Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC)
O que é o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC)?
A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) é um relatório contábil essencial que detalha todas as entradas e saídas de dinheiro em um determinado período, oferecendo uma visão clara da liquidez e da saúde financeira da empresa. Estruturada em três categorias — atividades operacionais, de investimento e de financiamento —, a DFC permite identificar se o caixa gerado pelas operações é suficiente para sustentar a empresa, como os recursos estão sendo investidos em ativos de longo prazo e de que forma as operações estão sendo financiadas. Essa demonstração é fundamental para apoiar decisões estratégicas e avaliar a capacidade da organização de gerar e administrar seus recursos financeiros.
Quais problemas este recurso resolve?
Falta de visibilidade sobre a liquidez da empresa, dificultando o planejamento de pagamentos e investimentos.
Dificuldade em identificar a origem e o destino dos recursos financeiros, comprometendo o controle de caixa.
Avaliação imprecisa da capacidade da empresa de gerar caixa com suas operações principais, afetando a tomada de decisões operacionais.
Gestão ineficaz dos investimentos, por não evidenciar claramente os impactos financeiros de aquisições de ativos.
Falta de controle sobre as fontes de financiamento, dificultando o entendimento sobre endividamento, pagamento de dividendos ou entrada de capital.
Tomada de decisão financeira baseada apenas no lucro contábil, sem considerar a real movimentação de caixa.
Risco de inadimplência ou insolvência, por ausência de informações sobre o fluxo financeiro disponível.
Demonstração prática no sistema
Cenário de aplicação
A empresa Axis LTDA., do segmento atacadista, identificou divergências entre o lucro contábil e a real disponibilidade de caixa, o que tem dificultado a análise de liquidez e a tomada de decisões financeiras. Para corrigir essa situação, a gestão decidiu implementar no ERP Sankhya a rotina de geração da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC). Esse demonstrativo permitirá acompanhar de forma estruturada as entradas e saídas de recursos, classificadas em atividades operacionais, de investimento e de financiamento, oferecendo uma visão mais fiel da capacidade de geração de caixa da empresa.
Tarefa: assista ao vídeo de demonstração prática e siga o passo a passo abaixo para configurar o sistema. Garanta que todas as contas contábeis e financeiras estejam devidamente classificadas por natureza, possibilitando a emissão da DFC de forma completa, precisa e alinhada às normas contábeis.
É o momento de aplicar o conhecimento adquirido! Realize as movimentações no ERP Sankhya
Acesse a tela Demonstrativos ECD
Menu: Contabilidade » Conexão » ECD » Configuração P/ ECD » Demonstrativos ECD
Aba DFC
Clique em “+” (Cadastrar Hierarquia do Demonstrativo).
Informe o Código aglutinador da conta.
Preencha o campo Descrição com o nome da conta.
Marque a opção Ativo, se a conta cadastrada estiver ativa.
Marque a opção Analítico se o cadastro em questão for analítico.
Marque a opção Inverter valor automático caso necessite que o cálculo do saldo no seu respectivo Demonstrativo Contábil seja ajustado.
Informe no campo Grupo p/ Demonstrativo o grupo das atividades
Defina a Situação selecionando uma opção dentre as disponíveis.
Salve o registro.
No painel inferior, clique em “+” (Cadastrar Contas do Demonstrativo)
Preencha o campo Código Reduzido da conta, com base no plano de contas da empresa.
Acesse a tela Demonstrativos Contábeis
Menu: Contabilidade » Consultas » ECD » Demonstrativos Contábeis
Na janela Procurando por Empresa, selecione sua empresa.
Determine inicialmente o Período a ser considerado para geração do relatório.
Selecione o Tipo de Período dentre as opções: Período Comparativo, Período.
Para a geração de análise em período comparativo, é necessário informar período anterior.Informe a referência que os Demonstrativos Contábeis deverão abranger, no campo Data período.
No campo Apresentação da empresa defina qual nomenclatura pertinente a empresa que está gerando o demonstrativo deverá ser exibida.
Por meio do campo Demonstração de valores determine como serão exibidos os valores no demonstrativo.
Por meio do campo Símbolos para valores negativos defina como os valores negativos serão apresentados.
Determine no campo Formato data p/ impressão qual o formato a ser utilizado para impressão das datas no demonstrativo.
Na seção Demonstrativos, selecione Demonstrativos do fluco de caixa - DFC.
Comentários
0 comentário
Escreva seu comentário aqui
Por favor, entre para comentar.