Módulo: Contratos e Serviços > Projetos
Nesta tela, você terá a visualização gráfica do cronograma de um conjunto de projetos (Gráfico de Gantt). Para utilizar esta funcionalidade, os projetos já deverão estar previamente cadastrados e todas as etapas definidas.
Há duas formas de se utilizar a tela, inicialmente através do "Cronograma" de um único projeto. A partir da tela "Projeto", clique no botão "Cronograma".
Esta ação faz com que a tela Gerência de recursos seja aberta e contextualizada naquele projeto específico selecionado.
Seletor de cor: Campo "Cor das etapas (no Gráfico)", define a cor das etapas desse projeto no gráfico.
Importante: projetos que não tem cor definida mostram o valor desse campo como "Branco" ou "0xFFFFFF". Porém quando visualizado no gráfico, o projeto ganha uma cor aleatória.
Aba de Equipe - Botão "Definir como executante principal" (Somente para etapas analíticas): Determina qual o executante/função será exibido no gráfico.
Para etapas que:
- não tem nenhum membro na equipe;
- tem mais de um membro na equipe e nenhum foi definido como principal.
Serão exibidas no gráfico em uma área especial com nome "Executante indefinido".
A outra forma de se utilizar essa funcionalidade é através de "Cronograma de vários projetos":
Abrindo a tela diretamente pelo menu, a mesma inicia-se no modo "Seleção de projetos", onde assim como na tela "Contratos e Serviços> Projetos> Consulta", existem várias opções de filtragem para exibir um conjunto de projetos. Uma vez selecionados os projetos, clique no botão para a exibição do mesmo.
Nota: se selecionada uma quantidade grande de projetos, você verá a mensagem:
"A carga de muitos projetos pode se tornar lenta. Tente remover alguns projetos da seleção antes de visualizar o gráfico.
Mesmo assim deseja continuar?"
Importante: quando uma etapa estiver marcada como concluída, ela não pode ser alterada por esta tela, aparecerá um pequeno ícone à esquerda indicando que ela está concluída.
Modo filtro
Filtro personalizado: O mesmo componente usado em várias telas do sistema, esta presente também no painel de filtros.
Além das opções de filtragem, existem dois botões: "Remover selecionados" e "Remover não selecionados" que permitem refinar a filtragem depois de um resultado inicial.
Um duplo clique no item da grade apresenta a tela de projetos, contextualizada naquele projeto.
Modo Gráfico
Somente etapas analíticas (que não tem etapas filhas) são exibidas no gráfico.
Nota: para voltar a visualizar os projetos em "Modo Filtro" basta clicar em "Selecionar projetos" .
Características do componente gráfico:
Escala de período: Define qual o tamanho do intervalo de dias na área visível. O intervalo varia de 10 a 40 dias.
Quanto menor a quantidade de dias definida na escala de período mais detalhes das etapas poderão ser visualizados.
Cores dos projetos: As etapas são mostradas em cores diferentes agrupando por projeto. A cor do projeto pode ser escolhida na tela de projetos.
Redimensionamento de etapas: Para mudar o início e o fim previsto de uma etapa, basta arrastar as bordas da tarefa. Uma sombra indicando o redimensionamento será exibida.
Arraste de etapas: É possível deslocar a(s) etapa(s) para dias diferentes no período. Para isso basta clicar na etapa desejada e arrastar.
Arrastando a etapa, o período previsto é deslocado, mudando a previsão de início e de fim. Novamente uma sombra é exibida, desta vez ocupando toda área do executante.
Os finais de semana são destacados pela cor cinza claro.
O deslocamento das etapas entre os dias é feito considerando o final de semana, ou seja, pode-se começar uma tarefa somente em dia útil assim como terminar somente em dia útil. Então ao movimentar uma tarefa e a mesma terminar em final de semana o sistema automaticamente calcula redimensionando a tarefa de acordo com o número de dias úteis.
Nota: essa regra não é válida para a tela de projeto.
Para que o sistema se comporte de maneira a permitir que as tarefas possam ser iniciadas ou concluídas em finais de semana a opção "Final de semana é dia útil" deverá ser marcada.
Final de semana é dia útil: Se marcado, desconsidera as regras que evitam que uma tarefa seja iniciada ou terminada em um fim de semana.
Adicionar executante: Com essa funcionalidade é possível vincular etapas a um executante que não aparece atualmente no gráfico.
Mudança de executantes: Ao arrastar uma etapa para a área de outro executante, este executante é automaticamente eleito como o principal executante da etapa.
Importante: ao selecionar um executante que não faz parte da equipe da etapa/projeto, ele é automaticamente cadastrado como membro da etapa e/ou do projeto.
Botões de navegação:
Dia anterior / Próximo dia : Desloca em um dia a área visível;
Período anterior / Próximo período : Desloca a área visível em um período inteiro. Entenda-se período, toda a área visível.
Ocorrência anterior / Próxima ocorrência : Busca um período onde haja etapas.
Seletor de datas : Posiciona a área visível em uma data selecionada.
Tela de edição de etapas: Aberta com um duplo clique sobre a etapa selecionada é uma alternativa para edição de etapa. Nela existe o link "Visualizar etapa na tela de projetos".
Nota: as datas selecionadas na tela não respeitam a regra de final de semana, deixando livre a escolha de um dia (mesmo se a opção Fim de semana é dia útil estiver desmarcada).
Etapas que não começam/terminam na área visível: As etapas que não podem ser totalmente visualizadas, têm uma alteração na borda lateral formando uma pequena seta indicando que aquela data não é o limite da etapa, tanto de início quanto de fim.
Etapas com previsão estimada: Quando a etapa não tem cronograma definido (início e fim previsto), ela aparece no gráfico com estimativa de início junto com a primeira etapa do projeto. Se o projeto não determinar cronograma para nenhuma etapa, a projeção será para a data atual.
Essas tarefas aparecem no gráfico com uma cor mais "clara" que as demais. Além disso, o texto complementar inicia com uma mensagem avisando sobre essa situação.
Período inconsistente: Quando a data de fim é menor que a data de início, a etapa apresenta uma borda um pouco mais grossa e na cor vermelha, indicando que o período está inconsistente. O Texto complementar inicia com uma mensagem avisando esta situação.
Etapas sucessoras: Uma etapa pode estar vinculada a outra através do recurso "Predecessoras", disponível menu "Opções" da aba de etapas (tela Projetos). Este recurso determina a sequencia cronológica das etapas. Uma etapa pode ser vinculada a outra das seguintes formas:
- Início-a-Início (II): A predecessora e a sucessora irão começar na mesma data;
- Término-a-Início (TI): A sucessora começará na próxima data após o término da predecessora;
- Término-a-Término (TT): Ambas terminarão na mesma data.
Definidos os vínculos entre as etapas, ao se alterar uma etapa que possui sucessoras, uma tela é mostrada ao usuário informando sobre as alterações consequentes.
Nesse momento o usuário pode optar por aplicar as alterações, através do botão "Alterar Sucessoras", ou descartá-las clicando no botão "Não alterar Sucessoras". Caso a decisão seja sempre a mesma, pode-se marcar a opção "Manter decisão (somente nessa sessão)".
A partir desta resposta, todas as outras alterações seguirão a regra, até que a tela de Gerência de recursos seja iniciada novamente (Fechada e aberta novamente).
Teremos ainda, o Parâmetro "Expressão para texto complementar em etapas - FAPETAPATOOLTIP", que definirá uma expressão para ser avaliada por etapa. É com base nessa expressão que é construído o texto mostrado quando o mouse repousa sobre a etapa no gráfico.
Observações:
1 – Todos os campos das tabelas TCSFAP e TCSFET são utilizáveis na expressão, através do padrão "$F{NOME_DO_CAMPO}". Desta forma, considere os exemplos:
$F{NUFAP} Número do projeto;
$F{CODPARC} Código do parceiro.
Quando o nome do campo vem precedido de "EtapaProjeto.", significa que o campo não é da TCSFAP (Projeto) e sim da TCSFET (Etapa).
$F{EtapaProjeto.NUMETAPA} Número da etapa;
$F{EtapaProjeto.DESCRICAO} Descrição da etapa.
Seguindo esse raciocínio, de maneira similar à expressão de filtros usados em várias telas do sistema, é possível buscar informações de tabelas relacionadas. Por exemplo, para trazer também o nome do parceiro, basta usar o padrão, sufixando o nome do campo com o caminho para se chegar até o parceiro:
$F{Parceiro.NOMEPARC} Nome do parceiro;
Nota: pode-se descer quantos níveis forem necessários, desde que haja uma ligação que aponte para um único registro na tabela referenciada:
$F{Parceiro.Empresa.NOMEFANTASIA} Nome fantasia da empresa do parceiro;
$F{Parceiro.Empresa.CentroResultado.DESCRCENCUS} Descrição do centro de resultado da empresa do parceiro.
2 – Existe uma variável (futuramente podem ser criadas novas), que é calculada antes da avaliação da expressão:
$V{HORAS_PREVISTAS} como o total de horas previstas é um cálculo que envolve vários campos, foi criada essa variável que retorna o total em horas do tempo previsto. Esse valor já está no formato de horas (com ":" separando minutos).
3 – Para a formatação do texto, pode-se utilizar algumas "tags" HTML, como por exemplo:
NEGRITO
<b>Texto em negrito</b>;
ITÁLICO
<i>Texto em itálico</i>;
SUBLINHADO
<u>Texto sublinhado</u>;
ATRIBUTOS DA FONTE (cor, tamanho, etc.)
<font size="12" color="#FF0000">Texto maior em vermelho</font>.
Visualização da Hierarquia das Etapas
No parâmetro "Expressão para texto complementar em etapas - FAPETAPATOOLTIP" é possível usar a expressão "$V{PATH_ETAPA}" para obter um resultado semelhante a "Etapa nível 1 >> nível 2 >> nível 3" de acordo com o nível das etapas. Visualiza-se assim a hierarquia de etapas.
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