Módulo: Armazéns Gerais > Rotinas Versão disponível: A partir da 4.4
Essa tela permite que seja realizada a Transferência de Propriedade de produtos entre Contratos de Armazéns de Grãos lançados no módulo Armazéns Gerais/W.
Nesse tipo de negócio é comum que, após armazenar seus produtos, os contratantes do armazém negociem seu saldo disponível com terceiros ou com o próprio armazém que, por sua vez, podem manter esse saldo no mesmo local. Porém, é necessário que haja a formalização dessa transferência, através do retorno de quem vendeu e do registro da entrada no contrato de quem comprou.
A partir desse momento, o saldo disponível passa a considerar as parametrizações do novo Contrato de Armazenagem ou de Comercialização, registrado em nome daquele que recebeu a transferência.
Para consultar uma transferência já realizada, informe seu número no campo "Consultar Transferência" do Painel de Filtros e clique em "Aplicar". Caso não possua o número da transferência, utilize a lupa desse campo; assim, ao ser acionada, fará com que o sistema exiba o assistente de pesquisa "Histórico de Transferências", onde é possível pesquisar por "Contrato Origem" ou "Data de Transferência".
Ainda no Painel de filtros, temos os seguintes campos e marcações:
Por meio do campo "Tipo de Transferência" é possível escolher como transferir de forma automatizada o saldo de armazenagem de um contratante do armazém para o seu contrato de armazenagem ou de comercialização, considerando as seguintes opções:
- Dev. Armazenagem >> Ent. Armazenagem: ao selecionar esta opção, a transferência irá ocorrer entre contratos de armazenagem, gerando a nota de saída e a de entrada no Portal Armazéns.
- Dev. Armazenagem >> Ent. Compra: escolhendo esta opção, a transferência irá ocorrer de um contrato de armazenagem para um de comercialização, transferindo o saldo comprado pelo armazém e gerando as notas conforme a natureza da operação, ou seja, uma nota de saída no Portal Armazéns e uma nota de entrada no Portal de Compras.
Nota: este recurso está disponível apenas para clientes que tenham a licença do Opcional [30935 - Comercialização de Grãos/W]. Caso não possua a licença, por padrão, as transferências ocorrem apenas entre contratos de armazenagem.
O campo "Contrato" destina-se à informação do Contrato de Armazenagem, a partir do qual a transferência será realizada, ou seja, deve-se informar o número do contrato em que ocorrerá o retorno simbólico de armazenagem.
Através da marcação "Selecionar notas para devolução", determine se deseja escolher ou não as notas de depósito a serem devolvidas simbolicamente. Caso opte por não selecionar as notas, o sistema realizará a devolução conforme a data de entrada das notas de depósito, buscando da mais antiga para a mais nova, até totalizar o saldo a ser transferido.
Por meio da marcação "Selecionar pedidos para devolução" serão listados todos os pedidos de devolução pendentes, confirmados e vinculados ao respectivo contrato informado na pesagem. Além disso, nesta opção serão apresentados os campos "Cód. Parceiro" e "Parceiro Dest.".
Optando por Selecionar pedidos para devolução e o parâmetro "Apurar Quebra Técnica sobre Pedido de Devolução - APURQTPEDOL" estiver ligado, o decréscimo da quebra será considerado na quantidade disponível de pedidos para faturamento.
Ao informar um Contrato e marcar as opções Selecionar notas para devolução ou Selecionar pedidos para devolução, após clicar em Aplicar, será exibido o campo "Diferença" refletindo a subtração do "Total Selecionado" entre a "Quantidade Transferência" e que será recalculado conforme a edição do campo "Qtd. a Faturar" de cada linha dos documentos apresentados na grade.
Observação: verifique na tela de Usuários, aba Segurança a marcação "Não permite gerar saídas a partir de NF de Depósito", pois o sistema apresentará os seguintes comportamentos ao ser informado um contrato de armazenagem:
- Se esta marcação estiver desabilitada, pode-se escolher entre "Selecionar notas para devolução" ou "Selecionar pedidos para devolução" ou não marcar nenhuma das opções e clicar em "Aplicar".
- Se ela estiver selecionada, será possível transferir apenas a partir de Pedidos de devolução. Deste modo, ao abrir a tela, a opção Selecionar pedidos para devolução deverá estar marcada e protegida contra edição.
Após aplicar os filtros, o sistema trará, automaticamente, as informações do "Parceiro", "Inscrição Estadual", "Endereço" e "Saldo Disponível" do respectivo contrato, deixando à seu critério preencher os seguintes campos:
No campo "TOP p/ Transferência" são listadas as TOP's com Tipo de Movimento = 3 - Saídas e que deverão ser utilizadas para a emissão da nota de retorno simbólico.
O campo "Série" é destinado à informação da série a ser utilizada na emissão da nota fiscal.
Informe no campo "Data" o dia de emissão da nota fiscal.
Preencha o campo "Local" com o local de estoque a ser utilizado, caso sua empresa utilize o Controle por Local.
No campo "Observação padrão", selecione alguma observação a ser utilizada na emissão da nota fiscal. Essa observação deve ser cadastrada previamente na tela Observação para Notas.
Informe no campo "Qtd. Transferência" a quantidade a ser transferida do respectivo contrato, sendo que, essa quantidade não pode ser maior do que o Saldo Disponível do contrato.
Após concluir o preenchimento dessas informações, clique no botão "Transferir" localizado no Painel de Filtros. Assim, será aberto o pop-up "Transferir Para"; nele, defina as parametrizações relacionadas à entrada simbólica da NF de Depósito ou da NF de Compra no contrato de destino, conforme a seleção do campo Tipo de Transferência:
Informe no campo "Contrato" o contrato de destino da transferência.
O campo "Parceiro" e "Inscrição Estadual" são preenchidos automaticamente com as informações do Contrato informado.
Seção Configuração para nota
No campo "Tipo Operação" são listadas as TOP's com Tipo de Movimento = 1 - NF Depósito ou C-Compras; caso o Tipo de Transferência selecionado seja Dev. Armazenagem >> Ent. Compra, e que deverão ser utilizadas para o lançamento da nota de entrada simbólica.
Informe no campo "Série" a série da nota fiscal a ser lançada.
Preencha o campo "Data de Emissão" com o dia/mês/ano de emissão da nota.
Informe no campo "Local" o local de estoque a ser utilizado, caso sua empresa utilize o Controle por Local.
No campo "Chave Acesso", informe a chave de acesso da nota fiscal a ser lançada, caso esta seja eletrônica e de terceiros.
O campo "N° Nota" é destinado à informação do número da nota fiscal a ser lançada, caso esta seja de terceiros.
Informe o valor unitário da nota fiscal a ser lançada no campo "Vlr. Unitário".
No campo "Vlr. Total" informe o valor total da nota fiscal a ser lançada.
Ainda nessa seção, quando o Tipo de Transferência selecionado for Dev. Armazenagem >> Ent. Compra, o pop-up irá apresentar o campo "Observação", destinado a quaisquer observações adicionais a serem consideradas no lançamento das notas da transferência. E a marcação "Selecionar Pedidos para Compra" que, quando ativada, listará os pedidos de compra confirmados e pendentes vinculados ao contrato de comercialização informado no pop-up, para poder ser selecionar aquele sobre o qual deseja faturar a nota de compra.
Observação: se o pedido de compra sobre o qual deseja vincular a nota de compra não for selecionado, mas o contrato estiver com a opção "Exige Pedido na Pesagem" marcada, ao clicar em Gerar Transferência o sistema irá buscar o pedido pelo FIFO para vincular a nota de compra. Dessa forma, a nota de saída será gerada no Portal Armazéns e a nota de entrada no Portal de Compras. Caso não encontre um pedido, a operação não será concluída e uma mensagem será apresentada informando que o contrato de compra referenciado exige o vínculo com um pedido de compra.
Seção Referência da Negociação
Informe no campo "Nf de Venda" o número da NF de Venda que suportou a negociação entre as partes envolvidas na transferência.
No campo "Valor total" informe o valor da NF de Venda que suportou a negociação entre as partes envolvidas na transferência.
Preencha o campo "Data de Emissão NF Venda" com a data de emissão da NF de Venda da negociação entre as partes envolvidas na transferência.
Por fim, no campo "Observação" informe quaisquer observações adicionais a serem consideradas no lançamento das notas da transferência.
Nota: esta seção não será exibida para o Tipo de TransferênciaDev. Armazenagem >> Ent. Compra.
Após concluir o preenchimento dessas informações e clicar em "OK", a transferência será realizada, gerando a Nota de Devolução simbólica a partir do Contrato de Origem, e a Nota de Entrada simbólica no Contrato de Destino, exibindo ao final da operação, um pop-up com os Documentos de Transferência.
Nessa tela, temos também o botão "Transferir Serviços" que, ao ser acionado, permite o acesso de forma rápida a tela Apuração / Faturamento de Contratos, apresentando o contrato de origem com o "Tipo de Apuração" marcada como "Expedição/ Recepção" e com o "Status" de faturamento igual a "Aberto" e "Parcial". Podemos acionar esse botão de duas formas:
Ao finalizar uma operação de transferência, ele será apresentado no pop-up "Documentos de transferência":
Ao consultar uma transferência já realizada, ele será exibido no Painel "Transferência":
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.