Este guia orienta você no passo a passo para registrar um aplicativo no portal da Microsoft e obter as credenciais necessárias para utilizar a Microsoft Graph API. Este é o método mais moderno e seguro para o envio de e-mails pelo Sankhya Om, substituindo o protocolo SMTP legado.
1. Registro do aplicativo no Microsoft Entra
Para começar, acesse o portal Microsoft Entra. No menu lateral, clique em Aplicativos e selecione a opção Registros de aplicativo.
Clique em + Novo registro e preencha os detalhes do seu novo aplicativo:
- Nome: Defina um nome que facilite a identificação (ex: Envio de E-mail Sankhya).
- Tipos de conta com suporte: Selecione a opção “Contas somente neste diretório organizacional (somente Diretório Padrão - único locatário)”.
- URI de redirecionamento: No campo de seleção, escolha Web e, ao lado, insira o endereço do seu servidor seguido de /mge/genericOauth.mge.
Importante Por questões de segurança, a Microsoft exige que o seu servidor utilize um certificado HTTPS válido para estabelecer a comunicação. |
Após preencher os campos, clique em Registrar. Na tela de Visão geral que será exibida, copie e guarde os valores de ID do aplicativo (cliente) e ID do diretório (locatário).
2. Geração do Segredo do Cliente
Agora, você precisa gerar uma chave de segurança para o seu aplicativo. No menu lateral, acesse Certificados e segredos e clique na aba Segredos do cliente.
Clique em + Novo segredo do cliente, dê uma descrição para a chave e selecione o prazo de validade desejado. Ao clicar em Adicionar, o sistema gerará um código na coluna Valor.
Atenção Copie este código (Secret ID) imediatamente e guarde-o em um local seguro. Por segurança, a Microsoft oculta esse valor assim que você sai da tela ou atualiza a página. |
3. Configuração de Permissões da Graph API
Para que o sistema consiga enviar os e-mails, você deve liberar os acessos corretos. No menu lateral, acesse Permissões de APIs e clique em Adicionar uma permissão.
Selecione a opção Microsoft Graph e, em seguida, Permissões delegadas. Busque e marque exatamente estas quatro permissões:
- Mail.Send
- offline_access
- openid
- profile
Clique em Adicionar permissões para confirmar. Para finalizar esta etapa, clique no botão "Conceder consentimento do administrador para o Diretório padrão" que aparece logo abaixo da lista de permissões. Sem esse consentimento, a integração não será validada.
4. Configuração no Sankhya Om
Com todos os dados em mãos, acesse a tela Configurações OAuth no Sankhya Om para ativar a nova rotina:
- Clique em Novo e defina um nome para a configuração.
- No campo Provedor, selecione a opção Outlook.
- Ative a marcação Usa Graph API para envio.
- Insira o Nome da API, o Client ID e o Client Secret que você obteve no portal da Microsoft.
- No campo Redirect URI, informe: /mge/genericOAuth.mge.
- No campo Scopes, digite exatamente: offline_access Mail.Send openid profile.
- Clique em Salvar.
Após concluir estes passos, você deve realizar a vinculação da conta na tela Servidor SMTP, ativando a opção Autenticar com OAuth e selecionando o perfil que você acabou de criar. Finalize realizando a autenticação no provedor e enviando um e-mail de teste para validar a operação.
Comentários
0 comentário
Escreva seu comentário aqui
Por favor, entre para comentar.