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A partir do dia 14 de novembro de 2024, a integração com o Serasa será descontinuada e esta tela não receberá mais manutenções ou melhorias.
Também componente da Integração Consulta SERASA EXPERIAN, a tela Análise de Risco Serasa é responsável pela realização da consulta propriamente dita da situação do parceiro junto ao Serasa. Abaixo, traremos o comportamento de cada componente da tela:
Funcionalidades da tela |
Filtros |
Grade Principal |
Link's rápidos |
Botão Outras Opções... |
Outras funcionalidades |
Esta tela será apresentada para uso, caso sua empresa possua o opcional 30720 - CONSULTA SERASA /W.
Filtros
Localizado no lado superior esquerdo da tela, o quadrante Filtros é composto por campos que irão auxiliar na localização dos Parceiros. Você pode pesquisar, informando o Parceiro, um Prospect ou o CPF/CNPJ.
- Parceiro: Efetue a busca por um Parceiro cliente já cadastrado no sistema; essa procura pode ser feita inserindo o código ou a nomenclatura do parceiro.
- Prospect: Um Prospect representa um cliente em potencial; um cliente em fase de negociação. Este campo permite que você busque por clientes nessa condição.
- CPF/CNPJ: A pesquisa realizada por meio deste campo também pode ser chamada de "consulta avulsa", pois ela pode ser realizada mesmo que o Parceiro ou Prospect não estejam cadastrados no sistema. Informe aqui o CPF (Pessoa Física) ou o CNPJ (Pessoa Jurídica) do Parceiro em questão. Neste filtro, quando informado um CPF, será realizada uma consulta utilizando o produto Crédito Bureau; quando informado um CNPJ, será consultado o produto Relato Analítico.
Se forem preenchidos os três campos disponíveis nos Filtros, o sistema segue a ordem de prioridade, Parceiro, Prospect e CPF/CNPJ.
Após os Filtros desejados serem definidos, o acionamento do botão "Consultar" localizado no alto da tela, irá primeiramente apresentar o pop-up "Preferências" contendo os opcionais que você deseja acrescentar à consulta; opções estas, ligadas ao produto Crédito Bureau ou ao produto Relato Analítico. Esse pop-up sempre será carregado com as marcações realizadas na última consulta.
Feitas ou desfeitas as marcações desejadas no pop-up Preferências, o resultado da pesquisa é carregado na Grade Principal.
Links rápidos
Os Link's rápidos possuem a simples função de posicionar mais rapidamente na Grade Principal, a seção escolhida por você. Clique em um link rápido, para que a exibição imediata correspondente ao link ocorra na tela.
Desta forma, você tem disponível determinados filtros para as consultas dos blocos que serão retornados pelo Serasa conforme as definições realizadas e o CNPJ/CPF informado.
Temos ainda que, os blocos exibidos irão variar de uma consulta para outra.
Ao realizar uma nova consulta na tela com determinados filtros, basta clicar na opção "Nova consulta" e selecionar os filtros de acordo com suas preferências.
Grade principal
Chamamos de Grade principal o quadrante predominante na tela, onde é apresentado em forma de lista o retorno da consulta junto ao Serasa; você pode navegar nessa grade na vertical, por meio da barra de rolagem, ou ainda, através dos Link's rápidos dispostos à esquerda na tela.
Botão Outras Opções
Localizado no alto da tela, o botão Outras Opções... dispõe de algumas funcionalidades que irão participar da rotina de Análise de Risco Serasa da seguinte maneira:
- Atualizar limite de crédito
Através desta opção você pode, por meio do pop-up "Atualização de limite de crédito", atualizar o limite de crédito do Parceiro em seu respectivo cadastro, tendo como sugestão, o limite retornado pela consulta do Serasa.
O campo "Limite atual" apresenta o valor que está atualmente cadastrado no campo Limite de crédito do Cadastro do Parceiro (aba Crédito).
No "Novo limite", temos como sugestão, o valor retornado pela consulta do Serasa; esta informação pode ser manualmente alterada, caso necessário.
- Determinar validade da consulta
A opção Determinar validade da consulta, permite a definição do prazo para que uma consulta seja considerada como válida; é uma determinação feita por Parceiro, ou seja, cada um poderá ter sua consulta válida até uma data limite diferente.
No campo "Qtde dias", temos a quantidade de dias informados no Cadastro do Parceiro, campo "Intervalo p/ análise de crédito" (aba Geral); caso esta informação não esteja preenchida, o valor utilizado nesse campo será o inserido no parâmetro "Intervalo em dias p/ nova consulta no serasa - INTERVDIASCONS"; se esses dois locais não estiverem informados, o sistema usa 30 dias como quantidade de dias padrão.
O campo "Data de expiração" apresenta a data de expiração em vigor, referente à última consulta realizada.
Por último, neste pop-up, temos no campo "Nova Data de expiração", a soma entre a "Data atual" e a Qtde dias; é uma informação que pode ser modificada, caso seja necessário.
- Reprocesar última consulta
Esta opção tem o objetivo de permitir que uma consulta seja refeita, dispensando a necessidade de reconfigurar-se uma nova consulta, ou seja, o sistema utiliza os dados da última consulta realizada, que foi gravada no banco de dados da empresa e reprocessa suas informações realimentando a Grade Principal.
- Proibir venda a prazo
A opção Proibir venda a prazo, tem o objetivo de impedir que novas vendas a prazo sejam realizadas para o parceiro em questão; essa proibição é concluída após a análise da consulta feita junto ao Serasa. Ao proibir as vendas a prazo para um Parceiro, a marcação "Bloquear venda a prazo" presente na aba Crédito do Cadastro do Parceiro é automaticamente assinalada.
Outras funcionalidades
Quando uma consulta é realizada e tem-se os dados apresentados na Grade Principal, de acordo com o Filtro utilizado nesta consulta, teremos na parte superior da tela, juntamente com a descrição do Parceiro, algumas outras funcionalidades. São elas:
- Converter em parceiro
A opção Converter em parceiro será apresentada quando for realizada uma "consulta avulsa", ou seja, quando o Filtro for aplicado apenas com a informação de CPF/CNPJ. O acionamento dessa opção, cria o cadastro de um novo Parceiro, contendo as informações retornadas da consulta ao Serasa.
- Converter em prospect
Igualmente à opção anterior, a opção Converter em prospect também será apresentada quando for realizada uma "consulta avulsa", ou seja, quando o Filtro for aplicado apenas com a informação de CPF/CNPJ. Seu acionamento cria o cadastro de um novo Prospect, compondo-se das informações retornadas da consulta ao Serasa.
- Atualizar parceiro
O botão Atualizar parceiro realiza a atualização dos dados cadastrais do Parceiro no sistema com as informações retornadas pela consulta junto ao Serasa; o mesmo irá ocorrer quando se tratar de uma consulta para um Prospect.
O acionamento deste botão, abrirá o pop-up "Importar dados do serasa", na qual o botão Importar efetua a "captura" dos dados que foram retornados pela consulta ao Serasa; estes dados são apresentados na aba "Importação". Além disso, a aba "Divergências" apresenta as substituições que serão realizadas, diante das diferenças entre o cadastro no sistema e o retorno obtido na consulta; o botão Confirmar, finaliza o procedimento de atualização do cadastro do Parceiro ou Prospect.
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