Módulo: Financeiro> Rotinas> Operações de Crédito
Rotina exclusiva de Parceiro habilitada por parâmetro específico.
Nesta tela você poderá gerar manualmente as faturas para os parceiros, excluir faturas criadas, visualizar/imprimir as faturas e visualizar log.
Será apresentado aqui um resumo das faturas criadas, em que você poderá filtrar por: "Período de vencimento", "Data de fechamento", "Número do Cartão" e "Parceiro", além dos "filtros personalizados", sendo que, ao filtrar os registros e clicar no mesmo, o sistema mostrará mais detalhes deste. Além do Painel de Filtros, também temos nessa tela:
Botões do topo da tela Retorno bancário
Renegociação de Títulos de Cartão de Crédito
Botões do topo da tela
As faturas mostradas no resumo da tela permite visualizar maiores detalhes, sendo possível ver os títulos que compõem a fatura. Assim, teremos os seguintes botões:
Ao clicar no botão "Gerar fatura manual", o sistema abrirá o pop-up "Gerar fatura" para a solicitação de dados para a geração da fatura.
O sistema solicita a "Data do Corte", sugerindo a data do sistema, para gerar as faturas, sempre que você não selecionar o Parceiro.
Caso um "Parceiro" seja selecionado, o sistema mudará sua conduta e a tela solicitara "Mês" e "Ano" para geração da fatura.
O campo "Ignorar parceiro com fatura formada", durante a geração da fatura, irá ignorar os parceiros que já tenham fatura formada, fazendo com que estes não entrem no processamento. Se este campo não for selecionado o sistema processará estes parceiros e encontrando fatura formada, mostrará no log mensagem, que o parceiro já possui fatura formada.
Ao final do processamento o sistema mostra uma janela de "Informação" com o resumo deste. Portanto, será exibido:
"Resumo:
1 cliente(s) processado(s).
1 fatura(s) não gerada(s).
Veja o log da geração no botão 'Visualizar log' "
Caso o cliente não tiver nenhum título a vencer no período, o sistema mostrará a mensagem abaixo:
"Resumo:
Cliente(s) sem título para geração da fatura."
[voltar ao topo] [voltar ao subtítulo]
Ao selecionar o botão "Excluir fatura" o sistema mostra uma tela de aviso de confirmação com informações relevantes a exclusão de fatura.
Importante: caso a fatura já tenha sido baixada no financeiro, o sistema não permitirá sua exclusão mostrando a mensagem:
"Este lançamento já foi baixado.
Não pode ser excluído!"
[voltar ao topo] [voltar ao subtítulo]
Teremos neste botão, a opção "Visualizar log", o sistema mostrará o último registro de informação de cada cliente, em operações que aconteceram alguma falha, aviso ou outra informação relevante.
Ao posicionar o foco em algum registro o sistema mostra detalhes do log deste registro na parte de baixo da tela.
Nesta tela, para uma melhor visualização das informações, é permitido filtrar por parceiro.
[voltar ao topo] [voltar ao subtítulo]
O sistema gerará novos títulos quando o arquivo de retorno for processado, para poder registrar o pagamento do cartão que você realizará, restaurando o limite do mesmo após a data de fechamento da fatura.
Veja a seguir 3 exemplos práticos:
- Baixa com valor maior e utilizando um "Nosso Número" já baixado.
Nesta situação o cliente deseja pagar a fatura do mês no valor de R$ 1.418,30. Porém chegou o dia de pagamento e a mesma ainda não foi entregue em sua residência.
O cliente resolve então pegar uma fatura qualquer de meses anteriores e pagá-la novamente. Contudo, o Nosso Número referente a esta fatura já foi baixado, e por este motivo serão gerados dois títulos no sistema, sendo um de receita baixada e outro de despesa pendente com o mesmo valor da baixa (valor pago pelo cliente).
A fatura que o cliente utilizou para realizar o pagamento foi no valor de R$ 2.000,00. Sendo assim, será gerado para o cliente um crédito no valor de R$ 2.000,00, ou seja, o valor será recebido pela administradora do cartão. Como o cliente devia R$ 1.418,30 e o valor recebido foi de R$ 2.000,00, este crédito será descontado na fatura subsequente.
- Baixa com valor maior e utilizando um Nosso Número em aberto
Nessa situação, o cliente possui uma fatura aberta no valor de R$ 333,00. Porém, ao invés de pagar esta fatura no valor integral, o mesmo paga um total de R$ 500,00.
Sendo assim:
A - Cliente irá pagar a fatura recebida com o valor maior do que ao da fatura;
B - A administradora do cartão irá processar o arquivo recebido pelo banco;
C - O sistema irá baixar automaticamente o título em aberto e irá gerar outros dois títulos, sendo um de receita baixado e outro de despesa pendente, referente à diferença entre o valor recebido e o valor pago.
D - Na próxima fatura será dado um desconto para esta diferença, ou seja, o cliente terá um crédito que irá ser abatido nas suas despesas.
Na tela de Movimentação Financeira teremos:
- Título original: Baixado com o valor do débito da fatura do cliente correspondente ao mês atual (este é representado no campo "Rec-Despesa") e com o Nosso Número gerado.
- Título de despesa: Estará em aberto e com o valor líquido e de desdobramento correspondente ao da diferença. Além disso, o campo "Histórico" da aba Lançamento estará preenchido com a seguinte informação: "Crédito a compensar Fat. cartão NUFIN=xxxxxx".
- Título de Receita: Estará baixado e com o valor líquido e de desdobramento correspondente ao da diferença. Além disso, o campo da aba Lançamento estará preenchido com a seguinte informação: "Pgto Fat. cartão a maior NUFIN=xxxxxx".
O Nosso Número não será preenchido no campo Nosso número, da aba Outras Informações, ficando assim, em branco.
Observação: o número de NUFIN apresentado na mensagem do campo "Histórico" tanto do título de ‘Receita’ quanto do título de Despesa corresponde ao ‘Número Único’ do título de origem.
Com relação à recomposição do limite de crédito mensal, se for feita análise na ficha deste Parceiro (Tela: Ficha de Parceiros), constataremos que houve a recomposição do seu limite, uma vez que ele só tinha a fatura de R$ 333,00 para pagar e a mesma já foi baixada.
Nota: o limite de crédito mensal do cliente utilizado neste exemplo é de R$ 1000,00, e por este motivo na imagem abaixo é possível verificar R$ 1.000,00 de R$ 1.000,00. O campo "Total a pagar" corresponde ao crédito que este cliente possui.
Com crédito de R$ 167,00 o cliente continuou realizando compras, com o intuito de utilizar o crédito que possuía. Sendo assim, o cliente realizou mais duas compras, uma no valor de R$ 92.50 e outra no valor de R$ 74,50.
As compras foram autorizadas por meio da tela "Autorização para Cartão de Crédito", a fatura do mês seguinte fechada, e o arquivo de retorno processado novamente, realizando assim a baixa dos títulos:
1 - Referente à compra de R$ 92.50 (processamento do arquivo de retorno)
1.2 - Financeiro:
2 – Referente à compra de R$ 74.50 (processamento do arquivo de retorno).
2.1 - Título de Número Único 390161 baixado no financeiro:
Neste caso, o cliente utilizou apenas o valor correspondente ao seu crédito, e por este motivo a fatura do próximo mês será gerada no valor de R$ 0,00, pois ele não gastou nada além dos R$ 167,00 que tinha como crédito.
- Renegociação
O cliente possui uma fatura aberta referente ao mês/ano 02/2013, porém esta fatura não foi paga pelo cliente na ‘data de pagamento’, e consta pendente no sistema.
Fatura referente ao Fevereiro de 2013 no valor de R$ 1.418,30 que não foi paga ainda pelo cliente.
Passado o período de corte da fatura do cliente, a fatura do mês de março de 2013 também foi gerada e junto com a mesma o valor pendente referente à fatura anterior.
Fatura fechada referente a março de 2013:
Se analisarmos (via banco) a fatura referente ao mês de fevereiro iremos constatar que a mesma está com RECDESP = 0, ou seja, com o status de renegociada.
Caso o cliente pague esse título que está em atraso e que já foi renegociado para a próxima fatura, no sistema será gerada uma receita e uma despesa referente ao título renegociado:
Não será possível baixar o título original, uma vez que o mesmo já foi renegociado e por este motivo será gerado um desconto numa próxima fatura.
- Boleto "Contra Apresentação"
Este boleto só poderá ser gerado na tela "Financeiro> Rotinas> Operação de Credito> Resumo de Conta Cartão de Credito".
Modelo:
Linha Digitável – Valor e o fator de vencimento zerado
Código de Barras – Valor e o fator de vencimento zerado
Vencimento – Contra Apresentação
Nosso Número - Penúltimo Digito igual a 5
Renegociação de Títulos de Cartão de Crédito
A renegociação é realizada quando o cliente começa a acumular dívidas no cartão. Essas dívidas na prática são faturas de cartão de crédito que foram sendo pagas apenas o mínimo ou não foi realizada nenhum pagamento da dívida mensal.
Portanto, considerando que a obrigação mensal do cliente vai subindo e se acumulando a cada mês, a credora chama o cliente para um acordo, de tal forma que a dívida é renegociada e parcelada. Essas parcelas serão cobradas mês a mês na própria fatura do cartão de crédito.
Ao realizar a renegociação é necessário inserir a natureza de renegociação no novo titulo. Esta natureza é configurada no parâmetro "Natureza de renegociação fatura cartão de crédito - NATRENEGFATC" ou na tela "Configuração da Fatura de Cartão de Crédito" no campo "Natureza de renegociação fatura de cartão de crédito".
Após realizar a renegociação é possível formar fatura normalmente, no detalhamento da fatura, na visualização da fatura e no arquivo que é enviado para gráfica será descriminada a opção renegociação com o valor da mesma.
Para títulos provenientes de Cartão de Crédito só é possível visualizar a fatura no "Resumo Conta Cartão de Crédito", caso você tente imprimir o boleto pela tela de "Impressão de Boleto(s)" o sistema exibirá a seguinte mensagem:
"Financeiro nro único: [nro financeiro do titulo] pertence a uma fatura de cartão de crédito. Boleto deve ser gerado pela tela "Financeiro> Rotinas> Operações de Crédito> Resumo de Conta Cartão de Crédito".
Na tela de "Desconto de Títulos" ao realizar um desconto para um título que é proveniente de um cartão de Crédito o sistema exibe a seguinte mensagem:
"Financeiro nro único: [nro financeiro do titulo] pertence a uma fatura de cartão de crédito. Este título não pode ser descontado!".
Para usuários B2B, na "Autorização para Cartão de Crédito" não é exibida à data da venda.
Observação: esta funcionalidade pode ser realizada apenas para o banco de dados Oracle, portanto existem particularidades que não serão executadas em outros bancos de dados.
Para visualização da fatura, o modelo do Relatório Formatado deve ser informado na tela de Configuração de Fatura Cartão de Crédito e no relatório formatado devem ser inseridos os arquivos (jrxml).
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