Menu: Cadastros Gerais >Transportadoras >Transportadora (Empresa)
Objetivo: Esta tela permite realizar o vínculo de transportadora já cadastrada na base com a empresa, bem como desfazer o vínculo.
Considerações:
- Na cadastro da transportadora (empresa) é possível efetuar configurações referentes a transportadora de forma restritiva, apenas para a empresa a qual o cadastro está vinculado.
Por exemplo: se no cadastro geral da transportadora estiver configurado que a mesma utiliza o padrão EDI PROCEDA 3.0, porém para a operação da embarcadora for utilizado o EDI PROCEDA 5.0, no cadastro da transportadora (empresa) a embarcadora poderá configurar que essa transportadora utiliza o padrão EDI PROCEDA 5.0, sem interferir nos cadastros de demais clientes da base que operam com a mesma transportadora.
Trata-se de um cadastro compartilhado, porém cada embarcadora poderá aplicar suas configurações necessárias.
Informações sobre a tela
Campos que podem ser habilitados/desabilitados:
Permite o embarcador alterar os valores da transportadora na cotação;
Permite exportar valor do frete calculado;
Permitir calcular IST;
Permite ordem de descarga sem documentos: permite a criação de uma ordem de descarga sem haver documentos informados;
Considerar cubagem do CT-e: considera a cubagem do CT-e ao invés da cubagem da nota fiscal para os cálculos dos movimentos no conhecimento;
Considerar peso do CT-e: considera o peso do CT-e ao invés do peso da nota fiscal para os cálculos dos movimentos no conhecimento;
Considera ICMS reduzido para cotações:
- Cálculo de exemplo do ICMS: Valor total dos componentes que possuem a flag 'calcula icms' marcada na tabela de fretes: R$300
Percentual do ICMS: 12%
300 / 0,88 = 340,90
340,9 - 300 = 40,9
Valor do ICMS = R$40,90
- Quando a flag Considera ICMS Reduzido para cotações estiver marcada, na seleção de transportadora via cotação spot, o cálculo do ICMS será realizado da forma reduzida, sendo:
300 / 100 * 12
Valor do ICMS = R$36,00
Não é válido para cotação em que foi realizada simulação de tabela, somente para valor total de frete informado;
Permite usar a tolerância para divergência de imposto: Quando esta flag estiver marcada, será considerado o valor informado no campo Tolerância Frete para a divergência de imposto;
Transportadora própria: quando a flag estiver ativa, a transportadora em questão se tornará própria da empresa corrente.
Uma transportadora não poderá ser própria de duas empresas diferentes.
Somente será possível fazer o vínculo da transportadora onde as filiais tenham os mesmos CNPJs que as unidades da empresa.
Rateia ICMS por movimento;
Emite nota fiscal de serviço no frete municipal: Ao desabilitar este parâmetro, quando entrar um Ct-e do tipo ‘Normal’ mas com a mesma origem e destino o sistema automaticamente considera como tipo ‘Eletrônico’ e não mais como ‘Serviço’;
Retornar tabela com menor valor;
Modal padrão;
Modal de tributação;
EDI padrão: é possível vincular padrões da Lincros e da empresa atual;
Forma de pagamento padrão: utilizada em faturas, sendo necessário realizar o cadastro de formas de pagamento previamente;
Cubagem padrão: utilizada para cálculo do peso cubado. Caso na tabela de fretes haja o componente cubagem utilizada, será buscado primeiramente o componente. Caso não haja, será buscado este campo. Caso o mesmo esteja vazio, será buscado o do cadastro da transportadora. E caso vazio, será utilizado o padrão 300;
Tolerância frete;
Percentual tolerância de frete;
Km inicial padrão;
Expressão leitura cubagem;
Expressão leitura peso: utilizada caso a opção Considerar peso do CT-e estiver ativa. Por padrão o sistema lê a tag “PESO DECLARADO”, mas caso a transportadora utilize outro termo, pode ser inserido neste campo. Por exemplo: //*/infCarga/infQ[tpMed='PESO TAXADO']/qCarga;
Expressão leitura quantidade pallets;
Tolerância de dias para vencimento fatura:
- Define se será gerado a pendência na fatura quando a data de emissão da fatura e a data de vencimento da fatura, não cumprem a quantidade de dias inserido no parâmetro. Pendência: “Prazo do vencimento é inferior ao prazo mínimo”.
Tolerância de dias para faturamento:
- Ao inserir tolerância de dias para faturamento, o Lincros irá utilizar essa informação na geração da pré-fatura. Considerará a data atual + quantidade de dias inseridos, para calcular a data do vencimento.
Observações para faturamento:
- Ao registrar as observações para faturamento, quando for gerada a pré-fatura, o Lincros irá levar a informação para o campo observações da pré-fatura automaticamente.
Configuração de faturamento
Usar filial de faturamento da tabela de fretes na carga.
Sofre impacto pela configuração de empresa usarCNPJFaturamentoTabelaCarga.
Configuração de integração de CT-e:
Permite integrar CT-e com pendências.
Permite integrar CT-e com erro de importação.
Configuração união de conhecimentos:
Desconsiderar agrupamento: quando marcado, não permite realizar a união de conhecimentos.- Permite unir conhecimentos remetente distinto.
Permite unir conhecimentos destinatário distinto.
Permite unir conhecimentos origem distinta.
Permite unir conhecimentos destino distinto.
Permite unir conhecimentos com natureza de operação distintas.
Permite unir conhecimentos com unidades distintas.
Configuração dos anexos da ordem de coleta: define quais itens serão gerados ao clicar em Download e ao enviar via e-mail para a transportadora:
Relatório espelho ordem de coleta.
- NOTFIS.Relatório espelho de pré-conhecimento.
Relatório agendamento de notas não entregues.
Notas fiscais.
Relatório minuta de despacho (somente com o módulo portaria).
Danfe.
Arquivos anexados.
É possível realizar a configuração via FTP para a transportadora, de forma que os arquivos como por exemplo EDIs sejam lidos no diretório informado, após a transportadora disponibilizá-los na determinada pasta, para realizar a importação do mesmo no TMS.
Se for o caso da transportadora trabalhar com FTP, na seção Configuração FTP marcar a opção Sim em FTP ativo e preencher os dados:
Host de acesso (ip do ftp da transportadora).
Porta do FTP.
Modo de acesso .- Diretório raiz (a pasta que será lida).
Usuário do ftp (o usuário precisa possuir permissão para exclusão do arquivo no ftp após efetuar a leitura e importação do mesmo para o Lincros).- Senha para acesso ao ftp.
Importar anexos.
Feito isso, é necessário configurar um agendamento de processo (Sistema > Agendamento de Processos > Novo) com os seguintes parâmetros:
Processo: LeituraFtpJob.
Classe (caminho completo): com.transpobrasil.job.LeituraFtpJob.
Cron (s m h dM M dW): 0 0/15 * 1/1 * ?
Obs: O Cron deve ser no mínimo de 10 em 10 Minutos.
Tolerância de frete por moeda:
- Permite o cadastro de tolerância de frete (valor/percentual) por moeda. É utilizado no embarque internacional e fatura internacional.
Conclusão: Após a leitura do artigo fica evidente o cuidado e atenção que é necessário para o preenchimento correto das informações que por consequência vão diminuir a probabilidade de erros na operação.
"Em atenção ao cumprimento de nossas políticas de segurança da informação e privacidade, alguns dados serão ocultados e protegidos"
Comentários
0 comentário
Escreva seu comentário aqui
Por favor, entre para comentar.