Módulo: Financeiro > Gerente
O Fluxo de Caixa é um demonstrativo que resume todas as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa no seu dia a dia de maneira simples e prática. Permite avaliar antecipadamente a necessidade de captação de recurso ou de investimento dos excedentes de caixa em aplicações.
Deste modo, essa tela o auxiliará graficamente no planejamento buscando sempre o perfeito equilíbrio financeiro da empresa.
Além disso, você poderá utilizá-la também em análises do passado retratando como foi a movimentação financeira diária da empresa na última semana, mês ou em um período específico de títulos já recebidos ou pagos, bem como efetuar um comparativo com o que ainda está pendente.
No "Painel de Filtros" teremos os campos que irão auxiliar você na localização dos valores, de maneira direcionada, rápida e singular:
Assim, segue as particularidades de cada um deles:
A - Período: A data inicial e final a ser considerada no gráfico.
B - Tipo de financeiros: São os valores recebidos, pagos, a pagar, a receber, provisões de receitas, provisões e saldo bancário.
C - Referência (vencimento em atraso): Quando estiver preenchido, ao considerar nos quadrantes Receitas em atraso e Despesas em atraso apenas os títulos com esta data de vencimento em diante.
D - Considerar Float?: ao selecionar a opção "Sim" para esse filtro, os títulos serão exibidos levando em consideração o período de carência especificado no campo "Float (Carência)" presente na aba Geral da tela Tipos de Título. É importante ressaltar que, se a opção "Considerar dias úteis" estiver habilitada no cadastro do Tipo de Título, os títulos com Float serão exibidos levando em consideração os dias úteis.
Nota: se os títulos recebidos forem baixados na data de crédito em conta, é aconselhável analisar os valores "A receber" e "Recebidos" separadamente, sendo assim, para os valores A receber utilize o filtro Considerar Float? igual a Sim, já para os valores Recebidos utilize o filtro Considerar Float? igual a "Não", pois o Float inclui os dias previstos para o crédito. Quando os títulos forem baixados na data do pagamento do cliente, pode-se analisar esses valores juntos, ambos com o filtro Considerar Float? igual a Sim.
F - Considerar as Empresas?: As empresas que serão aplicadas ao gráfico.
H - Considerar contas inativas?: Esta marcação permitirá que os valores de contas inativas sejam apresentados no gráfico.
I - Considerar as Naturezas: Serão apontadas quais naturezas se deseja utilizar na busca de valores.
J - Considerar Centro de Resultado: Especifique aqui os Centros de Resultado que a deseja-se empregar na pesquisa.
Além disso, serão apresentados no gráfico os seguintes valores:
Recebidos: É a composição de todas as receitas baixadas naquela data.
A receber: O somatório das receitas pendentes que vencem naquela data, sejam estas, real ou provisão, conforme as definições para visualização.
Pagos: A composição de todas as despesas baixadas naquele período.
A pagar: É o somatório de todas as despesas ainda não baixadas que vencem naquela data, sejam estas, provisão ou real.
Saldo inicial: Será o saldo real da empresa pertinente ao final do dia anterior, ou seja, aplicando-se no filtro o período de 01/01/2019 à 31/01/2019 o saldo inicial considerado aqui será o saldo do final do dia 31/12/2018 (esta informação também se encontra na tela Saldo Bancário).
Saldo esperado: É o saldo inicial acumulado, somando os valores do saldo inicial no início do período com as receitas e despesas (provisão ou real) até o período atual, ou seja, saldo esperado é um acumulado dos saldos dos dias listados no relatório, por exemplo: se começa no dia 01/05, no dia 12/05 o acumulado será a soma dos saldos do dia 01 ao dia 12; se começar no dia 01/04, será a soma de todos os saldos desde o dia 01/04 até dia 12/05. O relatório não soma saldos anteriores à data inicial, portanto em períodos diferentes o saldo poderá ser diferente em um mesmo dia.
Podemos ainda, visualizar na parte superior da tela quatro quadrantes que auxiliarão na gestão dos recursos financeiros, são eles:
Valores a receber hoje: Exibirá a somatória de todas as receitas (provisão ou real) que serão recebidas hoje, ou seja, as receitas ainda não baixadas.
Valores a pagar hoje: Apresenta a soma de todas as despesas (provisão ou real) que deverão ser pagas hoje, ou seja, as despesas ainda não baixadas.
Receitas em atraso: Teremos aqui, o conjunto de todas as receitas em atraso.
Despesas em atraso: Apresentará a reunião de todas as receitas em atraso.
Observação: quando o campo Referência (Vencimento em atraso) localizado no Painel de Filtros estiver preenchido, serão considerados nos quadrantes Receitas em atraso e Despesas em atraso apenas os títulos com esta data de vencimento em diante.
Nota: essa rotina não realiza a conversão dos valores lançados em moeda estrangeira para a moeda nacional.
Ao clicar nos demonstrativos ou nos componentes do gráfico exibidos na tela, o sistema exibirá os detalhes destes. Além de que, ao clicar no detalhamento exibido no gráfico, você será redirecionado para a tela Movimentação Financeira.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.