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Essa tela tem como objetivo possibilitar ao administrador da produção, o acompanhamento das Ordens de Manufatura encontram- se em andamento nas plantas de manufatura.
Portanto, esta tela é composta por diversas informações, sendo esta visualizada em modo grade, ou em modo formulário.
A tela Ordens de Produção é composta por diversas informações, sendo esta visualizada em modo grade, ou em modo formulário. Abaixo, trouxemos detalhadamente seu comportamento e as configurações envolvidas.
Painel de Filtros
Aqui, você pode saber mais sobre os painéis de filtros disponíveis na tela. Observe:
Geral | Situação | Tipo de OP | ||
Executante(s) | Pedido de Venda |
Geral
Informe no campo "Nro. da OP", o número da ordem de produção que você deseja filtrar.
Utilize o campo "Nro. Lote", para especificar o tipo de período de lote da ordem de produção a ser filtrada.
No campo "Período", você poderá buscar as Ordens de Produção por meio da sua data de inclusão, inicialização da OP, ou ainda, pela sua data de conclusão, informando o intervalo de datas nesse campo. A definição da data a ser considerada, é realizada por meio do campo "Tipo de Período".
Informe no campo "Centro de Trabalho", o referido centro de trabalho da Ordem de Produção que você deseja filtrar. Você pode ainda, pesquisar em seu respectivo cadastro, o centro de trabalho desejado.
Especifique no campo "Produto Acabado", PA que deve estar presente nas Ordens de Produção filtradas; você também poderá pesquisar o produto desejado em seu respectivo Cadastro de Produtos.
Você também poderá buscar as Ordens de Produção por meio da "Referência do Produto" nela contido.
No campo "Grupo de Produtos (PA)", informe o grupo de produtos que deve estar presente nas Ordens de Produção filtradas; também é possível pesquisar em seu respectivo cadastro, o grupo de produtos desejado.
Especifique no campo "Planta", a planta de manufatura presente nas Ordens de Produção filtradas. Você também pode pesquisá-las em seu respectivo cadastro.
No campo "Tipo do período", especifique o tipo de período para o filtro. Ao utilizar desse filtro, a data especificada no campo "Período" será referente ao tipo definido no campo Tipo de Período. Nele, temos as seguintes opções:
- Inclusão: será utilizado como período do filtro, a data de inclusão da ordem de produção;
- Inicialização: tem-se como período do filtro, a data de inicialização da ordem de produção;
- Conclusão: será utilizado como período de filtro, a data de finalização da ordem de produção.
Determine no campo "Tipo de Ordem", o tipo das ordens a serem filtradas de acordo com as seguintes opções:
- Todos: serão exibidas todas as ordens existentes em todos os tipos de processos.
- Mestre: aqui, são apresentadas as ordens existentes relacionadas aos processos do tipo "Processo Mestre".
- Sub-Ordem: temos aqui, as ordens existentes referentes aos processos do tipo "Sub-Processo".
Situação
O painel "Situação" é utilizado para especificar o "status" das Ordens de Produção que você deseja filtrar. As opções disponíveis são:
- Todas: todos os status existentes serão apresentados.
- Não Iniciada: esta opção representa um processo que foi instanciado. Caso existam formulários que devem ser preenchidos antes do processo seguir, este ficará parado neste estado.
- Em andamento: marcando esta opção, teremos a apresentação dos processos em execução, o que significa que todos os procedimentos de inicialização foram realizados e o processo está rodando no engine.
- Finalizada: por esta marcação, temos os processos terminados, independente da forma.
- Suspensa: quando o processo estiver parado em uma tarefa que suspenda o processo. Ao sair desta tarefa, o status retorna para "Em andamento".
- Cancelada: o processo foi cancelado, manual ou automaticamente.
- Suspendendo: este status é temporário e é atribuído à uma instância que foi suspensa. Seu funcionamento é idêntico ao "Cancelando", porém, o evento é para o tipo Suspensão.
- Cancelando: status temporário para uma instância que foi cancelada. Ele irá ocorrer se o processo possuir no desenho um evento de start especial para cancelamento; desta forma, o configurador irá desenhar um fluxo que realiza os procedimentos necessários no cancelamento. Apenas o fluxo iniciado por um "start event" do tipo cancelamento poderá ser executado. Ao final do procedimento de cancelamento, o status irá de fato para Cancelada e a instância será terminada no engine.
Tipo de OP
Através deste painel, é possível indicar quais os tipos de Ordem de Produção que serão filtradas.
Quando a marcação "Todas" for selecionada, todos os status presente na aba serão apresentados.
Ao realizar a marcação "Produção", apenas as Ordens de Produção serão trazidas no filtro.
Através do "Desmonte", serão filtrados as Ordens de Produção que utilizam processos do tipo Desmonte.
Serão filtrados por meio da marcação "Reprocessamento/Reparo", as Ordens de Produção que utilizam os processos Reprocessamento/Reparo.
Temos também, a marcação "Produção Conjunta", que filtrará as Ordens de Produção conjuntas.
Ao habilitar a marcação "Produção para Terceiro", as Ordens de Produção executadas para terceiros serão filtradas.
Executante(s)
Nesse painel, especificamos quais os executantes que executaram alguma atividade das ordens que serão filtradas. Caso nenhuma atividade tenha sido executada, verifica-se os possíveis responsáveis para a execução, sendo estes, um só usuário, ou grupo de usuários, conforme às configurações das atividades do processo.
Pedido de Venda
Aqui, você irá filtrar a OP pelo número de seu pedido de venda e, se a marcação "Mostrar Sub-Ordens" for selecionada, o sistema também exibirá as OP's dos PI's na busca.
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Visão Modo Grade
Ao visualizar a tela em modo grade, você pode obter as principais informações sobre as Ordens de Produção resultantes do filtro aplicado.
Na barra superior da tela, é possível realizar algumas ações por meio dos botões nela localizados. Observe:
Através dos botões "Mover" para cima ou para baixo, podemos alterar a prioridade entre as diversas ordens.
O botão "Salvar Prioridades", grava as alterações de prioridade realizadas.
Os botões "Remover selecionados" e "Remover não selecionados", permitem a remoção de registros da grade de forma a facilitar a manipulação dos registros.
Por meio do botão "Nova OP", o sistema permitirá o lançamento de uma nova Ordem de Produção.
Já o botão "Formulários", quando acionado, permite a visualização dos diversos formulários de inicialização ligados à Ordem de Produção em questão.
Através do botão "Inicializar", uma Ordem de Produção cujo estado ainda encontra-se como "Criada" será inicializada. Esse cenário é representado por um processo configurado para que o tipo de inicialização seja "Após Confirmação". É possível também inicializar uma ordem suspensa.
O botão "Cancelar" permite o cancelamento de uma Ordem de Produção. Ao cancelar a OP os documentos gerados a partir dessa operação de estoque serão excluídos.
Por meio do botão "Suspender", é possível suspender (pausar) uma Ordem de Produção. Caso alguma atividade esteja em execução, esta consequentemente será suspensa (não permitindo edição por parte do operador).
Ao suspender uma Ordem de Produção, todas as atividades em execução serão paradas e os Centros de Trabalho em uso serão liberados. Antes de executar tal ação, o sistema exibirá a mensagem: "Existem Centros de Trabalho em uso nessa Ordem. Deseja realmente suspender e executar liberação dos Centros de Trabalho?" Caso o usuário não confirme, a operação não irá acontecer. |
Quando a Ordem de Produção for inicializada novamente em Operações de Produção a Apontamento de Produção, uma atividade parada como suspensa passará a ser viável para todos os usuários executantes.
Visão Modo Formulário
Alternando a tela para o modo formulário, podemos observar os detalhes sobre a ordem de produção selecionada no modo grade.
Note no painel principal, o "Nro. OP", "Status", o "Processo" e o "Nro. Lote" referentes à Ordem de Produção selecionada.
Aba Geral
Nessa aba, temos as informações referentes à "Data da Inclusão", "Data da Inicialização", "Data da Finalização", "Prioridade de Entrega", "Tempo de Atravessamento (mim)", "Dh. Inicialização (máx)", "Nro. Pedido", "Sequência do Item Nota/Pedido", "Prioridade", "Planta" e "Nro. OP Principal" da Ordem de Produção selecionada.
Aba Produtos
A partir dessa aba, temos a grade Produtos (PA) que comporta os diversos produtos acabados produzidos por essa ordem. Por meio dela, são executadas as ações de "Substituir Produto (PA)" e também de "Redimensionar Lote" por meio dos botões com esta nomenclatura localizados no alto da aba.
Ao realizar o lançamento de uma Ordem de Produção, podemos visualizar na grade Produtos (PA), os seguintes comportamentos do sistema:
- O campo "Nro. Lote" será preenchido independente do controle do produto acabado, sendo necessário a geração de lote para os produtos fabricados;
- Quando o lote do produto for definido como "Lote Curinga", o campo Nro. Lote será preenchido conforme o Número de Lote Curinga (Processo Produtivo, aba "Numeração de Lote"); Dessa forma, o sistema irá inserir os mesmos valores nos campos Nro. Lote e "Controle (PA)";
- Quando o produto for controlado por lista (Cadastro de Produtos, aba "Medidas e estoque", sub-aba "Controle adicional"), o controle do produto virá preenchido no campo Controle (PA) e um lote será informado no campo Nro. Lote.
Na grade Matérias Primas, temos os materiais empregados na produção dos Produtos Acabados, a quantidade de cada um e se utilizam uma matéria prima alternativa, entre outras informações.
Ao final, temos a grade Materiais Alternativos que comporta os materiais utilizados como alternativa às matérias primas apresentadas na grade anterior, a quantidade aplicada, entre outros dados.
As informações dessa aba são referentes às configurações feitas no lançamento da ordem e não serão alteradas, ou seja, caso o apontamento feito seja diferente do lançamento, as informações contidas nessa aba não são impactadas. |
Maiores detalhes de como realizar e os efeitos de se redimensionar um lote, podem ser acessados através do link Redimensionamento de Lote.
Além da edição de lotes, que você pode saber mais por meio do artigo Edição do Número do Lote.
Aba Histórico de operações
Esta aba apresenta dados de execução das atividades relacionadas à Ordem de Produção selecionada. O registro será exibido nessa aba a partir do momento que a atividade receber o "token" de execução (mesmo no caso onde nenhuma pessoa tenha realizado o aceite da atividade).
Aba Estoque por Fase
Para que seja possível visualizar o estoque dos produtos acabados (PA) por fase do processo produtivo, é importante utilizar os repositórios de PA's e associar as diversas atividades do mesmo. Através dessa aba, temos o registro de estoque de Produto Acabado da Ordem de Produção selecionada por repositório.
Aba Histórico por Fase
O objetivo dessa aba, é exibir as movimentações de estoque entre os repositórios de Produto Acabado. Sempre que uma atividade segue o fluxo de processo, deve existir uma movimentação retirando estoque do repositório de trabalho e enviando para o repositório de destino da atividade. Essa regra também se aplica para as movimentações parciais de estoque.
Aba Mov. Acessórias
Essa aba visa apresentar todas as notas vinculadas à Ordem de Produção selecionada, sendo estes, documentos de qualquer tipo de movimento, com exceção da nota de produção. Note que a aba é dividida em duas grades, sendo a primeira referente as notas e a segunda aos itens da nota selecionada na primeira grade.
As notas aqui exibidas, são as geradas por movimentações de estoque conforme configuração do processo produtivo, sendo estas, movimentações de estoque de atividades e transições. Como, por exemplo:
No início de cada atividade é gerada uma transferência das Matérias Primas que serão consumidas pela mesma, para o local de produção.
Este botão apenas será habilitado caso existam Operações de Estoque com o "Tipo de Execução da Operação" igual a "Ambas" ou "Manual" (tela Processo Produtivo, botão "Roteiro", "Configuração de Atividades", aba "Operações de Estoque"). Desta forma, ao utilizar este botão, as operações poderão ser realizadas manualmente pelo gestor da Ordem de Produção.
Acionando o botão Nova Movimentação, será aberto um pop-up com o registro das operações configuradas no processo:
Ao clicar no botão "Próximo", será apresentada as matérias-primas de todas as atividades do Roteiro de Produção, observando sempre os campos "Tipo Material" e "Sempre utilizar Local de Origem da Operação" da operação em questão. Desta forma, as matérias primas serão apresentadas de acordo com a atividade e suas quantidades.
Considere também que, será possível executar uma operação de estoque manual quantas vezes dorem necessárias e, da mesma maneira, se desejar, poderá editar e/ou excluir os registros de matérias-primas e deus valores.
O campo "Local de Origem" não será disponibilizado para edição caso a marcação "Sempre utilizar Local de Origem da Operação" (tela Processo Produtivo, botão Roteiro, Configuração de Atividades, aba Operações de Estoque) encontre-se selecionada. |
Ao confirmar a Operação de Estoque Manual, o sistema apresentará a mensagem de confirmação e, após, será gerada a movimentação conforme a operação selecionada e matérias-primas da grade.
Aba Notas de Produção
A aba Notas de Produção exibe todas as notas de produção vinculadas à Ordem de Produção selecionada. Essa aba é dividida em três grades:
- Notas: nessa grade são apresentadas as notas de produção referentes à Ordem de Produção.
- Produtos Acabados: temos aqui, os produtos acabados (PA) produzidos pela nota de produção selecionada.
- Matérias primas: são exibidas aqui todas as matérias primas (MP's) consumidas na Ordem de Produção pela nota de produção selecionada, para o produto (PA) selecionado na grade "Produtos Acabados".
É possível visualizar as Notas de Produção na Central de Produção, tal procedimento serve para que possamos realizar consultas desse tipo de documento, bem como pequenos ajustes. Para isso, é necessário antes, criar um layout padrão para este tipo de movimento (F - Produção). A criação do layout deve ser feita a partir da tela Configurador de Layout da Nota. |
O custo de produção de um produto acabado pode ser composto pelo valor de custo referente à utilização de um determinado recurso na produção, como por exemplo, HR/M Torno, ou HR/H Operador Torno. Deste modo, ao gerar uma Nota de Produção, serão incluídos os serviços que representarão os Recursos de Centro de Trabalho apontados na OP, ou seja:
- O código do serviço será especificado no Registro de Apontamento Uso de Recursos do Centro de Trabalho;
- A quantidade será calculada de acordo com a quantidade do PA que está sendo lançada na nota de produção considerando o faturamento de apontamento da mesma forma como acontece com as matérias-primas. Será empregada neste cálculo, a Qtd. Utilizada, pois ela representa a quantidade total utilizada do recurso.
- Será utilizada a Unidade apontada para a Categoria do Recurso em questão.
Aba Apontamentos
A aba Apontamentos permite a visualização de todos os apontamentos realizados na Ordem de Produção. Os apontamentos são visualizados de forma individual, através da seleção na grade a esquerda da aba. De acordo com o apontamento selecionado, são apresentados os produtos acabados, as matérias primas, subprodutos e componentes apontados para o PA e Recursos de Centro de Trabalho apontados na Ordem de Produção, nas demais abas presentes na tela para este fim.
É possível também, por meio do botão "Remover apontamento selecionado", realizar a exclusão de algum apontamento selecionado; porém, caso a atividade responsável por gerar as operações de estoque já tenha sido finalizada, a exclusão do apontamento não será realizada e você será avisado do ocorrido.
As informações pertinentes ao apontamento de séries, seja de Produtos Acabados ou de Materiais, serão apresentadas com o acionamento do botão "Nro. Série", onde será aberto o pop-up "Número de série" contendo tais séries.
Aba Controle de Qualidade
Nesta aba, temos os dados relacionados aos "Ciclos de Controle de qualidade" dos processos que ocorreram na Ordem de Produção selecionada. Além disso, são apresentados os "Laudos de análise" por ciclo, bem como os "Itens do Laudo de análise" envolvidos.
Aba Dependências
A visão dessa aba é dividida em duas grades. A saber:
Dependências: apresenta todas as Ordens de Produção as quais a OP em questão depende.
Dependentes: exibe todas as Ordens de Produção que dependem da OP em questão.
Caso necessário, no quadrante Dependências, a coluna "Qtd. do PI da qual depende o PA" pode ser editada. |
Aba Terceiros
Caso o Parceiro Terceiro seja por OP, nesta aba será apresentada a atividade "0" (zero) que engloba todas as atividades; além disso, esta atividade terá a descrição [Todas terceirizáveis], juntamente com o respectivo parceiro.
Se o Parceiro Terceiro for por Operação, teremos na aba Terceiros todas as atividades juntamente com seus parceiros correspondentes.
Caso necessário, é possível modificar o Parceiro Terceiro, desde que este esteja configurado no
processo. Para execução de tal alteração, é necessário que na tela Acessos, módulo Ordens de
Produção, a pessoa tenha o acesso especial "Permite editar terceiros?" para ele assinalado.
Aba Pedido de Venda
Nessa aba, o sistema apresentará os pedidos de venda vinculados com a OP.
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