Importante: nesta tela você irá visualizar a descrição das funcionalidades da tela Registro de Inventário que está localizada nos menus "Livros Fiscais > Relatórios > Registro de Inventário" e "Inventário > Relatórios > Registro de Inventário".
O relatório gerado nesta tela fará um levantamento sobre a situação atual do estoque para fins de contabilidade após sua contagem.
O processo se inicia com a formação de estoque, geralmente feito pelo lançamento de notas de compra. O Tipo de operação - TOP da Nota de Compra deve estar configurado para atualizar o estoque adequadamente, assim como as tabelas de custo.
Após a formação do estoque, uma Cópia do Estoque deverá ser gerada. É importante ressaltar que o relatório de inventário é gerado sobre a cópia do estoque, e não sobre o estoque em si. Assim com a cópia de estoque gerada, a empresa pode lançar ajustes de estoque, para corrigir erros encontrados durante a contagem do estoque (processo manual).
Depois de realizar os ajuste e gerar uma cópia, você poderá gerar o Registro de Inventário. Para tal ação, preencha os campos obrigatórios clique no botão . Um documento em PDF com os dados solicitados serão emitidos. Acesse maiores informações na tela Relatórios Formatados.
Nesta tela, teremos as seguintes seções:
Filtros | Custo | |
Quebra | Formatação | |
Discriminação | Outras Opções | |
Cópia/Contagem | Parâmetros e suas aplicabilidades |
Filtros
Personalizado: Temos aqui, a possibilidade de personalizar filtros de acordo com a necessidade.
Dt. Fechamento: Informe a data do Inventário.
Empresa: Preencha este campo com a empresa para o lançamento.
Custo
Tipo: Este campo define qual campo da tabela de custos será usado para estimar o custo dos produtos do relatório. Os campos que podem ser usados são: Custo Médio Com ICMS, Custo Médio Sem ICMS, Custo Gerencial e Custo de Reposição. Caso o campo "Dt. Limite" seja informado, este será usado como a data limite do custo. Para o Custo Gerencial e o Custo de Reposição, podem ser usados o custo mais atual ou o custo histórico e, para os campos Custo c/ ICMS e Custo s/ ICMS, sempre é usado o custo histórico. Quando a opção de custo atual é utilizada, a data atual do sistema é usada como data limite. Quando o custo histórico é utilizado, então a data limite do custo é a data da contagem do estoque.
Dt. Limite: Se este campo não for informado, o custo apresentado será referente ao da data do campo Dt. Fechamento e o tipo do custo será referente ao selecionado no campo Tipo. Se informado, trará o custo referente à data informada e ao tipo selecionado no campo Tipo.
Quebra
Através do filtro "Quebra", defina o campo que será utilizado para agrupar as linhas do relatório. São disponibilizadas as seguintes opções:
- Não imprimir grupo, ordenado por nome;
- Não imprimir grupo, ordenado por código;
- Imprimir por Grupo, ordenado por nome;
- Imprimir por Grupo, ordenado por código;
- Imprimir por Prioridade/Posse, ordenado por nome;
- Imprimir por Prioridade/Posse, ordenado por código.
Exemplos de Quebras:
Observação: um caso especial é quando se utiliza o agrupamento pelo grupo de produto (nome ou código) e o custo com ICMS, pois são impressos no total o custo c/ ICMS, o custo sem ICMS e o imposto recuperável.
Tipo "Imprimir por Grupo, ordenado por nome": Agrupa as linhas pelo grupo do produto ordenando pelo nome do grupo.
Tipo "Imprimir por Grupo, ordenado por código": Agrupa as linhas pelo grupo do produto ordenando pelo código do grupo.
Formatação
Página Inicial: Indica a numeração correspondente à primeira página do relatório. Exemplo: Se a página inicial informada for 3, ao solicitar a geração do relatório a primeira página iniciará com 3.
Margem Superior: Possibilidade de você formatar a margem superior do relatório conforme sua necessidade e/ou preferência.
Margem Esquerda: Possibilidade de você formatar a margem esquerda do relatório conforme sua necessidade e/ou preferência.
Formulário: Possibilidade de você utilizar o formulário em formato "A4" ou em "Carta".
Destacar Linhas: Se marcado, as linhas serão apresentadas destacadas no relatório.
Discriminação
Complemento: Se marcado, será apresentado no relatório o complemento referente ao item.
Localização: É onde está localizado o produto no estoque. Por exemplo, Prateleira, Almoxarifado, Depósito, etc.
Nota: a localização que será impressa, será a informada no campo "Localização" (Cadastro de Produtos, aba Geral).
Controle: Informa o tipo de controle ao qual determinado produto pertence. Exemplo: parceiro, lote, data de validade, lista, sem controle adicional etc.
Local: Se o produto for controlado por local, o mesmo será apresentado, ou seja, é o local da disponibilidade do produto.
Outras opções
Imprimir por "Código": Se selecionado, terá os códigos dos produtos impressos no relatório.
Imprimir por "Referência": Se selecionado, os produtos que tiverem referências terão as mesmas impressas no relatório.
Imprimir por "Nenhum": Se selecionado, não serão impressos no relatório nem os códigos dos produtos e nem as referências.
Imprimir Matérias Primas: Quando a quebra "Não imprimir grupo, ordenado por nome" é utilizada, você pode utilizar a opção "Imprimir matérias-primas". Quando essa opção é habilitada, são impressas as matérias-primas de produtos manufaturados, ao invés dos produtos em si. Neste caso, o sistema verifica se o produto pertence ao grupo configurado no parâmetro "Grupo de Prod.Acabados p/ desmembrar MPs noSintegr - SINTGRUPMP". Caso faça parte, ao invés de imprimir o produto, o sistema busca as matérias-primas desse produto e calcula a proporção de cada matéria-prima presente, para obter a quantidade e o custo de cada matéria-prima.
Imprimir Razão Social: Através da marcação "Imprime Razão Social", você terá a opção de imprimir no cabeçalho do relatório a "Razão Social da Empresa". Quando esta opção estiver desmarcada, será impresso no cabeçalho do relatório o "Nome de Fantasia" da empresa.
Cópia/Contagem
Estas opções são utilizadas para gerar "Registro de Inventário" sem os itens duplicados no relatório quando o mesmo é gerado na mesma data da Cópia e da Contagem do Estoque.
Parâmetros e suas aplicabilidades
Em relação aos parâmetros "Custo por Empresa? - CUSTOPOREMP", "Controla Custos por Controle? - CUSTOPORCONT" e "Controla Custos por Local? - CUSTOPORLOC", estes são utilizados para definir como os custos serão controlados. Por exemplo, ao configurar a chave de parâmetro CUSTOPOREMP como ligado, o mesmo produto terá uma linha de custo para cada empresa.
Ao utilizar o parâmetro "Grupo de Prod.Acabados p/ desmembrar MPs noSintegr - SINTGRUPMP" e acionar a marcação "Imprimir Matérias Primas" (botão Outras Opções...), fará com que os produtos que participam deste grupo sejam desmembrados no relatório de acordo com suas matérias-primas.
Importante: ao considerar esta tela, o valor unitário apresentado no registro de inventário considera a quantidade de casas decimais configuradas no parâmetro "Máscara para valores - _MVEN". Assim, é relevante mencionar que o custo informado neste relatório não está vinculado aos registros inseridos no parâmetro "Decimais para custo - CUSTODEC".
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.