Sumário
Relatórios de Documentos Fiscais
Captura e Auditoria de XML
Esse aplicativo é responsável por consolidar as auditorias de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e). Você encontrará os resultados segregados por tipo de documentos fiscais que tenham sido recuperados diretamente pelo Oráculo (caso você possua esse aplicativo), importados de forma manual (via upload) ou ainda pelo nosso Robô de Importação Automática.
A tela Home do Captura e Auditoria de XML possibilitará a visualização dos totais de documentos eletrônicos recuperados ou importados.
O que compõem o módulo?
TELA – HOME - Possibilitará a visualização dos totais de documentos eletrônicos recuperados ou importados.
TELA - AUDITORIA - Nesse menu você poderá acessar os resultados consolidados de Auditorias dos documentos fiscais eletrônicos.
TELA - ANALÍTICO – Funcionalidade que permite consolidar CNPJs, Competência e as Regras de Auditoria em um relatório.
TELA – NFE - Nesse menu você poderá consultar as notas fiscais eletrônicas (NFe – modelo 55) que foram capturadas ou importadas no Kolossus.
TELA – NFCE - Nesse menu você poderá consultar as notas fiscais de consumidor eletrônicas (NFCe - modelo 65) que foram importadas no Kolossus.
TELA – CTE - Nesse menu você poderá consultar os conhecimentos de transporte eletrônicos (CTe - modelo 57) que foram capturadas ou importadas no Kolossus.
TELA - SAT - Nesse menu você poderá consultar os Cupons Fiscais eletrônicos (SAT) que foram importadas no Kolossus.
TELA – EMPRESAS - Nesse menu você encontrará a consolidação dos documentos fiscais por empresa. Possibilidade de ver quantidade de notas fiscais por emitente e destinatário.
TELA – PROCESSOS - Nesse menu poderá ser visualizado o andamento da importação dos XMLl’s.
Auditorias
Ao selecionar um tipo de documento fiscal, estarão disponíveis as auditorias acionadas para seus documentos fiscais eletrônicos.
É possível adicionar filtros de datas e níveis também para melhorar a assertividade de sua análise.
Caso queira uma auditoria específica basta selecionar o número da auditoria ou o protocolo do arquivo na barra de pesquisa.
Ao clicar na opção Qtde, você será direcionado ao analítico dos documentos que acionaram a regra de auditoria selecionada.
Após clicar na opção mencionada acima a plataforma irá te redirecionar a uma lista com todos os documentos que se enquadraram na regra da auditoria selecionada.
Pode-se aplicar filtros para facilitar a visualização analítica dos resultados em
Ao clicar , você será direcionado até o retorno analítico da auditoria.
O ícone de exportação permite fazer o download do arquivo XML.
Também é possível fazer o download dos XML’s conforme a auditoria filtrada na opção. .
Quando solicitado o download em massa, ele ficará disponível em relatórios do lado superior direito da tela.
Clicando no clip verde é possível abaixar o zip na máquina.
Pode-se também gerar relatórios em formato analítico e sintético na opção , em relação às notas filtradas em “Auditorias”.
Relatórios de Documentos Fiscais
Sintético – É o relatório dos documentos fiscais que apresenta os dados do XML de forma resumida e seus eventos, para extrair esse relatório basta na opção > Relatórios > Sintético. (Capa da Nota)
Clicar em > Aqui, você será redirecionado para o filtro.
Assim que preenchido com as informações necessárias, basta
Feito isso, retorne em Relatórios > Sintético
E o seu relatório ficará disponível em Relatórios
Clicando no clip verde, o resultado será baixado na máquina.
Obs: É importante ressaltar que só é possível realizar o relatório sintético de documentos fiscais para NFe e NFSe.
Analítico - É o relatório dos documentos fiscais por produto, para extrair esse relatório basta clicar na opção Relatório > Analítico
Clique em > Aqui, você será redirecionado para o filtro.
Assim que preenchido com as informações necessárias, basta
Feito isso, retorne em Relatórios > Analítico
E o seu relatório ficará disponível em Relatórios
Clicando no clip verde, o resultado será baixado na máquina.
Obs: É importante ressaltar que só é possível realizar o relatório analítico de documentos fiscais para NFe e NFSe.
Analítico
Esta funcionalidade possibilita emitir relatórios de auditorias dos documentos fiscais.
Do lado esquerdo, ao selecionar o ícone “Analítico”, serão necessários parâmetros para a busca conforme sua necessidade.
Selecione a Obrigação Acessória desejada.
Selecione as seguintes informações:
-
Mês Ref. Início: Preencher em formato ano e mês (AAAAMM), ou seja, para Jan/2023 preencher 202301
-
Mês Ref. Fim: Seguir no formato ano e mês (AAAAMM)
-
Emitente: Irá considerar todas as notas que tiverem esse emitente, é possível selecionar mais de 1 (um) CNPJ.
-
Buscar filiais: Clique em
para considerar todos os CNPJs que possuem a mesma raiz.
-
Destinatário: Irá considerar todas as notas que tiverem esse destinatário, é possível selecionar mais de 1 (CNPJ).
-
Auditorias: Aqui você poderá selecionar todas as auditorias ou relatórios de seu interesse.
-
Diagnóstico: Ao invés de selecionar as rotinas individualmente, você pode selecionar o agrupamento das regras por diagnóstico.
Clique em para que o relatório analítico consolidado seja gerado.
Feito isso o seu relatório ficará disponível em Relatórios
Clicando no clip verde, o resultado será baixado na máquina.
Obs: Quanto maior for a quantidade de regras e resultados, naturalmente levará mais tempo para concluir a exportação. Recomenda-se realizar filtros objetivos, visando uma análise de dados mais coerente e precisa.
NFe
Nessa opção ficarão disponíveis as Notas Fiscais Eletrônicas importadas na plataforma, juntamente com as suas informações.
Pode-se aplicar filtros para facilitar a visualização em para que volte apenas notas desejadas.
Para que o resultado do filtro seja baixado em ZIP com as notas em sua máquina, basta clicar na opção , onde ficará disponível em Relatórios
, mas, também temos a opção de baixar a nota individualmente na opção
.
Na opção você será direcionado aos resultados da auditoria.
Em será possível realizar o relatório analítico ou sintético, que após solicitado também ficará disponível em Relatórios, assim como demonstrado anteriormente.
Na opção Número/Série, clicando no número em azul você será direcionado a uma tela com informações detalhadas da nota.
Onde será possível baixar a nota em XML na opção e em DANFE na opção
Para controle interno, também é possível selecionar se você está de acordo ou não com aquela informação nas opções ou
NFCe
Essa aba disponibiliza uma visualização de todas as Notas Ficais do Consumidor importada na plataforma.
Na opção é possível realizar um filtro caso deseje encontrar alguma nota específica.
E na barra de pesquisa na parte superior do módulo é possível realizar um filtro mais rápido, com a chave da nota.
No farolzinhovocê será direcionado aos resultados da auditoria e para baixar a nota basta clicar na opção
.
Na opção Número/Série, clicando no número em azul você será direcionado a uma tela com informações detalhadas da nota.
Em NFCe não é possui emitir relatório analítico e sintético de notas pelo módulo, mas em > Analíticos é possui você adicionar o relatório que você quer que retorne.
Para visualizar qual o número de identificação da auditoria para um rápido processo. Basta ir ao aplicativo Conta > Auditorias > e é só pesquisar na barra de pesquisa na parte superior do módulo por NFCe, que será possível visualizar todas as auditorias relacionadas.
CTe
Irá retornar todas as Notas de Conhecimento de Transportes Eletrônico que foram importados na plataforma.
Assim como todos os outros módulos, será possível você realizar um filtro em para que o resultado da sua visualização seja mais assertivo.
Assim como baixar a nota na máquina na opção no final das informações da nota.
Também é possível extrair um relatório sintético em .
Clicando em > Aqui você será direcionado a tela do filtro onde terá de preencher obrigatoriamente a data de emissão inicial, a data e emissão final e o modelo.
Após preenchido, assim como orientado anteriormente, é só . E logo, basta retornar em relatórios > sintético.
E a extração do relatório será concluída.
Clicando no clip verde , o resultado do relatório será baixado em sua máquina.
Na opção Número do CTE, clicando no número em azul você será direcionado a uma tela com informações detalhadas da nota.
Onde será possível baixar a CTE em XML na opção e em PDF na opção
.
Para controle interno, também é possível selecionar se você está de acordo ou não com aquela informação na opção .
SAT
Nessa Aba é possível ter a visualização dos Cupons SATs importados na plataforma.
É possível realizar um filtro para o resultado do Cupom ser mais assertiva.
Assim como, caso você queira apenas uma nota específica é possível pesquisar a nota, pela barra de pesquisa na parte superior do módulo.
No farolzinhovocê será direcionado aos resultados da auditoria e para baixar a nota basta clicar na opção
.
Na opção Número/Série, clicando no número em azul você será direcionado a uma tela com informações detalhadas do Cupom Fiscal.
Em SAT não é possui emitir relatório analítico e sintético de notas pelo módulo, mas em > Analíticos é possui você adicionar o relatório que você quer que retorne.
Para visualizar qual o número de identificação da auditoria para um rápido processo. Basta ir ao aplicativo Conta > Auditorias > e é só pesquisar na barra de pesquisa na parte superior do módulo por SAT, que será possível visualizar todas as auditorias relacionadas.
Processos
Em processos é possível visualizar o status de processamento do arquivo. Clicando no Documento Fiscal desejado, será visualizado em tela:
-
Status – Se foi processado ou se está processando ainda
-
Criação – A data e horário que foi importado o XML
-
Usuário – Qual foi o usuário que importou o arquivo
-
Protocolo - Número de identificação gerado para o arquivo, assim que processado ele estará em AZUL e será possível clicar que irá direto para a auditoria.
-
Mês Ref – Mês de referência do arquivo, é possível encontrar também no XML
-
Nome – É a chave do XML, assim que o arquivo estiver processado ela estará em AZUL, clicando, o arquivo será baixado na máquina.
Comentários
0 comentário
Escreva seu comentário aqui
Por favor, entre para comentar.