Módulo: Contabilidade > Conexão > ECD > Configuração P/ ECD
O objetivo da tela "Demonstrativos ECD" é permitir a configuração da estrutura das Demonstrações Contábeis, que são necessárias para geração de Registros que irão compor o SPED Contábil, de modo a evidenciar as Demonstrações Contábeis das Empresas obrigadas a transmitirem o ECD.
Inicialmente para construção e posterior consulta dos Demonstrativos Contábeis, ao acessar a tela é necessário através do link localizado no lado superior esquerdo da tela, "Clique para selecionar uma empresa", definir a empresa para a qual será realizada a configuração.
Dividimos a composição das Demonstrações Contábeis em quatro abas. A saber:
Aba Balanço Patrimonial | Aba DRE/DRA |
Aba Fatos DMPL/DLPA | Aba DMPL/DLPA |
Aba DFC | Copiar Estrutura de contas |
Botão Inserir Múltiplas Contas |
Aba Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial é o demonstrador contábil que apresenta a posição patrimonial e financeira da empresa em um período determinado (normalmente anual). Ele avalia a posição contábil e financeira da empresa, uma vez que considera não apenas o caixa, mas também propriedades, dívidas e pagamentos a receber.
Informe o "Código" aglutinador da conta.
Observação: O código de aglutinador será apresentado nos registros J100, J150 e também no registro I052 conforme manual SPED Contábil.
Cadastre no campo "Descrição" o nome da conta.
Quando a marcação "Ativo:" for efetuada, definirá que a conta cadastrada está ativa.
Ao selecionar a opção "Analítico" será indicado que o cadastro em questão é analítico.
Defina no campo "Grupo Balanço" a qual grupo o cadastro pertence, podendo ser ao "Ativo" ou "Passivo e Patrimônio Líquido".
Nota: Na Versão de Layout 7.00 da Geração de Arquivo - ECD o grupo Ativo será representado por "A" e o Passivo e Patrimônio Líquido por "P".
O campo "Grupo p/ Demonstrativo" é utilizado na geração dos demonstrativos contábeis, atuando como uma espécie de agrupador das Contas Contábeis. Ele pode ser definido dentre as seguintes opções:
- Ativo Circulante;
- Ativo Não Circulante;
- Passivo Circulante;
- Passivo Não Circulante;
- Patrimônio Líquido.
Na parte inferior da tela, teremos como preenchimento obrigatório, o "Código Reduzido" da conta, com base no plano de contas da empresa. Vincula-se a(s) conta(s) contábil(eis) conforme regra da empresa.
Observação: O Balanço Patrimonial irá gerar dados para o registro J100.
Importante: Para os registros J100 e J150 tem-se no campo "Indicador do tipo de aglutinação da linha" do validador as opções "T - Totalizador" (para as contas sintéticas) e "D - Detalhe" (para as contas analíticas), sendo que, estes dois indicadores irão diferenciar a hierarquia das contas nos Demonstrativos ECD.
Aba DRE/DRA
O DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é uma demonstração contábil destinada a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, por meio do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência. Trata-se de um relatório contábil elaborado em conjunto com o "Balanço Patrimonial", que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período.
A demonstração do resultado do exercício oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais da empresa. Embora sejam elaboradas anualmente para fins legais de divulgação, em geral, são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.
Nota: A DRE é elaborada ao mesmo tempo em que se define o "Balanço Patrimonial" (BP), logo não é possível conceber este relatório dissociado do "BP".
Informe o "Código" aglutinador da conta.
Observação: O código de aglutinador será apresentado nos registros J100, J150 e também no registro I052 conforme manual SPED Contábil.
Cadastre no campo "Descrição" o nome da conta.
Ao efetuar a marcação "Ativo", você definirá que a conta cadastrada está ativa.
Quando a marcação "Analítico" estiver realizada, tem-se que o cadastro em questão é analítico.
Defina nesse campo a qual "Situação" o cadastro pertence, tendo-se as seguintes opções:
- Automático;
- Subtotal ou total.
Sobre o campo Situação:
- Para linhas criadas na DRE que estejam no Plano de Contas, deve-se informar a opção Automático;
- Para linhas criadas na DRE e que não estejam no Plano de Contas, informe a opção Subtotal ou total, de acordo com a natureza da conta que será apurada;
- Para as contas de aglutinação, ou seja, contas sintéticas, a configuração deste campo não poderá ser Automático e sim, Subtotal ou total.
A marcação "Gera DRA?" quando realizada, tem-se que a conta contábil fará parte do demonstrativo contábil da DRA.
Na parte inferior da tela, tem-se como preenchimento obrigatório, o "Código Reduzido" da conta, com base no plano de contas da empresa. Vincula-se a(s) conta(s) contábil(eis) conforme regra da empresa.
Para que o campo "Grupo da DRE" do validador do ECD seja preenchido, deve-se selecionar uma das seguintes opções no campo "Indicador de grupo da DRE" desta aba:
- Representa incremento do lucro, ou;
- Representa redução do lucro.
Informe o "Número da ordem" da linha na visualização do Demonstrativo.
A "Classificação do Saldo Inicial" e a "Classificação do Saldo Final" serão calculados automaticamente para a geração do registro J150, obedecendo a natureza do saldo credor ou devedor. Assim, para que a geração do registro analítico J150 siga a somatória de crédito/débito e de forma automática, o sistema informará no campo IND_DC_INI e IND_DC_INI_MF se o resultado deu positivo (C-Credor) ou negativo (D-Devedor).
Aba Fatos DMPL/DLPA
Fatos Contábeis são as ocorrências que alteram, qualitativa e/ou quantitativamente o Patrimônio.
Informe inicialmente o "Código Fato Contábil", bem como sua descrição (Desc. Fato Contábil).
Defina também, o campo "Situação" que possui as seguintes alternativas:
- Automático: É um agrupador de históricos, que de forma automática calculará o movimento do grupo de contas dentro do período de geração.
- Subtotal ou total: É uma linha totalizadora do somatório dos valores das linhas automáticas anteriores, acrescido do saldo inicial do grupo de contas.
Através do campo "Tipo", determine o tipo do saldo a ser apresentado no demonstrativo dentre as seguintes opções:
- Saldo inicial;
- Saldo final;
- Normal.
No campo "Cód. do Histórico Padrão" serão informados os respectivos históricos que compõem os Fatos Contábeis.
Aba DMPL/DLPA
A DMPL - Demonstrações de Mutações do Patrimônio Líquido, faz a indicação do fluxo de uma conta para outra, a origem e o valor de cada acréscimo ou diminuição no Patrimônio Líquido (PL) durante o período. Tem por finalidade apresentar as alterações que ocorreram no PL da empresa em determinado exercício, trata-se de uma demonstração mais completa e abrangente, uma vez que evidencia a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido, inclusive a formação e utilização das reservas não derivadas do lucro. São informações que complementam o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados.
A DLPA - Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, destaca as alterações ocorridas no saldo das contas de lucros ou prejuízos acumulados, no Patrimônio Líquido. Exibe o resultado da empresa e as alterações nos lucros ou prejuízos acumulados para o período de divulgação.
A DLPA discriminará:
1. Saldo do início do período e ajustes de exercícios anteriores;
2. Reversões de reservas e lucro líquido do exercício;
3. Transferências para reservas, dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período;
4. Montante do dividendo por ação do capital social.
Importante: As informações apresentadas na DLPA fazem parte da DMPL, ou seja, a DLPA é uma das colunas da DMPL.
Informe o "Código" aglutinador da conta.
Cadastre no campo "Descrição" o nome da conta.
A marcação "Ativo" quando efetuada, definirá que a conta cadastrada está ativa.
A marcação "Agrupamento p/ DLPA" definirá se a conta cadastrada irá representar a DLPA.
Observações:
- Se a marcação Agrupamento p/ DLPA estiver realizada, o sistema gerará o demonstrativo como DLPA; caso contrário, se não estiver marcada, será gerado o demonstrativo como DMPL;
- Se você não marcar o Agrupamento p/ DLPA, será gerado o registro J210 com o código 1; e, se você marcar o Agrupamento p/ DLPA, será gerado o registro J210 com o código 0.
Mais abaixo na tela, tem-se como preenchimento obrigatório, o "Código Reduzido" da conta, com base no plano de contas da empresa. Vincula-se a(s) conta(s) contábil(eis) conforme regra da empresa.
Os lançamentos efetuados nestas contas, obrigatoriamente deverão possuir "Histórico Padrão" informado, para que seja possível gerar as demonstrações. A falta desta informação em algum lançamento, provocará uma inconsistência nos saldos.
Nota: Estas informações geram registros J210 e são utilizados na geração do J215.
REGISTRO J210: DLPA – Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados / DMPL – Demonstração De Mutações do Patrimônio Líquido.
REGISTRO J215: Fato Contábil que altera a conta Lucros Acumulados ou a conta Prejuízos Acumulados ou todo o Patrimônio Líquido.
Aba DFC
Informe obrigatoriamente o "Código" aglutinador da conta.
Preencha o campo "Descrição" com o nome da conta.
A marcação "Ativo" quando efetuada, definirá que a conta cadastrada está ativa.
Quando a marcação "Analítico" estiver realizada, tem-se que o cadastro em questão é analítico.
A marcação "Inverter valor automático" terá impacto para o cálculo do saldo no seu respectivo Demonstrativo Contábil.
O campo "Grupo p/ Demonstrativo" é utilizado na geração dos demonstrativos contábeis, atuando como uma espécie de agrupador das Contas Contábeis. Ele pode ser definido dentre as seguintes opções:
- Atividades Operacionais;
- Atividades De Investimento;
- Atividades De Financiamento;
- Outras Atividades;
- Totalizador das Atividades Principais.
O campo "Situação" afetará na geração do demonstrativo, possuindo as seguintes opções:
- Saldo Inicial;
- Saldo Final;
- Saldo do Movimento;
- Subtotal ou total.
Na parte inferior da tela, tem-se como preenchimento obrigatório, o "Código Reduzido" da conta, com base no plano de contas da empresa. Vincula-se a(s) conta(s) contábil(eis) conforme regra da empresa.
Copiar Estrutura de contas
Esta opção está localizada no alto da tela e, ao acioná-la, apresenta-se o seguinte pop-up:
No campo "Empresa destino" insere-se a empresa para a qual deseja-se copiar a estrutura de contas.
Observação: A Empresa destino deverá ser uma empresa dona do Plano de Contas e este deve ser diferente do Plano de Contas da empresa selecionada na tela inicial.
Seleciona-se no campo "Demonstrativo" qual o tipo de relatório deseja-se copiar.
A marcação "Substituir registros já existentes" quando realizada, substituirá os registros cadastrados na Empresa destino caso os mesmos existam.
Botão Inserir Múltiplas Contas
Nas abas Balanço Patrimonial, DRE/DRA, DMPL/DLPA e DFC, por meio do botão "Inserir Múltiplas Contas", você pode adicionar mais de uma de conta de uma só vez, conforme sua preferência.
Para isso, basta pressionar o botão "Ctrl" do seu teclado e clicar nas contas que deseja adicionar:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.