Módulo: Contabilização > Preferências > Empresa
Nessa tela são realizados os cadastros vinculados a empresa na realização de sua contabilidade, ou seja, suas particularidades na utilização das rotinas contábeis.
A tela é composta por algumas abas, onde realizam-se os cadastros relacionados aos procedimentos contábeis a serem efetuados pela empresa. Assim, teremos:
Aba Exercício Aba Plano de Contas
Aba Exercício
Nesta aba são realizados os cadastros referentes ao funcionamento da empresa.
Informe no campo "Data de Abertura", a data de fundação da empresa que está sendo configurada.
O campo "Início do período contábil" será preenchido com a data de início do período contábil da empresa, não é possível inserir neste campo uma data anterior a data de abertura da empresa.
Tem-se que o campo "Fim do período contábil", será preenchido com a data final do período contábil da empresa; não é possível inserir neste campo uma data anterior a data de início do período contábil da empresa.
O campo "Referência" refere-se à data do mês no qual serão iniciados os trabalhos no módulo de contabilidade; ele pode ser alimentado com uma data que esteja dentro do período contábil informado, ou seja, entre a data de início e fim do período contábil.
Observação: Ao iniciar-se o preenchimento de um dos campos de data mencionados acima, os mesmos são apresentados em branco, e o mês e ano correntes estarão sugeridos para preenchimento.
Em "Número do diário", tem-se que a medida em que os Livros Diários forem sendo impressos, a numeração destes é apresentada neste campo. Quando nenhum Livro Diário foi impresso, informa-se "0" (zero) neste campo.
À medida que os livros forem impressos, a numeração da última página gerada será apresentada no campo "Última página do diário"; quando nenhuma página do Livro Diário foi impressa, informe "0" (zero) neste campo.
A informação inserida no campo "N.º Ordem Instrumento Escrituração (G)", será utilizada para geração do arquivo "SPED-Contábil" e deverá ser preenchido de acordo com o tipo de escrituração enviada pela empresa. Informe aqui o número do Instrumento de Escrituração que será gerado para transmissão do arquivo ao Fisco.
Assim como o campo anterior, a informação inserida no campo "N.º Ordem Instrumento Escrituração (R)", é utilizada para geração do arquivo SPED-Contábil e deve ser preenchido de acordo com o tipo de escrituração enviada pela empresa. Informe aqui o número do Instrumento de Escrituração que será gerado para transmissão do arquivo ao Fisco.
Aba Plano de Contas
Nesta aba são realizados os cadastros referentes ao Plano de Contas da empresa, ou seja, o conjunto de códigos criado pelo contador que registram todos os fatos administrativos da empresa.
O campo "Empresa do plano de contas", é alimentado automaticamente com o código e o correspondente nome da empresa que está sendo cadastrada nesta tela.
Quando a marcação "Permitir alteração por outras empresa quando compartilhado" estiver selecionada, permitirá que outras empresas que compartilham o mesmo plano de contas realizem alterações.
No espaço "Máscara" é definido o formato das contas do Plano de Contas, ou seja, pode-se adicionar ou remover níveis por meio dos botões "Remover nível" e "Adicionar nível", caso julgue necessário. Uma vez criado o Plano de Contas, sua máscara não poderá mais ser modificada.
Aba Lançamentos
Aqui são realizadas as configurações relacionadas aos lançamentos contábeis que serão efetuados.
Defina no campo "Numeração dos Mestres de Lote", a forma de geração dos Mestres de Lote. Serão disponibilizadas as opções:
- Manual: O código dos Mestres de Lote deverá ser preenchido manualmente;
- Empresa: Por meio dessa opção, o código dos Mestres de Lote será gerado automaticamente por empresa em ordem sequencial e crescente;
- Empresa/Referência: Definindo-se o campo com esta opção, o código dos Mestres de Lote será gerado pelo sistema por empresa em ordem sequencial e cronológica por referência.
Aba Contador
Nesta aba, são cadastrados os dados referentes ao contador responsável pelas rotinas contábeis da empresa.
No campo "Contador", será informado o nome completo do contador da empresa.
Em "CRC", será preenchido com o número do registro no Conselho Regional de Contabilidade do contador.
Informe no campo "UF CRC", a UF (Unidade da Federação) em que o CRC do contador foi emitido.
Botão Outras Opções...
Neste botão tem-se a opção "Recompor saldos" que, ao ser acionada abrirá o pop-up pra que se informe a "Referência p/ recomposição" dos saldos necessários.
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