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Versão disponível: a partir da 4.2
Nesta tela realiza-se tanto o cadastro de tipos de ocorrências como o lançamento destas para os funcionários, bem como, a consulta daquelas que foram arquivadas ao executar as rotinas da Folha de Pagamento.
São exemplos de Ocorrências: faltas, atestado médico, compensação de horas ou dias, licenças (maternidade, paternidade, cárcere, casamento, alistamento militar, doação de sangue, vestibular), entre outras.
É importante lembrar que todas as ocorrências aqui salvas são resultantes também de requisições feitas pelos funcionários e Líderes, porém o usuário responsável poderá utilizar essa tela para fazer a gestão e lançamentos de novos afastamentos e registros.
Acesse os links abaixo para melhor compreender as funcionalidades dessa tela:
Cadastro de Ocorrências Lançamento de Ocorrências
Consulta de Ocorrências lançadas
Cadastro de Ocorrências
Acesse a aba "Cadastro", clique no botão "Adicionar novo tipo de ocorrência" e preencha as informações solicitadas:
Na seção Geral, preencha no campo "Descrição" um nome para identificar a ocorrência e, caso se trate de um afastamento ou ausência legalmente prevista, informe o "Código" do afastamento para o eSocial, para o "FGTS", para a "RAIS" e a "Descrição Causa" do afastamento. .
Efetue a marcação "Aparece no Portal RH" para que essa ocorrência seja disponibilizada no Portal Rh.
Já na seção Propriedades da Ocorrência, defina os critérios que serão considerados no controle de ponto e nos cálculos da folha de pagamento, sendo eles:
- Indenização de Estabilidade;
Observação: ao habilitar a marcação Indenização de Estabilidade, é necessário informar a "Quantidade Meses de Estabilidade" após o retorno do funcionário (campo será exibido somente com a marcação habilitada) para que caso seja desligado, o cálculo da rescisão seja efetuado a partir da data fim da Ocorrência lançada considerando os meses de estabilidade. Além disso, é importante ressaltar que o código da referida Ocorrência deve estar configurado no parâmetro "Cód. Hist. Ocorr. para Estabilidade - FPCODHISESTABIL".
- Abate no Aviso Prévio;
- Absenteísmo;
- Tem Direito de Adiantamento;
- Necessita de anexo no Portal RH;
- Baixa na Provisão;
- Falta;
- Gera Ocorrência AFDT;
- Quita Férias em Licença Remunerada;
- Ocorrência de reajuste salarial sindical.
Indique o "Tipo de Registro" dessa ocorrência dentre as opções: "Inclusão", "Pré-Assinalado" ou "Desprezado".
Depois, clique no botão "Confirmar alterações" para finalizar a inclusão.
Nota: caso seja necessário, é possível alterar os dados de uma ocorrência já cadastrada. Para isso, basta selecionar a ocorrência e realizar as alterações desejadas.
Lançamento de Ocorrências
Para lançar uma ocorrência é necessário informar no Painel de Filtros em qual "Empresa" o sistema deverá buscar os funcionários. Aplicados os filtros, os cards de todos os funcionários serão exibidos. Em seguida, na aba "Lançamento" acione a marcação "Ativa Seleção para lançamento" para que seja possível selecionar um ou mais funcionários.
Observe que o botão "Lançar ocorrência" ficará habilitado possibilitando assim o lançamento da ocorrência.
Então, após a escolha dos cards, acione o referido botão, selecione a ocorrência desejada e, em seguida clique no botão "Adicionar Arquivo" para inserir o documento comprobatório. Depois, acione o botão "Lançar ocorrência", preencha as informações solicitadas e confirme o lançamento.
Observação: o botão "Confirma Lançamento" ficará habilitado apenas se os campos Descrição da ocorrência, Data de Início e Data de retorno prevista forem preenchidos.
Importante: Em algumas ocasiões, o funcionário retorna de um afastamento por Auxílio Doença e, depois de alguns dias de atividade normal, é novamente afastado pela mesma doença, isto é, o mesmo código do CID. Se isso ocorrer dentro do prazo de 60 dias, a contar da data de retorno do afastamento, será preciso efetuar um novo registro de ocorrência, nestes casos, para que a empresa não pague novamente os 15 primeiros dias deste registro é preciso marcar o campo "É Recorrente".
Em casos de atestado médico, acione o botão "Atestado" para selecionar novamente o funcionário e preencher as informações do atestado e do(a) médico(a) responsável pela emissão.
Consulta de Ocorrências lançadas
Para visualizar as ocorrências que foram arquivadas, basta clicar sobre o card do funcionário e será apresentado na tela, o histórico dos lançamentos que foram realizados, seja de forma automática ou manual. Lembrando que, só será possível visualizar as ocorrências de cada funcionário, quando a marcação Ativa Seleção para Lançamento estiver desabilitada.
Se for necessário editar uma ocorrência lançada, clique sobre a linha do histórico e, em seguida, acione o botão "Editar Ocorrência".
Caso seja necessário excluir uma ocorrência lançada, passe o cursor do mouse sobre a linha do histórico, e acione o botão "Excluir Ocorrência".
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