas marcações de filtros e opções as quais a empresa irá se adequar, acione esse botão para que o arquivo seja efetivamente gerado.
Histórico de Gerações: Quando esse botão for utilizado, abrirá a tela "Processos" onde serão exibidas gerações de arquivo já realizadas, bem como seu Status, a Empresa, a UF definida na geração, entre outras informações:
Consultar Nota Não Gerada: Por meio desse botão, você verifica se determinada nota foi gerada pela rotina. Ao acioná-lo, será aberto o pop-up "Consultar Nota Não Gerada" para que você preencha alguns dados a respeito da nota, tendo como consequência na grade inferior os resultados da busca:
Os três últimos campos, "Série", "Data de Negociação" e "Empresa" serão habilitados para preenchimento, apenas se o "Nro. Nota" for primeiramente informado.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.