Módulo: Contabilidade> Consultas> Demonstrativos Contábeis
Esta tela permite a criação de Notas Explicativas que serão utilizadas posteriormente na geração dos demonstrativos contábeis.
As notas explicativas contém informações adicionais àquelas apresentadas nos demonstrativos contábeis. Tem por objetivo fornecer descrições narrativas e detalhes de itens apresentados nessas demonstrações, além de informações acerca de itens que não se qualificam para reconhecimento nessas demonstrações.
Ao visualizar a tela em modo formulário, teremos no topo da mesma, as seguintes informações:
Os dados referentes aos campos "Nro período contábil", "Início período contábil" e "Fim período contábil" irão seguir o cadastro realizado nas Preferências de Contabilidade da Empresa, aba Exercício, seção Período Contábil para Demonstrativos e para Planejamento Orçamentário Contábil.
Ao selecionar uma empresa para inclusão do Período Contábil, será possível escolher por empresas ativas da contabilidade e que deverão também estarem inseridas nas Preferências de Contabilidade da Empresa, aba Exercício, seção Período Contábil para Demonstrativos e para Planejamento Orçamentário Contábil.
Caso não exista um Período Contábil cadastrado nas Preferências de Contabilidade da Empresa, pode-se efetuar tal inclusão por meio desta tela.
Filtros da tela | Aba Configurações N.E |
Aba Dados tabelas N.E | Aba Relatórios personalizados |
Botão Outras Opções... |
Filtros da tela
A tela Nota Explicativa por Período Contábil é composta por Filtros personalizados, que podem ser criados de acordo com a necessidade de cada processo/empresa, e Filtros rápidos, que são compostos pelo campo "Nro. período contábil", sendo que esta informação é gerada de acordo com as Preferências de Contabilidade da Empresa, aba Exercício, seção Período Contábil para Demonstrativos e para Planejamento Orçamentário Contábil.
Aba Configurações N.E
Esta aba é composta pelos campos que irão formar a configuração da Nota Explicativa.
A marcação "Ativo" identifica a Nota Explicativa como ativa ou não.
O "Nro. Nota Explicativa" se trata de uma informação sequencial gerada automaticamente pelo sistema correspondente aos cadastros realizados.
No "Nro. Nota Explicativa Pai" realize a pesquisa por Notas Explicativas ativas. Pode-se informar a nota explicativa que é Pai da Nota Explicativa que está sendo cadastrada. Além disso, esse campo será útil para ordenação da impressão da Nota Explicativa.
Informe no campo "Identificador do título" o código da nota explicativa que será impressa nos demonstrativos. No preenchimento desse campo pode-se informar pontos, exemplo, '1.1'. Além disso, esse campo será responsável por identificar a ordenação e descrição da N.E. que será impressa nos demonstrativos.
No campo "Ordem" determine a disposição da nota explicativa. Em casos onde a Nota Explicativa for filha de uma outra nota, esse campo deverá ser preenchido com '2', por exemplo.
A marcação "Gerar assinaturas" caracteriza que a Nota Explicativa em questão irá gerar assinaturas conforme a configuração na aba Signatários presente nas Preferências de Contabilidade da Empresa.
A marcação "Quebra Página" tem como objetivo caracterizar que a Nota Explicativa em questão irá quebrar a página após o seu término.
O "Título da Nota Explicativa" é uma informação obrigatória que corresponde à designação da Nota Explicativa; pode-se informar um máximo de até 4000 caracteres.
No campo "Tipo da Nota Explicativa" determine o perfil da Nota Explicativa. Tem-se as seguintes opções:
- Texto;
- Imagem;
- Planilha (Tabelas);
De acordo com o Tipo da Nota Explicativa escolhido, o sistema irá apresentar diferentes comportamentos. Teremos:
Sendo do tipo Texto, o sistema irá permitir a edição dos seguintes campos:
- Título da Nota Explicativa: Nessa ocasião será permitida a digitação de até 8000 caracteres (Letras e Números).
- Descrição da Nota Explicativa: Nesse campo também será possível informar até 8000 caracteres (Letras e Números).
Esses campos irão identificar o título e a descrição da Nota Explicativa que serão impressos no demonstrativo contábil, respectivamente. Além disso, é permitido que sejam copiados/colados textos de outros editores de texto nestes espaços.
Optando-se pelo tipo Imagem, deverão ser trabalhados os seguintes campos:
- Caminho da Imagem: Deve-se anexar/selecionar a imagem que será utilizada na geração da nota explicativa. O sistema renderiza a imagem de modo que esta seja ajustada na impressão da nota explicativa; caso não ocorra, será impressa em outra página.
Caso o tipo da nota explicativa seja Planilha (Tabelas), deve-se atentar para os seguintes campos:
- Descrição da Tabela: Será apresentada a lista das tabelas padrão do sistema cadastradas para que estas sejam vinculadas na Nota Explicativa. As tabelas deverão ser configuradas na aba Dados tabelas N.E.
Por meio do campo "Tipo Demonstrativo" o sistema busca o código dos demonstrativos ECD, para a mesma empresa do seletor, para possibilitar a vinculação de determinada nota explicativa em um demonstrativo. Este campo pode ser definido com as seguintes opções:
- DFC;
- Balanço Patrimonial;
- DRE/DRA.
O campo "Código Demonstrativos ECD" buscará o código dos demonstrativos ECD disponíveis conforme o tipo do demonstrativo.
Quando a marcação "Gerar N.E somente para colunas com valores ?" for realizada, o sistema deverá gerar as Notas Explicativas apenas para colunas com valores em que for diferente de 0 no período de geração.
Nota: Esse campo influenciará todos os relatórios que possuírem Nota Explicativa.
Aba Dados tabelas N.E
Nesta aba são disponibilizadas por meio de sub-abas, a listagem das tabelas padrão do sistema.
Esta aba como um todo, tem como objetivo informar quais valores/campos fazem parte de cada tabela que for selecionada. As sub-abas/tabelas presentes na aba Dados tabelas N.E. irão compor as notas explicativas.
Importante: Essas tabelas são nativas do sistema e serão utilizadas para a geração das notas explicativas. São elas:
- Ativo Imobilizado;
- Ativo Intangível;
- Bens;
- Caixa e Equivalentes de Caixa;
- Clientes e Contas a Receber;
- Custo Serviços Vendidos Por Natureza;
- Empréstimos e Financiamentos;
- Impostos Sobre Renda e Contribuição Social;
- Impostos/Contribuições;
- Movimentação da Provisão p/ Contingências;
- Outras Receitas (Despesas) Operacionais;
- Receita Líquida;
- Receitas e Despesas Financeiras.
A configuração de todas as sub-abas/tabelas é semelhante, diferenciando-se logicamente pelos campos presentes em cada uma. Assim, teremos o exemplo de uma tabela de Receitas e Despesas Financeiras que foi configurada e sua respectiva geração:
Aba Relatórios personalizados
A aba Relatórios personalizados tem como objetivo permitir a inclusão modelos personalizados para as tabelas padrão.
Por meio do botão "Baixar Modelos" é possível a realização do download dos modelos padrão no formato "jrxml" dos relatórios.
O campo "Tabela" apresenta a listagem das tabelas padrão do sistema, além de exibir também como opção as Tabelas Adicionais.
Na seção "Arquivos personalizados" pode-se selecionar e adicionar os arquivos adicionais nos quais foram realizadas alterações nos modelos baixados, ou ainda adicionar novos modelos. Você também poderá copiar arquivos personalizados de outro período, quando são referentes à mesma tabela.
Observação: Não é possível deletar um arquivo que esteja sendo utilizado por outro período contábil.
É possível também adicionar arquivos jrxml para tabelas adicionais que irão compor as Notas Explicativas. Considere ainda que para cada uma destas deve-se ter um jrxml correspondente.
Para filtragem dos dados da tabela que compõe o relatório, o sistema utiliza a Empresa e a Data de Referência (Início do período contábil e Fim do período contábil) como filtro, para possibilitar o vínculo entre a tabela adicional e o modelo anexado.
Alguns parâmetros precisam obrigatoriamente ser informados no modelo personalizado para geração das notas explicativas. São eles:
- CODEMP – Código da empresa da geração dos demonstrativos;
- NUPERIODOCTB - Refere-se ao número do Período Contábil;
- ISORACLE - Igual a true se a base for Oracle;
- NULLVALUE - se for Oracle: "NVL"
Se for SqlServer: "ISNULL"
- CONCATSTR - se for Oracle: "||"
Se for: SqlServer "+"
- Caso for comparativo:
DTINI - Início do Período Contábil;
DTFIN - Fim do Período Contábil.
- Se não for comparativo:
DTINI - Primeiro dia do mês levando em consideração a data passada na tela de geração dos Demonstrativos Contábeis;
DTFIN - Fim do Período Contábil considerando a data passada na tela de geração dos Demonstrativos Contábeis;
DTMOVINI - Data Inicial passada na tela de geração dos Demonstrativos Contábeis;
DTMOVFIN - Data Final passada na tela de geração dos Demonstrativos Contábeis.
- A formatação de dados e valores serão realizadas pelo IReport;
- Não será disponibilizado nenhum tipo de visualização dos relatórios personalizados nesta tela.
Botão Outras Opções...
O botão "Outras Opções..." é acionado por meio do ícone localizado no alto da tela.
Ao acionar o botão, o sistema irá disponibilizar a opção "Copiar Nota Explicativa", sendo que, ao acionar a referida opção será aberto o seguinte pop-up:
No campo "Copiar N.E para:" terá duas opções disponíveis:
- Outro período: Ao selecionar essa opção, o campo "Cód. Empresa" será desabilitado para que você possa pesquisar apenas o período desejado;
- Outra empresa: Selecionando esta opção, o campo Cód. Empresa será habilitado para você selecionar a empresa e depois o período que deseja.
O campo Cód. Empresa trará todas as empresas que possuírem o mesmo Plano de Contas que a empresa selecionada inicialmente.
Serão disponibilizados no campo "Período Contábil" os períodos contábeis da empresa selecionada na tela.
No campo "Copiar as abas", o usuário deverá selecionar se deseja copiar somente "Configurações N.E", apenas "Dados Tabelas N.E" ou se deseja copiar "Configurações N.E e Dados Tabela N.E".
Nota: Ao utilizar a opção Dados Tabelas N.E ou Configurações N.E e Dados Tabelas N.E todas as sub-abas da aba Dados tabelas N.E serão copiadas.
Caso a marcação "Substituir registros já existentes" estiver realizada, o sistema verificará se existem dados na tabela de destino e, caso haja, os dados já serão substituídos. Por outro lado, encontrando-se desabilitada, será verificado se possuem dados na tabela de destino e existindo, o sistema apresentará uma mensagem o informando e solicitando que você selecione substituir.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.