Módulo: Imobiliária > Rotinas > Prospecção
Versão disponível: a partir da 3.31
O objetivo dessa tela é efetuar os cadastros dos atendimentos realizados nas rotinas de Prospecção, vinculando-se os imóveis de interesse do Prospect e registrando seu feedback.
Nessa rotina, serão exibidos apenas os atendimentos realizados pelo corretor autenticado no sistema. Caso você seja um Gerente, serão apresentados todos os atendimentos vinculados à você e aos membros de sua equipe.
Nota: se no Cadastro de Usuários, aba "Gestão Imobiliária", a marcação "Visualizar todas as FACs?" estiver efetuada, será possível visualizar todos os atendimentos já inseridos.
Observação: a identificação de um usuário como corretor será feita pelo vínculo do Cadastro de Corretores ao Cadastro do Usuário, campo "Corretor", sendo possível classificá-lo como corretor, gerente ou supervisor.
Painel de Filtros
O recurso de Filtros serve para refinar a busca de Ficha de Atendimento ao Cliente, assim, pode-se realizar o filtro através dos campos abaixo:
Caso você preencha o campo "Código", será filtrado diretamente pelo código único do atendimento.
Ao selecionar o filtro pelo campo "Interesse em", serão exibidos apenas os atendimentos referentes à opção escolhida pelo Prospect.
O campo "Imóveis" filtrará todos os atendimentos que tenham o imóvel escolhido vinculado como interesse do Prospect.
O filtro "Prospect" exibirá os atendimentos que foram realizados para Prospects cujo o nome esteja no texto pesquisado.
Também será possível filtrar os atendimentos para um determinado "CPF/CNPJ".
Quando informado o campo "Telefones", serão filtrados todos os atendimentos feitos à Prospects com o telefone selecionado.
Nota: serão pesquisados tanto os telefones informados na aba "Prospect" quanto na aba "Telefones Prospect".
O filtro "E-mail" buscará os atendimentos feitos à Prospects que possuam o mesmo e-mail cadastrado.
Quando o campo "Corretor" for filtrado, serão pesquisados todos os atendimentos cujo Corretor Responsável seja o informado. Esse filtro possuirá maior efetividade para os gerentes e usuários que poderão visualizar todas as FACs cadastrada, uma vez que, para os demais, apenas as FACs vinculadas ao corretor logado serão exibidas.
Quando você preencher o campo "Veículo de comunicação", este filtrará todos os atendimentos que foram incluídos como fonte no Veículo de Comunicação especificado.
Ao filtrar pelo "Usuário Inclusão", serão exibidos todos os atendimentos inseridos pelo usuário informado. Esse filtro é relevante, pois nem todo atendimento será incluído pelo próprio corretor, o que poderá originar em uma Central de Atendimento, pelo Marketing ou integração com ferramentas externas.
Painel Principal
Primeiramente nesse Painel, realize o cadastro do "Nome" e "Sexo" do cliente do atendimento.
Aba Geral
Na aba Geral contém dados sobre o tipo de interesse apresentado pelo cliente, bem como alguns dados sobre ele e sobre o atendimento.
No campo "Interesse em" selecione qual o interesse de seu cliente para com o imóvel, sendo eles:
- Captação para locação;
- Corresp. Bancário;
- Avaliação para locação;
- Comprar;
- Alugar;
- Captação para Venda;
- Avaliação para venda.
Informe no campo "Corretor" o corretor responsável pelo atendimento, e no campo "Estágio", selecione qual o status do mesmo.
Observação: se o campo Estágio estiver selecionado com a opção "Com Sucesso" e o parâmetro "Permite FAC com sucesso sem parceiro? - TIMPRMSUCESSO" desligado, será obrigatório informar o "Parceiro" para salvar a FAC com sucesso.
Informe no campo "Origem" por qual meio ocorreu o atendimento, sendo:
- Prospecção Telefone;
- Internet;
- Visita;
- Feirão Caixa;
- Plano Piloto;
- Lista Telefônica;
- Redes Sociais;
- Prospecção Rua;
- Parceria;
- Ligação.
O campo "Usuário Inclusão" será preenchido com o código e nome do responsável pela inclusão do cadastro da FAC, e no campo "Dh. Inclusão" inclua a data e hora dessa inclusão.
No campo "Usuário Alteração" serão exibidos o código e nome do usuário que realizou a última alteração no cadastro e no campo "Dh. Alteração" a data e hora da última mudança na FAC.
Inclua no campo "Média Vlr. Aluguéis Imóveis Fac" o valor médio referente aos aluguéis da Ficha de Atendimento ao Cliente selecionado.
Pode-se ainda preencher os campos "Veículo de Comunicação", "Captação", "Parceiro", "Observação", "CPF/CNPJ" e qual será a "Dt. Retorno", se necessário.
Aba Prospect
Nessa aba serão preenchidos os dados pessoais do cliente, como dados para contato, endereço e situação financeira. Caso o Prospect já estiver cadastrado no sistema, basta buscá-lo pela pesquisa do campo "Prospect" e seus dados serão carregados automaticamente nos demais campos.
Aba Preferências
Na aba Preferências, informe as preferências do Prospect em relação ao "Tipo de imóvel" buscado, o número de "Quartos", os "Valores" e à localização.
Aba Visita/Chaves
Nessa aba, será realizada a gravação de informações pertinentes às visitas realizadas no atendimento pelo Prospect, como a data de entrega e devolução das chaves dos imóveis.
Aba Imóveis da FAC
Vincule nessa aba, os imóveis em que o Prospect possui interesse. Os Imóveis poderão ser vinculados manualmente, ou pelas rotinas Apresentação de Imóveis e Pesquisa por Imóveis.
Sub-aba Geral
O campo "Estágio" dessa sub-aba, reflete a situação do imóvel selecionado naquele atendimento, variando entre as opções abaixo:
- Vinculado: Essa opção demonstrará que o imóvel foi vinculado ao atendimento, simbolizando um interesse do Prospect em realizar visitas naquele imóvel.
- Em proposta: Essa opção será exibida quando tiver sido realizada uma proposta de locação/venda do imóvel dentro daquele atendimento e a mesma encontra-se pendente.
- Proposta Aprovada: Por meio dessa opção, pode-se observar que a proposta feita anteriormente foi aprovada por todas as partes da negociação.
- Fila de Reserva: Por essa opção teremos que o atendimento está aguardando a liberação de alguma chave do imóvel para realizar visitas. Nesse caso, o campo "Posição na Fila" (localizado na seção "Entrega Chaves") indicará em qual posição da fila está o atendimento.
- Em Visita: Demonstra-se nesta que o imóvel está com uma visita em andamento no atendimento.
Sub-aba Resultado
Nessa sub-aba serão exibidas as informações sobre a "Devolução das Chaves", o feedback do Prospect e os dados da proposta realizada. O status da "Proposta" poderá variar entre "Cancelada", "Rejeitada", "Pendente" e "Aceita".
Aba Telefones Prospect
Essa aba permite a inclusão de múltiplos telefones para contato com o cliente, bem como, seja inserido qualquer "Comentário" relevante.
Aba SACs
Essa aba permite a visualização das SACs vinculadas ao atendimento selecionado. As SACs têm como função, documentar as comunicações internas, e também, registrar interações com o Prospect.
Botões no topo da tela
No topo da tela, além dos botões padrões da maioria das telas do sistema, teremos os botões abaixo:
Ao acionar este botão, tem-se as seguintes opções:
A opção "Sac Rápido" permite a inclusão de uma SAC simplificada, exigindo apenas a descrição da ocorrência com mais de 10 caracteres e o "Tipo de SAC" é sugerido com base na configuração do parâmetro "Tipo de SAC para SAC rápido do Produto FAC - TIMTIPSACPADFA". Dessa forma, ao selecionar essa opção, será exibido o seguinte pop-up:
Por meio da opção "Inserir SAC", será aberta a tela Inserir SAC para a inclusão de um acompanhamento completo. Assim, utilizando esse recurso, será possível encaminhar o acompanhamento para um outro usuário, bem como apontá-lo como solicitação de serviços e vincular um Parceiro para a execução da tarefa.
Nota: Caso a tela tenha sido aberta pela opção Inserir SAC, ao dar início na inclusão do registro, o Código da FAC de Origem já será carregado nos dados da SAC.
Caso você opte pela opção "Termo Saída Visita", será impresso o termo de saída de visita, desde que tenha sido criado um Relatório Formatado anteriormente, e o Código do mesmo encontre-se inserido no parâmetro "Relatório Termo Saída Chaves - TIMNURFETERMO".
O Termo Saída Visita possui os dados dos imóveis a serem visitados, bem como os dados do Prospect e da Imobiliária; este termo tem como objetivo auxiliar o corretor durante a visita, com as principais informações dos imóveis e seus endereços e, também, formalizar o atendimento ao Prospect para aqueles imóveis, sendo um documento da Imobiliária que comprova o serviço prestado em casos de imóveis que possuam exclusividade.
Em relação à opção "Docs. FAC", quando esta for selecionada, exibe-se os documentos que foram criados na tela "Imobiliária > Configurações > Relatórios Doc e Docx" e vinculados à FAC.
Ainda no alto da tela teremos o botão "Vincular Imóveis..." que ao ser acionado, abrirá a tela Apresentação de Imóveis para que seja iniciado o atendimento ao Prospect, exibindo a carteira da Imobiliária de acordo com sua necessidade, assim, a FAC selecionada já será vinculada à tela, facilitando a inclusão de imóveis direto no atendimento.
Botão Ações da aba Imóveis da FAC
No topo da aba Imóveis da FAC, além dos botões padrões da maioria das telas/abas do sistema, teremos o botão "Ações.." com as seguintes opções:
A opção "Solicitar Visita" indicará que aquele cliente visitará o imóvel. As datas de visita serão atualizadas e tanto o "Estágio" do imóvel quanto sua situação do atendimento serão alteradas.
Logo após teremos a opção "Retornar Visita", que é uma ação necessária após a conclusão da visita ao imóvel pelo cliente. Quando acionada, será exibido o pop-up abaixo:
Observação: a opção acima mencionada retornará o Estágio do imóvel para "Disponível" e sua situação no atendimento para "Vinculado".
Importante: o campo "Imobiliária de devolução" do pop-up acima só será exibido se os parâmetros "Sempre exibir imb no retorno de visita? - TIMEXIBEIMB" e "Usa controle de chaves detalhado? - TIMUSACONTCHV" estiverem ligados.
Quando você acionar a opção "Realizar Proposta" o pop-up que permitirá a realização de propostas para aquele imóvel será exibido:
Nota: a "Proposta" poderá ser para "Locação" ou "Venda" e alterará o estágio do imóvel e do atendimento para "Em proposta".
Importante: o parâmetro "Permite multiplas propostas por imóvel? - TIMPERMPROP" define se é possível efetuar múltiplas propostas para um mesmo imóvel. Caso este estiver habilitado, possibilitará a realização de diversas propostas para o mesmo imóvel, caso contrário, não será permitida essa funcionalidade.
Quando a opção "Alterar Proposta" acionada, permitirá alterar os dados da proposta atual, feita através da opção acima. Essa função deverá ser utilizada para atualizar o sistema conforme a negociação entre o proprietário, a Imobiliária e o Prospect.
A Proposta poderá ser "Cancelada", "Rejeitada" ou "Aceita", caso seja aceita, o imóvel permanecerá com o Estágio igual a Com Proposta e o fluxo de venda/locação continuará em suas respectivas rotinas, caso contrário, o imóvel retornará para o Estágio Disponível.
Observação: se o parâmetro "Usa controle de chaves detalhado? - USACONTCHV" estiver habilitado, serão exibidas as seguintes opções no botão Ações...:
A opção "Reservar Chave para Visita" permite reservar uma chave temporariamente, trocando seu "Local da chave" (tela "Imobiliária > Cadastros > Básicos > Chaves > Chaves") para o mesmo informado no parâmetro "Status padrão para chave reservada - TIMCODSTATRESER", e esta chave permanecerá com este status pelo período em horas configurado no parâmetro "Horas até expiração de reserva da chave - TIMHOREXPRRESER", de forma que retornará à sua situação anterior posteriormente.
Nota: o parâmetro "Cancela reserva chv autom após periodo? - TIMALTRESERJOB" define se o estágio será alterado automaticamente ao término do período de reserva e o parâmetro "Período p/ alter autom de status chv reservada. padrão cron. - TIMALTRESERJOBP" determina a periodicidade de execução da rotina automática do parâmetro TIMALTRESERJOB.
Quando a opção "Cancelar reserva da chave" for acionada, será permitido cancelar a reserva feita anteriormente antes que seja executada a verificação automática.
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