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Esta ferramenta permite ao gerente financeiro visualizar o resultado da Empresa, apresentando em colunas, até 12 (doze) meses para efeitos de comparação da evolução dos valores de um determinado Centro de Resultado. Este relatório traz os lançamentos de receitas e/ou despesas e saldo líquido apurado, sintetizando as informações de recebimento e despesas por Centro de Resultado.
Botão Visualizar em PDF Parâmetros que influenciam esta rotina
Aba Geral
Do lado esquerdo desta aba, pode-se configurar filtros por "Natureza", "Centro de Resultado" e "Projeto".
Através do botão "Adicionar", você pode pesquisar um item a ser acrescentado na lista. Ao acioná-lo, será aberta a tela de pesquisa. Ao clicar sobre um item nesta tela, o sistema irá inserir o item na lista. Marcando o item escolhido com o localizado antes de seu código/descrição, o mesmo será utilizado para filtragem.
O botão "Remover" irá retirar os itens selecionados da lista. Para selecionar um item na lista basta clicar sobre ele. O item selecionado ficará na cor verde. Para selecionar mais de um item, pressione a tecla "Ctrl" do teclado e clique sobre os itens desejados.
Observação: itens selecionados para remoção são aqueles que estão com a cor verde e não os que têm a caixa de seleção marcada.
O botão "Limpar" removerá todos os itens da lista.
Você também pode configurar outros filtros através do botão "Filtros", localizado acima dos campos desta aba.
Para que o sistema apresente o relatório, devem ser definidos os períodos de análise.
Os intervalos de "Data de Negociação no Período" e "Data de Movimento no Período" podem ser utilizados para restringir a consulta, para uma análise por competência.
Informe no campo Data de Negociação no Período o período de Negociação dos títulos que deseja-se visualizar. Nos lançamentos, a Data da Negociação é a data da emissão do documento.
No campo Data de Movimento no Período informe o período da Movimentação Financeira, ou seja, o período em que os títulos foram registrados no sistema.
Nota: quando o parâmetro "Usa data de entradas e saídas nos relatórios gerenciais? - DTENTSAIRELGER" estiver habilitado, todos os textos que referenciam à data de movimento serão trocados por data de Entrada e Saída. Os filtros e as consultas que utilizam DHMOV passam a utilizar DTENTSAI (visível no monitor de consultas).
Sob a ótica financeira, a análise pode ser realizada considerando os títulos pendentes, baixados ou ambos. Para restringir a consulta, neste sentido, selecione "Pendentes", "Baixados" ou ambos, conforme a necessidade e informe o "Período de análise" para as opções escolhidas.
A partir deste momento, defina algumas especificidades a serem apresentadas no relatório:
Determine entre os títulos de "Receita", "Despesa" ou ambos e, além disto, se serão considerados os títulos "Reais" ou os "Provisionados".
Efetuando a marcação "Imprime faixa nos detalhes", o sistema irá colorir as linhas do relatório em seus detalhes.
Através da marcação "Requisições", serão incluídos os lançamentos gerados pelas TOP's de Requisição.
Caso a marcação "Produção" esteja realizada, também serão visualizadas as notas de Produção.
Observação: juntamente às marcações Requisições e Produção, consta um filtro no qual você pode especificar as notas de Requisição ou Produção.
Quando a marcação "Tratar Devol.de Compra como Desp.Negativa e Devol.de Venda como Rec.Negativa" for efetuada, fará com que as devoluções de venda e de compra sejam deduzidas das receitas e despesas, respectivamente.
Importante: vale salientar que as requisições são tratadas no relatório de modo que seus valores serão "Negativos" e as devoluções de requisição com valores "Positivos", de modo a obter, no fim, a diferença entre estes valores. Abaixo, temos um simples exemplo:
Requisição = R$100,00
Devolução de Requisição = R$50,00
Saldo = R$50,00
Seção Data para agrupar os valores
Nesta seção, indique a forma de apresentação do resultado, onde você pode agrupá-los através das seguintes datas:
- Negociação;
- Movimento;
- Vencimento;
- Baixa.
Seção Grau
O "Grau" se refere ao nível hierárquico do cadastro de "Centros de Resultado" que será apresentado no relatório.
Aba Avançado
Caso a marcação "Apenas Contas Ativas" esteja efetuada, o sistema avaliará apenas as operações realizadas com as contas "Ativas".
Quando a marcação "Imprime Saldos" estiver realizada, serão impressos os saldos das contas no final do relatório.
O sistema trará o saldo apurado na data informada no campo "Saldos Referentes à data".
Os botões "Marcar Todas" e "Desmarcar Todas" auxiliam na seleção de contas da grade.
No campo "Moeda" determine a moeda que será considerada nas análises, quando houver transações financeiras em moedas estrangeiras.
Na grade "Data para converter a moeda" defina a data a ser considerada para conversão da moeda. Você pode escolher dentre as seguintes opções:
- Negociação: Converte pela Data de Negociação do Título. Usado quando o valor de conversão for fixado na data de negociação;
- Vencimento: Converte pela Data de Vencimento do Título. Usado quando a conversão ocorrer na data de vencimento;
- Baixa: Converte pela Data da Baixa. Usado quando o valor for convertido na data da baixa do Título;
- Fixa: Converte conforme um valor fixo informado no cadastro de moedas. Normalmente, usado em negociações contratuais que estipulam um valor fixo de conversão durante a vigência do contrato.
Selecionando a marcação "Considerar Renegociações", o sistema buscará os títulos renegociados no período.
Por meio da marcação "Imprime Valor Líquido" serão analisados os valores marcados em Componentes do valor líquido.
Habilitando a marcação "Imprime Filtros" serão impressos os filtros selecionados. Caso você selecione esta marcação, os filtros realizados: "Data de Negociação no Período", "Data do Movimento no Período", "Vencendo no Período", e "Baixados no Período", serão apresentados na impressão do relatório.
Nota: nos Relatórios Gerenciais Analíticos e sintéticos mensais por Centro de Resultados, Natureza ou Projeto, a última página do relatório trará as contas que não foram escolhidas na aba saldos, mas que influenciaram no total geral do relatório.
Botão Visualizar em PDF
No alto da tela, temos o botão "Visualizar em PDF". Através dele você escolhe como deseja visualizar o relatório gerencial, se "em PDF" ou "em Planilha".
Observação: caso seja feita a exportação em planilha, será levada apenas a exportação do dados de forma bruta da consulta realizada a partir dos filtros, não sendo considerados os dados da aba Avançado e não será demonstrado cabeçalho e totalizadores.
Parâmetros que influenciam esta rotina
O parâmetro "Usa data de entradas e saídas nos relatórios gerenciais? - DTENTSAIRELGER", quando ativado, além do comportamento normal que altera todos os textos e consultas que referenciam a data de movimento pela "Data de Entrada" e "Data de Saída", deixa de exibir a data de movimento na coluna "Emissão" e passa a exibir a "Data de entrada e saída". O título da coluna Emissão não sofre alteração, independente de o parâmetro estar ou não ligado.
Para consultar o Help de Relatórios Formatados, acione o link Relatórios Formatados.
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