Este executável tem por finalidade facilitar a migração de dados de tabelas básicas do sistema, eliminando o tempo utilizado pela indústria e agilizando o processo de migração de dados de clientes Sankhya/Jiva.
Primeiro escolhe-se o "Tipo do Arquivo Origem" que pode ser uma "Planilha" ou um "Arquivo Texto". Sendo do tipo “Texto”, ficam habilitadas as opções "Arquivo Posicionado (Txt)" e "Arquivo Delimitado (Cvs)". Sendo que quando o usuário optar por ‘Arquivo Delimitado’, deve-se informar o "Delimitador".
Seleciona-se o caminho do "Arquivo Origem" e a "Tabela de Destino" que é a aquela que irá receber os dados.
Clicando em "Carregar Arquivo" será aberta outra tela com a grade mostrando as informações de cada coluna da tabela a ser importada.
Valor Fixo: Permitirá a inserção direta daquele valor na tabela.
Exemplo: para o campo DTCAD colocar o valor fixo " 12/12/2010 ". Assim todos os registros virão com esta data.
Fórmula: Através desta coluna podem-se usar outros campos para se chegar ao valor que se deseja incluir, com base nos dados de cada registro.
Exemplo: Fazendo importação de parceiros (TGFPAR) colocar para o campo "ATIVO" a fórmula " IF(CODVEND=0,'N','S') ". Desta forma os parceiros que forem importados e não tiverem um código de vendedor informado serão importados como inativos.
De Para: coluna para a transformação de dados do arquivo importado para informações diferentes que sejam aceitas pelo sistema.
Exemplo: Fazendo um “De Para” na importação de produtos no campo Unidade (CODVOL)
Pode-se configurar:
"Origem" "Destino"
Quilograma KG
Caixa CX
Unidade UN
Desta forma onde no arquivo tiver "Quilograma" o sistema colocará na tabela "KG".
E existem opções para tratamento de valores não previstos. Por exemplo, se no arquivo vier o volume "Dúzia", é possível bloquear a entrada deste dado ou mandar gravar do jeito que vier no arquivo ou prever uma conversão em um valor geral válido.
O tipo de arquivo ‘Planilha’ apresenta a coluna "Coluna Origem". O usuário indicará neste campo qual coluna da planilha será gravada em qual campo da tabela.
A ‘Planilha’ não deve conter fórmulas nos campos. Então, pode-se copiar os dados de uma planilha que tem fórmula para outra, usando o 'colar especial', colando apenas valores ou copiar os dados para um TXT, depois voltar para a planilha ou ainda salvar a planilha em formato '.csv'.
O tipo de arquivo ‘Texto’ na opção “Arquivo Posicionado (Txt)” tem os campos "Posição Inicial" e "Comprimento". O conteúdo destes espaços será gravado na tabela.
Exemplo: linha do arquivo contendo "J123AF", configurando a "Posição Inicial" como “4” e o "Comprimento" igual a “2” , será importado para o campo o valor " 3A ". (J12 3A F)
O tipo de arquivo ‘Texto’ na opção “Arquivo Delimitado (Cvs)” apresenta a coluna "Posição". O conteúdo desta "Posição" será gravado na tabela.
Exemplo: com delimitador "-" e linha do arquivo contendo "J-35-AF-G5", ao informar "Posição" igual a “ 3 ” será importador para o campo o valor " AF ". (J-35- AF -G5)
Na importação o sistema irá olhar primeiro o "Valor Fixo", se não estiver preenchido olhará a "Fórmula", se também não estiver preenchido irá olhar o "De Para". Se nenhuma dessas opções estiver preenchida o importador irá usar o valor de origem que vem do arquivo importado.
Clicando em "Gravar Configurações" o importador salvará as configurações para esta tabela. Desta forma quando for fazer uma nova importação, desta mesma tabela , o sistema oferecerá a opção de carregar as configurações salvas para que não seja preciso configurar tudo novamente. Ou pode-se negar o carregamento das configurações salvas e fazer uma nova configuração.
As configurações ficam gravadas em um arquivo "PreConfig.ini" na pasta onde se encontra o ‘Importador Genérico’. As configurações do "De Para" ficam salvas em um arquivo " DePara.ini ".
Caso ocorra algum erro na importação, o sistema oferece opção de abrir o arquivo de log para verificação do motivo do erro. Se o campo de marcação "Fazer Log Detalhado?" estiver marcado, o log será apresentado com mais informações para uma análise mais detalhada.
Observação: o Importador genérico ainda não está preparado para importar planilhas do excel com extensão ".xlsx".
Para o ‘Cadastro de Parceiros’ (TGFPAR) existem particularidades referentes ao ‘Endereço do Parceiro’ que está sendo importado.
Na coluna CODEND, no arquivo que está sendo importado, deve ter uma coluna contendo à ‘Rua’, para que o sistema já reconheça pelo nome da ‘Rua’ um ‘Endereço’ cadastrado e caso não reconheça cadastrar um novo.
Exemplos aceitáveis de endereço:
Av Afonso Pena, 1524
R Constelação 123
Pca Clarimundo Carneiro 58
Av. Rondon Pacheco
Rua Pericles Vieira Mota
Observação: assim o sistema irá ignorar os números e comparar apenas o nome das ‘Ruas’, reconhecendo os tipos como Rua, Avenida, Praça...
O ‘Número’ do endereço deve ser colocado direto no campo NUEND da tabela TGFPAR.
O nome do ‘Bairro’ deve ser colocado no CODBAI para que o sistema já reconheça a partir do nome importado um ‘Bairro’ cadastrado.
Para ‘Cidades’ o campo deve ser colocado no campo CODCID da tabela e na planilha deve vir a informação do nome da cidade e a UF a que pertence a cidade, separados por um # .
Observação: uberlandia = UBERLANDIA, mas Uberlandia <> Uberlândia.
Exemplos válidos:
- Uberlândia # MG
- UBERLÂNDIA # MG
- São Paulo # SP
Se no campo não constar a informação " #UF ", o sistema buscará a ‘Cidade’ com o ‘UF’ igual a “0” e caso não encontre irá cadastrar.
O campo CODCID permite no máximo 20 caracteres, então, qualquer informação que ultrapasse essa quantidade será ignorada na importação.
SANKHYA Central Business Partners -
Copyright © 2011 SANKHYA Tecnologia em Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução parcial ou total por qualquer meio, seja este eletrônico, mecânico, de fotocópia, de gravação, ou outros, sem prévia autorização, por escrito, da SANKHYA Gestão de Negócios.
Clique abaixo para baixar o Executável do Importador Genérico:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.