Requisição de Afastamento
A Requisição de Afastamento é uma das opções disponíveis ao funcionário através do Portal RH. Para acessar o Portal RH, o funcionário deve informar seu CPF e sua senha, sendo necessário que o acesso tenha sido devidamente liberado pela equipe de Departamento Pessoal.
Depois de logar, é possível observar diversos ícones no painel lateral, correspondentes às ações e consultas disponíveis para o colaborador.
Ao selecionar o ícone "Atestado", serão apresentados os tipos de ocorrência de afastamentos, de acordo com as opções de afastamentos liberadas pela empresa.
Para anexar o atestado, clique no botão "Adicionar Arquivo" do painel "Anexos".
Selecione o arquivo no seu dispositivo para anexá-lo. É importante ficar atento aos tipos de arquivos aceitos como anexos no Portal RH, que são os formatos PDF ou os formatos padrões de imagem (PNG, JPEG e JPG). Vale ressaltar que o anexo pode ser obrigatório dependendo do tipo de afastamento a ser comunicado.
Em seguida, selecione o tipo do afastamento. Neste exemplo, clique no card de "Atestado Médico (dias)".
Para finalizar, clique no botão "Lançar atestado com ocorrência", que será habilitado logo acima.
Ao acionar esse botão, o Portal abrirá um pop-up para que o funcionário possa informar os detalhes adicionais da requisição, como a Descrição da Ocorrência, as Datas e Horários de Início e Término. Além disso, é necessário apontar a Urgência de atendimento da requisição e se o afastamento É recorrente.
Preenchidos esses dados, clique em "Confirma Requisição".
Será aberto um pop-up, confirmando que o atestado foi enviado com sucesso.
Para acompanhar o andamento desta e outras requisições registradas, selecione o ícone ‘Timeline’. Logo após o lançamento da requisição de afastamento, por exemplo, ela poderá ser visualizada com o status “Aguardando a aprovação do Departamento de Pessoal”.
É possível também cancelar a requisição caso tenha feito o lançamento incorreto, para isso passe o cursor do mouse sobre o registro e selecione a opção ‘Cancelar requisição’.
O sistema abrirá um pop-up para confirmar o cancelamento. Se clicar em ‘SIM’, a situação da requisição mudará para ‘Solicitação cancelada’.
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