Módulo: Contabilidade > Preferências
Nesta tela são realizados os cadastros vinculados a empresa na realização de sua contabilidade, ou seja suas particularidades na utilização das rotinas contábeis.
A tela é composta por algumas abas, onde realizam-se os cadastros relacionados aos procedimentos contábeis a serem efetuados pela empresa. Abaixo tem-se uma melhor explanação sobre tais abas.
Aba Exercício
Nesta aba são realizados os cadastros referentes ao funcionamento da empresa.
Data de Abertura: Informa-se neste campo, a data de fundação da empresa que está sendo configurada.
Início do período contábil: Este campo é preenchido com a data de início do período contábil da empresa; não é possível inserir neste campo uma data anterior a data de abertura da empresa.
Fim do período contábil: Este campo é preenchido com a data final do período contábil da empresa; não é possível inserir neste campo uma data anterior a data de início do período contábil da empresa.
Referência: Este campo refere-se à data do mês no qual serão iniciados os trabalhos no módulo de contabilidade; ele pode ser alimentado com uma data que esteja dentro do período contábil informado, ou seja, entre a data de início e fim do período contábil.
Observação: ao iniciar-se o preenchimento de um dos campos de data mencionados acima, os mesmos são apresentados em branco, e o mês e ano correntes estarão sugeridos para preenchimento.
Número do diário: A medida que os Livros Diários forem sendo impressos, a numeração destes é apresentada neste campo. Quando nenhum Livro Diário foi impresso, informa-se "0" (zero) neste campo.
Última página do diário: A medida que os Livros Diários forem sendo impressos, a numeração da última página gerada, é apresentada neste campo. Quando nenhuma página do Livro Diário foi impressa, informa-se "0" (zero) neste campo.
N.º Ordem Instrumento Escrituração (G): A informação inserida neste campo, é utilizada para geração do arquivo "SPED-Contábil" e deve ser preenchido de acordo com o tipo de escrituração enviada pela empresa. Informa-se aqui o número do Instrumento de Escrituração que será gerado para transmissão do arquivo ao Fisco.
N.º Ordem Instrumento Escrituração (R): Assim como o campo anterior, a informação inserida neste campo, é utilizada para geração do arquivo "SPED-Contábil" e deve ser preenchido de acordo com o tipo de escrituração enviada pela empresa. Informa-se aqui o número do Instrumento de Escrituração que será gerado para transmissão do arquivo ao Fisco.
Caminho para o Arquivo Logomarca: Neste campo informa-se o caminho onde se encontra salva a logomarca da empresa, para que esta seja impressa nos relatórios da Contabilidade.
Importante: o arquivo será a imagem salva na pasta no servidor definida no parâmetro "Pasta de modelos para impressão - SERVDIRMOD".
Período Contábil para Demonstrativos e para Planejamento Orçamentário Contábil
Esta seção refere-se ao período contábil que a empresa participa. Esse período contábil, irá influenciar na geração das demonstrações contábeis.
Nro. Período Contábil: Esta informação é gerada automaticamente pelo sistema.
Início período contábil: Determina-se o início do período contábil.
Fim período contábil: Neste campo, deve-se incluir a data final referente ao período contábil.
Importante: deve-se cadastrar o período contábil atual e o anterior para que o sistema possa gerar os demonstrativos de forma correta. Além disso, a configuração deste período é utilizada apenas para geração dos relatórios "Demonstrativos Contábeis" e "Planejamento Orçamentário Contábil".
Aba Plano de Contas
Nesta aba são realizados os cadastros referentes ao Plano de Contas da empresa, ou seja, o conjunto de códigos criado pelo contador que registram todos os fatos administrativos da empresa.
Empresa do plano de contas: Este campo é alimentado automaticamente com o código e o correspondente nome da empresa que está sendo cadastrada nesta tela.
Permitir alteração por outras empresas quando compartilhado: Esta opção quando marcada, permite que outras empresas que compartilham o mesmo plano de contas, realizem alterações.
Instituição Resp. Man. Plano Contas Referencial: Define-se neste campo, qual a empresa responsável pela manutenção de seu plano de contas referencial. Tem-se as seguintes possibilidades de escolha:
- Nenhuma;
- 1 - PJ em Geral;
- 2 - PJ em Geral - Lucro Presumido;
- 3 - Financeiras;
- 4 - Seguradoras ou Entidades Abertas de Previdência Complementar;
- 5 - Imunes e Isentas em Geral;
- 6 - Imunes e Isentas - Financeiras;
- 7 - Imunes e Isentas - Seguradoras;
- 8 - Entidades Fechadas de Previdência Complementar;
- 9 - Partidos Políticos;
- 10 - Financeiras - Lucro Presumido.
Alíquota de CSLL (Lei nº 11.727, de 2008, art. 17): neste campo será possível selecionar uma das opções abaixo:
- 9%;
- 15%.
Conta Contábil de Encerramento de Resultado: Informa-se neste campo a conta contábil que será utilizada para encerramento do resultado.
Máscara
Neste espaço é definido o formato das contas do Plano de Contas, ou seja, os níveis que irão compor cada nível. Pode-se "remover" ou "adicionar" níveis caso necessário. Uma vez criado o Plano de Contas, sua máscara não poderá mais ser modificada.
Aba Lançamentos
Aqui são realizadas as configurações relacionadas aos lançamentos contábeis que serão efetuados.
Aceitar histórico zero: esta opção quando marcada, faz com que ao realizar um lançamento contábil, este lançamento possa ser concluído sem informar seu histórico.
Utiliza Centro de resultado: ao marcar-se este campo, na realização dos lançamentos contábeis, será exigido que informe-se um "Centro de Resultado".
Utiliza Projeto: ao habilitar essa marcação, o projeto informado no campo "Projeto" será utilizado nos lançamentos contábeis da empresa.
Observação: após a existência dos Lotes Contábeis para a empresa, as marcações Utiliza Centro de Resultado e Utiliza Projeto não poderão ser alteradas; esta medida evita que a estrutura dos lotes seja modificada.
Numeração dos Mestres de Lote: define-se neste campo a forma de geração dos Mestres de Lote. São disponibilizadas as seguintes opções:
- Manual: o código dos "Mestres de Lote" deverá ser preenchido manualmente;
- Empresa: através desta opção, o código dos Mestres de Lote será gerado automaticamente por empresa em ordem sequencial e crescente;
- Empresa/Referência: definindo-se o campo com esta opção, o código dos Mestres de Lote será gerado pelo sistema por empresa em ordem sequencial e cronológica por referência.
Último Número Usado: informa-se neste campo o último número do Mestre de Lote. Ele é atualizado a medida em que forem criados novos Mestres de Lote ordenados por Empresa ou Empresa/Referência.
Símbolos para valores negativos: define-se neste campo, a forma como os valores negativos serão apresentados. São apresentadas as seguintes opções:
- 100,00-
- 100,00D
- -100,00
- (100,00)
- ( 100,00)
Gravar Empresa de Origem nos lançamentos: quando esta marcação encontrar-se selecionada e for efetuada a rotina de agendamento de contabilização, o sistema buscará a Empresa Auxiliar do lançamento em questão, ou seja, a Empresa de Origem daquele Lançamento Contábil. Desta forma, esta marcação terá um comportamento para cada Tipo de Movimento, conforme explicado abaixo:
- Financeiro: estes lançamentos serão realizados utilizando o campo Empresa do Financeiro;
- Notas: para estes lançamentos será aplicada a Empresa da Nota;
- Baixas: estes lançamentos serão definidos quando selecionado o Código da Conta Bancária que baixou o título financeiro e, a partir deste código, utiliza-se a Empresa do cadastro;
- Livro Fiscal: utiliza-se nestes lançamentos a Empresa do Livro Fiscal;
- Movimento Bancário: estes lançamentos serão definidos quando selecionado o Código da Conta Bancária que lançou o título bancário e, a partir deste código, utiliza-se a Empresa do cadastro;
- Redução Z: para estes lançamentos considera-se o preenchimento do código da Empresa da Redução Z;
- Renegociações: estes lançamentos serão definidos utilizando a Empresa do Título que gerou a renegociação.
- Juros/Multas mês: para estes lançamentos, caso o Código da Conta Bancária encontre-se preenchido, será utilizada a Empresa desta conta;
- Juros AVP: nestes lançamentos, será utilizada a empresa da Conta Bancária caso o Código da Conta encontre-se preenchido.
Intervalo de Lotes para Lançamento Manual
Início do número do lote manual: informa-se aqui o número inicial do intervalo de "Mestres de Lote" para lançamentos manuais.
Fim do número do lote manual: este campo é preenchido com o número final do intervalo de Mestres de Lote para lançamentos manuais.
Aba Contador
Nesta aba são cadastrados os dados referentes ao contador responsável pelas rotinas contábeis da empresa.
Contador: informa-se neste campo, o nome completo do contador da empresa.
CRC: este campo é preenchido com o número do registro no "Conselho Regional de Contabilidade" do contador.
UF CRC: informa-se neste espaço a UF (Unidade da Federação) onde o CRC do contador foi emitido.
Aba ECD - Escrituração Contábil Digital
Nesta aba são cadastrados referentes aos Blocos, Registros e as Indicações de Situação Especial relacionadas a empresa, ou seja, as informações necessárias para geração do SPED-Contábil.
Período de Geração das Demonstrações Contábeis: define-se neste campo o período em que deverão ser geradas as demonstrações contábeis. São disponibilizadas as seguintes opções:
- Mensal;
- Bimestral;
- Trimestral;
- Semestral;
- Anual.
Gerar registros J005, J100, J150 e J210 com periodicidade anual: realize esta marcação caso sua empresa apure os demonstrativos contábeis com periodicidade trimestral, mas que está obrigada a gerar os registros "J005", "J100", "J150" e "J210" totalizadores anuais.
Cabeçalho das Demonstrações: informa-se neste campo o nome da demonstração que será gerada. O texto informado neste campo, será apresentado no registro "J005" conforme manual de geração da ECD.
Blocos
Botão "Copiar blocos de outra empresa...": ao acionar-se este botão, será aberta uma pequena tela para informar-se de qual empresa deseja-se copiar os blocos. Uma vez copiados os blocos, este botão ficará desabilitado, possibilitando uma nova cópia apenas se todos os blocos copiados forem excluídos.
Bloco: este é um campo alfabético no qual informa-se o Bloco que está sendo criado. Por exemplo, "O", "I", "J", entre outros.
Sequência: neste campo deve ser registrada a sequência numérica que o Bloco que está sendo criado deverá aparecer. Por exemplo, "1", "2", "3", e assim por diante.
Descrição: este campo deve ser preenchido com a descrição do Bloco que está sendo criado. Por exemplo, "Abertura", "Demonstrações Contábeis", entre outras.
Gerar Bloco: este campo quando marcado, irá fazer com que o Bloco da linha selecionada, seja gerado ao executar a geração do ECD.
Registros
São informados nesta grade, os registros conforme orientação presente no manual "ECF - Escrituração Contábil Digital".
Registro: neste campo alfabético/numérico, informa-se o "Registro" que está sendo criado. Este campo é vinculado ao Bloco, de forma que quando posiciona-se em um determinado Bloco na Grade "Bloco", são apresentados os Registros deste na Grade "Registros". Exemplos de preenchimento do campo Registro são, "O00", "I001", "J150" entre outros.
Descrição: informa-se neste campo a descrição do registro que está sendo criado.
G: com a marcação desta coluna, o Livro Diário gerado será completo, sem escrituração auxiliar.
R: marcando-se esta coluna, o Livro Diário gerado será com escrituração resumida e com escrituração auxiliar.
A: ao marcar-se esta coluna, será gerado um Livro Diário auxiliar ao diário com escrituração resumida.
B: com a marcação desta coluna, serão gerados os Livros Balancetes Diários e Balanços.
Z: marcando-se esta opção, será gerado o livro Razão Auxiliar.
Indicação de Situação Especial
Se a empresa incorre em uma das situações especiais de transmissão da ECD, deve-se informá-la neste espaço.
Data: informa-se neste campo, a data da ocorrência da situação especial.
Situação Especial: define-se aqui a situação especial na qual a empresa se enquadra. São disponíveis as seguintes opções:
- Extinção;
- Fusão;
- Incorporação/Incorporada;
- Incorporação/Incorporadora;
- Cisão Total;
- Cisão Parcial;
- Transformação ou Mudança de Qualificação da Pessoa Jurídica;
- Desenquadramento de Imune/Isenta;
- Inclusão no Simples Nacional;
- Transferência de Sede.
Algumas situações especiais não poderão ser aplicadas em determinadas datas, são elas:
- "Transformação ou Mudança de Qualificação da Pessoa Jurídica" não é utilizada entre 01/01/2017 e 31/12/2019. Caso ela seja cadastrada nesse período, a seguinte mensagem será exibida:
"A situação Especial "Transformação ou Mudança de Qualificação da Pessoa Jurídica" não pode ser cadastrada entre 01/01/2017 e 31/12/2019."
- "Transferência de Sede" não é aplicada para datas superiores ao ano de 2017, caso ela seja informada nesse período, será apresentada a seguinte mensagem:
"A Situação Especial "Transferência de Sede" só pode ser cadastrada até o ano de 2016"
Aba Instituição Responsável
Informa-se nesta aba, o código e o nome da instituição que legalmente tem direito de acesso ao "Livro Contábil Digital" da Empresa e o código cadastral do empresário ou sociedade empresária na instituição informada.
Aba Relacionamento com Participantes - ECD
Nesta aba são realizados os cadastros referentes aos parceiros participantes da Escrituração Contábil Digital.
Cód. Parceiro: informa-se neste campo o parceiro cadastrado no sistema que possui algum relacionamento contábil com a empresa.
Data Início: este campo é preenchido com a data de início do relacionamento contábil do parceiro com a empresa escriturada.
Data Final: caso o relação entre a empresa e o parceiro tenha finalizado, a data em que este vínculo se encerrou, é informada neste campo.
Cód. Relacionamento: define-se neste campo o código referente ao relacionamento da empresa com o parceiro. Podem ser escolhidas dentre as seguintes opções:
- Matriz no exterior;
- Filial, inclusive agência ou dependência, no exterior;
- Coligada, inclusive equiparada;
- Controladora;
- Controlada (exceto subsidiária integral);
- Subsidiária integral;
- Controlada em conjunto;
- Entidade de Propósito Específico (conforme definição da CVM);
- Participante do conglomerado;
- Vinculadas (Art. 23 da Lei 9.430/96);
- Localizada em país com tributação favorecida.
Aba Signatários
São cadastrados nesta aba os signatários da empresa, ou seja, aqueles que podem assinar documentações representando a empresa.
Cód. Signatário: este campo é auto-numérico, ou seja, será gerado de forma automática quando o cadastro for salvo.
Observação: este campo seguirá uma sequência numérica crescente nos casos em que os cadastros efetuados utilizarem os mesmos dados inseridos no campo "Data Início". Por outro lado, caso seja informada em novos cadastros uma data diferente das demais, neste campo constará sempre o código de número 1.
Data Início: informa-se neste campo a data de início do relacionamento entre a empresa e o signatário.
Data Final: é informada neste campo a data do final do relacionamento entre a empresa e o signatário.
Nome: este campo é preenchido com o nome do signatário.
CPF/CNPJ: o CPF do signatário, é inserido neste campo.
CRC: neste campo será informado o número de inscrição do contador no Conselho Regional de Contabilidade.
Qualificação: é inserida neste campo, a competência, a prática do signatário.
Cód. DNRC: neste campo informa-se o código do registro da empresa em escrituração junto ao Departamento Nacional de Registro Comercial.
Nota: em relação à geração do Registro J932, deve-se inserir no campo acima o código 910 ou 920 da Tabela de Qualificação de Assinante do Termo de Verificação. Neste contexto, na Versão 7.00 da Geração de Arquivo - ECD, os signatários com estes códigos deixaram de ser gerados no Registro J930 e passaram a ser gerados no Registro J932.
Importante: o Registro J932 apenas será gerado caso o ECD possua Finalidade de Substituição.
Gerar ECD: esta marcação quando efetuada, as informações do signatário serão geradas na "Escrituração Contábil Digital – ECD" da empresa em escrituração.
Telefone: informa-se neste campo o número de telefone do signatário.
E-mail: neste campo é inserido o e-mail do signatário.
Núm./Seq./CRC: este campo é preenchido com o número sequencial do CRC do Contador da Empresa.
Data Validade CRC: neste campo informa-se a data de validade da Certidão de Regularidade profissional do Contador junto ao Conselho Regional de Contabilidade.
UF CRC: este campo é preenchido com a Unidade da Federação, na qual o CRC do signatário foi emitido.
Responsável Legal da empresa junto a RFB: realizando-se esta marcação, determina-se que o usuário em questão é o responsável legítimo da empresa junto a Receita Federal Brasileira.
Gerar nos Relatórios Contábeis?: esta marcação quando realizada, tem-se o signatário (Assinatura) apresentado nos Demonstrativos Contábeis.
Nota: será possível gerar a assinatura mesmo que a Data Final do signatário não tenha sido informada.
Aba Método de Depreciação
Nesta tela são cadastrados os métodos de depreciação relativos a cada ano na empresa.
Ano: informa-se o ano referente ao método de depreciação.
Método: define-se neste campo o método de depreciação para o ano cadastrado. São duas as possibilidades de escolha:
- Fiscal/Contábil Tradicional;
- Depreciação para ajuste Lei 11.638/2007.
Aba SCP - Sociedade em Cota de Participação
Tipo de Empresa: define-se neste campo como é a integração da empresa em relação à sociedade em cota de participação. Tem-se três opções para escolha:
- 0 – Empresa não participante de SCP como sócio ostensivo;
- 1 – Empresa participante de SCP como sócio ostensivo;
- 2 – SCP.
CNPJ da SCP: informa-se neste campo, o CNPJ da Sociedade em Cota de Participação; pode-de digitar ou mesmo pesquisar os dados do Cadastro de Empresas.
Nome da SCP: de acordo com o preenchimento realizado no campo anterior, tem-se aqui o nome da Sociedade em Cota de Participação.
Observação: ser�� permitido cadastrar um registro nos dois últimos campos citados, apenas se o campo "Tipo de Empresa" for definido com a opção "1 - Empresa participante de SCP como sócio ostensivo".
Aba Auditores Independentes
Registro na CVM: este campo é de preenchimento obrigatório, e nele informa-se o registro na Comissão de Valores Mobiliários.
Nome do Auditor: preenche-se aqui o nome do auditor correspondente ao registro inserido no campo anterior.
CPF/CNPJ: este campo tratará da informação do auditor ou a empresa responsável pela auditoria.
Nota: quando o campo acima encontrar-se preenchido, no campo 2 do Registro J935 será inserido o mesmo CPF ou CNPJ informado.
Aba ECF - Escrituração Contábil Fiscal
Aba Blocos
Bloco: informa-se neste campo o número ou letra referente ao Bloco que está sendo configurado (apenas 1 dígito).
Sequência: tem-se neste campo a sequência dos blocos. Se tornará de preenchimento obrigatório quando informado algum valor no campo "Bloco"; informa-se aqui no máximo 2 dígitos.
Descrição: preenche-se neste campo a descrição do bloco em questão.
Gerar Bloco: quando marcado este campo o sistema irá gerar o ECF com base nos registros configurados.
Grade Registros
Essa parte dos registros está relacionada aos blocos. Cada bloco selecionado na parte superior da tela pode corresponder a vários registros nesta grade.
Registro: informa-se neste campo os quatro dígitos referentes ao registro; esta informação é composta por números e/ou letras.
Descrição: preenche-se neste campo a descrição do registro em questão.
Gerar Registro: esta marcação quando realizada, o sistema irá gerar o registro no ECF.
Aba Parâmetros de Tributação
Determina-se nesta aba as especificidades acerca das tributações.
Optante pelo REFIS: esta marcação quando realizada, tem-se que a empresa é optante pelo REFIS. O REFIS (Programa de Recuperação Fiscal) que consiste em um regime opcional de parcelamento de débitos fiscais proposto às pessoas jurídicas com dívidas perante a Secretaria da Receita Federal – SRF, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – PGFN e o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.
Optante pelo PAES: esta marcação quando realizada, tem-se que a empresa é optante pelo PAES - Parcelamento especial, que tem como objetivo o parcelamento especial de débitos junto à Secretaria da Receita Federal, à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e ao Instituto Nacional do Seguro Social.
Forma de Tributação: determina-se neste campo a forma de tributação da empresa. Tem-se as seguintes opções:
- 1 – Lucro Real
- 2 – Empresa participante de SCP como sócio ostensivo
- 3 – Lucro Presumido
- 4 – Lucro Presumido/Real/Arbitrado
- 5 – Lucro Presumido
- 6 – Lucro Arbitrado
- 7 – Lucro Presumido/Arbitrado
- 8 – Imune do IRPJ
- 9 – Isenta do IRPJ
Indicador do Período de Apuração de IRPJ e da CSLL: define-se aqui o período de apuração de IRPJ e CSLL. Tem-se as seguintes alternativas:
- A - Anual
- T – Trimestral
Escrituração: determina-se a escrituração a ser utilizada pela empresa. Tem-se duas opções:
- L - Livro Caixa ou Hipótese prevista no §1o do art. 129, Instrução Normativa no 1.515/2014 (Lucro Presumido) ou Sem Escrituração (Imunes ou Isentas);
- C - Contábil (Lucro Presumido, Imunes ou Isentas).
Tipo de Pessoa Jurídica Imune ou Isenta: tem-se neste campo as seguintes alternativas:
- 1 – Assistência Social
- 2 – Educacional
- 3 – Sindicato de Trabalhadores
- 4 – Associação Civil
- 5 – Cultural
- 6 – Entidade Fechada de Previdência Complementar
- 7 – Filantrópica
- 8 – Sindicato
- 9 – Recreativa
- 10 – Científica
- 11 – Associação de Poupança e Empréstimo
- 12 – Entidade Aberta de Previdência Complementar (Sem Fins Lucrativos)
- 13 – Fifa e Entidades Relacionadas
- 14 – CIO e Entidades Relacionadas
- 15 – Partidos Políticos
- 99 – Outras
Apuração do IRPJ para Imunes ou Isentas: define-se neste campo como será a periodicidade da apuração do IRPJ para imunes ou isentas. Tem-se as seguintes opções:
- A - Anual
- T – Trimestral
- D – Desobrigada
Apuração do CSLL para Imunes ou Isentas: define-se neste campo como será a periodicidade da apuração do CSLL para imunes ou isentas. Tem-se as seguintes opções:
- A – Anual, se optou pela apuração da CSLL sobre a base de cálculo estimada.
- T – Trimestral, no caso de ter adotado a apuração trimestral da CSLL.
- D – Desobrigada, na hipótese de pessoa jurídica imune ou isenta da CSLL.
PJ Sujeita à Alíquota da CSLL de 9% ou 17% ou 20% em 31/12/2015: determina-se neste campo a alíquota da CSLL da PJ a ela sujeita. Tem-se as seguintes alternativas:
- 01 – 9%
- 02 – 17%
- 03 – 20%
Optante pela extinção do RTT no ano-calendário de 2014: marca-se esta opção caso a empresa se enquadre nesta situação.
Existe diferenças entre a contabilidade societária e Fcont: deve-se assinalar esta opção, caso a empresa se encaixe nesta situação.
Critério de reconhecimento de receitas (L.Presumido): determina-se neste campo qual será o fundamento de reconhecimento de receitas a ser utilizado. A configuração deste campo será utilizada para o preenchimento do campo IND_REC_RECEITA do registro 0010. Tem-se as seguintes opções:
- 0 - Não se Aplica
- 1 – Regime de Caixa
- 2 – Regime de Competência
Determinando-se este campo com a opção 1 - Regime de Caixa, o campo "Escrituração" deve ser definido com a opção C - Contábil (Lucro Presumido, Imunes ou Isentas) ou L - Livro Caixa ou Hipótese prevista no §1o do art. 129...; definindo-se o campo com a opção 2 - Regime de Competência, o campo "Escrituração" deve ser igual a C - Contábil (Lucro Presumido, Imunes ou Isentas).
Grade Forma de Tributação no Período
Exercício: informa-se neste campo o ano do exercício da Tributação; informa-se até 4 dígitos.
Trimestre: define-se a qual trimestre do período em questão estão sendo feitas as configurações.
Forma de Tributação: determina-se qual a forma de tributação referente ao exercício e trimestre informados. Tem-se as seguintes opções:
- R - Anual
- P – Trimestral
- A – Desobrigada
- E – Real Estimativa
Determina-se nos campos "Jan/Abr/Jul/Out", "Fev/Mai/Ago/Nov" e "Mar/Jun/Set/Dez" se serão consideradas nestes períodos as seguintes alternativas:
- E – Receita Bruta;
- B – Balanço ou Balancete.
Aba Reg. 0020 Parâmetros Compl.
Nesta aba habilite os campos relacionados a configuração da empresa.
Nota: as marcações abaixo afetarão o registro 0020.
Aba Reg. 0021 Tipos de Programa
Nesta aba, possuem duas sub-abas:
Sub-aba Reg. 0021 - Até Layout ECF 9.
As marcações presentes nesta sub-aba, são destinadas à composição dos itens do Registro 0021 até o layout 09.
Observação: utilize apenas os campos relacionados a configuração da empresa.
Sub-aba Reg. 0021 - Layout EFC 10/Superior.
Habilite as marcações que serão utilizados para preencher o Registro 0021 no layout 10 e superior.
Observação: utilize apenas os campos relacionados a configuração da empresa.
Aba ECD - Outras Informações (J800)
Tem-se nesta aba, os dados pertinentes aos Arquivos Anexoss para ECD; informações que irão alimentar o registro J800 da ECD. Realiza-se também nesta aba, o upload de um arquivo com extensão ".rtf" para o Repositório de Arquivos.
Determina-se inicialmente o "Tipo de Documento" a ser carregado e salvo. Tem-se as seguintes opções:
- 001 - Demonstração do Resultado Abrangente do Período
- 002 - Demonstração dos Fluxos de Caixa
- 003 - Demonstração do Valor Adicionado
- 010 - Notas Explicativas
- 011 - Relatório da Administração
- 012 - Parecer dos Auditores
- 099 - Outros
Informa-se obrigatoriamente em seguida a "Descrição do Arquivo"; e por meio do botão "Anexar J800" efetua-se o carregamento do documento, de modo que o campo "Nome Arquivo" será automaticamente preenchido.
Aba ECD Substituição- Outras Informações (J801)
O Registro J801 deverá ser utilizado obrigatoriamente em casos de substituição de um arquivo da ECD, conforme previsto na Instrução Normativa RFB nº 1.420/2013.
Nota: este registro é semelhante ao Registro J800.
Determina-se, primeiramente, o "Tipo de Documento" a ser carregado e salvo, tendo apenas a opção "001 - Termo de Verificação para Fins Substituição da ECD" disponível.
Também trata-se de preenchimento obrigatório o campo "Descrição do Arquivo".
O campo "Motivo da substituição" deverá ser preenchido com uma das seguintes opções:
- 005 - Alteração do número do livro;
- 099 - Outros;
- 001 - Mudança de saldos das contas;
- 003 - Alteração de demonstrações contábeis;
- 002 - Alteração de assinatura;
- 004 - Alteração da forma de escrituração contábil.
O "Nome Arquivo" não pode conter as seguintes TAG's: C001, I001, J001, K001, J800, J801 ou J900.
Botão Outras Opções...
Na parte superior da tela, tem-se o botão "Outras Opções...", que apresenta como alternativa de utilização, o botão "Recompor Saldos".
A recomposição de saldos consiste em um recálculo dos saldos das contas contábeis em um determinado período informado pelo usuário, que tem o objetivo de eliminar a inconsistência dos saldos nas contas contábeis.
Ao acionar esta opção, será aberta uma pequena tela para confirmação do procedimento de recomposição dos saldos.
No campo "Referência p/ recomposição" informa-se uma data que esteja dentro do período contábil da empresa, ou seja, entre a data informada no campo "Início do período contábil" e o campo "Fim do período contábil". Caso seja informada uma referência fora do período contábil da instituição, será exibida a seguinte mensagem:
"A referência para recomposição deve estar dentro do período contábil da empresa."
Informando-se uma data condizente com o período contábil da empresa, ao se confirmar a recomposição dos saldos o seguinte questionamento é apresentado:
"A recomposição irá recalcular todo o saldo das contas contábeis da empresa 1 para a referência 01/08/2017 até a referência atual. Deseja continuar?"
Finalizado o processo de recomposição, será exibida uma mensagem informativa sobre a finalização do procedimento.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.