Automatização do envio e consulta do resultado das NF-e à SEFAZ, cálculo de PIS/COFINS e geração da CHAVE NF-e das notas originadas do LMMS (Landix).
Para o funcionamento da NF-e, o NF-e Pronta Entrega necessita da correta configuração para emissão de NF-e (Empresa, TOP, Produto... etc.).
Como premissa, para o funcionamento da rotina de cálculo de impostos acontecer as alíquotas de PIS e COFINS deverão estar configuradas.
Veja a documentação completa das configurações necessárias para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, no Manual da NFe disponível na área restrita do site Sankhya e\ou no Help On Line do sistema Sankhya.
É possível observar na imagem que a ilustração foi dividida em duas partes, onde a parte superior (passos 1 a 8 e 21 a 30) é de competência da Landix e a parte inferior (passos 9 a 20) é de competência da Sankhya. |
A seguir, confira a descrição de cada etapa demonstrada na imagem acima:
1. O PDA (Assistente Pessoal Digital (Palm, Pocket)) descarrega a negociação e junto envia uma solicitação de autorização de NF-e.
2. A descarga é feita através da internet e é recebida pelo LMMS (Landix Mobile Middleware Server).
3. O LMMS aciona o Middleware para processar a negociação e a solicitação de autorização de NF-e.
4. O Middleware grava a negociação com o estado "confirmada" nas tabelas do Mitra e grava um registro na tabela de integração para enfileirar as solicitações de autorização de NF-e.
5. O Mitra indica para o Middleware o NUNOTA referente à negociação gravada.
6. O Middleware devolve ao LMMS o NUNOTA referente à negociação gravada no Mitra.
7. O LMMS envia através da internet o NUNOTA referente à negociação descarregada.
8. O PDA recebe NUNOTA para futuramente verificar se a NF-e foi autorizada e assim concretizar a venda.
9. De tempo em tempo um agendador da Sankhya (integrado com o web service da Sankhya que se comunica com o web service da Sefaz) verifica na tabela de integração se há solicitações de NF-e e monta um pacote com todas as solicitações de NF-e, que ainda não foram enviadas à SEFAZ.
10. O agendador envia através da internet o pacote com notas que necessitam de autorização da SEFAZ.
11. A SEFAZ recebe as solicitações de autorização de NF-e.
12. A SEFAZ devolve o protocolo de recebimento de solicitação.
13. O agendador recebe o protocolo de recebimento da SEFAZ.
14. O agendador grava no banco de dados do Mitra o protocolo de recebimento das solicitações que foram recebidas.
15. De tempo em tempo o agendador verifica no banco de dados e monta um pacote com as solicitações que já foram enviadas para a SEFAZ e estão aguardando a resposta sobre a autorização.
16. O agendador envia o pacote à SEFAZ para verificar se as notas foram autorizadas.
17. A SEFAZ recebe o pacote e verifica se as solicitações de NF-e indicadas no pacote foram autorizadas.
18. A SEFAZ monta um pacote indicando as solicitações de NF-e que foram aprovadas e indicando o código de autorização de cada NF-e.
19. O agendador recebe o pacote com as solicitações autorizadas e os códigos de autorização da NF-e.
20. O agendador grava no banco de dados do Mitra a marcação das notas que foram autorizadas e os códigos das NF-e autorizadas.
21. O PDA descarrega as notas que estão aguardando autorização da SEFAZ e junto envia a solicitação de verificação de NF-e aprovada.
22. A descarga é feita através da internet e é recebida pelo LMMS (Landix Mobile Middleware Server).
23. O LMMS aciona o Middleware para verificar se as notas descarregadas foram autorizadas.
24. O Middleware conecta ao banco de dados do Mitra e verifica quais notas já foram autorizadas pela SEFAZ.
25. O Middleware copia do banco do Mitra os XML das notas que foram autorizadas.
26. O Middleware monta um envelope onde são armazenados todos os XML copiados do banco do Mitra e disponibiliza o envelope para o LMMS.
27. O LMMS envia através da internet, o envelope com as XML das NF-e.
28. O PDA recebe o envelope, identifica através dos XML as notas que foram autorizadas.
29. O PDA interpreta o XML, monta o arquivo de DANFE simplificado e envia para impressora.
30. A impressora imprime o DANFE simplificado.
O NF-e Pronta Entrega visa automatização do envio e consulta do resultado das NF-e à SEFAZ, cálculo de PIS/COFINS e geração da CHAVE NF-e das notas originadas do LMMS (Landix).
Ao entrar no sistema, o mesmo solicita o "Intervalo de Execução" para processamento (segundos entre as execuções) e a base que será executada a rotina.
É recomendado que seja estipulado um intervalo mínimo de 15 segundos.
|
As rotinas abrangentes nesse executável são:
- Cálculo de impostos;
- Montar Chave NF-e (Notas Modelo 1 ou 1A, a responsabilidade da Chave NF-e é do LMMS (Landix));
- Enviar solicitação à SEFAZ;
- Consultar resultado na SEFAZ.
Todo o funcionamento do módulo é baseado na tabela TGFPEL, onde serão inseridos os registros:
- Nota Fiscal (Modelo 1 ou 1A);
- Nota Fiscal Eletrônica;
- Cancelamento de NF-e;
- FS-DA (Contingência).
Como se trata de Pronta Entrega, o recolhimento do ST é sempre na entrada do item.
Processos para cada movimentação:
Nota Fiscal (Modelo 1 ou 1A): Nesta modalidade, as notas não tem obrigatoriedade de envio à SEFAZ. Então o sistema verifica os registros modelo 1 ou 1A, realiza apenas o cálculo de PIS/COFINS e avisa ao PDA que a nota está pronta para ser impressa.
Nota Fiscal Eletrônica: Essas notas têm obrigatoriedade de envio à SEFAZ. O sistema verifica os registros cujo modelo seja NF-e e realiza o cálculo de PIS/COFINS. Após os cálculos de PIS/COFINS, o sistema envia as notas à SEFAZ em busca de autorização das mesmas. Na próxima etapa, o sistema realiza a consulta para verificar se a NF-e foi Aprovada, Rejeitada ou Denegada. Ao receber o resultado da consulta, o sistema avisa ao PDA se a nota está pronta para ser impressa (DANFE), se a NF-e precisa de alguma correção (Rejeição) ou se a NF-e foi inutilizada (Denegada).
Cancelamento de NF-e: Para o cancelamento de NF-e. A solicitação de cancelamento tem a obrigatoriedade de envio à SEFAZ. O sistema solicita o cancelamento de determinada NF-e e após o retorno da SEFAZ, o sistema desfaz o financeiro e o estoque envolvido, na NF-e cancelada.
Emissão FS-DA: tipEmiss = 5 (Contingência) Formulário de Segurança – Documento Auxiliar. Esta contingência é específica para usuários de Pronta Entrega, que por algum motivo (seja por falta de Internet, SEFAZ fora do ar, etc.) não conseguiram emitir a NF-e.
Neste caso, é emitida a contingência FS-DA, com impressão do DANFE em formulário de segurança.
O FS-DA é emitido e o PALM preenche a tabela de integração com os dados referente ao FS-DA emitido. No momento em que a situação for regularizada (conexão à Internet ou SEFAZ volte a funcionar), o FS-DA será enviado para a SEFAZ.
Observação: FS-DA - Contingência com uso do Formulário de Segurança para impressão de Documento Auxiliar do Documento Fiscal eletrônico.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.